Enfrente a crise!

Fran Winandy

Tingir os cabelos, fazer uso de cremes e procedimentos estéticos para atenuar rugas e marcas de expressão, recursos muito usados por homens e mulheres para retardar as marcas do envelhecimento, não são mais suficientes para conter as dificuldades dos profissionais mais velhos em conseguir um emprego.

O desemprego continua no pais e a solução, para boa parte dos desempregados é recorrer ao mercado informal, reduto tradicionalmente ocupado pela mão de obra grisalha, que, em função do etarismo (preconceito de idade) das organizações, já vinha se acostumando a aceitar propostas de trabalho fora dos padrões tradicionais.

Com a concorrência acirrada pela enxurrada de profissionais mais novos em busca de trabalho, o Mercado vai se estreitando e os trabalhadores mais velhos percebem que precisam se reinventar, pois o Governo dificilmente será um aliado frente ao problema. O que fazer?

Não existe uma fórmula, mas ser pessimista só atrapalha! Ative seus contatos, aperfeiçoe suas competências!

Veja como seu conhecimento poderia ser utilizado de forma rentável: um chefe de cozinha treina cozinheiras, um administrador atua como marceneiro, uma secretária é agora “passeadora de cães”, um diretor virou Coach  de Carreira, uma analista leva idosas ao teatro, e assim por diante! As portas vão se abrindo à medida que sua cabeça o faz!

Seja diferente, adapte seu serviço ou produto ao Mercado. Pense em algo que só você irá oferecer. Quem sabe não é este o momento de virar a mesa e investir para ser mais feliz no futuro?

Como enfrentar a crise? Pense no que você gosta de fazer e faz bem, de preferência melhor do que a maioria das pessoas que você conhece. Reflita sobre como essa competência poderia ser usada em novos cenários e, se necessário, aprofunde, estude, aperfeiçoe: torne-se o melhor!

Sobre a Autora:

Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social  nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia de Consultoria, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.

Contato: https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.