Inteligência e Força de Vontade

Rita Alonso
Rita Alonso

Certa vez li que existem duas premissas básicas que diferem o ser humano de todos os outros animais.

A primeira é a inteligência e a segunda é a vontade.

Entenda por inteligência todo o conhecimento adquirido em toda a sua existência, desde que nasceu, engatinhou, foi à escolinha, à faculdade, etc.

Conhecimento é toda a informação adquirida.

Inteligência é o que você faz com toda essa informação.

Se você deseja pegar um trem para ir a São Paulo e quando chega à estação começa a ler as placas das plataformas, sua inteligência manda que você não pare numa estação qualquer que esteja escrito, por exemplo, Curitiba. Afinal, você quer ir para São Paulo.

Este processo é a sua inteligência escolhendo sua ação mediante as informações percebidas.

A inteligência/conhecimento não é livre. Mas a vontade é…

Por que eu digo que o conhecimento não é livre?

Porque ele está atrelado a tudo que aprendemos em nossa família, no banco da escola, em nosso grupo social. Explico: se eu escrevesse agora a palavra “palhasso” desta forma sua inteligência/conhecimento aceitaria?

Não.

Se eu dissesse que dois e dois são vinte e dois, você iria rir e no máximo ia achar que tratava-se de uma brincadeira.

Porque a verdade é que nosso conhecimento não é livre.

A vontade é.

Exatamente! A vontade é livre e para entender melhor vou te fazer uma pergunta: Você  já se perguntou  por que a greve de fome é tão respeitada?

Porque a minha inteligência e meu conhecimento me dizem que o homem não vive sem se alimentar. A minha fisiologia me diz: “Estou com fome!!!!”.  Mas a minha vontade diz: “Só me alimentarei quando fizerem o que desejo…”

Tivemos o exemplo do grande pacifista que sempre pregou uma doutrina de não-violência. Fez greve de fome porque desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses.

E como um novo Gandhi tivemos em outra época um bispo do Estado da Paraíba reabrindo a discussão sobre o tema causando grande repercussão na mídia, quando se falou da transposição do Rio São Francisco. Ele fez greve de fome e as obras paralisaram.

Sabe por quê? Porque é a vontade acima da inteligência e do conhecimento!

Pense nisso na próxima vez que se detiver a frente de um empecilho.

É preciso exercitar sua força de vontade!

É preciso acordar sua vontade adormecida, encorajá-la, acreditar que você consegue.

Quando dou aula sobre motivação pergunto sempre aos alunos: o que leva uma pessoa a terminar aquilo que começa? De onde ela tira forças para ultrapassar os momentos mais difíceis sem desistir? Onde está a força que a ajuda a ultrapassar os obstáculos mais difíceis e ultrapassar as adversidades?

Difícil a resposta, não?

Simplesmente porque é a FORÇA DE VONTADE acima de qualquer infortúnio.

Principalmente porque desistir é o caminho mais fácil!

Abraços e fiquem bem…

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

72 Respostas para "Inteligência e Força de Vontade"

  1. Obrigada, Rita! Seus textos são sempre incentivadores. Qdo me sinto desanimada, eu os leio! Bjs. 🙄

  2. Prof. Gildo Faria. · Editar

    Rita, minha cara metade.

    Lembre-se de meus ditado que eu falava em sala de aula, por exemplo: A INTELIGÊNCIA E A SABEDORIA É UMA LUZ QUE ILUMINA O NOSSO CAMINHO, MAIS NÃO NOS FAZ CAMINHAR, O QUE NOS FAZ CAMINHAR É A V O N T A D E, pois isto é o maior tesouro do ser humano, dado por D E U S …………………………………………..

    Beijos eternos no seu coração, fique com DEUS …………………

  3. Profª Rita, muito bom esse artigo, com certeza força de vontade é o que devemos ter para não desistirmos nos obstáculos que vem pela frente em nossa caminhada para um bom futuro.

  4. Eliseu Penkynha · Editar

    Artigo que satisfaz o ego de todo ser humano capaz a uma deliberação a contento, obtendo-se assim o sucesso pleno em tudo que faz.

  5. Rita, parabéns pelo artigo, definitivamente é muito bom e, nos leva a refletir sobre nossas ações e na falta de uma atitude com relação a desafios que encontramos em nosso cotidiano. Obrigada pelo artigo publicado, abraços.

