O Mindfulness e seus benefícios organizacionais

Rafeek albertoni

Há cerca de 30 anos o Mindfulness começou a “dar as caras” nos Estados Unidos. Inicialmente era um programa muito conhecido de redução do stress (MBSR) criado pelo psicólogo Jon Kabat-Zinn, responsável pelo UMass Memorial Medical Center. A partir daí foi estendendo suas raízes e já está presente em quase todas as áreas da sociedade, incluindo as organizações empresariais.

Mindfulness é a prática contínua da atenção, dirigida a centrar nossa mente na experiência que está acontecendo no momento presente. Ou seja, é colocar toda nossa atenção no que esta acontecendo aqui e agora. Parece simples, não é verdade?  No entanto, está comprovado e contrastado cientificamente que algo aparentemente tão irrelevante tem implicações enormes no bem-estar e no desenvolvimento dos recursos internos das pessoas.

Para o ser humano, a prática do Mindfulness provoca um processo de autoconhecimento de suas capacidades internas, gerando uma transformação no modelo de relação dela com ela mesma, depois dela com o entorno mais próximo e, finalmente, dela com toda a empresa, fortalecendo sua cumplicidade e compromisso, o que reflete diretamente nos resultados.

Mindfulness in company

Muita água já rolou debaixo da ponte nesses 30 anos desde o surgimento do Mindfulness e, hoje em dia, a maioria das grandes empresas norte-americanas, como a NASA, Google, Apple, Nike, Starbucks entre outras, já lançaram iniciativas Mindfulness em suas organizações. Aqui na Europa, onde resido a 20 anos, cada dia mais as empresas estão introduzindo a prática em suas equipes de trabalho. Por isso as escolas de negócios já estão incluindo o Mindfulness como parte fundamental dos programas de desenvolvimento de gestão.

Para se ter uma ideia da acolhida do Mindfulness nas grandes corporações, o Google criou u programa, dirigido por Chade-Meng Tan, chamado “Search Inside Yourself” que pode ser traduzido como “Buscando no seu interior”, que tem ajudado milhares de funcionários a respirar conscientemente, escutar ativamente e potenciar sua inteligência emocional. A empresa ainda oferece cursos de atenção plena, sabendo que pode melhorar a saúde mental dos seus funcionários e o equilíbrio geral dentro da empresa.

Embora sejam amplamente comprovados os benefícios da atenção plena nas organizações e instituições, ainda há equívocos sobre o Mindfulness que prejudicam a sua introdução. Equívocos tais como a ideia de que a meditação abranda ou relaxa demais o executivo ou que os funcionários deixarão de concentrar-se bem nas suas tarefas. Mas é justamente o oposto!

Com atenção plena você ganha claridade mental para a tomada correta de decisões, aumenta a satisfação, a produtividade pessoal e a capacidade de trabalhar sobre pressão. É uma ferramenta excelente para criar um terreno abonado que favorece a criatividade e a inovação.

Outra área onde o impacto é percebido é na comunicação: com o mindfulness aprendemos a ouvir melhor a nós mesmos e as outras pessoas, o que repercute diretamente na melhora do ambiente laboral.

Além disso, podemos citar grandes efeitos benéficos que influi no resultado das empresas, como:

  • Fortalecimento da capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Mais clareza mental e foco para a tomada de decisão adequada;
  • Melhora na capacidade de gerenciar o estresse e regular as emoções;
  • Treino para lidar com as incertezas e a gestão da mudança;
  • Desenvolvimento do sentimento de amabilidade e conexão consigo mesmo e com seus colegas.

A prática nada mais é do que uma parada diária para sentar e observar a respiração com toda a atenção. Quem já provou afirma que é como “resetar” o nosso computador interno e reiniciar com mais resolução. Não custa tentar.

Sobre o Autor:

Rafeek Albertoni é palestrante motivacional e de habilidades empresarias há mais de 10 anos, já tendo inspirado milhares de pessoas no Brasil, América do Sul e na Espanha, onde vive há 20 anos. Consultor, empresário, ator e autor, sua marca registrada é apresentar suas palestras com criatividade, arte, humor e mágica, que garantem resultados eficientes, duradouros e satisfatórios para empresas e profissionais. http://www.rafeekalbertoni.com/pt/

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.