Seu Discurso Condiz Com Suas Ações?

Rita Alonso
Rita Alonso

Quando estou aplicando um treinamento ou ministrando Curso de Dinâmica de Grupo ou de Relacionamento Interpessoal, costumo realizar uma dinâmica muito interessante chamada “Bola no Lixo” para mostrar às pessoas que nem sempre os nossos discursos condizem com nossas ações.

Primeiro divido a turma em dois grupos e nomeio-os de “Equipe A” e “Equipe B” colocando uma à frente do outro, porém com boa distância entre eles.

Depois, distribuo uma folha de papel e peço que amassem fazendo uma bolinha.

Pego uma cesta de papel e coloco no meio das equipes, dando a entender que terão que atirar e tentar acertar a bolinha de papel dentro da lixeira.

Porém, cuidadosamente coloco a lixeira mais próxima da “Equipe A”.

Claro que todos os componentes da “B” começam a reclamar dizendo coisas como:

“-Não é justo!”

“-Queremos igualdade!”

“-Que a lixeira fique centralizada para que as chances sejam iguais!”

E, calmamente, em silêncio retiro a lixeira do lugar original e a coloco menos próxima da “Equipe A”, mas não ainda no centro. Ainda favorecendo esse primeiro grupo.

A reclamação recomeça…

Peço, então, que eles definam “onde” deve ficar realmente a lixeira.

Alguns membros contam passo, discutem se ajustam…e finalmente a lixeira é colocada num determinado ponto “x”, para alegria e satisfação de todos.

Resolvida a questão, solicito que apenas a “Equipe A” tente acertar e que todos tentem jogar a bola no lixo ao mesmo tempo.

Alguns acertam, outros erram. Contabilizo os acertos e parto para o outro grupo.

Porém, pego a lixeira e passo de mão em mão para que “coloquem” dentro suas bolinhas, ou seja, TODOS acertam e dou como vencedora a “Equipe B”, para desespero do grupo adversário.

Convido todos a se sentarem e só aí então começa efetivamente a conclusão da dinâmica. Pergunto o que sentiram ao realizar a atividade. Começo perguntando aos participantes do grupo A.

Ouço reprovações e até ofensas do tipo: -você roubou no jogo! Ouço censuras quanto ao meu comportamento de “facilitar” a vitória do oponente.

E aí, então, pergunto por que não houve a mesma reclamação quando no início tentei deixar a lixeira mais perto deles e mais distante da outra equipe?

Será que a palavra “injustiça” só se aplica quando a vítima somos nós?

Nesta dinâmica podemos fazer um paralelo com a vida real.

Na empresa, quantas vezes não temos situações de favorecimentos… Aquele líder que favorece mais a um funcionário que a outro por simples simpatia, ou repassa trabalhos mais pesados para uns e não para outros.

Na TV assistimos artistas que ganham fortunas fáceis jogarem suas vidas pelos ralos…

E principalmente, olhar para o passado e constatar quantas barreiras conseguimos vencer… Vitórias suadas, lutas diárias, conquistas… que damos muito mais valor.

Mas e a “Equipe B”? Você pode estar se perguntando agora.

Será que também houve injustiça para com eles?

Será que estão satisfeitos com a vitória?

Por que não reclamaram na hora da vitória como fizeram no início da tarefa?

Fora uma ou outra exceção, a maioria não está feliz.

Porque, simplesmente, eu tirei a oportunidade deles, quando dei a lixeira na mão, de saberem se seriam capazes de acertar ou não.

E isto nunca mais eles irão descobrir porque “aquela” oportunidade já passou. Outras poderão até vir. Mas não mais aquela…

Um Abraço a todos e fiquem bem…

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

60 Respostas para "Seu Discurso Condiz Com Suas Ações?"

  1. Edileusa pontes · Editar

    é verdade que cada um,oferece aquilo que tem, que se eu criei grandes expectativas em cima de uma pessoa, a errada foi eu ?