  6. Rita parabéns e obrigada! muitas vezes minhas “vontades”  na verdade são impulsivos “cegos” e muitas vezes minha inteligência inexiste e todo o conhecimento se esfarela.. equilíbrio, perseverança e auto-controle  para ter a famosa força de vontade! amei o post grata

  7. Tudo em nossa vida vem do conhecimento adquirido.Usar a nossa vontade é mais dificil. Bjs e parabens pelo artigo.

  8. debora christina cangussu de sousa · Editar

    Seu artigo está excelente. Deus abençoe a sua carreira e que você possa ser usada pelo Senhor de forma tremenda para trazer uma palavra de motivação as pessoas que estão tão perdidas neste mundo pós-moderno.
    Que o Senhor derrame toda sorte de bençãos em sua vida!
    Abraços,
    Débora Cangussu

  9. Elizabeth Vargas de Araujo · Editar

    Rita esse artigo, está me fazendo refletir, sou uma pessoa totalmente acomodada com a situação, e ao mesmo tempo reclamando de tudo, esperando que as oportunidades batam na minha porta, eu acredito que tenho capacidade, mais não consigo ter nenhuma iniciativa, obrigada pelo artigo, beijos.

  10. Oi, Rita! Realmente a vontade faz-nos escolher um dos extremos: completar ou não completar o percurso. O primeiro requer perseverança. Certa vez, ajudei um rapaz, morador de rua, a trilhar um novo rumo em sua vida. Consegui uma bolsa de estudo em um curso que ele mesmo escolheu fazer e dei-lhe toda a estrutura para que ele não apenas completasse o curso como também estivesse empregado após completá-lo. Infelizmente, ele escolheu ficar pelo meio do caminho. Inteligência e conhecimento estavam com ele, mas sua vontade foi a de permanecer onde estava… Repetindo suas palavras: faltou-lhe FORÇA DE VONTADE acima de qualquer infortúnio!

  11. Gostei muito da comparação entre inteligência e vontade, foi muito bem colocado. Temos q aprender a usar mais a nossa vontade. O final do texto foi muito interessante com o seu toque de motivação. PARABÉNS!
    Um abraço

  12. Vera B.A.P. de Souza · Editar

    Querida Rita

    Gostei de sua reflexão entre inteligência e vontade. Penso que todos somos inteligentes,mas nem todos temos vontade e coragem, por isto é necessário a união de ambas para conseguirmos ter êxito naquilo que nos propomos fazer.

  13. RUBENS DO CARMO SANTANA · Editar

    PERDOE O M NO PARABENS .  O AURÉLIO DEVE TER FICADO  BRAVO . KKKKKK, PARA DESCONTRAIR

  14. RUBENS DO CARMO SANTANA · Editar

    BOA NOITE GRANDE MESTRA. VC SEMPRE SE SUPERA E NOS ESTIMULA A DESCOBRIR , METODOS,MANEIRAS E MEIOS DE ATINGIRMOS TUDO QUE QUEREMOS ,E QUE ESTA DENTRO DE NÓS MESMOS . PARABÉMS MESTRA . SOU SEU FÃ DE CARTEIRINHA . LEIO SEMPRE TUDO QUE A SENHORA MANDA ,BOA NOITE 

  15. Oi Rita, adorei esse texto, vc escreve maravilhosamente bem. Rita quando vc tiver texto que fale de VONTADE MOTIVAÇÃO DETERMINAÇÃO vc manda pra mim?Pois na minha familia tem pessoas qu está precisando de ler esses textos.

    Meu abraço sincero Pedrina

  16. WILLIAM DE OLIVEIRA · Editar

    BOM DIA, RITA!!!!

    INTELIGÊNCIA TODOS TEMOS… FORÇA DE VONTADE  POUCOS TÊM.
    É UMA QUESTÃO DE REFLEXÃO, ADOREI SEU ARTIGO!!!!!!!!!!!!!

    AQUELE ABRAÇO,

    WILLIAM.

  17. A Vontade + A Determinação = Ao Sucesso! Sempre devemos ter em mente aonde queremos chegar e traçarmos uma meta, pois ter a “vontade” é o início de tudo e a determinação é o caminho de onde almejamos chegar. Parabéns Rita!

