DIMEP – Soluções para RH no modelo Software as a Service


Fernando Cataldi
Gerente de Desenvolvimento de Software da DIMEP

A Gestão dos funcionários em ambiente de nuvem

Com 80 anos de existência, a DIMEP é referência em todo o Brasil quando o tema é controle de ponto, acesso e segurança nas empresas. Desde o início de suas atividades, com a fabricação dos pioneiros marcadores de tempo, popularmente conhecidos como relógios de ponto. Atualmente, é fornecedora de sistemas de ponto e controles de acesso de pessoas e veículos para 65% das empresas brasileiras, além de companhias situadas em países da América Latina, Europa, África e dos Estados Unidos. A DIMEP vem combinando tradição e inovação em um nível de excelência que lhe assegura a liderança do mercado.

Para conhecer um pouco mais a empresa e sua migração para o ambiente de computação em nuvem, conversamos com o gerente de Desenvolvimento de Software Fernando Cataldi, colaborador da DIMEP há oito anos, na área de Tecnologia da Informação (TI). Está sob sua responsabilidade o desenvolvimento, a manutenção e atualização do Software comercializado pela empresa em conjunto com os tradicionais equipamentos de controle de ponto e acesso de veículos e pessoas.

Os melhores momentos dessa conversa e os benefícios que a jornada para a nuvem está proporcionando aos processos de gestão da DIMEP, estão descritos nos próximos parágrafos.

Atmosfera Dedalus – Fernando – Quando a DIMEP decidiu iniciar sua jornada para a nuvem? O que motivou essa decisão?

Fernando Cataldi – À medida que acompanhávamos o aumento da adoção de soluções no modelo de computação em nuvem, pudemos notar que entre as primeiras aplicações migradas estavam os sistemas utilizados pelas áreas de RH das organizações. Colocamos o assunto na pauta em reuniões estratégicas da DIMEP e, após intensas negociações, foi possível vencer as resistências ao novo modelo (computação em nuvem) e obtivemos a aprovação para conduzir o projeto. A ideia era viabilizar o desenvolvimento e disponibilização da aplicação de RH (controle de ponto) a ser comercializada no modelo “Software as a Service”. Em meados de 2014, a empresa começou a jornada.

Atmosfera Dedalus – E qual tem sido o resultado?

Fernando Cataldi – Um sucesso total. Desde o início tivemos uma aceitação muito grande por parte dos clientes. Chegamos a ter cem empresas por semana entrando na nossa plataforma e o êxito contagiou toda a companhia, incluindo a diretoria e a área Comercial. Atualmente, 20% do faturamento da DIMEP provêm da nossa oferta de software na nuvem e a expectativa é que, em 2020, essa participação atinja 65%. Entre março de 2016 e março de 2017 tivemos um aumento de 165% no faturamento proveniente deste software. Posso dizer que vivemos uma verdadeira revolução digital e estamos avaliando a migração de outras aplicações como, por exemplo, Sistema de Controle de Acesso e Estacionamento. Também está em nosso RoadMap a evolução do atual Sistema de Controle de Ponto para ofertar uma solução completa de HCM. Alguns recursos já estão disponíveis para os clientes.

A proposição é investir cada vez mais em nuvem para aumentar o faturamento da companhia.

Atmosfera Dedalus – Como a Dedalus e a DIMEP se encontraram nesse universo de computação em nuvem?

Fernando Cataldi – Estamos com a Dedalus há sete meses, desde que substituímos o fornecedor anterior que, além de apresentar uma relação custo x benefício pouco interessante para nós, não vinha realizando um trabalho com o nível de profissionalismo que desejávamos.

Por outro lado, desde o início do relacionamento, a Dedalus se mostrou extremamente profissional, deixando evidente a existência de um processo de gestão de qualidade que permeia todas as atividades desde o set-up inicial.

As fases de integração, implantação e monitoração foram muito bem executadas e gerenciadas. É uma gestão que garante a entrega e a qualidade nos processos.

A realização de pesquisas de satisfação, ligações periódicas da área de Qualidade para apurar o andamento dos serviços, a forte preocupação com o cliente, planejamento e organização são indicadores evidentes de uma empresa que tem a gestão como prioridade para aprimorar o relacionamento com seus clientes.

Atmosfera Dedalus – E nos processos de gestão da DIMEP? Houve algum avanço?

Fernando Cataldi – A tranquilidade que a Dedalus nos proporciona por não haver necessidade de nos preocuparmos com a infraestrutura tem nos possibilitado pensar cada vez mais nos negócios. O envolvimento de toda a equipe em questões de infraestrutura foi reduzido e, com isso, aumentou a dedicação ao desenvolvimento de novos produtos e soluções.

Tivemos grandes avanços em termos de gestão em vários aspectos:

  • Gestão da Qualidade
    • A confiabilidade no fornecedor permitiu a melhoria dos serviços desenvolvidos.
    • Automação dos testes garantindo a liberação mais qualificada dos produtos e soluções.
    • As reuniões semanais com a equipe de assistência (pós-venda) para discussão de problemas em clientes estão praticamente extintas.
  • Gestão do Relacionamento com outras áreas
    • A padronização dos serviços tem promovido a união das equipes de hardware e de software na definição de novos produtos e soluções.
    • Área comercial ampliou envolvimento da área de TI na validação das demandas dos clientes.

Atmosfera Dedalus – Uma palavra final

Fernando Cataldi – Quando falamos de nuvem, o estabelecimento de processos de gestão tanto por parte do fornecedor quanto do nosso lado é fundamental, porque tudo na nuvem é muito rápido, muito crítico e atinge um grande número de usuários. Se não houver uma excelente gestão da qualidade para garantir o produto ou a solução a ser disponibilizada, as consequências certamente serão bem prejudiciais ao negócio da DIMEP.

Hoje, com o apoio da Dedalus, temos o melhor dos cenários e, por consequência, clientes (internos e externos) bem satisfeitos.

Créditos: Conteúdo da Revista Atmosfera, publicação interna da Dedalus Prime.
* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.