Segredos para turbinar seu foco

Mariana Salomão

Se eu fosse fazer um ranking sobre as questões que mais recebo do Brasil todo, com certeza a vencedora seria: Não consigo focar! O que eu faço?

Você já sentiu que tem muita energia para começar as coisas, mas logo se desmotiva? Começa o ano com o planejamento estratégico, mas ao longo do ano acaba trabalhando mais na operação? Já viveu como se passasse o dia, a semana e o mês ocupado, mas não consegue quantificar o que realmente fez? Tem a sensação que o tempo está voando?

Começou mil dietas e não chegou ao peso que queria? Já até se matriculou na academia, mas ir ao treino que é bom…

Já se perdeu em reuniões? Prometeu um prazo para a entrega de um relatório ou proposta, mas não conseguiu cumprir?

Não se sinta sozinho… Esse é realmente um problema muito comum. Mas, apesar de comum, este é realmente um problema muito sério, pois sem foco sua vida pode virar uma grande confusão! Você pode ficar estagnado em seus resultados, perder clientes, negligenciar sua saúde e até destruir relacionamentos.

Existem muitas causas possíveis para a falta de foco: sono sem qualidade ou sem a quantidade necessária, alimentação pobre, falta de habilidade de priorização, falta de clareza de vida ou ainda estar na velha armadilha de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

A boa notícia é que é possível mudar imediatamente e colher os benefícios de se tornar extremamente focado.

Através de técnicas de produtividade, comportamento humano e neurociência, é possível alavancar seus resultados com menos esforço e em menor tempo, ou seja, em alta performance.

Sabendo do quanto isso pode impactar sua vida, separei os segredos fundamentais e os detalhei para que você possa desfrutar dos benefícios imediatos de uma vida com mais foco:

1)     TENHA CLAREZA

Essa regra é fundamental tanto para sua vida de maneira geral como para tarefas e projetos do cotidiano.

Saber onde quer chegar, o que quer alcançar ou o que espera como resultado é o passo mais óbvio, porém mais negligenciado pelas pessoas.

Muitas pessoas nunca se perguntaram o que esperam da vida. Quais as perguntas que se farão em seus últimos momentos nesse mundo. Ou ainda, qual o legado que querem deixar em sua passagem por aqui.

Não somos ensinados a pensar nisso. Vivemos nossa vida como ratos atrás de pequenos queijos: passar de ano, passar no vestibular, conseguir um bom emprego, casar, comprar uma casa, ter filhos, aposentar e…. FIM. Será que a vida é só isso? Com certeza não.

A vida é feita de pequenas e importantes decisões e planejamento. Daqui a 20 anos você pode chegar onde quiser ou onde o “acaso” lhe levar. A decisão é sua.

Saber a importância daquilo que quer é fundamental para te manter motivado. Ter a clareza do POR QUE aquilo é importante para você, é o que faz total diferença no sucesso dos seus resultados. E mais do que isso, é o que, no fundo, te mantém focado para não se desestimular nem mudar de planos no meio do caminho.

Isso vale tanto para sua vida pessoal ou suas estratégias profissionais:

O que quer para sua vida? Onde quer estar daqui a 5 anos? E daqui a 20 anos? Quem você será se alcançar estes objetivos?

Qual o nível saúde que quer conquistar? Qual a qualidade de casamento que te deixaria satisfeito? Como se sentiria se tivesse essa qualidade?

Quer emagrecer? Quantos quilos? Em quanto tempo? Quem você será com o corpo que deseja? Como se sentirá?

Quer ser promovido? Para qual posição? Em quanto tempo? Quanto sua felicidade depende disso?

Quer aumentar suas vendas? O que você espera exatamente da sua equipe? Qual posição quer ter no ranking entre as outras empresas concorrentes ao seu negócio?

O que se espera deste relatório final? Quais decisões serão tomadas a partir dele? Como ele irá beneficiar a estratégia da área ou da empresa?

Entende que a clareza deve estar presente deste os aspectos mais amplos até as atividades diárias?

Se sua equipe não participa da construção das metas ou não vê valor nas mesmas, provavelmente sua equipe não estará FOCADA em atingir os resultados que você espera.

2)     ESTABELEÇA PRIORIDADES: DE PREFERÊNCIA, AS SUAS

Sem saber quais ações são realmente fundamentais para chegar onde deseja, provavelmente você sairá fazendo tudo. E mais provavelmente ainda começará pelas atividades mais simples ou que sejam do seu maior domínio.