  2. Joaquim Santos · Editar

    Li em algum lugar: ” o pensar e o agir devem estar tão próximos, de modo que para nossa percepção eles se apresentem como uma coisa só”. Joaquim Santos ( Coach, personal)

  3. concordo plenamente com o texto, porém, num sistema capitalista que visa unicamente o lucro, enrraigado em todos os setores da sociedade, não seria uma utopia achar que algum lugar, onde o dinheiro é o foco principal, seria justo?

  4. Márcia Oliveira · Editar

    Adorei a dinâmica!!!É muito prazeroso ser selecionadora, eu particularmente gosto muito e acho bastante divertido participar de situações inesperadas.Parabéns!!!

  5. Daniele Besseler · Editar

    Olá Profª Rita!! O seu texto é realmente muito bom!! Acho que é inerente do ser humano, ter uma tendência a querer sempre tirar vantagem das situações… e aí, o senso de justiça só vem quando nos tornamos vítimas de determinada situação… como várias pessoas já citaram aqui, acho que este texto é mesmo para nos levar à reflexão de nossas próprias atitudes e do quão justos somos com as situações do nosso dia-a-dia… principalmente àquelas que dizem respeito à nossa vida profissional. Mais uma vez obrigada por contribuir, nos levando a pensar sobre nossas atitudes… Abraços, Daniele Besseler

  6. Profª Rita Alonso,

    Parabéns pelo seu artigo.

    EXCELENTE!

    Aproveitei para compartilhar com meus amigos.

    Artigos assim agregam muito valor em nosso cotidiano.

    Um abraço!

    Atenciosamente;
    Robson Amorim
    Estudante Pós Graduação em Psicologia Organizacional
    Graduado em Recursos Humanos e Jovem Talento ICF 2010

  7. Maria Aparecida Pimenta · Editar

    :?:Oi Rita! Li seu artigo e gostei muito.Aqui você destaca, duas equipes,A e B, na minha opinião a equipe B. ficou muito desolada, mais não se pronuncio.Realmente eles jamais descobriram. Nunca em nossas vidas, minutos vividos será o mesmo horas depois. Eu te digo! O vencedor sabe que está perdendo a dignidade quando começa a colecionar derrotas e percebe que algo diferente tem de ser feito para mudar os resultados. Gostei do seu artigo,parabéns!Bjoss! Maria Aparecida.

  8. Prof. Gildo Faria. · Editar

    Minha querida e estimada Rita Alonso… ( Minha cópia fiel )
    Falar sobre isto, é e sempre será um pouco complicado, pois não aceitamos as pessoas como elas são, segundo a maioria. O certo seria aceitarmos todas como são, pois esta é a grande dificuldade do ser humano e um grande desafio de vida.
    Seu Discurso Condiz Com Suas Ações?
    Nem sempre, pois existem pessoas que usam só a teoria sem colocá-las na vida prática, o que é um absurdo, mais temos que aceitar, pois são despreparadas e pensam que sabem tudo !!!
    Obs.: Certo dia um aluno me perguntou: Mestre como ser aquilo que eu não sou ?
    Respondi com várias redundâncias, para fazer o mesmo pensar, refletir e criar uma enorme alto-estima:
    O SER NÃO PRECISA SER,
    POIS O SER JÁ É,
    E SE ELE JÁ É,
    ELE SEMPRE PREMANECERÁ SENDO,
    POIS TUDO QUE TIVERMOS QUE SER,
    TERÁ QUE VIR DE DENTRO PARA FORA,
    SEMPRE SOMOS AQUILO QUE PENSAMOS E PRINCIPALMENTE O NOSSO ATO DE AGIR,
    POIS SÓ DEPENDE DE NÓS… ENTÃO EU SOU A VITÓRIA EM AÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    S U C E S S O E T E R N O.
    Prof. Gildo Faria ( O SER )…

  9. concordo plenamente com tudo que está escrito no artigo, tenho a mania de questionar essas coisas no meu trabalho e agora percebo que estou totalmente errada. 
    beijos!!

  10. Elemar de Bastos · Editar

    Rita vc esta de parabens sua iniciativa condiz com sua inteligencia e de pessoas assim que o nosso paiz precisa para ser mais justo e nao tao desigual assim como e no nosso querido Brasil infelizmente temos uma balança cruel que sempre pesa so para um lado so mais uma vez parabens mantenha vc essa balança equilibrada,bjs.

