A Todos os Jorges Alves, Josés, Antonios e Anas

Faço parte de alguns bons grupos de discussão pela internet.

Este mês gostaria de comentar sobre um personagem da vida real -que também pertence a um destes grupos- chamado Jorge Alves, mas que poderia ter qualquer outro nome, principalmente, porque retrata uma trajetória similar a tantas outras pessoas, só que com um final de história que encanta qualquer um…

Vou reproduzir aqui parte de um dos e-mails dele:

“Queridos amigos da rede,

quero aqui fazer um agradecimento do fundo do meu coração a todos os integrantes e em especial a Professora Rita Alonso que com os seus artigos e textos me fez crescer como gente e como profissional me fez enxergar que eu sou um vencedor, pois fiquei desempregado por 02 anos e recebi vários “nãos” e por muitas vezes me senti humilhado por algumas empresas que não quiseram me dar uma oportunidade.

Amigos eu nunca havia passado por situação semelhante a esta e confesso que muitas vezes sai de casa a procura de trabalho e ao final do dia não tinha coragem de retornar ao lar porque tinha vergonha de encarar minha esposa e meus filhos em especial a minha filha MAYARA que não me pedia muito, só um MP3 que eu não tinha condições de comprar.

Foi neste grupo que encontrei forças para continuar em busca de um emprego, foi neste grupo que comecei a acompanhar os artigos e textos da Prof. Rita Alonso e através destes textos consegui fixar uma meta, mirei uma empresa de suco de laranja enviei meu currículo por várias vezes até que fui chamado para uma entrevista e a partir daí começou a minha vitória. Fui contratado como ajudante posteriormente promovido a líder de ajudante e após, promovido a controlador de embarque.

Ontem recebi a noticia que a partir de hoje serei promovido a operador de painel de controle de embarque de sucos a granel.
Por isso quero agradecer a todos aqui da rede e em especial a você professora que me proporcionou ver as coisas de um modo diferente.

Quero dizer também que hoje eu sinto pena das empresas que recusaram meu currículo e daquelas que nem sequer me deram a oportunidade de uma entrevista.

Resumindo : hoje eu sou um trabalhador feliz e faço do meu ambiente de trabalho a continuação do meu lar onde eu me dou bem com todos e todos gostam muito de mim como amigo e como profissional.

Professora Rita se deus quiser um dia eu e meus familiares teremos a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente.

Jorge Alves Da Silva”


Estes dias recebemos mais notícias do Jorge, leiam um trecho do que ele escreveu:

“Estou de volta para agradecer a todos por mais uma vitória na minha vida. Eu que a pouco tempo era uma pessoa sem estima nenhuma devido aos constantes fracassos profissionais, não por falta de tentar nem por falta de vontade de vencer, só sei dizer que tudo que eu fazia dava errado. Nem o ensino médio eu conseguia terminar (…)

Mais uma meta está sendo cumprida:  comecei o meu curso superior em graduação tecnológica em logística. Quem diria ? Eu que não conseguia concluir o ensino médio hoje estou numa universidade, um pouco tarde é claro, mas com objetivo. Sem contar a alegria que minha filha está sentindo em  falar pra suas amiguinhas que o papai é universitário.”

Pois é amigos… Lembro-me bem do primeiro e-mail do Jorge Alves: desorientado, desestimulado, perdido e transpassando um enorme vazio interno.
Ei, espera. Não estou falando do Jorge Alves. Estou falando de mim… nas tantas vezes em que enfrentei alguns problemas: desorientada, desestimulada, perdida e com um buraco do tamanho do mundo n´alma.

Mas, novamente, não estou falando só da Rita Alonso. Estou falando dos Josés, dos Antônios, das Anas que passaram pelas minhas mãos nestes 25 anos de profissão onde lidei com as mais variadas personalidades, os mais diferentes e imaturos alunos, os mais perdidos candidatos na entrevista. Mas que tinham escondidos no olhar uma vontade enorme de mudar o mundo, mudar o sistema, mudar para melhor, mudar, mudar e mudar…

E certamente estou falando de você também.