A Lei de Pareto, que tem sua origem na economia, seria aplicada em nossa vida pessoal da seguinte maneira: 80% dos resultados que você alcança são consequência de 20% do esforço/energia que você dispende. De maneira simples, baseada na Lei de Pareto e em minha experiência pessoal/profissional,  eu concluiria que FOCAR em algumas ações estratégicas podem oferecer um retorno muito maior do que muitas outras ações mais simples.

Defina 3 prioridades para o seu mês, 3 prioridades para cada semana e 3 prioridades para o seu dia. Não precisa ser exatamente 3, mas não passe de 5…Seria falta de foco…

O importante é você ter de maneira clara quais as coisas que precisam ser finalizadas, não importa o que aconteça.

Eu utilizo e recomendo o planejamento diário com intenção. Planeje os seus dias baseado em suas metas e não em pendências. Isso fará com que você seja menos reativo e viva com muito mais FOCO e consequentemente com mais resultados.

Aliás, inicie o seu dia estabelecendo as SUAS prioridades e não investindo seu tempo nas demandas de outras pessoas. Não há nada que te tire mais o FOCO do que responder às necessidades alheias.

Dizer não, especialmente no Brasil, é relativamente difícil. Creio que devido à nossa tendência cultural de levar as coisas para o “pessoal”, muitas vezes nossa comunicação não é assertiva.

Mas essa estratégia é uma das mais importantes.

O investidor bilionário Warren Buffett disse: “A diferença entre as pessoas bem sucedidas e as altamente bem sucedidas é que as altamente bem sucedidas dizem ‘não’ para quase tudo.”

Não sei se precisa ser exatamente assim, mas com certeza dizer mais vezes “NÃO” às coisas que não estão na SUA lista de prioridades, te manterá mais focado.

Isso inclui: Recusar uma festinha ou almoço que te tirará da dieta, não incluir mais um projeto em suas metas semestrais, não alterar sua agenda do dia para refazer um relatório em que outra pessoa não passou as informações corretas ou no prazo, não perder momentos com quem ama para trabalhar até tarde ou aos finais de semana de maneira constante.

Como sair dessas situações? Seja honesto. Explique suas necessidades e objetivos. Renegocie os prazos. Você se surpreenderá em como muitas vezes temos muito mais tempo para dar uma resposta do que o prazo solicitado dizia.

3)     PRATIQUE OS PODEROSOS “HÁBITOS DO FOCO”

A Neurociência já provou que existem alguns hábitos que automaticamente podem te tornar uma pessoa mais FOCADA.

Os hábitos do foco são:

– ALIMENTAÇÃO

Hoje a alimentação funcional tem sido amplamente estudada e já é comprovado como alguns alimentos podem contribuir para aumentar seu foco e outras funções cerebrais.

Abacate, por exemplo, ajuda a melhorar a função cognitiva, especialmente a memória e a concentração. Brócolis também contêm altos índices de Vitamina K e Colina que são fundamentais para uma boa memória.

O açafrão, especiaria simples, contém cúrcuma, um dos mais poderosos (e naturais) anti-inflamatórios. A cúrcuma também melhora a oxigenação cerebral, mantendo-o alerta, focado e capaz de processar mais informações.

O chá verde (natural) favorece sua capacidade de concentração por conter cafeína e L-Theanina. Os dois ingredientes se combinam para “produzir uma melhor capacidade de foco.

Chocolate amargo (sem adição de açúcar) também tem seu espaço nessa poderosa lista! Contém uma pequena quantidade de cafeína, que comprovadamente aumenta a agilidade mental. Contém magnésio, que ajuda a diminuir os níveis de stress, e estimula a liberação de endorfinas e serotonina, que fazem você se sentir bem e aumentar o seu humor. Pequenas quantidades podem ajudar a te manter mais focado.

Semente de linhaça é rica em magnésio, vitamina B, ácidos graxos ômega-3 e fibras, todos os quais ajudam a ter mais clareza mental, auxilia na perda de peso e, claro, aumentam a capacidade de foco.

Castanhas e nozes também são ricos em óleos essenciais e aminoácidos que ajudam o seu foco. Experimente introduzir 3 castanhas do pará diariamente em seu lanche da manhã.

Além disso, se você quiser melhorar seu foco, você precisa beber bastante água. Água dá ao cérebro a energia para as funções cerebrais, incluindo o pensamento, memória, concentração, clareza e criatividade.

Enfim, coma comida de verdade! Ela pode ser uma importante aliada em sua busca para ser mais FOCADO.

– SONO

Não ter a quantidade e qualidade de horas de sono necessária, pode te deixar distraído, atrapalhar sua concentração e atenção, além de impactar seu humor.