  11. GUSTAVO EMILIO FRENKEL · Editar

    Rita
    Estou INDIGNADO com a falta de respeito que as consultoras tratam os professionais acoima de 50 anos
    Não só seus CV vao para o lixo senao que nem sequer tem a educaçao de responder
    Por um lado tudo os jornais da televisao o dia tudo falam da falta de qualificaçao
    e quantidae de vagas IMPOSSIVEIS DE PREENCHER POR FALTA DE CAPACITAÇAO
    Mas a realidade e bem difernte e me incluo neste grupo
    “ACIMA DE 50 A GENTE VIRA CADAVER PROFISSIONAL”

  12. Regina Castelar · Editar

    Parabéns Rita (como sempre). Se conseguíssemos agir com justiça em todos os momentos, certamente seria bem melhor ; mas somos egoístas por natureza .

  13. Suely Florêncio · Editar

    Rita, querida, excelente…lendo lembrei de um conselho recebido quando assumi um a Coordenação, foi simples mais valioso “cuidado para não ser injusta e mais cuidado ainda com os que não são injustiçados, mas se acham assim…”
    Ser injusta não é nada bom, mas ser o alvo, tida como injusta quando não se é pior ainda, pois o suposto “injustiçado” tem certeza do fato que não existe, a não er em sua cabeça….e isso é um risco maior…
    Nem precisava dizer mas virei sua fã de carteirinha, abraços, Su

  14. Maurício da Silva · Editar

    Boa tarde, Profª Rita.

    É impressionante. Esta dinâmica retrata a realidade do dia a dia, principalmente, nas organizações. Indivíduos que estão preocupados somente como o bem próprio,  na empresa, sem se preocupar com o negócio da empresa, com o propósito da empresa, com seu cliente interno. Dificilmente, encontra-se  profissional focado nos objetivos da organização e, infelizmente, quando se trata de um líder onde este é o responsável direto por motivar e direcionar sua equipe em prol das metas designadas para a consecução das tarefas, o problema se torna maior, podendo até causar um desconforto na equipe, criando um “racha”. Os colaboradores, sejam eles em quais níveis se enquadram dentro da organização, precisam ser coerentes e estarem afinados com as procedimentos de rotina que visem a união e não a dispersão, mantendo a sinergia que propiciará um melhor ambiente para se desenvolver o trabalho. Portanto, precisa-se de pessoas capacitadas e que saibam trabalhar em equipe para evitar que o “eu” não se sobreponha ao “nós”. As empresas precisam investir em palestras, cursos para corrigir certas distorções incutidas na ideologia de alguns lideres.

    Abraços

    Maurício

  15. Alinne oliveira · Editar

    É ADOREI….A PERGUNTA,VOU PASSA-LA A DIANTE TEM MUITOS PODEROSOS QUE PRECISAM REFLETIR MUITO SOBRE ISSO…MAS ACREDITO QUE A PALAVRA DÓ HOMEM TEM QUE SER SIM SIM OU NÃO NÃO ,E SE PASSAR DISSO SE TORNA PROCEDENCIA MALIGNA É O QUE DIZ A BIBLIA.

  16. Ademir de Souza · Editar

    Interessante como as pessoas reagem a este assunto.

    Na verdade a reação é sempre fruto da formação de cada um, daquilo que carrega como dna familiar, e os valores que construiu e que quer fazer prevalecer.Tenho conversado com muitas pessoas sobre derivações deste mesmo tema e a conclusão é sempre essa: Quem tem uma base familiar forte e foi educado com base nos valores aceitos socialmente, não tem grandes problemas em se posicionar sobre o que é ser ético e como deve agir alguém que é ético. Numa sociedade onde se pretende ter um minimo de convivencia harmonica, todos devem obedecer as leis – se não o fizer será penalizado. Vejam o que acontece em paises da Europa. Por aqui nem conseguimos manter a cidade limpa – somos culpados por não educar nossos filhos…. Bem claro que um dia este Pais será muito melhor. Mas para chegar lá temos que começar com a educação em casa. Nossa educação e dos nossos filhos.Se isso acontecer o mundo será outro que imagino muito melhor.

