7 Etapas para a Maturidade e Alta Performance nos Programas de Saúde

Débora Maia
Débora Maia

Como consultora especializada na gestão estratégica de programas de saúde sou  questionada a todo o momento sobre a melhor forma de potencializar os recursos investidos e apresentar resultados incríveis (custo competitivo, amplas coberturas, ótimo padrão de serviços, rotinas do dia a dia sob controle, usuários satisfeitos, com bons hábitos de saúde e qualidade de vida). O que pode ser feito a fim de atender estas expectativas?

Um programa de saúde exige cuidado constante, disciplina, foco , alinhamento, planejamento, ações de comunicação e promoção da saúde periódicas, comprometimento da liderança, análise atualizada dos indicadores, gestão estratégica do risco,  gestão das internações entre outras ações. Infelizmente, não raras vezes, a área responsável está envolta em uma cortina de fumaça, que a impede de mergulhar mais fundo e avaliar outras questões além das rotinas operacionais.

Após tantos anos de experiência junto a empresas com perfis diversos, criamos na GIB o “Ciclo da Maturidade e Alta performance em Saúde”, um método simples,  estabelecido em Sete Etapas para a Alta Performance dos programas de saúde empresariais. Este método só exige experiência ,disciplina e padronização de processos na gestão de programas de saúde. Partindo de um diagnóstico inicial, cada fase é inserida e mantida no ciclo no tempo adequado, respeitando a maturidade, necessidades e perfil de cada empresa.

Confira abaixo as sete etapas:

1º  Dianóstico Inicial

  Definição dos objetivos do programa e alinhamento com os gestores

3º  Padronização, avaliação e acompanhamento das rotinas e processos

4º  Gestão estratégica e periódica do risco

  Planejamento e gerenciamento do programa de comunicação e promoção da saúde

6º  Análise periódica dos indicadores, mensuração e análise dos resultados e ajustes

7º  Gerenciamento estratégico amplo = alta performance

Aproveite e faça um check-up do seu programa, mas não esqueça, a disciplina é a periodicidade dos processos garantem o sucesso da empreitada.

Boa sorte!

Sobre a autora:

Débora Carrera Maia, é Diretora de Expansão, Novos Negócios e Qualidade de Vida da 4Health – Inteligência em Saúde e Benefícios e atua a 22 anos na área de Benefícios em RH.

Site: http://www.4healthconsultoria.com.br

Compartilhar Este Post

2 Respostas para "7 Etapas para a Maturidade e Alta Performance nos Programas de Saúde"

  1. Realmente, gestão é tudo! Gestão por processos somente é possível com disciplina e vontade.

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.