Atire a primeira pedra quem nunca se sentiu assim…

Hoje, mais uma vez, vejo o Jorge Alves dar a volta por cima, ter mais uma batalha ganha. Mais uma conquista, mais uma vitória para mostrar para sua pequena Mayara a lição que nunca irão esquecer: desistir é o atalho mais fácil, mas não é a estrada certa que levará aonde se quer chegar.

Sabe o que eu, o Jorge e você que está lendo isso agora temos em comum?

Pense…

A questão é que todos nós, seres humanos não infalíveis padecemos do mesmo mal: Em algum momento de nossas vidas nos deparamos frente a frente com algo tão maior, tão assustador, tão inatingível que nos torna tão pequenos e frágeis que nos faz duvidar, até, se o continuar vale realmente a pena.E o Jorge  Alves continuou…  não esmoreceu… perseverou e repetiu inúmeras vezes que iria ter vitória, mesmo a adversidade se tornando vultuosa, e o inimigo chamado “sem saída” sussurrando todas as noites em seu ouvido: “-Você não vai conseguir, não vai vencer”. Mas ele venceu! Venceu e continua vencendo. Por amor a esposa, por amor aos filhos, por amor a sua Mayara  e, principalmente, por amor-próprio.

Sobre a Autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

38 Respostas para "A Todos os Jorges Alves, Josés, Antonios e Anas"

  1. Francisca Montarroyos · Editar

    Oi, Professora é a realidade que enfrentamos nos  dias de hj, infelizmente existem pessoas que só olham a aparência…… e esquecem que todos começaram como nós, em uma sala de aula como aluno, ele lutou e não desistiu isso foi o mas importante uma pessoa perseverante…e com certeza muito prospera….. 

  2. college scholarships · Editar

    Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  3. Medical Billing · Editar

    Thanks for an idea, you sparked at thought from a angle I hadn’t given thoguht to yet. Now lets see if I can do something with it.

  4. Linda história! Parabéns por seu trabalho, e parabéns para o Jorge por ter tido a coragem de contar sua trajetória de nãos, os seus sentimentos, por dar o retorno e, principalmente, pela humildade em agradecer! É raro encontrarmos pessoas que sabem ser gratas. E também serve de reflexão para aqueles que têm o seu emprego e que não dão o devido valor e ficam na reclamação e na queixa…
    Parabéns a vocês dois!!!

  5. Amiga Rita!
    Sinto enorme satisfação de assim chamá-la, porque além de fazer parte da minha rede, tenho acompanhado seus artigos que têm servido de estímulo. Sou mais um “Jorge”, que a quatro anos busca uma recolocação, tenho uma filha cheia de sonhos e há dois anos remo contra a maré como microempresário, mas acima de tudo cheio de esperança e disposição para a luta.
    Que Deus continue te abençoando e te inspire cada vez mais a incentivar os Jorges, os Antônios, as Anas , etc, etc, etc.
    Um abraço! 😛

  6. Caríssima Rita:

    É disso mesmo que a humanidade precisa:
    Menos auto-ajuda e mais ajuda mútua.

    Que DEUS te abençoe e que voce prossiga abençoando cada vez mais pessoas.

  7. Jeronymo Santiago Viana · Editar

    Obrigado amiga por ter me escolhido a apreciar o seu trabalho. Sou franco em dizer que sua matéria é um estímulo aqueles que estão desorientados e necessitando de uma palavra amiga.
    Parabéns, ficou ótima sua matéria.

  8. SONIA MARIZA VAINI TONETE · Editar

    BOM DIA AMIGA ,AMIGA DO CÉU QUE LINDO COMO É BOM EXISTIR PESSOAS COMO VC EM NOSSAS VIDAS QUE AMA AJUDAR AS PESSOAS COM SEU JEITO SIMPLES E NÓS ENSINA A CADA DA ,PALAVRAS E TUDO AMIGA PORQUE A DIAS QUE ACORDAMOS NAO MUITO LEGAL AI VEM VC COM ESSE CARINHOS ,QUE NOS ELEVA O CORAÇAO E A ALMA OBRIGADA MINHA LINDA AMIGA. EU TAMBEM QUERO UM DIA ABRAÇA-LA MINHA LINDA BEIJOS AMO VC DEMAIS.

