Entre o Oito e o Oitenta

Rita Alonso
Rita Alonso

A eletricidade é importante na nossa vida, ela ilumina as residências, as empresas, as ruas da cidade… Mas a eletricidade pode eletrocutar um homem.

A água, tão escassa hoje em dia em nosso planeta, é indispensável a nossa vida.. Ela mata nossa sede. O homem utiliza a água para tomar banho, cozinhar, lavar roupa e diante de uma falta de água quase enlouquece. Mas é importante lembrar que a água também pode afogar um homem.

A água e o fogo lhe auxiliam no cozimento do mantimento que mata a sua fome. Mas o fogo mal utilizado pode queimar…

O fogo pode lhe aquecer ou lhe queimar.

Se alguém lhe convidar a ir até a sua casa e lá oferecer a você uma xícara de terra você certamente irá ficar muito furioso. Mas se alguém usar esta terra e plantar café poderá em algum momento lhe oferecer um cafezinho bem quentinho e delicioso. A terra é abençoada, serve para matar a fome quando o homem a usa para plantar.

Tudo é questão de equilíbrio.

E assim em todos os momentos da nossa vida precisamos saber utilizar esta palavra -equilíbrio- com muita sabedoria… pois é ela que rege a nossa vida e que nos faz em todo momento procurar a estrada correta.

Certa vez li que o homem não tem natureza perversa. Um bebê não é perverso. Ele pode se transformar em um distinto profissional ou o pior dos bandidos. Mas seja qual for o rumo que ele tomou, um dia ele foi uma inocente criança.

E por que, num determinado momento da sua vida, o homem segue o caminho errado?

Por que diante da bifurcação que lhe apresenta duas escolhas, ele toma a decisão errada?

A resposta é: Porque faltou equilíbrio!

O equilíbrio é a escolha entre o bem e o mal. É não escolher a opção de menos nem a demais, porque ambos são possuem a justa medida.

É difícil? Sim… nunca ninguém disse que seria fácil.

Mas são os seus valores, seus preceitos, sua formação e sua ética que irão lhe apontar a escolha da proporção certa.

A escolha que está entre o oito e o oitenta. A escolha com equilíbrio.

Um grande abraço e fique bem…

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

71 Respostas para "Entre o Oito e o Oitenta"

  1. parabens pelo seu artigo é o segundo seu que leio e me surpreendo, pois nessa sociedade individualista em que vivemos ainda existem pessoas que fazem questao de compartilhar suas ideias, sua sabedoria com os outros. certamente se apenas 10% da população fizesse assim, com certeza teriamos equilibrio suficiente para dissernir o certo do errado, o bom do ruim e o bem do mal. que você continue escrevendo e compartilhando, pois nao viemos ao mundo por acaso, temos uma missao pre-destinada, e a sua é essa pode confiar. Me coloco a disposição para compartilhar ideias. sou estudante do 8° semestre de psicologia em Fortaleza, e acredito que ensinando se aprende e vice versa. Muito sucesso pra vc.

    😆

  2. Sergio Roberto Bulão Bringel · Editar

    Eletricidade, água e fogo, não se combinam! Complementam-se! Água e fogo, elementos da natureza, que podemos imaginar em completa divergência. Água combate o fogo! Fogo destrói a natureza! O Homem aprende a dominar água, fogo e eletricidade. Leva para dentro de casa e utiliza indevidamente colocando em perigo o frágil equilíbrio que existe na Natureza. Simplesmente pela falta de conhecimento e educação. O Equilíbrio esta ameaçado! O Homem na sua ânsia de mais vil metal, destrói, conspurca sua água superficial. Adentra nas entranhas da Terra e novamente, em nome do vil metal, contamina seus aqüíferos. Terra desnuda pela destruição de suas florestas, propicia a propagação do fogo, destruíndo os fios da eletricidade colocados para a transmissão de energias. Nada disso tem mais valor! A Terra esta lentamente agonizante! Foi quebrado o Equilíbrio! O Homem não soube compartilhar a riquezas que a nossa Mãe Natureza nos oferece gratuitamente. Nem oito e nem oitenta! A escolha esta sabedoria de se escolher uma boa educação e na preservação da Mãe Natureza.

