Aprendizado

Danilo Saes
Danilo Saes

Acredito que a vida de todos nós é feita de aprendizados constantes. É possível aprender de diversas formas, até mesmo inusitadas. Li uma frase hoje assinada por Geraldo Eustáquio que diz: “Tentar e falhar é, pelo menos, aprender”.

Refletindo sobre isso me recordo de uma mensagem deixada pelo sábio, e poeta, Padre Fábio de Melo, no final da música Caderno, do compositor Toquinho, que ele regravou em seu CD Vida. De forma muito pontual e sábia ele fala da importância de se aprender passando pela experiência dos erros.

Eventualmente passamos por situações onde agimos de uma forma que, depois de um tempo, quando paramos para refletir, pode-se analisar que era possível ter agido diferente. Quando esta reflexão toma conta de nossos pensamentos, não podemos deixar isso se transformar em amargura e remorso, lembrando que remorso é diferente de arrependimento. Através da experiência vivida, mesmo tendo sido dolorida, o melhor a se fazer e tirar as lições, os ensinamentos que aquela situação pode agregar para nossa vida.

Por mais dolorido que seja, o que passou, passou, e é impossível de se retornar. Porém, é muito difícil agir com a razão diante de emoções fortes e profundas. A inteligência muitas vezes fica nublada diante de circunstâncias assim.

Aprender! Um verbo cujo significado vem carregado de aprendizado: “Reter na memória, mediante o estudo, a observação ou a experiência”. Muitas vezes só é possível aprender quando se sente na pele uma situação, seja ela boa ou ruim. Mas, o belo disso tudo é que, racionalmente falando, podemos tirar lições com as experiências vivenciadas nestes acontecimentos para que, no futuro, possamos ter atitudes diferentes diante episódios similares.

Desde pequeno ouço minha mãe dizer, através de uma natural sabedoria que ela possui, que o melhor diante de uma situação desagradável é agir com diplomacia e tranquilidade. Pensar antes de realmente decidir e agir. Admito que efetuar este controle racional das emoções não é fácil, mas é um exercício que tenho praticado e tem me gerado muito aprendizado.

Hoje, vejo que é possível aprender das mais diversas formas. Prestar mais atenção na letra de uma música, por exemplo, pois ela pode vir recheada de história e experiência de vida. Observar minha sobrinha brincando ingenuamente através das histórias que ela fantasia em sua mente. Sentir a dança dos movimentos de minha filha ainda no ventre de minha esposa quando estava grávida é uma sensação única, que, além de gerar um prazer infinito, me ensina que o que realmente vale a pena, está ao alcance de minhas mãos.

Encerro minha mensagem de hoje com uma reflexão cujo autor é desconhecido: “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”.

Conte comigo.

Forte abraço e que Deus abençoe… Sempre!

Sobre o autor:

Danillo Xavier Saes: Empresário, professor e palestrante. Especialista em Gestão Empresarial. Diretor da empresa ONLINE Treinamentos e Informática. Professor universitário. Atua em treinamentos na área de gestão e comportamental como Equipe, Liderança, Motivação dentre outros. De forma dinâmica e promovendo a interação com os participantes, proporciona momentos de reflexão e troca de informações, através de experiências vivenciadas no cotidiano profissional.

twitter: twitter.com/danillosaes

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.