  9. Esse texto é lindo, é um estimulo para todos nós, as vezes estamos descontentes com nosso trabalho, ficamos rodando em circulos e não achamos um caminho para nos automotivar, já que quase sempre não podemos contar com os outros.Não pensamos que apesar de estarmos descontentes estamos empregados, e aqueles como o Jorge Alves, que só ouve as portas se fecharem.
    Isso também acho muito cruel, desde quando que a idade nos incapacitada de fazer as tarefas com perfeição, aonde está a Lei que os mais experientes por conseguinte mais velhos tem que ter seu acesso ao trabalho negado. Demos a todos uma chance, tanto aos novos como aos mais experientes, a troca de ideias e experiencia além de gerar um ótimo relacionamento tanto gera ganhos a empresa.Então vamos nos automotivar e quando pudermos vamos dar oportunidade de trabalho a todos indistintamente.

  10. jorge alves da silva · Editar

    Olá Professora Rita, vc sempre me surpreendendo e me enchendo de alegria.

    Para aqueles que estão lendo e deixando suas mensagens meu muito obrigado. Gente que situação que passei chegava ao ponto de sair cedinho para procurar emprego , bico o que viesse eu pegava e ao final do dia nada. Como voltar para casa? difícil né? Quantas vezes eu chorei calado,quantas vezes eu fui para uma entrevista derrotado e por ai vai….

    Gente eu participava num destes fóruns da net e por obra de Deus me apareceu este ANJO chamado Rita Alonso, que com suas mensagens de motivação me mostrou o caminho para a vitória.

    A Professora Rita com o seu texto me mostrou que a solução´para a minha crise era eu mesmo, bastava eu acreditar em mim , e foi o que fiz e acreditem tudo na minha vida mudou mesmo ,sabe gente hoje do fundo do meu coração me sinto uma pessoa bem melhor do que já fôra um dia . Tudo isso graças A Deus que colocou a Rita no meu caminho.

    Professora Rita obrigado por tudo que vc fez por mim e por minha família.

    beijos de minha família a vc e fique com Deus

    Jorge Alves da Silva.

  11. Pois é Rita, a historia do Jorge, Anas, Ritas, Lyas (eu), é também a historia de jovens com os quais convivo diariamente, meninos e meninas, homens e mulheres sem quase nenhuma perspectiva de vida, com dificuldade enorme de conquistar um espaço no mercado de trabalho que pegamos qualificamos, treinamos, enfim nao damos apenas nossas maos, damos nosso sangue por este projeto, no final atraves de um sorriso, um abraço e até mesmo um olhar dos mais timidos é que sentimos ali o reconhecimento de tanta luta e ai podemos pensar: Meu Deus que coisa boa de sentir, como vale a pena ter lutado por eles, como é bom esta sensção de saber que conseguimos diminuir o quadro da criminalidade e da prostituição! Por tudo, obrigada Deus por existir pessoas que se preocupam com seu semelhante assim como a Ria, Marias, Anas, Lyas e muitos outros!

  12. Nossa, perfeito Rita! Chegando porque não dizer, emocionante relato.
    Boa reflexão,lindo ensinamento
    Tiremos disso um maravilhoso aprendizado..

    Abraços.

  13. Rosileide Santana · Editar

    Obrigada Professora Rita, por relatar essa experiência que serve de encorajamento para todos nós.
    Por inúmeras vezes pensamos em desisitir, mas a esperança e a fé deve existir dentro de nós.
    Uma luz aparecerá para mudar toda a nossa história.
    Abraços…

  14. Bem escrito,humanamente colocado, motivador e belo, como é belo seu exemplo e tudo que de ti parte Professora Rita Alonso.
    Parabéns e que muitos Jorges possam em ti mirar e buscar por seu lugar ao sol.

