Profissão do Futuro ou Futuro dos Profissionais?

Rene Castro

Nesse cenário de crise econômica tenho escutado bastante na mídia falada e escrita sobre quais profissões estão em alta e quais estão em baixa, alguns “gurus” inclusive vem cravando quais são as profissões do futuro, ou seja, quais serão as mais promissoras, quais são as profissões que mais serão bem remuneradas em determinado espaço de tempo.

Confesso que esse tema recorrente vem me chamado a atenção negativamente, pois percebo uma euforia demasiada, principalmente nos mais jovens, quando possuem acesso a esse tipo de informação, então pergunto:

O que é mais importante as Profissões do Futuro ou o Futuro dos Profissionais? Essa reflexão é extremamente importante porque via de regra esses “gurus” mostram somente o lado brilhante das chamadas profissões do futuro, enquanto na realidade muitas vezes existe um árduo caminho a seguir. Como profissional de RH me vejo na obrigação de clarear alguns pontos obscuros através de reflexões do tipo:

  1. Possuo o perfil para determinada profissão?, Quais são todas as obrigações dessa atividade?, Essas atividades me fariam feliz?
  2. Que tipo de formação/especialização necessito, e em qual região do país posso encontrá-las?, Qual o investimento?
  3. Teria oportunidade na minha região? E caso não tenha estaria disposto a mudar?

Todas essas reflexões são importantes para as suas escolhas e também primordial ressaltar que existem muitos profissionais que caem na zona de conforto e deixam seu futuro a mercê do empregador, pois acreditam que a formação, o salário e benefícios já são o suficiente para exercer determinada função, ficam estagnados e transferem a responsabilidade para a empresa em oferecer cursos de atualização, planos de carreira e etc. Por isso, a importância de fomentar seus conhecimentos e suas habilidades para que obtenha um excelente futuro profissional.

É fundamental que todo profissional independente do ramo de atuação busque uma atualização continua, através de leituras (jornais, revistas, internet), cursos, network, fóruns, palestras, intercâmbios, para que assim esteja preparado não somente para uma nova oportunidade que possa surgir na empresa atual, mas principalmente para o mercado

Sobre o Autor:

Rene Castro Pós Graduado em Gestão de RH pela Universidade São Judas Tadeu, Intercâmbio Cultural na Irlanda. Experiência de 16 anos no RH em empresas como: Odebrecht, Samsung, Honeywell, Saint Gobain e TNT. Docente do SENAC. Contribuinte da coluna de RH do jornal Metro News. Coordenador de RH, tem forte atuação estratégica nas áreas de Remuneração, Benefícios e Fopag, PPR, Bônus de Executivos, Budget, Indicadores de RH, Desenvolvimento de Equipe.

Linkedin: www.linkedin.com/profile/view?id=109545708

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.