  3. Sergio Roberto Bulcão Bringel · Editar

    Ter ou não ter dinheiro, eis a questão! Realmente a nossa relação deve ser com dinheiro e não com o vil metal. Existe uma distinção entre as duas palavras. Em minha opinião, são antagônicas. O dinheiro quando se adquire com honestidade, deve-se utilizá-lo com sabedoria e inteligência . Já o vil metal, este tem procedência duvidosa, fruto da corrupção. Isto nos leva a gasta-lo sem sabedoria é nos traz conseqüências adversas por não sabermos utilizá-lo com inteligência. O vil metal é sempre mais fácil de obter. Elétrons, prótons e nêutron, fazem parte da estrutura dos elementos químicos e não tem relação com o vil metal.

  4. Luciane Manzin · Editar

    Um artigo muito bem explorado. Encontramos o equilíbrio a medida que amadurecemos. Nem sempre estamos aptos a sermos sensatos, embora muitas vezes sentimos vontade de sair do equilíbrio.

  5. Carla Palmieri · Editar

    Adorei…..leve, sutil e sob um ponto de vista interessante! parabens Rita.
    Carla Palmieri

  6. Suelen S. Carlos · Editar

    Dentre tantos e-mail seus arquivados numa pastinha especial, estou respondendo a este só para lhe dizer que seus artigos são muuuuuuuuuuuuuito importantes e interessantes, pois revelam de forma clara e objetiva aspectos do mundo pedagógico-empresarial que não nos seriam tão claros como quando são apresentados por você!
    Parabéns pelo sucesso e pela iniciativa brilhante de divulgação!

    Com carinho,
    Suelen da S. Carlos :mrgreen:

  7. Reinaldo do Carmo de Souza · Editar

    Boa noite Rita. Sou professor de gestão de pessoas, gostei muito de sua matéria, isso motra sua visão profissional, é preciso que nossos empresários tomam conhecimento desta matéria, apara valorizar este departamento. Coias que eles ignora.

    Parabéns.

  8. RUBENS DO CARMO SANTANA · Editar

    :mrgreen:OI BOA TARDE GRANDE MESTRA. TUDO BEM ACHO QUE O TEMA FOI MUITO BEM ELABORADO POIS EQUILIBRIO E TUDO , NA NATUREZA, NOS ANIMAIS, NO SER HUMANO, QUE E AIMDA MAIS MOTIVADOR.EQUILIBRIO E O CENTRO DE TUDO DA FÉ DA DOR DO AMOR , QUANDO PERDEMOS O EQUILIBRIO , TEMOS QUE INOVAR PARA MUDAR E MUDAR PARA VENCER.SÓ BUSCANDO O EQUILIBRIO CONQUISTAMOS VITÓRIAS EXPRESSIVAS, POIS O NOSSO EU , FICA SOBRE O NOSSO DOMINIO. E SEM ELE PODEMOS NOS PERDER EM NOSSAS ESCOLHAS . SÓ ISSO.

  9. Bernardino Valter Vieira · Editar

    Bom,vou destoar um pouco dos demais,sei que temos mistérios em nossa mente, que por estarmos ligados ao passado longínquo ainda não os entendemos direito .
    Estamos acostumados com a dualidade,D-us x diabo,céu x inferno,dia x noite, bem x mal,homem x mulher ,lado direito do cérebro, lado esquerdo do cérebro.
    Temos nos esquecido das trindade, do meio, do equilíbrio, da sincronicidade !
    Hoje, cientificamente falando a neurociência sabe muito sobre o cérebro humano.
    Esta mais que claro que não são somente dois lados,são na verdade três .
    O neocórtex (emocional) o límbico, e o repetiliano.
    A água, a energia,o fogo, os automóveis, o ônibus, o avião,os navios,Titânic,bato muche, que o digam,Air France, Gol etc..Todos trazem a morte involuntariamente.
    E a bifurcação?
    O ser humano segue literalmente ainda hoje infelizmente , sua evolução, que ainda não se completou.
    Max Planck, “A ciência avança funeral por funeral.“
    só pra lembrar os mais recentes

