EMOÇÕES NOCIVAS NO LOCAL DE TRABALHO

Luísa Gubitosi de Medeiros

Eventos inesperados fazem com que as pessoas experimentem emoções carregadas de dor durante o seu período de trabalho; atribulações, estresse, sensação de fracasso, conflitos interiores, etc. Estas pessoas estão propensas a desenvolver infecções ou a agravar qualquer outro problema de saúde que já possua. Com tantas mudanças corporativas e grande a competitividade; Como ele lida com os sentimentos e frustrações? Como administra suas emoções e como elas refletem em seu ambiente profissional?

As emoções existem dentro das organizações, queiram elas ou não, isto é um fato! Fica evidente que as empresas perdem quando os trabalhadores estão vulneráveis às emoções negativas. Lidar com situações pouco saudáveis faz com que a capacidade de trabalho seja comprometida, além de atacar a saúde física. Com a atual economia, é imprescindível prestar atenção nas emoções das pessoas, e, por vezes, a própria política interna da empresa não respeita o trabalhador.

É vital construir uma ponte de confiança, empatia e respeito com os trabalhadores. Quando o indivíduo sente que foi ouvido, ele está mais propenso a manter a calma diante das adversidades. A concentração do trabalhador, em parceria com estresse e pressão, geralmente comprometem o seu sistema imunológico, enfraquecendo a sua resistência e afetando seu desempenho, sendo comum as pessoas terem problemas em seus relacionamentos sociais, pois cresce o seu nível de irritabilidade e diminui a sua habilidade para se comunicar e interar de forma eficaz com a equipe.

Equipes com emoções bem trabalhadas ganham suporte, apoio e conforto um do outro, pois fortalecem não só o ego, mas o elo entre o time de trabalho. A equipe, naturalmente se automotiva, começando a encontrar soluções com novas regras e mudanças.

A grafologia, auxilia o trabalhador a ter consciência de suas emoções, compreender o comportamento de pares profissionais, líderes e subordinados, criar um clima de valorização pessoal, compreensão, com maior flexibilidade e menor rigidez.

Sobre a Autora:

Luísa Gubitosi de Medeiros é consultora em Recursos Humanos e Orientação de Carreira com mais de 25 anos de experiência e atuação em Seleção de Talentos, Levantamento de Potencial, Treinamentos e Direcionamento de Carreira. Ministra cursos “In Company” e aberto. Assessora várias empresas e consultorias dos mais diversos níveis e estrutura.

e-Mail: medeiros.luisa@gmail.com

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.