  18. JOSE MANUEL MARQUES GONÇALVES · Editar

    GOSTEI,SEM FORÇA DE VONTADE NEM O CEREBRO FUNCIONA TUDO DEPENDE DELA,OBRIGADO E BEIJINHOS…..

  19. Helenice tipolto · Editar

    Adorei esse texto ,é preciso ter vontade acima de tudo,vontade de aprender ,de fazer ,de corrigir !

  20. Maria Lúcia Leão · Editar

    Profa. Rita
    O conhecimento está acima de tudo e a frase abaixo faz toda a diferença
    Inteligência e a segunda é a Vontade.
    As duas deverão estar sempre juntas, não adianta ter somente inteligência e não saber usar

  21. 😛

    Amo todos os teus artigos e sempre que posso os copio para colar nas notas do facebook, para que todos os leiam.
    Parabéns e continue me enviando. Beijos de LUZ e PAZ!

  22. Edleide de moura · Editar

    Olá Rita! Fico muito feliz em receber seus artigos sobre motivação, vc me deixa motivada realmente temos que ter muita força de vontade ela que nos leva a conseguimos tudo que desejamos, que Deus abençõe.Bjim

  23. :-Rita sou sua adimiradora de carterinha,acho seus artigos brilhantes,as dinamicas então ,sem comentarios…SE VC PUDER ENVIAR PARA MEU EMAIL mensagens toque de motivação eu vou adorar recebe-los…parabéns …vc é uma pessoa abençoada por deus.

  24. Cristina Battaglia · Editar

    Ah, lendo o comentário quase sincrônico ao meu, da somaya, entrou outro ponto importante, a fé.  Importantíssimo.  Inteligência e fé.  Mais um abraço!

  25. Cristina Battaglia · Editar

    Eu penso que estão intimamente ligados, a vontade e o medo, em luta constante.  Não adianta motivar a perseverança, com vislumbramentos positivos, sem combater os fatores que nos faz paralisar.  
    Aí fiquei me perguntado e pergunto a você: A inteligência combate o medo? Todo o conhecimento possível, do mundo lógico, nos faz avançar? Ou muito pelo contrário? 
    Foi o que me ocorreu neste texto profª Rita, um grande abraço e obrigada pelo convite.

  26. Boa noite, professora!! Concordo com a senhora. Realmente a Força de Vontade move tudo e agindo com pensamentos positivos então vai longe. As dificuldades, os obstáculos sempre irão existir cabe cada um trabalhar isso. É como se nós fôssemos testados sempre e aí entra a inteligência. Não existe ninguém com falta de inteligência. Existe certos graus onde o ser humano entrará em cena. Independente da situação, cada um sabe como enfrentá-los e de qualquer forma irá resolvê-los. A Força de Vontade é uma energia que nos move, é inexplicável. Enfrentei muitas coisas e com certeza as conquistas que obtenho hoje foi com muita força de vontade. É um somatório de otimismo, ação, pensamentos positivos, equilíbrio e fé. 😉

  27. Nilcéia Pains · Editar

    Muito bom!!! Na verdade as pessoas reclamam de algo, mas eu vejo que não fazem nada para mudar…Ter força de vontade e pensamento positivo faz toda a diferença! O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda a diferença. A vida muda, quando “você muda”. Luís Fernando Veríssimo

  28. Boa tarde! Concordo com o artigo muito bom , o que me faz insistir nos meus desejos é ver as conquistas que tive até o momento acredito que um bom ponto de motivação é análisarmor as nossas conquistas ou o valor do que desejamos.

    Um abraço a todos tenha uma ótima semana.

  29. ADRIANA REZENDE · Editar

    ÓTIMO TEXTO,  MAS PARA MUITOS, MUITAS VEZES PARA SE TER FORÇA DE VONTADE É NECESSÁRIO UM ELEMENTO MOTIVADOR, UM COMBUSTÍVEL PARA A ALMA. MUITOS FAZEM DE SUA FORÇA A FAMÍLIA OU ATÉ DEUS, AMBOS SÃO DE VITAL IMPORTÂNCIA, MAS A VERDADEIRA FORÇA DE VONTADE DEVE SURGIR DENTRO DAQUILO QUE VC É, DA SUA CAPACIDADE DE PODER CONTINUAR MESMO SOZINHA…..SE FAZ DOS FILHOS SUA FORÇA, UM DIA ELES CRESCEM E SEGUEM SEU CAMINHO…E AI….NÃO EXISTE MAIS A RAZÃO PARA CONTINUAR, MISSÃO CUMPRIDA????…CLARO QUE NÃO, E É POR ISSO QUE PRECISAMOS FAZER POR NÓS, USAR DE NOSSA CAPACIDADE DE APRENDER COM A VIDA PARA CONTINUAR CRESCENDO CADA VEZ MAIS, FAZER DAS PEDRAS QUE NOS FAZEM CAIR , MAIS UM MOTIVO PARA LEVANTAR…E CONTINUAR.

