Pesquisa lista erros mais comuns em entrevistas de emprego

Uma pesquisa do CareerBuilder, site de carreiras norte-americano, listou os erros curiosos e mais corriqueiros apresentados pelos candidatos durante entrevistas de emprego. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos no fim de 2016. Participaram mais de 2,6 mil gerentes e profissionais de recursos humanos.

entrevista

Segundo os empregadores, os piores erros quem podem ser cometidos durante a entrevista são mentir (66%), atender ao telefone ou responder mensagens durante a entrevista (64%), parecer arrogante (59%), vestir roupas inadequadas (49%) e parecer não ter responsabilidades (48%).

Linguagem corporal

A pesquisa também apontou as falhas mais comuns relacionadas à linguagem corporal, são elas: não fazer contato visual (67%), não sorrir (39%), brincar com alguma coisa na mesa (34%), ficar inquieto na cadeira (32%), cruzar os braços em cima do peito (32%), ter uma postura ruim (31%), brincar com o cabelo ou ficar tocando o rosto (28%), ter um aperto de mão fraco (22%), usar muitos gestos com as mãos (13%) e ter um aperto de mão muito forte (9%).

Comportamentos inadequados

Comportamentos absurdos também foram listados no estudo, como pedir licença para ligar para a esposa e perguntar se o salário oferecido pela empresa era suficiente antes de continuar a entrevista, perguntar a localização do bar mais próximo do local da entrevista, levar os brinquedos dos seus filhos para a entrevista, perguntar por que a aura do entrevistador não tinha gostado dele, convidar o entrevistador para jantar depois, são apenas alguns.

Segundo o estudo, 51% dos selecionadores sabem nos primeiros cinco minutos se um candidato é ideal para o cargo.

De acordo com a diretora da Ipersonae, a analista comportamental e coach, Hérica Santos, a primeira coisa que o candidato precisa fazer antes de uma entrevista de emprego é ter informações sobre a mesma. Outro diferencial é ter boa comunicação verbal e gestual. “Nossos gestos e atitudes falam por nós e de nós. Então nunca minta, pois a linguagem visual é cinco vezes mais expressiva que linguagem oral. Mentira sempre deixa rastro e é demonstrada por expressões comandadas pelo sistema nervoso autônomo. Mantenha a calma, seja sincero nas respostas, esteja vestido de maneira apropriada, pois a aparência também revela muito. As palavras, o tom de voz e a expressão corporal são os principais canais de comunicação, sendo a expressão a que mais influencia o seu resultado”, enfatiza Hérica Santos.

linha1

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.