  15. Olá minha querida e Ilustre amiga Rita Alonso; li com toda a atenção a breve resenha da vida de “Jorge Alves” que publicou e que muito lhe agradeço.
    Conheço tantas histórias parecidas, mas…!! Infelizmente conheço muitas mais que não tem este… final feliz.
    Na verdade, a vida é um mistério que se revela a cada dia que passa, em cada gesto, em cada atitude, em cada comportamento do ser humano… uns..!! Tem “pensamento positivo” acreditam e vão há luta, outros, porem, acomodam-se, relaxam e deixam o tempo passar.
    Talvez se questione se assim é sempre – e eu digo-lhe que não, uma vez que a excepção é o contraponto da regra.
    Em abono da verdade, há muitas pessoas que tal como o “Jorge Alves” não se deixam dominar pelo azar, pelo infortúnio, pelos contratempos… levantam a cabeça, fazem-se à estrada e vão há luta – entregam-se de corpo e alma a uma ideia, a um projecto a uma aspiração… e caminham, caminham, caminham até atingir uma plataforma que os projecte… ou então, pese embora todo esse esforço e atitude a sorte é-lhes madrasta.
    Assim é a vida de uns e de outros que por razões diferentes, seja de atitude, seja de oportunidade, seja de uma certa conjuntura… se afirma em êxito ou em fracasso…
    Ninguém é digno só pelo sucesso como ninguém é indigno só pelo fracasso… uns e outros são o que são pela sua atitude, pela sua postura e comportamento, pelo reconhecimento público que desse esforço ou dessa lassidão fazemos.
    Congratulo-me com “Jorge Alves” e com o desfecho feliz de sua história – é um exemplo para todos e qualquer um de nos…

  16. Olá Prof.ª Rita! O ser humano é mesmo dotado de uma capacidade imensa de fazer de seus fracassos, sua maior vitória!! Acho que o texto acima nos mostra mais do que nunca isso… parece ser diante dos problemas, quando dá vontade de desistir de tudo, que nos tornamos mais fortes, mais maduros e experiêntes para lutar por nossos sonhos, por aquilo que acreditamos e que claro nos faz felizes e ser humanos realizados.
    O Jorge transformou os vários nãos recebidos em entrevistas em uma vontade ainda maior de conseguir um emprego que pudésse não só fazê-lo feliz, mas também proporcionar alegria aos que ele ama. E quero até dizer ao Jorge que nunca é tarde para voltar a estudar… ele com certeza está no caminho certo! Com certeza há de se tornar um profissional cada vez mais bem preparado e em busca de evolução! E que este texto nos sirva de reflexão para jamais desistir de nossos sonhos, daquilo que buscamos! Abraços…

  17. Quanta beleza
    existe dentro de você!
    Sua coragem, seus sonhos
    seu amor que brilha
    e sua constante garra …
    É você quem dá cor
    a tudo que vê.
    Flui de você
    o de mais belo na vida
    “A própria vida!“
    Voe em seus pensamentos
    como um pássaro
    vôo a liberdade …
    a liberdade de sonhar!
    Renove-se.
    Olhe para tudo no mundo
    com confiança
    Com Fé no hoje, no amanhã.
    Confie em seus tesouros
    Porque são de Deus.
    Tudo é lindo
    no mundo de fora
    Quando olhamos
    com os olhos da alma
    Confie…
    liberte suas qualidades
    e voe bem alto
    E verá …
    do que você é capaz!!!

  18. Alonso Sergio Gatti · Editar

    Simplicidade e determinação ,são as maiores virtudes de qualquer curículum,e que Graças a Deus não estão espostas nele e sim com a pessoa .E isso qualquer empresa só ve depois que contratou . Não existe nada mais lindo do que a Alma e o caratér de uma pessoa ,Determinada e simples .Um bj Rita

  19. Rita parabens mais uma vez, eu que ja estive em apuros e voce brilhantemente me ajudou naquela ocasiao, onde meus alunos estavam desenteressados. posso afirmar que voce é muito importante e que seu site continua a me ajudar sempre que preciso. “A MULHER PODE” valeu

