Tenha sempre um plano B para sua Carreira.

Washington Leão Machado

Desenvolver um negócio empreendedor aproveitando do seu conhecimento é o que tem levado muitas pessoas a desenvolver negócios inovadores. Sempre haverá uma saída para aqueles que durante sua vida profissional desenvolverem um plano para a carreira, que pode ser uma nova profissão ou uma nova fonte de receita.

E como podemos fazer isto? Em qual momento da carreira? O melhor momento é quando estamos em plena atividade profissional, se engana quem pensa que somente quando estamos em crise ou sem emprego que esta é a hora de colocar aquele desejo ou sonho em prática. Assim como uma empresa desenvolve um plano estratégico para vários problemas com suas possíveis soluções, assim devemos agir com nossa carreira. Portanto aqui vão algumas dicas para você começar a desenvolver seu plano B.

  1. Faça seu plano estratégico para sua carreira. Para desenvolver um plano precisamos responder as questões: O que? Como? e Para que?. O que eu quero e posso fazer? Como posso fazer? Para que eu pretendo fazer esta atividade? Estas reflexões são necessárias para respondermos e entendermos como transformar nossas experiências e aprendizados em oportunidades.
  2. O que gosto de fazer? Se gostamos de música e sabemos usar um instrumento musical, por que não transformar este conhecimento em negócio, dando aulas por exemplo. Se você gosta e fala inglês por exemplo pode descobrir como ensinar outras pessoas. Pode dar aulas em universidades, pode escrever um livro ou um e-book e vender na internet. Há vários vídeos e tutoriais nas redes sociais que ensinam e preparam para estas atividades.

Estude, pesquise e converse com outras pessoas. Isto vai ajudar a você entender como transformar seu conhecimento em uma oportunidade. A crise nos coloca em movimento e aqueles que se preparam conseguem enxergar saídas onde parece haver somente obstáculos.

O que você gosta de fazer em suas horas vagas? Quais são as suas habilidades? Como transformar suas experiências e conhecimentos em fontes de receita? Ter um plano B, desenvolver novas funções, competências ou profissões são características de quem tem espírito empreendedor. Seja empreendedor de sua carreira.

Sobre o Autor:

Washington Leão Machado Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.

e-Mail: washingtonleaomachado@gmail.com

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.