A Importância do Profissional de Manutenção no Sobe e Desce das Cidades

Diloney Palumbo
Diloney Palumbo

Presente no dia-a-dia de grande parte da população, principalmente em capitais e centros urbanos, os elevadores são equipamentos seguros, robustos e tem uma vida útil longa. Sua utilização é muito segura desde que alguns cuidados sejam tomados pelos condomínios, usuários e pelos técnicos responsáveis pela manutenção do equipamento. Um desses cuidados é quando pessoas ficam retidas dentro da cabina. Falta de energia ou atuação de sistemas de segurança podem ocasionar essa situação. Nesses casos é importante saber que o resgate só poderá ser feito por técnicos de manutenção da empresa responsável pelo equipamento, pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão que o substitua.

Não é apenas nessas situações em que técnicos são essenciais para garantir o bom funcionamento dos elevadores. Manutenções preventivas devem ser realizadas mensalmente, ocasião em que peças e componentes são checados e eventualmente substituídos quando necessário.

Esses profissionais precisam estar bem preparados e equipados para realizar esses serviços de forma a garantir a segurança e conforto de quem precisa do elevador no seu dia a dia. O treinamento recebido é essencial e determinante na qualidade do atendimento a ser prestado aos clientes. Na Atlas Schindler, assim que entram na empresa e antes de iniciarem o trabalho de manutenção, os técnicos de manutenção recebem dois módulos de treinamentos específicos sobre manutenção de elevadores. Depois disso, ainda há um período de seis meses no qual o técnico permanece em treinamento acompanhado de um técnico mais experiente. Para os já experientes são pelo menos 60 horas anuais de reciclagem.

A tecnologia também está disponível no apoio a manutenção dos equipamentos. Nossos técnicos contam com o FieldLink, um computador de mão capaz de transmitir voz, dados e imagens em tempo real no qual os técnicos armazenam dados e fazem consultas. O equipamento agiliza o atendimento aos chamados, à solicitação de peças, registrando todas as informações referentes aos serviços executados. Além disso, é possível a consulta a manuais e catálogos de peças, entre outros materiais que facilitam o trabalho no local.

Os profissionais dos condomínios e usuários também podem colaborar para o bom funcionamento dos elevadores. Confira abaixo algumas dicas para o condomínio e usuários:

Para o condomínio:

–  Manter um contrato de manutenção com uma empresa idônea e com adequada estrutura de atendimento. Aconselhamos que seja o fabricante, pois além de conhecer profundamente a tecnologia existente em todos os equipamentos, só utilizam peças originais para a reposição;

– Viabilizar a troca de peças do elevador sempre que apontada a necessidade durante a manutenção preventiva;

– Conscientizar os usuários da necessidade de parada do equipamento para a manutenção preventiva;

– Avaliar o funcionamento de interfones e alarmes, informando a empresa de assistência técnica sobre possíveis falhas;

– Utilizar o acolchoado de proteção no elevador quando for transportar objetos, principalmente em mudanças, para evitar danos na cabina.

Sobre o autor

Diloney Palumbo: Como principal executivo de Recursos Humanos da Elevadores Atlas Schindler S/A, multinacional suíça fabricante e prestadora de serviços de manutenção em elevadores, escadas e esteiras rolantes,  desde 1999, é responsável pelo estabelecimento das políticas e administração das atividades de recursos humanos em todo o Brasil.  Membro do Comitê Corporativo de Políticas de RH do Grupo Schindler, colabora também com a corporação na implantação de novas práticas de RH na América Latina. Formado em Petroquímica pela Universidade Mackenzie e pós graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.