  10. Primeiramente, quero te dar parabéns!!!! gostei bastante da matéria, o equilibrio é a medida certa e uqe muitos momentos nos falta ter ele conosco

  11. Nattallya Ribeiro · Editar

    Rita está de Parabéns, sempre com texto maravilhoso. Sempre atualizada, com visão de futuro e texto muito bem escritos, textos com equilíbrio necessário para envolver o leitor.

  12. sonia mariza vaini tonete · Editar

    Boa noite minha princesa ,equilibrio é tudo que precisamos mas infelizmente muitas pessoas nao buscam isso ,eu procuro buscar sempre quando nao estou bem fico em silencio faço uma oraçao e ouço uma musicas religiosas me faz muito bem e me eleva a alma e o coraçao ,vc Rita com sua maneira carinhosa de escrever com seu lindo coraçao faz agente refleti mais ,e digo é muito bom ,desejo que todas as pessoas tenham mais equilibrio e amor no coraçao beijos vc é maravilhosa te amo iluminada.

  13. Prezada Rita Alonso,
    Seu texto traduz a realidade em que vivemos. O mundo anda em total desequilíbrio.
    Como você descreve em um dos parágrafos: “Certa vez li que o homem não tem natureza perversa. Um bebê não é perverso. Ele pode se transformar em um distinto profissional ou o pior dos bandidos. Mas seja qual for o rumo que ele tomou, um dia ele foi uma inocente criança.”…e penso assim a respeito do universo. Estamos todos banindo o que poderíamos ter de melhor. Agora, esse é o ar que respiramos…
    Parabéns e sucesso em sua vida !
    Com carinho e amizade,
    Cristiane Visentin

  14. Cleonice Cleuza · Editar

    Magnificamente belo este artigo. Parabéns Profª Rita! Essa observação em seu artigo nos remete à uma reflexão e nos leva a compreender que o conhecimento deve estar articulado com a vida cotidiana e acontecimentos do dia-a-dia da sociedade em que estamos inseridos e que a aplicação desses conhecimentos aprendidos nos faz melhor entender este mundo e as pessoas, como também, atuarmos de forma mais eficiente. O equilíbrio representa prudência, ponderação, juizo, a busca da essência para se encontrar a harmonia.

  15. Nós apenas conseguimos aprender quando seletivamente e intencionalmente colocamos a nossa atenção nos estímulos e informação que escolhemos, com base na nossa livre vontade. Como seres humanos, temos o privilégio de escolher onde colocar a nossa atenção, e durante quanto tempo buscar o equilibrio mental p/ seguir em frente nesta selva de pedras…bjks, da amiga CLÉO PIRES (ADVOGADA).

  16. Nós apenas conseguimos aprender quando seletivamente e intencionalmente colocamos a nossa atenção nos estímulos e informação que escolhemos, com base na nossa livre vontade. Como seres humanos, temos o privilégio de escolher onde colocar a nossa atenção, e durante quanto tempo buscar o equilibrio mental p/ seguir em frente nesta selva de pedras…

    ps. Amei o seu texto!!!bjks de sua amiga Cléo Pires (advogada)

  17. solange araujo de albuquerque · Editar

    O MODO DE SER…   Carate, costumes,comportamento, depende de cada ser humano,como descobrir,como agir,ser bom ou mau, são valores que não se apresenta a um carácter absoluto.        A sua ética depende e se restringe as relações pessoais de cada um, minguem consegue viver isolado no mundo,precisamos do social e do justo.”A felicidade não esta em fazer o que a gente quer e sim em querer o que a gente faz” Jean Paul Sartre

  18. essa palavra é realmente  fantástica, pois ela tem o poder de não estragar, de concertar e de estruturar aquilo que ficou de mais e o que ficou de menos. Parabéns!!! 

