Líder, não delegue seu sucesso para o amanhã

Ricardo Resstel

Há alguns anos foi lançado o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Basicamente o professor, interpretado por Robin Willians, discute com seus alunos sobre não ficar esperando algo de bom acontecer com você quando ficar velho. Infelizmente essa é a tendência de muitos de nós. Estamos sempre com a expectativa de que há mais possibilidades amanhã do que hoje.

Se você hoje está nessa posição de acreditar que amanhã haverá mais possibilidades e mais benefícios do que hoje, eu posso te garantir que esse é um pensamento que não te levará ao sucesso.

Para começar, hoje é o dia que alguém disse no passado que seria fantástico. Hoje é o futuro tão esperado no passado. Ou seja, as promessas do amanhã são extremamente efêmeras, porque não há garantias de que elas vão acontecer. As promessas do hoje são recompensadoras porque estão em suas mãos, você pode fazer algo a respeito agora, exatamente nesse minuto.

Na prática, o passado é como um cheque cancelado e o amanhã é uma nota promissória. Portanto, o único recurso que você pode utilizar é o agora. Supervalorizamos o passado dizendo “Os bons tempos de antigamente”, que na verdade nem eram tão bons assim. Ao mesmo tempo superestimamos o amanhã dizendo “Amanhã será fantástico, será grandioso”. Esse foco perdido entre o passado e o futuro nos leva a subestimar o presente. Essa é uma armadilha fatal.

O segredo do sucesso do líder está em sua agenda diária. Planejamento é fundamental. Refletir sobre as experiências passadas é importante para adquirir maturidade, mas sua energia precisa estar no que você vai fazer hoje. Então, não perca mais tempo, faça aquela ligação que você está adiando, dê o feedback difícil, marque aquele almoço importante, priorize aquela tarefa complicada, porque se você pensar bem, hoje é tudo o que você tem. Não desperdice.

Sobre o Autor:

Ricardo Resstel é Coach e palestrante com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do John Maxwell Team – a mais relevante equipe de formação de líderes do mundo. http://www.ricardoresstel.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.