  17. RUBENS DO CARMO SANTANA · Editar

    :mrgreen:OI RITA SUPER LEGAL, , VOU MEDITAT MAIS ANTES DE FALAR ,O OUVIR E UMA FORMA DE SABEDORIA,POIS SE VC FILTRAR A INFORMAÇÃO, ANTES DE FALAR OK PENSA GA GANHOU MUITO TEMPO A FRENTE. LEGAL GOSTEI . TUDO DE BOM PROFESSORA.

  18. Ha casos e casos.  Mas quando se trata de competividade, bonus ou extra é muito complicado, a dor da pimenta so doi no olho do outro. Mas ainda bem que temos pessoas como vc, pra trazer ate nós esses textos que nos fazem refletir bem. Eu gosto muito de usar uma frase que diz assim: Faça com os outros o que querem que te faça. Então antes de agirmos de tal maneira devemos nos perguntar. Eu gostaria que fizessem isso comigo????????????????????????????. Ae a coisa muda. Bjs linda

  19. IDELMA PORFIRO · Editar

    PROFESSORA RITA, GOSTEI MUITO ARTIGO PROPOSTO, IREI UTILIZAR A DINAMICA NO MOMENTO OPORTUNO NA EMPRESA ONDE TRABALHOI. EU PROCURO NO MEU MEU DIA A DIA SER UMA PESSOA JUSTA, ME ENTRISTECE MEU CORAÇAO QUANDO ME DEPARO COM PESSOAS QUE PASSAM POR CIMA DE TODOS E DE TUDO PARA CHEGAREM A UMA POSIÇAO DE DESTAQUE, SEM SE PREOCUPAR COM A QUANTIDADE DE DE PESSOAS ELE FERIU COM ATITUDES E MANOBRAS ILICITAS PARA ATINGIREM SEUS OBJETIVOS.

    ABRÇOSSSSSSSSSS

  20. Anderson Cavalcanti · Editar

    Gosto muito da “lei ação e reação” principalmente quando presenciamos alguma injustiça conosco ou com o próximo,acredito quem tem poder de” boa resposta”,esta bem a frente daquele que fala demais e não tem ação alguma, ou até aquele que tem um ação sem pensar nas consequências! Adorei sua Matéria…parabens Rita!

  21. Antonio Carlos Nardini · Editar

    Todas as dinâmicas tendem a desenvolver a socialização,
    o sentimento de cooperação, trabalhando também com a energia
    volitiva do educando, favorecendo a criatividade e o desenvolvimento
    do raciocínio lógico. O que nem sempre é bom !!! bjss

  22. Helenita Barbieri Stroher · Editar

    Olá, Prof. Rita- Na real sabemos que fomos beneficiados, e se não tomas nem uma atitude isso é cultural. A lei da vantagem, e isto ocorre desde o mais alto escalão dos governantes até os que recebem beneficios injustos ex: Familiares de presidiários, na minha opinião  penso que desta forma vai pro lixo qualquer ética ou boa vontade de quem quer que seja.
    Muito bom trabalhar o bom senso nas pessoas.  
    Abraço 

  23. Vera B.A.P. de Souza · Editar

    É interessante quando refletimos nossas atitudes e nossa oratória. Pode acontecer a incoerência em alguns momentos, mas penso que faz parte. Estamos diariamente construindo nossa idéia e não podemos radicalizar definindo-a de imediato. Somos humanos e mudamos, mas devemos, penso sermos verdadeiros em todos os momentos.
    Abraços

  24. Discirso e ação nunca podem andar juntos, pois quem tem discurso nunca tem ação, e quem tem ação desconhece o discurso. Infelizmente á assim que funciona!

