Faça Parte do Time dos Comprometidos

Cersi Machado
Cersi Machado

Existem dois “times” dentro de qualquer empresa: os comprometidos e os descomprometidos. Em qual desses grupos você faz parte? Hoje em dia, o comprometimento é um dos fatores mais importantes para quem busca ascensão profissional, pois comprometimento é sinônimo de atitude, engajamento e disciplina.

O time dos descomprometidos é formado por aqueles que influenciam negativamente o clima da empresa, e muitas vezes nem percebem isso. São pessoas com pouca iniciativa, não se entregam às atividades, executam apenas as funções necessárias e solicitadas. É muito comum a alta rotatividade em empresas que possuem um time grande de descomprometidos, pois os integrantes não comprometidos com a missão da empresa aceitam sair do emprego atual por qualquer outra proposta já que valorizam apenas o aspecto financeiro. Quando surgem problemas em suas atividades profissionais, eles se desmotivam facilmente e por isso não se empenham para resolvê-los, não se sentem parte importante da equipe. Atualização, desenvolvimento e treinamento não fazem parte da cultura dos descomprometidos.

Uma dica importante a todos profissionais que pretendem se destacar em suas profissões: antes de entrar em uma nova empresa, é muito importante conhecer os valores, a missão e a visão dela, analisando se existem pontos de identificação com os seus valores e sonhos. Somente quando encontrar similaridades é que a vontade de exercer sua dedicação e de permanecer como membro da equipe vai existir. Se a empresa se dedica a praticar uma nobre missão e valoriza seus colaboradores, então essa empresa pode ser uma excelente opção para trabalhar. Se adapte e procure aprender a filosofia da empresa, caso contrário, você não conseguirá ser um profissional produtivo.

O time dos comprometidos é composto por aqueles que agregam muito valor para uma empresa. Eles oferecem o que há de melhor, não importando qual é a situação em que se encontram. Eles fazem o máximo que podem, usam o que têm, pois aprenderam que o melhor que podem fazer é o melhor para se fazer em cada agora.

Para fazer parte do time dos comprometidos, siga estas dicas:

  • Utilize da melhor maneira seu tempo e não fique reclamando da falta dele;
  • Seja um profissional gente boa, se relacione positivamente com todos. Deixe o mal humor de lado e saiba o momento certo de ajudar e ser um verdadeiro colega de trabalho;
  • Termine o que começou. Lembre-se de sempre fazer suas atividades com qualidade, e não faça apenas para cumprir a rotina;
  • Procure motivos significativos em seu trabalho, descubra sua missão e seu papel na organização e com isso motive-se para fazer mais do que esperam de você;
  • Tenha iniciativa. Não fique esperando que alguém mande fazer aquilo que precisa ser feito. Abra seus olhos, enxergue, tenha atitude para agregar valor em seu trabalho;
  • Faça com que a integridade e a disciplina sejam marcas presentes em seu trabalho.

Não podemos esquecer que o comprometimento também deve partir da empresa. Uma empresa comprometida com seus colaboradores se preocupa em investir no capital humano. Os líderes precisam dar importância às expectativas de todos quanto ao trabalho, pois muitos utilizam o trabalho como meio de realizar os projetos pessoais. Dessa forma, é mais fácil receber o comprometimento dos liderados.

Portanto, escolha fazer parte do time dos comprometidos. As recompensas sempre são melhores para quem escolhe se comprometer verdadeiramente. Então, faça uma escolha inteligente, comprometa-se e com isso garanta grandes realizações em sua carreira.

Sobre o autor:

Cersi Machado é Autor dos livros: “Os 7 Fatores que Possibilitam o Êxito Pessoal e Profissional”, e “Afie o Seu Machado – Comprometa-se Com o Seu Sucesso”. Coautor do livro Ser+Líder. Atua há mais de 10 anos em T&D. Seu trabalho é reconhecido com dois selos de qualidade. Palestrante motivacional e treinador comportamental atuando em diversas regiões do Brasil. Aplica uma metodologia inovadora em palestras e treinamentos, combinando Neurociência, Coaching, PNL, Emotologia e outras abordagens.

site: www.cersimachado.com.br

e-mail: cersi@cersimachado.com

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "Faça Parte do Time dos Comprometidos"

  1. Obrigado, por mostrar a diferença entre o comprometido e o não ,nas empresas.Deu para perceber ,que a pessoa não comprometida ,vai muito além de apenas deixar o clima negativo.
    Parabéns

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.