Estilo de vida e seu impacto na saúde

Sandra Barros

O estilo de vida é o conjunto de comportamentos, padrões, costumes, hábitos e atitudes que estabelecemos com frequência, ou seja, de forma recorrente. É responsável por nossa qualidade de vida e, portanto, afeta diretamente nossa saúde.

Depressão, ansiedade, hipertensão arterial, obesidade, diabetes, síndrome do pânico, entre outros estados de doença e/ou mal estar e insatisfação tem o estilo de vida como um dos fatores em comum que os causam. O ambiente e a genética também contribuem, mas vários estudos tem demonstrado que o estilo de vida é o que maior impacto tem.

Vejamos alguns exemplos: acidentes de carro são em 69% das vezes causados pelo estilo de  vida; homicídio 63%; suicídio 60%; câncer 37%; AVC 50%, etc. (fonte: Centers of Desease Control and Prevention).

Para que o nosso estilo de vida tenha um impacto positivo na nossa saúde temos que: manter uma alimentação saudável, dormir de 8 a 9h, prevenir doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas (o que inclui cigarro e bebida), manter pratica de atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, garantir vida social (amigos e família), desenvolver nosso lado espiritual e cuidar do nosso orçamento financeiro evitando gastar o que no momento não temos.

Outro aspecto importante é identificarmos fatores que nos estressam e, procurar dentro do possível, eliminá-los da nossa vida. Esses “aspectos” podem ser desde uma torneira que pinga e nos irrita, até um cabelo a ser cuidado, um tapete que não gostamos, um sofá que esteja sujo, uma mesa de trabalho com pilhas de papel, etc. Vale a pena listar todos e ir eliminando os mais fáceis.

Então, mãos a obra. Ponha no papel o que te incomoda (fatores estressores) e, lembrando as diferentes perspectivas do que vem a ser seu estilo de vida, identifique metas para garantir que façam parte do seu dia a dia.

Cuidando de você, garantindo um estilo de vida agradável e saudável, certamente você ira se sentir mais feliz e satisfeito, além de prevenir doenças. Só depende de você. Pense nisso.

NOTA COMPLEMENTAR:

O estilo de vida é o fator que maior impacto tem na nossa saúde. Afeta nosso estado de satisfação e sentimento de felicidade e bem estar. Entenda como isso acontece e como você pode interferir para se tornar uma pessoa mais feliz e saudável.

Sobre a Autora:

Sandra Barros é Psicóloga, com mestrado em Administração de Empresas. Formada em coaching ICI (Integrated Coaching Institute). Experiência de 36 anos como psicóloga clinica e organizacional, consultora e cargos de direção em empresas.

Email: psicologasandrabarros@gmail.com

Profile: https://www.linkedin.com/in/sandrabarros2501/

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.