Desempregado: e agora?

Fran Winandy

Final de ano não combina com desemprego. Mas desanimar não vai ajudar a enfrentar esta realidade! Respire fundo e vamos à luta! A procura de um trabalho é o seu emprego. Dedique pelo menos metade do seu dia a uma rotina. Se você não fizer isso de forma sistemática o tempo vai passar e nada vai acontecer.

Reveja o seu currículo. Ele tem duas páginas?Se tiver mais, reduza. Coloque um objetivo. O currículo é uma vitrine de sua trajetória.

Veja quais são os pontos fracos do seu currículo. Inglês intermediário? Estude, procure cursos on line gratuitos.

Seu perfil está no LinkedIn? Coloque! Participe de grupos da sua área, acompanhe as discussões.

Inscreva-se em bancos de dados de empresas que não cobrem de candidatos, como o vagas.com.br e outros.

Faça uma lista das empresas-alvo. Verifique em quais você conhece pessoas que poderão te ajudar; nas que não conhece ninguém, tente ampliar a sua rede de contatos.

Faça contatos, expanda a sua rede. Participe de eventos, cursos e ocasiões onde possa trocar informações com as pessoas. Saia da toca!

Faça um trabalho voluntário! Você verá novas pessoas e se sentirá útil. O site atados.com.br poderá te ajudar a encontrar algo.

Pense num “Plano B”. O que você gosta de fazer faz bem e poderia virar um negócio? Gosta de cachorros? Poderia passear com cachorros de pessoas do seu prédio que trabalham e não tem tempo para isso. Cozinha bem? Pode fazer doces para vender. Tem bom relacionamento com idosos, carro e tempo disponível? Poderia se oferecer para levá-los à médicos ou simplesmente passeios para distraí-los. Fala francês? Aulas particulares. Teste enquanto não consegue uma colocação efetiva.

Muitas vezes o “Plano B” se torna nosso “Plano A” e, quando olhamos para trás, percebemos que somos muito mais felizes!

Com a crise muitas pessoas encontram-se desempregadas neste final de ano. O que fazer para não desanimar? Como abordar o Mercado de forma estratégica? Dá para elaborar um “Plano B”?

Sobre a Autora:

Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social  nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia de Consultoria, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.

Contato: https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.