Crise é uma oportunidade de reciclagem

Nanci Takahashi Passoni

O momento é de crise? Tudo parou? Ou quase tudo? O que fazer?

Em geral, o que a economia global e as organizações realizam é buscar o equilíbrio entre o que é ganho e o que é gasto, reduzindo principalmente o que é considerado despesa. Assim, o foco é ainda mais direcionado ao negócio e sua lucratividade, evitando desperdício; é a alternativa mais viável não só para a sobrevivência, mas também para o fortalecimento organizacional.

Acompanhamos, constantemente, a adaptação das empresas ao momento econômico mundial, seja através da venda, da fusão de organizações ou de mudança ou ampliação do negócio.

E nós, profissionais, o que fazemos neste momento?

Podemos, similarmente, vislumbrar a reciclagem e a melhoria!

O olhar volta-se, então, para conceitos já familiares: CHA.

O C é o conhecimento.

O H é a habilidade.

O A é a atitude.

A situação exige que o início seja pelo A, atitude. A escolha equilibrada é resultado da análise do que pode ser ampliado no C, conhecimento, e melhorado no H, habilidade.

Mas, atenção: é proibido o olhar de comiseração para si próprio. Não se deve poupar o senso crítico, pois se poderá ganhar mais em maturidade e profissionalismo.

O equilíbrio pessoal é indispensável, principalmente entre o ganho (ou a falta dele), as despesas e os prazeres.

E assim como nas organizações, é permitido associações, trocas e investimentos entre os profissionais, na busca de reciclagem e aprimoramento. A oportunidade de melhoria é agora!

A maior dificuldade é a própria resistência em aceitar a realidade, oscilando entre o otimismo excessivo e a consequente ausência da decisão necessária e a exigência exagerada e a paralisação.

Enfim, reciclagem é passar a limpo para que a melhoria seja plantada e colhida diante de uma realidade mais árida, fortalecendo o aspecto pessoal e aprimorando o profissional. Esta é uma oportunidade que a crise oferece.

O momento é agora, a crise convida à reciclagem pessoal e profissional. É um estímulo à criatividade e à superação, indo além do passar a limpo os objetivos; é aprimorar os conhecimentos e as habilidades. A atitude está em sonhar e realizar novos rumos.

Sobre a Autora:

Nanci Takahashi Passoni, mais de 30 anos de experiência em RH em empresas de médio e grande porte. Desenvolveu sua carreira atuando na gestão de processos e projetos de RH. Graduada em Psicóloga e pós graduada em Aministração tem mais de 30 anos de experiência na área de RH em empresas de médio e grande porte.

e-Mail: nanci.passoni@gmail.com

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.