  25. Olá Rita! Parabéns pelo seu trabalho! “ILUSTRAR” caminhos de reflexão para a ainda dificíl tarefa de olhar para si mesmo é sempre uma formidavel contribuição!
    Fomos sempre muito “estimulados”a valorizar por demais o MENTAL que é tão sómente ORGANIZATIVO…..assim de uma maneira geral as pessoas “SABEM”…acham que sabem….e DIFICILMENTE SENTEM!!
    Quantas vezes perguntamos: O QUE ESTA SENTINDO?
    E temos como respostas: acho…estou pensativa…como asim? etc…
    SENTIR,PENSAR,AGIR são peças soltas de um “quebra-cabeça”que só reunimos quando focamos,quem SOU, o que QUERO, qual minha VERDADE…não é mesmo RITA?
    Gostei muito de sua dinamica! Parabéns…certamente as pessoas saem refletindo….e ISTO É MUITO!!!!! Beijos e grande SUCESSO!

  26. Clodoaldo Silva · Editar

    Professora Rita é um prazer colaborar com seu trabalho até porque, aprendo muito mais, achei interessante essa dinâmica representa exatamente o que é o ser humano, que não reclama de nada quando a situação é favorável a ele, levando para minha área de finanças pessoais penso que o lidar com dinheiro é a mesma coisa.

    Muitas famílias estão endividadas por que não tem a calma de planejar a ação de realizar um determinado sonho, acabam jogando a bola fora na hora de irem as compras, porque o cesto de lixo está nas mãos do crédito fácil e do marketing publicitário, mas tudo é falta de paciência, planejamento e muitas vezes falta de conhecimento.

    Do mesmo modo que não houve um planejamento para acertar o lixo olhando somente o cenário proposto, as pessoas não conseguem analisar , qual a melhor forma de lidarem com suas finanças pessoais e compram sem ter condições, até ficarem endividados, isto é uma bola fora, realizar consumo consciente é uma bola dentro, para isso temos que ter paciência para, planejar, pesquisar e realizar saindo fora das armadilhas que o mercado (balde de lixo) nos coloca em nossa vida.

    Se tratando de lidar com dinheiro normalmente o balde estará longe, então, conhecer seus números financeiros e saber sua capacidade de realização na vida planejando para buscar qualquer sonho, respeitando o dinheiro é “Bola Dentro”.

    Tendo esse domínio e não se preocupando com dinheiro nem com a falta dele, pensaremos mais no próximo e passaremos a respeitar o direito de igualdade para todos.

    Um grande abraço é um prazer participar.
    Clodoaldo Silva – Educador Financeiro DSOP
    http://www.semdividas.net

  27. Elenir Elarrat · Editar

    Amei o texto , pois mesmo achamos que somos justos , mas aceitamos a injustiça quanto ela nos beneficia , Faço fisioterapia , reclamo se alguém entrou na minha frente mas se me chamam por algum motivo antes das demais … fico feliz e nem pergunto nada … bela justiça.ficarei mais atenta aos meus valores .Abraço

  28. Parabéns, achei ótimo a sua dinâmica infelizmente muitos tentam mascarar a sua verdadeira personalidade nas dinâmicas de grupo.

  29. Texto muito bem colocado e aplicado à realidade do dia-a-dia.
    Realmente quantas vezes consideramos um ato ou situação injusta quando não nos favorece, sem lembrarmos do oposto. Nos preocupamos muito com o receber e acabamos esquecendo do doar.
    Temos sim que nos preocupar com a ética, hoje ela é fundamental e valiosa para as empresas, e para o ser humano, com certeza.
    Abraços e parabéns!

  30. Andre Hypolito · Editar

    professoa, sensacional, essa é a velha história de porque entro no fim da fila e ninguemm reclama e quando entro no começo TODOS reclamam, mas é como diz o primeiro comentario, em muitas vezes nosso discurso não reflete nos atos, isso é normal… casa de ferreiro espeto de pau!, adorei o texto

    Parabens

  31. ROSA APARECIDA GOMES · Editar

    😛 PARABÉNS RITA, ACHEI PERFEITA SUA DINAMICA EM GRUPO, NA VERDADE FOI UMA REFLEXÃO PARA NÓS PENSARMOS, SINCERAMENTE EU NÃO SEI COMO AGIRIA SABE. SE ESTIVESSE LÁ, EU SEMPRE PARTICIPEI DE PALESTRA DE VENDAS E APRENDI MUITAS COISAS, UMA DELAS  É COMPETIR SIM  MOSTRAR O MELHOR DE VC, SE DEDICAR NA EMPRESA, MAS NUNCA PISAR NAS PESSOAS, SER HUMILDE E EVOLUIR SEMPRE. 
    BJSSSS RITA.