Sara Robinson, jornalista, citou em um de seus artigos um estudo realizado pelo exército norte-americano que revelou que “perder uma hora de sono por noite durante uma semana causa um nível de degradação cognitiva equivalente a 0,10% de álcool no sangue”.

  1. Anders Ericsson, psicólogo que conduziu um importante estudo com violinistas, constatou que os violinistas mais talentosos e com melhor performance tinham em em sua rotina diária uma média de 8,6 horas de sono.

Se você quer ser mais FOCADO é fundamental conhecer o seu corpo e entender quantas horas são necessárias para repor suas energias enquanto dorme.

– MEDITAÇÃO

Quem já prática, conhece e defende os irrefutáveis benefícios deste hábito.

Se você ainda não pratica ou nem conhece, saiba que está desperdiçando muito de seu potencial.

Como já falamos, manter a mente focada é fundamental para quem quer atingir grandes resultados.

Quando a mente não possui o foco, milhares de pensamentos ficam pulando de um lado para o outro, literalmente pipocando preocupações, ansiedades e coisas que não fazem parte da sua lista de prioridades.

De acordo com um estudo feito pelo departamento de psicologia da Universidade de Santa Bárbara, foi possível melhorar a capacidade de concentração e desempenho cognitivo dos participantes em apenas 2 semanas de meditação.

E isso tudo é possível simplesmente porque a meditação é uma tarefa de FOCO, ou seja, quanto mais você pratica, mais intensamente você exercita e fortalece o seu FOCO.

4)     ESTEJA PRESENTE

Simples assim: Esteja ali. No momento presente. Não no ontem, ou no amanhã… Mas desfrutando e estando atento ao que está acontecendo AGORA.

Se está finalizando uma apresentação, não cheque o celular, email, redes sociais e as infinitas formas de contato que você possui hoje. Simplesmente vá até o final. Finalize o que está fazendo.

Esteja atento ao que está fazendo, e somente a isso.

Muitos ainda acreditam no MITO de que fazer várias coisas ao mesmo tempo faz de você um super-homem ou uma super-mulher. Mas a verdade é que isso só serve para atrasar seus resultados, te deixar com maior sensação de cansaço, gastar mais energia desnecessária e… Perder o FOCO.

Segundo estudos da American Psychological Association, fazer mais de uma tarefa de uma vez, principalmente se forem complexas, tem um impacto enorme sobre a capacidade de entrega e finalização. Isso porque há um “tempo de troca” para o cérebro mudar o foco entre uma tarefa e outra. Embora esses “tempos de troca” possam ser relativamente pequenos, às vezes apenas alguns décimos de segundo por troca, eles podem somar grandes quantidades quando você fica mudando repetidamente entre as tarefas e onde está sua atenção. Assim, ser multitarefa pode parecer eficiente, mas a verdade é que se gasta mais tempo no final, além de aumentar a chance de erro.

David Meyer, um dos PhD que conduziram o estudo, disse a mudança entre várias tarefas podem custar até 40% de sua produtividade.

Portanto, esteja focado em uma tarefa ou atividade por vez.

Se está em uma reunião para tomar decisões importantes ou entender sobre um projeto, esteja ali presente. “Dar uma olhadinha” no seu e-mail vai tirar o seu foco e fazer com que outros colegas percam o foco também.

Se está conversando com seu cônjuge ou brincando com seus filhos, esteja presente e focado nos relacionamentos de qualidade. Eles são construídos pouco a pouco, diariamente.

Se está engajado a cuidar da saúde, vá para a academia focado no que está fazendo e não gaste seu tempo com o que não foi fazer ali.

De novo, o planejamento e a meditação são importantes aliados nesse processo.

Recuperar sua capacidade de foco é o passo mais importante que você pode tomar por sua vida.

Uma mudança de comportamento que o posicionará para enfrentar todos os outros desafios com confiança, clareza e precisão.

Dedique os próximos 15 dias para melhorar seu foco e veja  como rapidamente (e quase magicamente) você vai se sentir no controle para viver sua vida com propósito.

Sobre a Autora:

Há mais de 15 anos no mercado, com passagens por grandes multinacionais, Mariana é formada em Administração de empresas pela PUCC e especializada em Gestão Estratégica de Negócios pela Unicamp. Possui certificação como Master Coach pela International Association of Coaching e High Performance Specialist pela High Performance Academy. Também é especialista em Comportamento Humano, certificada como Life Coach, Executive Coach, Master Coach e Leader Coach. É também Head Trainer pela canadense LeaderArt®, apoiando o desenvolvimento do método. Possui ainda, as melhores formações da área, nacionais e internacionais, incluindo cursos de Harvard e MIT.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.