Como aumentar minha Remuneração?

Washington Leão Machado

Caro leitor, para analisarmos como podemos aumentar nossa remuneração, vamos começar entendendo, qual é missão da área de Cargos e Salários nas empresas?  A missão desta área é equilibrar os pacotes de remuneração e salários nas organizações, mantendo a atração e retenção de talentos. Portanto, torna-se de suma importância as empresas terem esta área estruturada e esta necessidade aumenta com a crise. Tendo os cargos e salários equilibrados, as empresas tem uma excelente ferramenta para reter os talentos e evitar problemas jurídicos como equiparação salarial e processos trabalhistas. Organizar o pacote de remuneração mantém a empresa competitiva e atraente para mercado e auxilia na dificuldade que é o grande desafio para as empresas: Remunerar de forma justa, meritocrática e sem desperdiçar recursos.

Este é o pilar da meritocracia. Remunerar de forma justa, de acordo com o desempenho e  das responsabilidades. Quer aumentar sua remuneração? Comece a buscar novos conhecimentos, aprendizados e experiências. Sabe aqueles projetos que ninguém quer fazer? Aquelas atividades que ninguém assume?

O mercado de trabalho funciona como a lei da oferta e demanda da Economia. Quanto maior a oferta o preço diminui e quanto maior a demanda e menos oferta, o preço cresce. Em termos de carreira, quanto mais raras forem suas competências e especialidades, maior valor de remuneração terá seu cargo.

As competências são desenvolvidas a partir das experiências e práticas das funções. Participando dos projetos e atividades da área ou de outras áreas, desenvolvemos as habilidades e nos torna competitivos. Busque participar, aprenda novos conhecimentos e aproveite o aprendizado para ensinar outros. Assim como as empresas desejam segurança ao remunerar de acordo com as responsabilidades através de suas áreas de cargos e salários, nós profissionais devemos estar prontos para assumir nossas carreiras e para termos desempenhos que justifiquem nossa remuneração.

Aristóteles: “Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito”.

Sobre o Autor:

Washington Leão Machado é Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.

E-mail: washingtonleaomachado@gmail.com

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.