  32. michele couros · Editar

    MUITO BOM O TEXTO RITA..PARABÉNS. ACREDITO QUE DEVEMOS SEMPRE TER O EQUILIBRIO, SABER DOSAR , PENSAR UM POUCO ANTES DE FALAR..POIS MUITAS VEZES POR IMPULSSO TOMAMOS DETERMINADAS ATITUDES E NOS ARREPENDEMOS DEPOIS. TALVEZ SE ESTIVESSE EM EQUILIBRIO NÃO TERIA AGIDO DA MESMA FORMA.. NÃO POSSO AVALIAR A SUA PERSONALIDADE POR ESSAS ATITUDES..POIS COM CERTEZA E SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ISSO É DO FEITIO HUMANO, MAS ACREDITO QUE ESSA DINÂMICA PODE NOS AJUDAR MUITO NA ESCOLHA DE UM CANDIDATO EM UM PROCESSO SELETIVO :-P. UM FORTE ABRAÇO- MICHELE COUROS.

  33. Angela de Assis · Editar

    :lol:Rita,realmente quando somos nós, que temos o sentimento de injustiça,fica dificil agir com a razao,e acabamos agindo com o coraçao,aí o discurso nao condiz com a açao.um abraço!

  34. Suzana Almeida · Editar

    A professora Alonso ilustrou muito bem através da dinâmica um assunto que requer que reflitamos qual é a nossa postura em diversos momentos. O que significa paa cada um ser ético? Até que ponto praticamos isto na nossa vida e influenciamos na dos outros? A descrição da dinâmica faz com que pensemos: Se eu estivesse lá, como agiria? Uma excelente reflexão!

  35. Aguida Almeida · Editar

    Rita, verificamos que a priori o que nos impulsiona é a “lei da sobrevivência” que acompanha a humanidade desde o tempo das cavernas. Desde cedo aprendemos que o importante é competir mas que vencer é fundamental… No meu ponto de vista é a força da cultura.

  36. Uma das coisas que assola a humanidade é o egoismo. O teste que você fez demonstrou o quanto somos egoístas.
    Excelente texto e lição. É digno de reflexão.
    Um forte abraço

  37. 😉 SUPER RITA!
    AMEI SEU TEXTO… INJUSTIÇA DEPENDENDO DE COMO É COLOCADA NA SITUAÇÃO REALMENTE É MEIO COMPLICADO NA CABEÇA DAS PESSOAS….
    NESSE CASO, ACHO QUE SENTIR INJUSTIÇADO É UMA MANEIRA QUE O INDIVÍDUO TEM DE SE PROTEGER, DE QUERER SER DESTACADO POR TODOS… ACREDITO QUE PARA SER BEM SUCEDIDO DEVEMOS FAZER SEMPRE O MELHOR DE NÓS, MAS NÃO ESPERAR “TAPINHA” NAS COSTAS DE NINGUÉM… FAÇA CERTO POR SI MESMO… QUEM SEMPRE GANHA NO FINAL É QUEM FEZ… ASSIM NÃO VEJO ISSO COMO INJUSTIÇA, DEFINIRIA A SITUAÇÃO COMO OPORTUNIDADE…. MAS AINDA ACREDITO QUE NÓS É QUE FAZEMOS AS NOSSAS OPORTUNIDADES… TEMOS QUE AGIR… COM VONTADE DE CRESCER E CLARO CONTRIBUIR PARA OTIMIZAÇÃO DA EMPRESA….

  38. Angela de Assis · Editar

    :lol:Rita concordo plenamente com o raciocinio do texto,más quando trabalhamos com um grupo grande,as chances de divergencias sao maiores,cabe a nós que cordenamos a dinamica,trazer estas reflexoes para o grupo,más uma coisa é certa, nunca coseguiremos 100% de satifaçao. Um grande abraço!