  30. ELIANA MONTEIRO · Editar

    REALMENTE, RITA!
    Muito bom, mesmo!
    Publiquei no meu face e no twitter!
    Excelente leitura, simples, clara e objetiva!
    Suceso pra vc, sempre!

  31. Eliana Monteiro · Editar

    Li, gostei e publiquei no meu Facebook
    Muito bom, claro, preciso!
    Bjs, sucesso pra vc
    Deus a abençoe muito!

  32. Adorei seu artigo, descobrir a algum tempo que o que nos impede de vencer é a desistência. Quando queremos de verdade alcançar um sonho, perpassamos qualquer obstaculo, e as pedras do caminho só servem para nos fazer crescer, nos tornamos pessoas melhores e valorizarmos ainda mais a nossa vitória.
    Bjs e fiquem com Deus 

  33. Gostei muito deste assunto, li uma vez que poder é querer, pois somente quem quer acha um meio de realizar e para isto não basta ser inteligente e ter conhecimento, mas sim ter a força de vontade que é um meio de realizar. Grande abraço e muito sucesso.

  34. A curiosidade me trouxe a leitura, mas a FORÇA DE VONTADE com certeza me levará ao encontro dos sonhos. Muito obrigada por este momento de reflexão, perfeito e bem colocado; de leitura simples e objetiva!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns, abraço, Sol

  35. A curiosidade me trouxe a leitura, mas a FORÇA DE VONTADE com certeza me levará ao encontro dos sonhos. Muito obrigada por este momento de reflexão, perfeito e bem colocado; de leitura simples e objetiva!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns, abraço, Sol

  36. Rita adoro todos seus artigos, leio e releio tds os dias está sendo fundamental em minha vida pessoal e profissional inclusive na faculdade, obrigada vc está de parabéns bjsssssss.

  37. Alonso Sergio Gatti · Editar

    Com certeza Rita .Vc soube abordar e com muita propriedade e exemplos o Tema seu sugerido .Adorei os comaparativos com a realidade da vida de todos ,no dia dia de seus problemas e dificuldades em lidar com eles .Sim com certeza certíssima .Somente com vontade e com muita mesmo, podemos resolve-los e nem muito conhecimento ,precisamos para isso e sim muito dissernimento e inteligencia. Parabéns ! Vc foi brilhante com seu artigo .bjs

  38. parabéns, como sempre, seus artigos são ótimos…
    A força de vontade é extremamente indispensável em nossas vidas,
    A inteligência, se não sabermos usar, com sabedoria, de nada vai adiantar nossa vontade., .

  39. michele couros · Editar

    simplismente maravilhoso esse artigo Rita, nos mostra que independente de qualquer situação a força de vontade é extremamente indispensável em nossas vidas, seja na vida pessoal ou profissional. Não basta apenas saber o que fazer e o caminho a seguir, é preciso ter força de vontade, buscar a motivação que vem de dentro de você.

  40. maria dos milagres caldas góis · Editar

    Inteligência e Força de Vontade,todos nós temos,como diz o proverbio,querer é poder.

    obrigadopelo artigo, mim fez refletir que esse tema é de grande importância na vida do ser humano.

  41. Cleonice Cleusa · Editar

    Parabéns professora por este magnífico artigo, que permitiu-me uma reflexão sobre a inteligência, conhecimento, vontade, etc. A propriedade mais marcante de nossa condição humana é a capacidade de construir compreensão sobre os meios e também sobre os processos necessários para a organização e a facilitação do ato de vivermos, é a capacidade de conhecer. Você, através de seus artigos nos possibilitar identificar diferentes formas e tipos de conhecimentos. Parabéns e sucesso, Cléo.

