O desafio de liderar seu chefe

Ricardo Resstel

Como colaborador de uma empresa, talvez hoje você se encontre em uma posição onde sente que não possui influência necessária para se fazer ouvir. Mas, por mais que você duvide, está no lugar certo para influenciar seu chefe. Ou o chefe do seu chefe.

Calma, não estou dizendo que você chegará na mesa de qualquer um deles e começará a fazer exigências, mas que você poderá influenciá-los através de suas ações e com o valor que você agrega na organização.

Um dos maiores desafios nesse processo de influenciar seu chefe é saber quando avançar e quando retroceder na tentativa de influenciá-lo. E o temperamento dele é de grande relevância na análise desse termômetro. Se você considera que ele tem uma personalidade mais difícil, deve avançar e insistir em comunicar algo toda vez que perceber que está vendo algo que ele não está vendo. Essa ação é especialmente importante se a situação que está ocorrendo tiver o potencial de causar danos irreversíveis à organização. Nesse caso, você precisa se comunicar. Se seu chefe for realmente difícil, opte por fazer perguntas que o levarão ao conhecimento necessário. Dessa forma ele terá a sensação de que está fazendo algo baseado em uma decisão própria e não em uma diretriz dada por um subordinado.

Fazendo isso, você aumentará a confiança dele em você e, consequentemente, a sua influência sobre ele aumentará.
Tão importante quanto saber a hora de se expressar, é saber a hora de calar. Aprenda a ler o estado de espírito do seu chefe. Um dia em que ele estiver mais irritado, por exemplo, não é o melhor momento para trazer uma novidade. Pense também em levar até ele o que é relevante para a organização. Se você estiver em dúvida se deve ou não falar, faça a si próprio as seguintes perguntas: “Isso beneficia a todos ou só a mim?”, “Minha intenção é me comunicar com meu líder ou forçá-lo a enxergar meu ponto de vista?”, “Com essa ideia eu coloco minha pele em jogo ou meu chefe correrá o risco sozinho?” e “Esse é realmente o melhor momento ou só o melhor momento pra mim?”. Se suas respostas apontarem somente a seu favor, é hora do botar o pé no freio. Reorganize suas ideias para que elas levem seu chefe a ter sucesso com elas. Caso contrário, guarde-as para você.

Influenciar para cima é um grande desafio, mas completamente possível. Aprenda a analisar a si mesmo, seu chefe e o momento, e assim conseguirá gerar uma influência positiva. Toda empresa precisa de pessoas de coragem para fazer isso, a grande questão é fazer do jeito e no momento certo.

Sobre o Autor

Ricardo Resstel é Coach com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do John Maxwell Team – a mais relevante equipe de formação de líderes do mundo.

Site: www.ricardoresstel.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.