  39. Maria Rita Sales · Editar

    Xará as reflexões do seu site são sempre bem vindas e oportunas. Costumo dizer que quem milita na nossa área (RH) precisa ter coerência intrapsíquica (perceber, sentir, falar, fazer), do contrário não passará de mais um blefe.

    Parabéns e sucesso.

  40. Jefferson Xavier - Jex · Editar

    :mrgreen: Olá Rita!
    Adoro seu site, artigos, dicas, enfim, parabéns desde já!
    Sobre esta dinâmica eu apliquei recentemente para um grupo de técnica de vendas e caiu como uma luva. É incrível como existem pessoas apenas de teoria, ou seja, na prática fazem coisas completamente diferentes. Sua reflexão é a mais pura realidade do que encontramos em todos os lugares. Infelizmente, ainda há muito individualismo e as pessoas só pensam nelas mesmas e em ganhar custe o que custar…não se importam e como já foi citado por outros colegas não sabem ser empáticas. É lamentável, mas ainda assim é uma forma de buscarmos soluções através de vivências como essa que você mencionou. Quem sabe alguns se tocam e da próxima vez vão pensar bastante antes de tomar qualquer decisão. Parabéns mais uma vez e sucesso! Forte abraço!

  41. Bom dia!

    Interessante esta dinâmica mostra sim nossos comportamentos sobre ações quando somos desfavorecidos/favorecidos, temos reações divergentes sobre cada momento (sendo reativo ou proativo), acredito que ora ou outra fazemos conforme estamos nos sentido, pois cada participante leva contigo momentaneamente alguma emoção recente, mas isto não diverge do caráter destas pessoas, pois quando somos inseridos em uma discussão começamos a ativar nossas características verdadeiras. Acredito que esta seria uma excelente forma de conhecer profissionais com características honestas.
    Como dito no artigo, sobre favorecimento de funcionários por simpatia de seus líderes, caso este questiono aqui sobre os departamentos, sobre a frustração dos colaboradores “desfavorecidos”, pois muitos possuem a capacidade de se superarem quando são colocados a teste sobre a “Indicação x Potencialidade”. Às vezes somos surpreendidos com as ações dos menos favorecidos pois são cada vez mais raros encontrar na empresa, o caminho pode ser árduo, mas são persistentes e capazes de aproveitar as oportunidades em pequenas fendas na relação de favorecimento. Devido a ações facilitadas o profissional que recebe estes trabalhos acabam que por fim deixando de aprender ou testar suas verdadeiras capacidades, assim sendo em algum tempo poderá se tornar um peso para a organização.
    Um questionamento que possuo, é sobre uma atitude que as equipes possam apresentar encontrando uma solução como departamentos de empresa, tal como: caso a equipe B começasse a negociar com a equipe A, a jogarem suas bolinhas de papel para que ambos consigam atingir o objetivo, pois sei que possuímos a competitividade, porem este caso pode ocorrer, já que o empate tornaria os dois grupos ganhadores e teríamos uma ação positiva sobre as pessoas “lideres” que negociariam.
    Obrigado pelo artigo em si, muito somatório e rico para utlizar e apontar algumas pessoas chaves.

  42. Professora Rita,Muitas vezes nos esquecemos do OUTRO e pensamos somente em NÓS MESMOS. Porém, o importante é que reconheçamos nossas limitações e nos esforcemos para sermos pessoas melhores!

  43. Apenas ainda comentando meu post anterior:
    Uma dinâmica é um jogo, e deve ter uma reflexão nesse sentido: de jogo! É lógico que o aprendizado através e em função do jogo, de uma dinâmica, é importante e pode ser refletida sobre a vida, mas, daí tirar conclusões de um grupo de pessoas que estão jogando e que estão sendo avaliadas através disso… Talvez ao iniciar a dinâmica, se se disesse que a observação seria a respeito de ética… o resultado seria diferente!

  44. Será que essa dinâmica reflete bem mesmo o aspecto sobre ética? Principalmente quando um grupo, em qualquer dinâminca, ainda mais se for direcionada para recrutamento, sabe que tem que ser vitorioso sobre o outro? Que estarão sendo observados pelo desempenho, individual e do grupo?
    Digo que provavelmente se cada pessoa fosse testada sem um compromisso de dinâmica as ações demonstradas seriam diferentes!

