O valor da competência: Empatia

Maria de Lourdes Menezes

A empatia, competência determinada a: “Capacidade de se colocar no lugar do outro, sabendo ouvir e entender suas necessidades”, é norteada pelo nosso próprio autoconhecimento e quanto maior consciência das nossas emoções, maior a facilidade de entender o sentimento do outro, pois a raiz dos envolvimentos/relacionamentos em diversas áreas, surge através da sintonia emocional, da capacidade da empatia.

Essa capacidade, de sabermos como o outro se sente, entra em jogo em vários aspectos da vida, quer nas práticas comerciais, administrativas, no namoro e na paternidade, quer ao sermos piedosos e nas ações políticas. Já a falta de empatia é encontrada e reveladora em criminosos de periculosidade a se considerar.

As emoções das pessoas raramente são postas em palavras; com muito mais frequências, são expressas sob outras formas e desta feita a chave para entendermos melhor o outro,  esta em nossa capacidade de interpretar canais não verbais: o tom de voz, gestos, expressões facial e outros sinais.

Alguns estudos sugerem que as origens da empatia podem ser identificadas na infância,  quando um bebe fica perturbado, ao ouvir outro bebe chorando, este comportamento é encarado como primeiro indicador da empatia que, se desenvolve até a idade adulta e a sintonia ocorre tacitamente, como parte do ritmo do relacionamento, sentir com o outro é envolver-se. A empatia também é o suporte de muitas facetas de julgamentos e ações  morais, pois a própria capacidade de afeto empático, de colocar-se no lugar do outro, leva as pessoas a seguir certos princípios morais.

Hoje em dia o mundo coorporativo está muito engajado em ter no seu quadro de funcionários, um número cada vez maior de empáticos, reconhecendo a empatia como uma competência, portanto, uma capacidade que pode ser desenvolvida e ensinada, o que atrai as empresas com o foco produtivo e de resultados positivos. A empatia é o caminho da ética e a raiz do altruísmo.

A empatia é um suporte de muitas nuances dos julgamentos e ações morais.

Sobre a Autora:

Maria de Lourdes Menezes: 20 anos de experiência em RH, atuando em processos de captação e desenvolvimento de pessoas, em empresas de médio e grande porte. Graduada em Psicologia, Pós-graduação em Adm. Hospitalar e em Gestão de Pessoas. Graduando Direito. Atuação na área clinica com adultos e adolescentes em atendimento Psicoterapêutico, Cirurgia Bariátrica e Orientação Vocacional.

eMail: mmalupsico@terra.com.br

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