Os três estilos de liderança para gerar alta performance na equipe

Ricardo Resstel

A maioria dos times não melhora naturalmente. Se você os deixar totalmente sozinhos, há grandes chances do desenvolvimento não acontecer. Um time de futebol não vira campeão brasileiro sem um técnico, por exemplo.

A equipe perde o foco, a energia é reduzida, conflitos surgem e cedo ou tarde você acaba perdendo os melhores integrantes. O resultado é uma equipe medíocre em pouco tempo.

A boa notícia é que, com o estilo correto de liderança, você pode construir uma equipe de ponta ou transformar sua equipe em uma. E aqui estão três estilos de liderança que podem te dar o poder de formar uma equipe campeã.

Estilo 1 – Que encoraja significado

Um é um número muito pequeno para atingir grandeza. Para subir a barra de sua liderança, identifique qual o seu maior sonho como líder e então faça os seguintes questionamentos.

1 – Meu sonho é maior do que eu?

Nenhum sonho que não te dê um frio na barriga ao pensar em realizá-lo vale a pena ser perseguido. Uma equipe de elite não será atraída por uma visão fraca e chamados para voos baixos.

2 – Ele beneficia outros além de mim mesmo?

Se o seu sonho diz respeito exclusivamente ao seu sucesso, pessoas de alta performance não se aterão a ele. É preciso ir além do benefício próprio.

3 – Ele vale a dedicação de boa parte da minha vida?

Um grande erro que frequentemente me deparo ao capacitar pessoas é o fato delas passarem a vida buscando escalar uma montanha e quando chegam no topo descobrem que estão na montanha errada. Avalie bem o seu sonho.

Se você respondeu sim a essas três perguntas, então busque pessoas que se encaixem nesse sonho. Faça uma lista das características das pessoas necessárias para atingir esse objetivo, encontre essas pessoas e as convide a subir a montanha contigo.

Estilo 2 – Que compartilha a visão macro.

O objetivo é mais importante do que o cargo. Uma equipe não deve ser um monte de pessoas sendo usadas como uma ferramenta por um indivíduo para seu próprio ganho egoísta. Os membros de uma equipe devem ter metas compartilhadas mutuamente benéficas. Eles devem estar motivados a trabalharem juntos, não manipulados por alguém que deseja a glória individual.

Para empregar esse estilo de liderança, pense em uma equipe da qual você faz parte atualmente (de preferência, uma com um grande objetivo). Que tipo de atitude os membros da equipe têm sobre o objetivo principal? Eles são integrantes da equipe que desejam fazer o que for preciso para que a equipe tenha sucesso? Ou eles desejam beneficiar apenas a si mesmos?

Comece a promover uma mentalidade de equipe focada nos outros, modelando uma vontade de servir ao objetivo principal ao invés de apenas você mesmo.

Estilo 3 – Que se comunica bem e é bom ouvinte

Como líder da organização, departamento ou equipe, cabe a você definir o tom da comunicação. Ela deve ser sempre clara, consistente e, acima de tudo, cortês. Um líder abre mão do direito de agredir as pessoas quando assume uma posição de liderança. Além disso, líderes precisam ouvir.

Quando líderes não escutam seus liderados, clientes e mentores, ele para de crescer em sabedoria, sua equipe começa a não escutá-lo, os membros da equipe param de se comunicar e a indiferença começa a reinar e a corroer a equipe. Por fim, a falha em escutar as pessoas pode levar a hostilidade e a falência total da equipe.

Para lançar mão desse estilo, faça uma pesquisa com seu chefe, colegas e subordinados sobre sua capacidade de ouvir. Se sua nota for baixa, está na hora de fechar a boca e abrir os ouvidos. Essa é a melhor maneira de evoluir como comunicador.

Três estilos de liderança que todo líder de sucesso precisa desenvolver. Identifique em qual momento você se encontra e trabalhe duro no estilo mais relevante ao momento. Não pare de trabalhar até dominar por completo os três estilos e você será capaz de criar times campeões.

Sobre o Autor:

Ricardo Resstel é Coach e palestrante com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do John Maxwell Team – a mais relevante equipe de formação de líderes do mundo.

eMail: www.ricardoresstel.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.