Responsabilidades Funcionais e Sustentabilidade das Organizações

Lélio Tocchio
Lélio Tocchio

Tenho percebido que, de maneira bastante grande, as pessoas não sabem para que trabalham. Sabem o devem fazer, focam tarefas, mas não sabem para que chegam e ocupam lugar na empresa todo dia.

É comum quando se pergunta qual a responsabilidade ouvir falar das tarefas que executa. È comum organograma espelhar tarefas, descrição de função espelhar tarefas.  Onde estão as responsabilidades? Quem mostra as responsabilidades para que sejam incorporadas antes das tarefas? Para mim tarefas são os meios, não o fim.

Ao mesmo tempo, se veem profissionais falando de sustentabilidade. Como podemos falar de sustentabilidade se o foco não está na responsabilidade, mas nas tarefas?

Se cada um não souber qual a responsabilidade para o resultado do negócio, a responsabilidade para a satisfação dos clientes, para a sustentabilidade da empresa onde trabalha, está desperdiçando tempo e dinheiro de quem o paga para trabalhar.  As tarefas mudam sempre, porque mudam os processos, mudam as tecnologias, mudam as necessidades dos clientes e assim por diante. Responsabilidades não mudam; compromisso com o resultado do negócio não muda. E o que é compromisso com o resultado do negócio? Todo mundo que trabalha sabe qual a sua contribuição? Compromisso com a satisfação do cliente não muda. Todo mundo sabe qual a sua contribuição, independentemente da função que realiza?  Alguns sabem, com certeza.

Na maioria das empresas as pessoas geralmente são focadas na tarefa e são sempre avaliadas pela contribuição, pelo resultado.

Poucas são as pessoas que conseguem enxergar sozinhas além da parede, que percebem a sua responsabilidade, que percebem que podem mudar, criticar, alterar o que precisa, contestar, impor novos caminhos, porque não trabalham pela tarefa. Pessoas que têm essa clareza e assim enxergam buscam seu autodesenvolvimento pessoal e profissional constantemente, porque sabem que não dependem exclusivamente da empresa para fazer sua carreira, porque buscam o crescimento e sabem que podem chegar lá.  Pessoas que assim trabalham sabem, de fato, o que é contribuir para a sustentabilidade da empresa e delas mesmos.

Não existe sustentabilidade de negócio se as pessoas que nele trabalham não são sustentáveis por si só.

A sustentabilidade passa por questões muito maiores do que se imagina e se pratica. Não podemos acreditar que uma empresa seja sustentável só porque ela promove algumas ações sociais ou de cunho ecológico. Isso, hoje em dia, é praticamente obrigatório para a sobrevivência da marca. Dizer que é sustentável não é promover ações para efeito comercial; é promover a transformação da força interna, em primeiro lugar.  É fazer com que cada um tenha clareza do seu papel e seja responsável pela sua contribuição para a satisfação do cliente, pelas corretas, adequadas e respeitosas relações internas e externas, pelo resultado do negócio, assim por diante.  É contribuir para que todos saibam e pratiquem ações éticas, sustentáveis em todos os âmbitos, seja na empresa nas relações horizontais e verticais, seja no relacionamento com clientes, seja no relacionamento com fornecedores, seja na família, seja na sociedade.  Só assim se pode dizer que é sustentável, de fato.

Cabe a cada gestor não se esquecer que um líder vai à frente carregando a bandeira e as pessoas o seguem pela autoridade; que a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da organização é, antes de tudo, dele porque ele é o condutor das pessoas.  Cabe ao gestor definir responsabilidades antes das tarefas, promover e estimular comportamentos éticos para que o cumprimento das responsabilidades seja feito de maneira saudável e o resultado seja sustentável para todos, empresa, clientes, fornecedores, funcionários, comunidade.

Sobre o autor:

Lélio Reinaldo Tocchio: Sócio Consultor da T3 Assessoria e Consultoria Ltda. É um Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH. Especialista no segmento de serviços. Presta consultoria a empresas em desenvolvimento e gestão de pessoas.

e-mail: leliotocchio@uol.com.br

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "Responsabilidades Funcionais e Sustentabilidade das Organizações"

  1. Lelio,

    Como sempre vc conseguiu passar em poucas linhas o que realmente deveriamos estar nos preocupando.  

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.