Ser Competente!

Luisa Medeiros
Luisa Medeiros

“As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos”
John Locke (1632/1704) filósofo britânico.

Hoje as empresas têm urgência de serem voláteis e flexíveis, pois atuam em ambientes diversificados e em condições adversas.

Com a globalização é imprescindível que as empresas priorizem não só a competência de seus colaboradores, mas os resultados que eles geram e o quanto impactam o mercado de trabalho, pois a competitividade impulsiona ações de competência e visões estratégicas. Desenvolva alianças estratégicas com muita ética e adote estratégias inovadoras.

Você agrega valor quando impacta sua empresa com a qualidade de suas competências. Você deve destacar suas competências, ou seja, colocá-las em evidência, pois só assim permanecerá nesse cenário de grandes evoluções tecnológicas e consequentemente elevará seu senso de realização profissional.

Quero fazê-lo refletir nas seguintes questões:

  • Você oferece contribuições significativas?
  • Você domina conhecimentos e consegue aplicá-los de forma eficaz?
  • Preocupa-se com a sua boa imagem profissional? Veja bem: é muito mais do que um simples “Marketing Pessoal”.
  • Em equipe, proporciona suporte para os seus pares profissionais, liderados, profissionais de outros departamentos e seus superiores?
  • Você é ansioso para atingir resultados no menor tempo possível e depois tem que REFAZER o seu trabalho? Será que você – mesmo sendo rápido ao agir – não poderia ter analisado a sua decisão com mais profundidade e visão de conjunto?
  • O quanto você é estratégico? Você conhece realmente o “negócio” de sua empresa? Lembre-se ser competente é também ter suas ações voltadas para resultado.

Quem tem competência possui facilidade em atingir o seu potencial de realização favorecendo o sucesso. Lembre-se que transformar seus conhecimentos e habilidades em práticas contributivas para a empresa é ao mesmo tempo acelerar o processo de autodesenvolvimento, daí é imperativo assumir novos papéis e novas posturas.

O segredo está na AÇÃO, isso mesmo, AÇÃO. Alimente os seus desejos, pois assim eles se tornam vivos. Construa o seu próprio programa de ação. Cultive novas atitudes, aprenda a administrar sua tolerância em relação às mudanças e frustrações. É imprescindível acompanhar novas tendências. Desenvolva competências e alinhe-as com as necessidades do mercado, de si mesmo e da sua empresa. Lembre-se um hábito se adquire pela repetição, por isso ser competente deve ser um hábito.

Sobre a Autora:

Luísa Gubitosi de Medeiros é consultora em Recursos Humanos e Orientação de Carreira com mais de 25 anos de experiência e atuação em Seleção de Talentos, Levantamento de Potencial, Treinamentos e Direcionamento de Carreira. Ministra cursos “In Company” e aberto. Assessora várias empresas e consultorias dos mais diversos níveis e estrutura.

e-Mail: medeiros.luisa@gmail.com

linha1

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.