Dois Ouvidos e uma só Boca!

Rita AlonsoA pessoa inteligente ouve mais e fala menos, por isso temos dois ouvidos e apenas uma boca.

Apesar de estarmos na era da palavra falada, do diálogo e da comunicação, as pessoas não sabem escutar. Não são boas ouvintes porque nossa capacidade efetiva de ouvir é pouco desenvolvida.

O importante é ouvir para “compreender” e não apenas para fazer pose. Ouvir vai muito mais além do simples ato de escutar.

Se ao chegar a uma festa e encontrar uma amiga de que gosto muito ela me diz: “-Nossa, Rita, este seu vestido está horrível…”.

O que eu penso? “-Bem, ela deve estar com algum problema para falar assim comigo ou talvez este vestido não tenha me caído bem…”.

Agora, se ao chegar a uma festa e encontrar uma amiga que detesto e ela me diz: “-Nossa, Rita, este seu vestido está maravilhoso!!!”.

O que eu penso? Hum, isto é inveja! Essa mulher é invejosa, um poço de inveja…

Não é assim mesmo?

E sabe por que isto acontece? Porque muitas vezes ouvimos apenas nosso sentimento e não o que realmente aquela pessoa quis expor.

A gente não ouve o que o outro diz. Houve-se o que o outro não está falando.

São os ruídos interferindo significativamente na comunicação.

E sofremos…

Sofremos porque, muitas vezes, pensamos ter ouvido aquilo que não foi verdadeiramente dito. Porque acreditamos que o que acabamos de ouvir é uma grande crítica destrutiva quando na verdade não é.

O desenvolvimento de algumas atitudes nos auxilia, sem sombra de dúvida, a edificar relacionamentos mais fortalecidos, a se conhecer melhor e, consequentemente, sofrer menos.

Controle suas emoções, pois elas podem se transformar em sérias barreiras a uma comunicação realmente eficaz.

E quando estamos em meio a uma discussão ferrenha? Bem, aí é que realmente não ouvimos o outro. Apenas nos preocupamos em preparar o que iremos dizer em seguida, assim que a pessoa calar a boca ou respirar. E muitas vezes, nem isso, pois atropelamos a sua fala, falando no mesmo instante que ela.

As pessoas apenas ouvem o que gostaria que o outro dissesse.

Elas apenas ouvem o que estão sentindo.

Apenas ouvem o que já pensava a respeito do que a outra pessoa está dizendo.

As pessoas costumam tirar da fala dos outros somente as partes que as interessam, que as agradam, que as incomodam, ou tudo aquilo que as emociona, assim confirmando ou rejeitando seus próprio pensamento e sentimento.

São, na verdade, partes de falas que se adaptam ao impulso de fúria, amor ou aversão que sentem por quem fala.

Apenas partes de falas que possam fazer sentido para opinião e modo de ver que no momento, estejam predominando ou tocando mais diretamente a elas.

Reflita. Muitas vezes…

As pessoas ouvem apenas o que elas querem ouvir.

As pessoas só ouvem aquilo que já estavam acostumadas a ouvir. As pessoas apenas ouvem o que imaginam que o outro ia falar.

Abraços e fiquem bem…

Sobre a Autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

28 Respostas para "Dois Ouvidos e uma só Boca!"

  1. Rubens Do Carmo Santana · Editar

    Bom dia minha querida amiga e professora. Não esperava menos de vc depois que descobri sua página. Tenho aprimorado meus conceitos comportamentais e aplicado o conhecimento em mim na nova profissão: Sou corretor de imóveis e a lidar com um público mesclado de todo tipo de culturas e conhecimentos com vários tipos de comportamentos. Suas aulas tem sido um alicerce profissional espetacular. (sim concordo com vc e assumo que também falho às vezes de não querer ouvir o que quero, ou achar que vou adivinhar o que o outro quer. Vc e nota mil amiga. Valeu.
    Sou formado em gestão de segurança empresarial, tenho curso de extensão em segurança da informação , sou inspetor de segurança e adm penitenciária.sou aposentado, e atualmente trabalho de corretor de imóveis,trabalho numa profissão ,que lida, com sentimentos valores,emoções,dinheiro,conceitos morais,disputas nem sempre sadias, e honestas , pois as vezes o dinheiro envolve necessidades, e as pessoas fracas de caráter falham e erram . Sum Tzu escreveu: quando o estrategista falha o soldado morre.tenho aprendido muito com vc . Parabéns, ser seu amigo foi a melhor coisa que me aconteceu, buscar conhecimento e agregar sempre novos valores. Tudo de bom. bjs amiga!

  2. Tânia Vellasco
    Dirijo-me a ti. Além do texto ser profundo para o ciclo em que vivo. Aprendemos a ouvir sem som algum e tão somente com o coração. Penso ser o maior aprendizado que já tive até os dias atuais, pois enquanto aqui estivermos buscamos a comunicação com outros seres e eles sempre olharão uns pelos outros se souberem a convivência com as diferenças. Obrigada querida. 😉

  3. Nossa professora Rita, a gente vive num mundo tão acelerado, onde recebemos tantas informações ao mesmo tempo e onde as mudanças são cada vez mais constantes e rápidas… este seu texto me fez repensar o quanto muitas vezes por esse ritmo louco imposto em nosso dia-a-dia, acabamos deixando nossa emoção falar mais alto, deixando de parar por alguns instantes para apenas ouvir aquilo que o outro tem a nos dizer…Muitas vezes nos deixamos levar por nossa impulsividade e ansiedade e nos esquecemos que cabeças que pensam juntas, com certeza pensam melhor, sem dúvida conseguem enxergar coisas e fatos numa amplitude muito maior…Obrigada pela reflexão que este texto traz… posso até concluir que o ato de ouvir, em qualquer contexto, seja ele profissional ou pessoal, é uma bela virtude… Abraços!

