0

Desafiar e confiar, o binômio da motivação

Semadar Marques

Especialistas afirmam que a motivação está mais ligada à curiosidade e vontade de aprender do que a recompensas materiais! E isso é incrível!

Os motivos para ação – motivação – estão totalmente ligados àquilo que lhe desafia, ou seja, que lhe faça entrar em um estado pessoal onde suas melhores habilidades sejam instigadas a serem colocadas em prática, gerando um sentimento de superação que fortalece a autoestima e lhe chama a ir mais além, superando-se a cada dia.

Por isso, empresas e organizações precisam aprender a oferecer desafios que façam funcionários sentirem-se realmente motivados e colocando suas melhores habilidades em prática. Assim, todos trabalhariam no que o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, ex-chefe do departamento de psicologia da universidade de Chicago, chamou de Flow ou estado de fluxo. Tratam-se daqueles momentos em que você está totalmente focado no que faz e tem segurança total que suas competências técnicas e habilidades dão conta do recado. A sensação de estar sendo desafiado em suas capacidades gera concentração, foco e um bem estar extraordinários.

Há algum tempo as lideranças têm entendido que funcionários são seres humanos que aumentam sua performance quando desafiados a colocar em prática suas expertises e know-how, em um ambiente de confiança onde sintam-se seguros a empregarem o que sabem e trazer a tona suas melhores ideias. A inovação e criatividade estão intimamente ligadas a estes espaços de confiança. Assim, aquelas organizações que querem elevar sua performance precisam alinhar expectativas individuais – propósitos e objetivos de cada um – e saber aplicar seus talentos e habilidades de forma a instigá-los a superarem-se a cada dia.

Os seres humanos são profundamente atraídos por desafios e líderes são desenvolvedores de competências comportamentais, o que envolve fortalecer a autoestima e dar segurança aos seus liderados. E ser desafiado em suas melhores habilidades garante o sentimento de autovalor e de superação, além de mobilizar a energia criativa da equipe, gerando inovação e melhoria continua. Tudo que as empresas querem e precisam nos tempos atuais.

Sobre a Autora:

Semadar Marques é especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional. Através de suas palestras, conferências e workshops sobre esses temas, Semadar busca inspirar as pessoas a irem atrás do que lhes faz plenamente felizes.

eMail: www.semadarmarques.com.br    

Filed in: Semadar Marques Tags: 

Fique por Dentro!

Compartilhe

Related Posts

Comente

Enviar

2006 © 2017 RHevista RH. All rights reserved.