EMPRESAS SÃO ETARISTAS?

Fran Winandy

Este ano foi realizada a primeira grande pesquisa nacional sobre o Etarismo no Contexto Profissional, com a intenção de verificar a prática do preconceito de idade dentro das organizações e a percepção desta prática por parte dos profissionais com idade acima de 40 anos.

A iniciativa foi da Acalântis Executive Search, do site vagas.com e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com 5.503 respostas válidas.

A primeira parte da pesquisa, respondida por 2.100 gestores, trazia nove afirmações do tipo: “Já deixei de promover um (a) profissional devido a sua idade avançada.”, com as seguintes alternativas de resposta: “nunca, uma vez, mais do que uma vez”.
A segunda parte, respondida por todos os participantes, trazia afirmações do tipo: “Negaram-me uma promoção devido à minha idade.”, trazendo como alternativas: “nunca, uma vez, mais do que uma vez ou não se aplica”.

Alguns dados da pesquisa, como um sentimento de exclusão mais forte por parte de candidatos com maior grau de instrução e habitantes do sudeste do Brasil refletem as dificuldades que profissionais mais maduros encontram no Mercado de Trabalho, especialmente nesta região do país.

A surpresa é que as dificuldades não param no processo seletivo: foram apontadas rejeições em programas de treinamento, transferências e avaliações, todas motivadas pelo fator idade.

Este problema parece ser maior para as mulheres, dado compatível com pesquisas internacionais que demonstram que as mulheres sofrem tripla discriminação: idade, gênero e aparência.
Outro aspecto preocupante é o fato da maioria dos profissionais acreditarem que sua trajetória nas empresas se dá até a idade máxima de 62 anos. Será que o preconceito está tão enraizado em nossa cultura que as pessoas desistiram de lutar contra ele?

As empresas brasileiras terão que repensar suas práticas de atração e retenção de profissionais mais velhos em seus quadros em função das mudanças na pirâmide etária da população. Resta trazer o discurso para a realidade!

Sobre a Autora:

Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia da Consultoria Acanlantis RH, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.