Conflitos de Gerações no Clima Organizacional

Maria de Lourdes Menezes

Um dos grandes desafios dentro das organizações referente ao capital humano, destaca-se o conflito interpessoal, identificado como: Conflito Disfuncional, que acarreta um declínio na comunicação ou performance de um grupo. Embora seja um produto inevitável da vida organizacional, o conflito hoje em dia está com uma personalidade,  data de nascimento e nome, são os chamados Gerações X, Y e Z onde os principais conflitos são motivados pelas características de cada geração:

Geração X: Gestor com vários anos de empresa, totalmente incorporado à missão, visão e valores da empresa, fazendo parte de todo o processo e sua grande valorização é o espírito de equipe (pensamento anti guerra dos anos 70) e busca um equilíbrio na vida pessoal, social e profissional, no entanto pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito. São os nascidos entre 60 e 80.

Geração Y: Recém-formado, privilegia a especificidade para as finalização das atividades, a estrutura e o resultado. Suas decisões não necessitam da participação dos demais, contudo, se apresentam no ambiente de trabalho com criatividade, estabilidade e segurança. Sua realidade de cooperação e participação é também possível por meio da internet e das redes sociais (influencia da internet). São os nascidos entre os anos 80 e 90.

Geração Z: Graduando, pouca formalidade e muita criatividade, todavia envolvidos com o seu profissional. A capacidade de escolhas dentre as diversidades, o torna amoldável e imediatista. (Redes sociais e tecnologias). São os nascidos entre os anos 90 e 2010.

E ai esta o grande desafio da Gestão de Pessoas e Lideranças, em gerir essas personalidades com retornos positivos e funcionais das competências individuais. Os Conflitos também são essenciais a organização, pois através dele surge e mantém-se a capacidade de inovação, o desenvolvimento do profissional á uma meta estabelecida.

Tal situação nos faz lembrar que todo desafio é estimulador  e tratando-se de pessoas o resultado na maioria das vezes será positivo, porque elas são as protagonistas deste cenário organizacional. e para nós da Gestão de Pessoas  o resultado positivo é a  recompensa do desafio de desenvolver pessoas.

Sobre a Autora:

Maria de Lourdes Menezes, 20 anos de experiência em RH, atuando em processos de captação e desenvolvimento de pessoas, em empresas de médio e grande porte. Graduada em Psicologia, Pós-graduação em Adm. Hospitalar e em Gestão de Pessoas. Graduando Direito. Atuação na área clinica com adultos e adolescentes em atendimento Psicoterapêutico, Cirurgia Bariátrica e Orientação Vocacional.

e-Mail: mmalupsico@terra.com.br

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