  20. maria do carmo brazil · Editar

    Professora Rita

    ..amiga, mulher, ser humano…como eu e você..como todos nós! Um dia,lá trás eu li um texto seu, gostei, li outro, amei..e outro, e outro..me viciei! ..seu trabalho motiva e nos dá audácia para mudar, mudar para melhor sempre. Grande Beijo, 

  21. Lucia Helena Fagundes · Editar

    Tenho aprendido que a autoconfiança faz toda a diferença. Com certeza nenhum de nós pode atirar a 1ª preda….. Não adianta outros dizerem ‘você pode’, se não conseguirmos dizer ‘EU POSSO’

  22. Minha emoção quase não me deixou terminar de ler o texto, pois, a cada linha que eu lia eu me lembrava de um período muito difícil que passei em minha vida. Com muita luta e fé em Deus consegui superar minhas dificuldades, infelizmente naquele período difícil não conhecia a profª Rita, pois tenho certeza de que, com sua sabedoria, encorajamento e motivação eu teria ganho mais “forças” para superar meus problemas.
    Profª Rita, parabéns  pelo trabalho maravillhoso!
    Abraços!

  23. A questão em tudo nesta vida é o quanto podemos suportar e como lidamos com essas questões. Não podemos desistir, pois a cada dia temos que perseverar, uma vez que, não sabemos em que momento vamos alcançar a nossa vitória (realização de um ideal). Escutei uma reportagem a mais de 30 anos na rádio Tupi e fala sobre um suicídio, pois a pessoa estava desesperada e não aguentou e pois fim a vida e quando chegaram viram debaixo de suas portas diversos telegramas. Por mais difícil que esteja não desista, pois haverá um dia melhor amanhã. Sucesso a todos e inclusive a estes personagens que não desistiram e nos exortam a permanecer firme diante das situações complexas da vida. 

  24. É verdade. O nome de todos nós pode muito bem fazer parte deste título. A todo instante a nossa auto estima é colocada a prova. Alguém já disse, uma vez, que ficamos mais inteligentes quando estamos no meio de pessoas inteligentes. Isto se aplica a este seu site, que acabei de conhecer. A cada texto que leio, me sinto mais energizado, com vontade de ler mais e mais e me sinto com a mente mais aberta. Parece que desperta o que temos de melhor dentro de nós e que nunca percebemos antes. Que bom. Parabéns

  25. Andréa Esch Mantovani · Editar

    😀 MARAVILHOSO! FANTÁSTICO!
    Agradeço o convite da ilustre professora Rita Alonso, que me presenteou com esta história comovente  e muito alegrou meu coração. Deus abençoe  sua vida, querida!
    Como é bom ver uma pessoa superar suas dificuldades e vencer! Isso mostra que há esperança, que podemos vencer e que desistir nunca foi a melhor opção. Quantas vezes estamos diante de uma difícil batalha e pensamos em desistir? Somos HUMANOS, mas devemos entender que perder a batalha não significa perder a guerra! Mesmo que outras pessoas digam que você não vai conseguir, acredite em você mesmo e persevere, pois a vitória vem para os que não desistem!
    Carinho a tds e que Deus os abençoe abundantemente.
    Andréa Esch

    Andréa Esch

  26. USANDO O LADO OPOSTO

    Deus costuma usar a solidão,para nos ensinar sobre a convivência.
    As vezes usa a raiva,para que possamos compreender o infinito valor da Paz.
    Outras vezes usa o tédio,quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
    Deus costuma usar o silêncio,para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.
    As vezes usa o cansaço,para que possamos compreender o valor do despertar.
    Outras vezes usa a doença,quando quer nos mostrar a importância da saúde.
    Deus costuma usar o fogo,para nos ensinar sobre a água.
    As vezes usa a terra,para que possamos compreender o valor do ar.
    Outras vezes usa a morte,quando quer nos mostrar a importância da vida.

    Tudo na vida tem um lado bom,e as provações que passamos,nos ensinam a amadurecer para encararmos com sabedoria os desafios que surgem todos os dias e em todos os ”campos” de nossas vidas.

