QUAL É A DOS RH´s? Dicas

Júlio Correia Neto

Gostar de gente é, portanto, gostar de você primeiramente. Se amar profundamente, se respeitar, se aceitar, buscando as melhoras necessárias, a todo momento. Sem isso, afirmo com segurança, como tudo na vida, não poderá exercer uma posição de gestor de RH em sua plenitude.

Portanto meus adoráveis parceiros de RH:

  • Procurem ser verdadeiros em seus feedbacks
  • Propaguem a comunicação clara, transparente e direta. Se façam disponíveis e presentes com sinceridade e amorosidade
  • Aprendam a escutar sem julgamentos pré-concebidos ou preconceituosos
  • Procurem conhecer ao máximo possível a rotina de uma área, suas particularidades na prática e, não tão somente, na teoria
  • Respeitem os candidatos, pois amanhã você poderá estar na mesma situação
  • Respeitem os funcionários de forma individual. Gostar de gente é ter paciência no trato com a diversidade humana
  • Ninguém é burro, incompetente, etc, etc. Existem pessoas com determinadas limitações por (i) não ter tido acesso a bons colégios/universidades, (ii) a uma boa alimentação durante a infância, (iii) a uma criação dura e/ou ausente dos pais, (iv) trabalhar com que não gosta, dentre outros fatores. Portanto, entenda antes de apontar o dedo, rotular. Cada pessoa é um ser único. Não generalize

Eu luto diariamente por empresas humanizadas. E vocês do RH tem um papel muito importante. Portanto, honrem este desafio, pois, por aqui passa a sustentabilidade para o futuro, tão discutida na atualidade, mas que ainda é muito pouco feito na prática, diferentemente da retórica expostas nas meses do alto escalão.

O texto visa provocar, em 4 partes, uma reflexão sobre o verdadeiro papel do RH no universo corporativo contemporâneo, de forma prática e direta, salientando que o ato de gostar de gente pressupõem, antes de mais nada e, em primeiro lugar, gostar de si próprio.

Sobre o Autor:

Júlio Correia Neto é Contador e Business Coach com especializações nas áreas de negócios, liderança, empreendedorismo e humanas. Experiência em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais, tendo conduzido processos críticos de gestão compartilhada de mudança organizacional, utilizando metodologia que integra aspectos técnicos e humanos para atingir os resultados de forma rápida e consistente.

eMail: juliocorreianeto@hotmail.com

*Ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicadas no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.