Transformando limitações em oportunidades

Empresa desenvolve programa para facilitar a integração de profissionais com deficiência

Criar um mundo em que as oportunidades são iguais e os direitos são os mesmos é um desafio de todos. Segundo dados do IBGE, quase 24% da população brasileira é composta por pessoas com algum tipo de deficiência, totalizando mais de 45 milhões de cidadãos com algum tipo de limitação. Entre os principais obstáculos vivenciados por elas, o desafio de ingressar no mercado de trabalho ultrapassa a falta de oportunidades e inclui as dificuldades de integração dentro das empresas, após a contratação.

Para tornar a adaptação mais efetiva, empresas buscam soluções que incentivem a interação e facilitem a rotina de profissionais com deficiência. Um exemplo é a HBSIS, empresa de TI sediada em Blumenau, que desenvolveu um programa para promover a integração entre seus profissionais. Além de preparar o ambiente para receber pessoas com limitações físicas ou intelectuais, a companhia conta com ações específicas de captação de recursos e parcerias externas, focadas na atração e na manutenção desses profissionais.

“Entendemos que todas as pessoas possuem algum tipo de competência que precisa ser desenvolvida. Nosso objetivo é mapear as oportunidades de melhoria, identificar de que forma podemos contribuir para que nossos profissionais tenham uma boa performance, a partir de ferramentas e ações de inclusão apropriadas”, comenta Renata Basílio, DHO da HBSIS. A empresa criou recentemente um comitê de inclusão que busca apoiar ações que garantam a igualdade dentro da empresa. A iniciativa faz parte do “Programa Acrescer”, que tem por objetivo garantir que o tema inclusão seja desenvolvido de maneira profissional, afastando-se do perfil assistencialista que muitas vezes é percebido em algumas práticas de integração de pessoas com deficiência.

Ações de integração

O programa, realizado em parceria com o SESI Blumenau, garantiu a preparação adequada para o recebimento do Jean, profissional da área de Infraestrutura que tem deficiência auditiva. “A empresa não se limitou a dar a ele uma posição relevante na equipe, como também criou mecanismos que facilitassem sua comunicação com os demais”, conta Renata. Foi aberto um curso gratuito de libras para os funcionários, permitindo que todos pudessem se comunicar com ele por meio da linguagem de sinais, tanto para situações de demandas do dia a dia quanto para interagir.

Outra ação do programa foi ceder um celular e adaptar um aplicativo para que uma colaboradora com atraso cognitivo conseguisse cumprir sua rotina com mais facilidade. “Começamos acompanhando tudo o que ela fazia, identificamos as maiores dificuldades e criamos ferramentas para que ela executasse suas tarefas dentro dos prazos e com máxima autonomia. Tudo isso incentivou seu desenvolvimento e gerou resultados surpreendentes para ela e para a empresa”, explica.

Sobre a HBSIS

Fundada em Blumenau/SC, a HBSIS está há mais de 25 anos no mercado, desenvolvendo soluções tecnológicas nas áreas de logística, vendas e outsourcing. Atendendo mais de 200 clientes, as ferramentas da empresa monitoram, atualmente, mais de 9 mil veículos em todas as regiões brasileiras, atuando em parceria com grandes empresas como Ambev, BRF e Ultragaz. Em 2016, a HBSIS expandiu sua atuação para Campinas/SP, chegou a mais de 400 colaboradores e acrescentou empresas como a Votorantim à sua carteira de clientes.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.