  42. Joniel Alves Teixeira · Editar

    É interessante esse papo de inteligência VS Vontade e o que predomina é a vontade porque é ela que nos move para conseguir realizar os nossos desejos. Respondendo a pergunta que a senhora faz nas suas aulas sobre motivação, as pessoas terminam o que começam pela sua força de vontade. Onde elas determinam onde querem chegar e não desistam que nem eu na minha faculdade de “Gestão em Recursos Humanos” que pretendo terminar ano que vem…
    Gostei do tema!!

  43. Boa noite, prof. Rita! O seu texto é bastante motivador. Fiquei muito feliz pelo convite à reflexão sobre a grandiosidade de colocar a vontade acima da inteligencia e do conhecimento, quando, claro, a causa dessa vontade é digna e nobre, frente aos desafios que a vida nos coloca; do contrário, já seria outro tema a se refletir e até se prevenir, rsrs. Parabéns! abraços da leitora que a admira, zenaide.

  44. Embora a força de vontade deva ser o motor da nossa vida, acho que devemos usar a inteligência e conhecimento nos guiar a maioria do tempo, pois até mesmo o medo tem uma função importante na vida, a de nos preservar e assim manter nossa integridade emocional e física.
    Parabéns pela matéria, adorei..

  45. Olá, cumprimento-a por tamanha sabedoria e sensatez em seus textos, leio e recomendo aos amigos, um abraço

  46. Rita, de novo pfreciso parabenizá-la pelo belo exemplar com que presenteia teus leitores. A associaçao entre inteligência e vontade só fazem aumentar a lucidez do texto. Quando falecem as expectativas viáveis e quantificaveis pelo intelecto, eis que surge a vontade, nosso fôlego extra, aquele que vai além do conhecimento que aprendemos a adquirir com o tempo. E ao ler o texto lembrei de um texto do Augusto Cury “Nunca desista de seus sonhos”, em que ele cita o exemplo de Abraham Lincoln.
    Segundo A. Cury, “sábio é aquele que tem coragem de identificar as suas loucuras, procurando superá-las. Não esconde a sua irracionalidade, trata-a”.

    Abraham Lincoln teve uma crise depressiva. No entanto, estava consciente que: ou as perdas o destruíam ou o construíam.
    Assim, ergueu-se de novo. Dedica-se novamente à politica. Candidata-se inúmeras vezes somando derrota após derrota.

    Estas fizeram dele um ser humano de raríssimo valor. Encontrou grandeza na sua pequenez. Limpou o suor do rosto e continuou a correr atrás do seu projecto de vida.

    Apesar de lhe chamarem o “Sr. Fracasso” decide candidatar-se à presidência.

    Resultado: foi eleito o 16º Presidente dos E.U.A., tornando-se um dos mais importantes políticos da história:
    – Emancipou os escravos do seu país e foi um poeta da democracia e dos direitos humanos.
    Assim, podemos concluir que o destino não está programado. É uma questão de escolha.

  47. Ana Lucia Paiga · Editar

    Oi Rita, concordo com vc. A vontade é a mola propulsora de qualquer ação, e sem ação não adianta nada ter conhecimento. É preciso estar em contato com sua genuina vontade e não com seus impulsos condicionados, para criar novos caminhos!
    Obrigada por compartilhar.”

  48. adorei ler esse texto,pude entender perfeitamente muitas coisas que deixei para traz por não ter força de vontade,coisas que hoje me prejudicam muito,mas tbem entendi que mesmo depois de certo tempo ainda posso conseguir o que quero e é para isso que vou trabalhar a minha mente.Obrigada Rita!…um bjoo gde.

  49. Eu conheço inúmeras pessoas que passam o dia queixando-se da empresa onde trabalham, dos gestores, coordenadores, supervisores e do próprio ambiente de trabalho. São pessoas que
    certamente deveriam ler o seu texto, Rita. É importante entender que motivação é intrínseca e que portanto, vem de dentro de cada indivíduo e que a empresa apenas oferece ou não subsídios para que os seus funcionários mantenham-se motivados, mas não devemos esperar que a empresa nos motive, pois isso é impossível. Eu acredito que se o ambiente de trabalho é desfavorável, o funcionário é que deve promover a mudança, seja a mudança de empresa/emprego ou então a mudança de estratégia para promover um ambiente favorável para o crescimento pessoal e sobretudo profissional de si mesmo. “Querer é poder”!

