TCC: Proposta de Metodologia para Escolha de Gestores de Equipe/Líderes

Luiz Henrique Zaparoli

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de MBA em Marketing e Gestão de equipes.

Desenvolvimento

Como sabemos que existem várias abordagens/teorias sobre os estilos de liderança e por este motivo, será necessário delimitar o tipo de organização bem como o tipo e tamanho de equipe para que se possa, a partir das características de liderança desejadas, definir um procedimento a ser seguido.

Assim sendo, consideraremos para esta proposta de metodologia uma equipe inserida em ambiente industrial de produção e manutenção de até 200 colaboradores, dentre os quais devemos escolher 1 para o cargo de gestor

Após a definição do tipo de liderança que se espera obter, do tamanho e tipo de equipe a ser gerida podemos elencar as ações a serem realizadas para o desenvolvimento do projeto sendo:

  • Definição de itens impeditivos (tempo de casa, formação acadêmica, etc).
  • Definição de metodologia de análise comportamental dos candidatos e sua convergência para as características da liderança desejada.
  • Definição de metodologia de análise da capacidade técnica e formação acadêmica.
  • Definição de metodologia de análise de desempenho dos candidatos em suas funções atuais.
  • Definição de metodologia de análise de conhecimento da legislação trabalhista e de segurança no trabalho.
  • Definição da metodologia de condensação das análises dos itens anteriores

A definição de itens impeditivos para um determinado candidato concorrer à vaga de lider/gestor de equipe deve ser a primeira ação da equipe de seleção e deve ser divulgada quando da abertura das inscrições. Podem ser exigidos, por exemplo, tempo mínimo de trabalho na empresa, tempo mínimo de experiência na profissão e formação acadêmica. Os candidatos que não atenderem a estes requisitos mínimos não teriam direito a participar do processo de seleção, ou seja, esta primeira etapa é puramente eliminatória.

Os candidatos que apresentarem os requisitos mínimos para participarem do processo seletivo deverão em uma segunda etapa passar por processo de avaliação psicológica.

Historicamente, para Cansian (2002), a Psicologia entrou nas empresas pela porta da seleção e avaliação de pessoal. O desenvolvimento de quaisquer atividades dentro ou fora das organizações depende e muito das condições das empresas, e, principalmente, do profissional que as realiza. O mercado, extremamente competitivo, exige cada vez mais competência técnica e interpessoal, de tal modo que tanto as condições pessoais (crenças, valores, postura, capacidade para colocar idéias) quanto às técnicas (formação acadêmica, cursos de especialização, domínio de tecnologias) auxiliarão a determinar o espaço de trabalho do profissional e a credibilidade de suas propostas.

A avaliação psicológica deverá através de testes, entrevistas e dinâmicas identificar as características de personalidade como relação interpessoal, agressividade dinamismo, capacidade de tomada de decisão, produtividade, ousadia, responsabilidade entre outras e verificar quais se aproximam das características de liderança esperadas.

Continue lendo, baixe o artigo completo: monografia

Sobre o Autor:

Luiz Henrique Zaparoli é Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em 2001. Pós graduado em Engenharia de Segurança pela Universidade Estadual de Minas Gerais ( UEMG). Pós graduado em Especialização em Manutenção de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em 2011. MBA em Marketing e Gestão de Equipes  pela Universidade Cândido Mendes em  2017. 16 anos de experiência na Supervisão de Equipes de manutenção da Geração , Transmissão e Distribuição de energia Elétrica. Proprietário da Focus Treinamentos e Consultoria – www.treinamentosfocus.com.br

eMail: zaparoli@treinamentosfocus.com.br

Compartilhar Este Post

7 Respostas para "TCC: Proposta de Metodologia para Escolha de Gestores de Equipe/Líderes"

  1. WLADIMIR RODRIGUES RAMOS · Editar

    Parabéns Zaparoli.
    Nesta modelagem a possibilidade de gestor com proficiência e atendimento às necessidades de uma organização. ..

  2. Viviane Vargas · Editar

    Parabéns pelo trabalho e reconhecimento. A escolha de funcionários capacitados para exercer a função determinada deve ser bem criteriosa e com o método do trabalho vai auxiliar as empresas de RH a selecionarem o mais preparado para o cargo ????????

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.