  27. felizmente nunca passei atè agora por uma situaçao dessas, espero nunca ter que passar, mas è bom saber que à pessoas que se importam, com o proximo, bem haja rita , tudo de bom um beijinho grande

  28. Realmente essa historia é uma liçao de vida,é uma pessoa que tem seus valores depois de muitos não, não desistiu da sua batalha continuou sua luta e hoje pode dizer que é um vencedor Parabéns amigo!

    Acompanho a Prof Rita Alonso atrevés do seu site e posso dizer que a cada dia aprendo muito com essa com essa mulher maravilhoso…. 😉

  29. armindo j.n. pelado · Editar

    :idea:Em primeiro lugar quero dar os parabens a prefossora RITA , em segundo lugar a presonage.A realidade todos dias para todos as pessoas neste pais , uns ficam outros partem ,os fracos desistem na primeira porta.os lutatadores vão em a luta com todas portas fechadas ,mas a sempre uma fica entre em aberta ei que chega a hora do vencedores ,

  30. Oi Pf° Rita.
    É uma motivação a todos nós um texto como este. Em algum momento de nossas vidas nos deparamos com situações que não esperamos. Quando nos ingressamos numa Universidade esperamos que ao receber o DIPLOMA logo seremos chamados a uma entrevista.
    Vejo que nem sempre é assim. Quer saber, “as pessoas que recebem “não” são as pessoas mais bem preparadas para enfrentar desafios” pessoas com este histórico conhecem os dois lados da vida profissional. Nem tudo é um jardim de rosas ja dizia o livro de Hanna. E este atravessar, pode ser fácil e pode ser não fácil. Acredto que a parte não fácil vai proporcionar ao indivíduo a busca por mecanismos que antes não fora percebido. E estes mecanismos que cada um de nós temos é que pode fazer o diferencial de cada profissional no Mercado de Trabalho.
    Pensem nisso. Beijos a todos.
    Mari

  31. Gabriela Blauth · Editar

    poxa, que legal! é sempre bom ouvir relatos de pessoas que se esforçaram e se deram bem na vida!parece que nos dá ânimo para continuarmos em frente na nossa luta diária… estou passando por isso, estou estudando e recebendo muitos ”nãos” de empresas, e isso de uma certa forma, desistimula todas aquelas idéias e projetos que sonhamos.. e consequentemente nos deixa pra baixo de uma forma que não dá vontade de levantar da cama. Mas vendo que não somos os únicos, e que todos em algum momento da vida também passaram por isso e conseguiram alcançar seu troféu, dá uma vontade de viver de novo! Obrigado professora Rita, por mesmo a distância, me dar vontade de continuar em busca de meus sonhos!beijão e parabéns novamente pelo seu trabalho!praticamente um psicóloga!

  32. Em primeiro lugar, parabéns a professora Rita Alonso pelo seu site e pela ajuda, incentivo, e esclarecimentos que tem dado a todos que visitam seu site. Parabéns também pela ajuda e encorajamento que deu ao Jorge Alvez para que ele não desistisse nunca da sua procura e do seu ideal. Quero dizer a todos que assim como eu já indiquei o site a amigos por causa de uma entrvista de emprego, porque não sabiam o que responder sobre o valor do salário que deveriam colocar na proposta,. Indiquem este site da Prof. Rita Alonso para alguém que esteja em dificuldade, para que faça uma visita ao site e nele escrevam dizendo qual a sua dificuldade que tenho a certeza que ela lhe responderá e ajudará da melhor maneira possivel. Obrigado mais uma vez Prof. Rita alonso pela sua valiosa ajuda a quem precisa de incentivo e a ajuda para vencer todas as dificuldades possiveis.

  33. Me emocionei com o texto, pois, no passado, tive uma esperiência bem parecida e cheguei a conclusão q tinha q passar por aquela provação, isto é, a vida quis testar até onde acreditava em mim, que poderia vencer. Excelente texto, é uma lição p/ todos nós. Bjs

  34. Ambos os atores dessa cena da vida entenderam as razões pelas quais foram colocados no cenário do destino e “escreveram” ajuda mutua; motivo único de nos encontrar-mos na “rede” da vida…ajudar-nos uns aos outros…

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.