    Parabéns pelo texto!
    😉

  50. Ótimo texto pois nos faz refletir sobre a persistência para conseguir uma determinada coisa!!! Nos mostra q a inteligência é muito importante mas q a força de vontade vai ser um fator determinante para conseguirmos algo em nossas vidas!!!
    Bjssssss 🙂

  51. Ana Laura Cáceres · Editar

    Me fiz esta pergunta ontem:Onde está a força que a ajuda a ultrapassar os obstáculos mais difíceis e ultrapassar as adversidades?
    Muito bom artigo!Gostei!

  52. Amiga, querida, posso viajar no artigo? Vou sair do âmbito profissional, empresarial, al, al, al. Descobri que vontade é querer de verdade! Quando a gente quer “de verdade” explode aquela força! Tive um exemplo disso há poucos meses e agora, novamente! E dependendo dessa “verdade”, aí é que nenhum “conhecimento, inteligência” segura porque já abusamos dos dois para tomar nossa decisão e tomamos a atitude. A partir daí, qualquer obstáculo se torna transponível. Com citei ainda agorinha no Fernando Sabino: a gente faz um caminho novo. E viva a vontade onde reside a força. Bjks.

  53. Roberto Pereira · Editar

    Minha cara amiga Rita Alonso. Gostei muito do seu artigo, ele expressa a sua inteligência e a sua vontade de nos explicar sobre motivação. Com isso  fiquei muito mais motivado a usar a vontade com inteligência.  😆 Embora esteja brincando com suas palavras, seu artigo como os demais é excelente. Agora a única coisa difícil nele é pensar em estar numa estação de trens com vontade de ir para São Paulo, partindo do pressuposto de você autora estar no Rio de Janeiro e esta cidade não mais possuir transporte ferroviário para São Paulo. Meu afetuoso abraço. Roberto Pereira

  54. 😉 achei maravilhoso, pois estava com problema no trabalho e ao ler esse artigo abri minha mente. obrigado

  55. Oh, querida! Tua existência sempre fará a diferença para mim, pois adoro ler teus artigos e tua sagacidade faz com que eu reflita sobre meu Eu. Forte abraço e fique bem…

  56. Wolney Dias Moraes · Editar

    A motivação e a inteligência são imprescindívieis na vida do ser humano!!! Plausível este artigo. 🙂

  57. Ana Cristina Rastrelli · Editar

    Olá Rita, seu artigo está maravilhoso! Concordo quando diz que a força de vontade está acima de tudo, especialmente quando movida pelo interesse. Sabemos que o ser humano é motivado por seus interesses. Sabemos que nem todos, conseguem ter objetivos suficientes para que seu(s) interesse(s) o levem a revertê-los em força de vontade. Gostaria que falasse um pouco sobre este estranho universo. Somos conhecedores, inteligentes e podemos escolher, mas nossas escolhas, assim como nossa força de vontade estão sempre voltadas ao nosso interesse. Por isso, que quando ministro treinamentos, busco o “pensar consciente” em cada participante. Busco, de certa forma, “alcançar” o máximo da realidade de cada pessoa. Acredito que somente quando pensamos e, de certa forma, nos inserimos no cenário, conseguimos ter a verdadeira empatia ou entrega a determinadas situações. Sou administradora e pedagoga empresarial e procuro aprender o máximo possivel sobre o ser humano e, por isso, gostaria que falasse um pouco sobre o que escrevi. Adoro seus textos e admiro seu trabalho. Parabéns, por todas as palavras que você nos dá. Esteja certa que tem ajudado muitas pessoas! Um grande abraço. Ana Cristina Rastrelli

  58. ana marcia leal · Editar

    Adorei esse texto ,é preciso ter vontade acima de tudo,vontade de aprender ,de fazer ,de corrigir !

  59. Boa tarde, Rita!
    Realmente o seu texto nos faz refletir sobre a vontade. E para ter vontade é preciso estarmos motivados para utilizar os nosso recursos como por exemplo, o conhecimento. Você desenvolveu de forma didática e muito feliz a diferença entre ter vontade e conhecimento adquirido ou que estamos adquirindo a cada momento. 
    Grande abraço!

  60. Adoro abrir minha caixa de e-mails e ler as mensagens que recebo do “Toque de motivação”. Todos os dias uma nova inspiração!!! bj

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.