  45. Margarete Fernandes · Editar

    Rita, querida.

    Numa oportunidade própria vou utilizar essa dinâmica, com certeza. Por hora, temos no nosso grupo da Seção uma senhorinha muito divertida que criou a expressão “é só “palestra””. Serve para os maridos, amigos, professores, funcionários rssss, gente que tem um belíssimo “discurso” mas não faz. Atiça e foge do confronto. E outras circunstâncias mais. Tenho boas lembranças dos “Micos Meus”, um outro lado todo especial seu. Bjs

  46. Adorei a dinâmica! Realmente falta o senso comum entre as pessoas. Só sabem ver os seus próprios interesses e só enxergam o seu próprio umbigo. Deparamo-nos com tais “Gersons” da vida, onde todos querem levar vantagem e na maioria das vezes passam o dia todo tentando um jeito de colocar a culpa em outras pessoas. Acho que, ética e profissionalismo funcionam para poucas pessoas.

  47. A dinâmica nos leva a uma reflexão dos nossos atos.Enriquece e desenvolve nosso caráter em relação as nossas atitudes .Particularmente sou muito justa .
    Nesse mundo temos que estar preparados para qualquer momento circunstancial.
    DEUS diz: ” Vigiai e orai para não cairdes em tentação”(Mateus 26:41)
    ” Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mateus 22:39)
    Parabéns pelo seu trabalho!

  48. Olá prof. Rita!
    Excelente este artigo, pois mostra que às vezes
    somos favorecidos e nos esquecemos rapidamente.
    E, na menor dificuldade que surge nos fazemos de vítimas.
    Felicidade e um abraço.

  49. 😛 Maravilhoso saber de tão boa dinamica e enriquecedor.Mostra tãpo somente que devemos sim,perceber o outro,ou seja,a questão da auteridade nos é premente e necessária

  50. Diego Crescini · Editar

    Muito interessante a maneira como “agimos”.
    Muitos não aceitamos a injustiça quando nos afeta, porém ao sermos beneficiados fazemos de conta que nem estamos vendo ou que somos verdadeiramente merecedores.
    Infelizmente os que iniciam sua longa jornada corporativa com excelentes perspectivas de futuro acabam deteriorando sua própria imagem com o tempo por lidarem com pessoas que só se importam com o próprio SUCESSO!
    Não se deixar levar é muito difícil quando o que está em jogo é o próprio futuro. Aí entra em jogo muito mais importante do que “colegas” de setor ou o ambiente corporativo sufocador e exigente, o próprio caráter deve ser priorizado para que não tenhamos futuramente uma país onde as pessoas só almejam o sucesso independente de quantas pessoas precisem lhes servir de escada!
    Excelente artigo! SUCESSO à todos nós!

  51. Cara Rita…concordo 100% com o exercicio proposto e gosto das reflexões que podem ser suscitadas ao longo da atividade……agentes e não vítimas é o que precisamos!!!!!!!!!!

    Bjs e Boa sorte!

  52. Carla Adriana Calheiros Duarte · Editar

    O discurso e ação só andam juntos quando há interesse, como no caso em questão

  53. Janaína Lacerda · Editar

    Essa é uma reflexão perfeita para avaliarmos se relamente nossas atitudes condizem com nossos discursos. Sei que não somos perfeitos, mas devemos buscar perfeição todos os dias em nossos valores e atitudes. O que aprendo ao ler esse artigo, é colocar em prática a palavra “Empatia” em nossas vidas. Sendo empáticos aprenderemos sempre pensar no próximo como se fosse nós mesmos.
    Parabéns Rita!!!!

    Beijo no coração, graça e paz!

  54. Cristina Domingues · Editar

    Discurso e Ação deveriam andar juntos,pois fazer disso uma constante é o primeiro passo para construir uma imagem de promissora e de confiança. Parabéns pelo texto e muito Sucesso.

  55. Rita, nem sempre o tempo todo, nosso discurso condiz com nossos atos. O que fazer? Falar menos e meditar antes de falar. 😉

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.