  4. Tânia Vellasco · Editar

    Rita;

    Parabéns mais uma vez um belíssimo texto! O maior problema do mundo “Comunicação”, onde o saber Ouvir/ Escutar tem a sua maior essência. Nossa! E como é dificil quando estamos envolvidos no processo onde as energias estão a flor da pele…. Aí é que precisamos do famoso equilibrio para parar entender o outro.

    Concordo com os depoimentos ,mas fiquei emocionada e confesso que a vivência diária da MARÍLIA BAHR, consegue resumir o quanto ainda temos que aprender… SEMPRE! BJS TV

    😛

  5. Parabens..! precisamos acreditar um pouco em nós mesma. e também nas pessoas, deixarmos de ser tão encucados com tudo em nossa volta e enxergarmos um pouco as coisas diante do nosso nariz…….precisamos dar crédito as coisas verdadeiras.. para sermos verdadeiros….. ❗ 😀 🙄 🙄 bjs

  6. maria lucinéia alves dos santos · Editar

    bom dia!
    É verdade ouvir é sinônimo de humildade em
    reconhecer que alguém tem algo a nos ensinar.
    sem nos fecharmos na “nossa verdade” absoluta.lembrando
    sempre que cada um tem seu ponto de vista segundo ,sua percepção
    do mundo.mas, mesmo ouvindo ficamos com que qureremo ouvir,talvez
    por termos construido alguns conceitos.
    um grande abraço.

  7. bom gostei muto.. muito interessante se bem que isso serve um pouco p mim…. nossa eu sei falar mais ouvir nao ‘e muito comigo,,, ate q eu tento,… 😛

  8. Rita querida
    O texto é ótimo!
    Acrescento que o mais “ouvidor” é aquela pessoa que, ao deparar-se com outras formas de comunicação, aprende a interpretá-las. Um exemplo bem contundente é o que vivo com minha Mãe. Ela é portadora de Alzheimer e não emite sequer um som. Através dos olhos a comunicação se faz. E, quantos sentires por ali passam. Quantas palavras que, talvez, pronunciadas não fariam tanto sentido.
    Beijos, Paz e Prosperidade!

  9. Quando ouvimos,não é somente com os ouvidos,com sentimentos,mas também com instintos,trazemos conosco,esta memória primitiva,em que aprendemos a ler o gestual,além da voz,porque o corpo fala!Tentemos observar alguém falando,pode ser ao longe,até sem som,e verá o quanto ouviu,não o que ouviu.Achei interessante demais o assunto,reflexivo,amplo,olhe só,que arranjei mais um “ouvido”!Traga sempre estes temas Rita,são de muita ajuda e auto conhecimento!
    Beijos!

  10. O texto é um relato do nosso cotidiano, embora minha profissão exija que fale muito, mais que o outro, é preciso ouvir também! Até mesmo para saber o que devo ou não falar…. muito bom!!!

  11. Ainda estou processando esta leitura,embora,já tenha surtido alguns efeitos,mas ainda esperarei mais,para formular algo!
    Abraços,volto logo! 🙄

  12. Rita, adorei seu artigo, e ja passei varias vezes por essa situação, de não saber ouvir, e logico tirar conclusões e tomar decisões precipitadas, que por fim acabam por prejudicar a mim mesma. Mais hoje tenho escutado mais antes de tirar minhas conclusões, com o tempo vem a sabedoria de aprender a ouvir. Beijos parabéns pelo artigo

  13. Rosiane Pereira da Silva · Editar

    Penso que se as pessoas exercitassem mais frequentemente a prática do saber ouvir, possivilmente conseguiriam se posicionar de maneira mais assertiva, principalmente quando ocupam cargos de comando. Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Excelente o artigo, Rita! Qualquer pessoa já passou por esta situação. É da natureza humana. Eu confesso que gosto mais de usar os ouvidos, rsrsrsrsrs. Beijos.

  15. Professora Rita.
    Este texto é uma grade realidade pois na maioria das vezes, isto nos acontece no dia a dia e nem sempre percebemos. Isto já me aconteceu e por várias vezes, atropelei a fala das pessoas não as deixando expressar o que queriam. Ao ler este texto me dei conta de que tenho que tomar mais cuidado daqui em diante, para que não mais repita este mesmo erro. Obrigado por mais esta ajuda. Um grande Abraço.
    Jose Antunes

  16. Com certeza muitos, como eu, q leram este artigo se identificaram, pq com certeza já passaram por algum mau-entendido, por não saber ouvir.
    Excelente!
    Bjs

  17. Jacqueline Ribeiro · Editar

    😉

    Boa reflexão!!
    Penso que nossa audição está mais ligada aos nossos sentimentos, valores, opiniões do que propriamente ao sentido de ‘ouvir’.
    O que pensamos sobre quem fala interfere diretamente no que se ouve e o que se entende. Creio que nos atemos muito pouco ao que se está dizendo. Essa é uma área de muitos enganos e que, com certeza, precisamos nos submenter a Deus para corrigi-la. Muitos tem conseguido controlar suas emoções pela inteligência e experiência de vida que possuem mas, na verdade, somente Jesus pode operar no nosso interior a cura desses males, afinal, Ele veio para resgatar o homem em todos os sentidos.
    Que sejamos curados e possamos, como diz no texto, criar relacionamentos mais fortalecidos e verdadeiros. Deus abençoe a todos!! Bjs. Jacqueline

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.