  19. Maggie Fernandes · Editar

    Rita, querida.
    “Eu sou eu e a minha circunstância”. No momento atual, o “caminho do meio” é primeiramente te parabenizar. Quando compartilhamos das mesmas ideias, comemoramos os artigos e conquistas como vitória da alma, da vida, muito mais que individual. Que o seu caminho seja de portas abertas para divulgar de maneira pessoal e reflexiva todas as emoções que envolvem a natureza humana nas relações. Juntas, sempre, Maggie.

  20. Bethel L Aguilar · Editar

    Olá…. o bem e o mal… transitar nos opostos é tarefa difícil mas enriquecedora! realmente, requer a busca do equilíbrio/reequilíbrio! Parabéns, seu texto é muito bom! beijos
     

  21. Primeiramente parabéns pelos seus artigos … Fantástico. Sempre traz a mim um pouco de paz.
    Quanto ao que escreveu, fico muito feliz em ler que para termos EQUILÍBRIO, os Valores e a Ética são os principais fundamentos …bjs

  22. :-PRita,

    Uma mulher sensível, onde coloca seus pensamentos em textos que nos levam a refletir um autoconhecimento…Admiro-a, pela simplicidade em ter o dom da escrita…Parabéns, por mais está conquista em ser colunista da Rhevista.

    O texto é realista e forte, pois, nos leva a buscar o equilíbrio tão necessário para nossa vida interior, uns encontram com facilidade e ainda na jovialidade, outros com uma certa dificuldade, na fase madura da vida, levando a atingir o equilíbrio…Mais com certeza todos buscamos e encontramos num dia mágico!!! Beijinhos carinhosos. Conte comigo!

  23. João Batista Guerra · Editar

    Perfeito, gostei. Equilíbrio. Eu diria: Harmonia. Certa vez um operário facilmente identificado dentre todos os demais que transformam riquezas neste país, das quais pouco recebe, por ter acidentalmente nove dedos e ter sido o presidente desta rés pública, disse num palanque eleitoral, quando pleiteava ser o maioral: “Administrar o Brasil é como administrar a casa da gente, não se pode gastar mais do que o salário que a gente ganha.” Isto sim é o que eu chamo de equilíbrio ou harmonia. Se você ganha o suficiente para satisfazer suas necessidades, não precisa ganhar mais e nem gastar mais. Só que o homem depois de eleito não cumpriu com essa sua promessa filosófica que se tornou uma promessa fisiológica. Gastava mais do que arrecadava, então aumentou a arrecadação, aumentando os impostos, é claro, e, com isso, passou a retirar dos ganhos em salários dos outros operários que não podiam aumentar aleatoriamente seus salários. Bem, e o que isso tem a ver com o equilíbrio inserido no Título “Oito ou Oitenta”? O povo é como um bebê, de inocente no momento de seu nascimento, tudo tem que aprender nesta vida observando, recebendo instruções e exemplos dos que aqui chegaram primeiro. Que bons exemplos recebem nossos bebês das autoridades constituídas neste país da corrupção? É possível ser perfeito envolto num oceano de influências que é a própria vida? Entre aquilo que deveria ser daquilo que realmente é vai um abismo incomensurável. É possível estabelecer um equilíbrio entre a teoria e a prática, entre os discursos políticos antes e depois das eleições dos que foram eleitos pelo povo carente de bons exemplos? Entre o Oito e o Oitenta falta 79, é aqui que está o equilíbrio. Saber manipular os setenta e nove, que é o tempo que demora para o sujeito se tornar um adulto equilibrado. A maioria morre antes por que a aposentadoria é uma miséria do desequíbrio econômico entre o que se arrecada de impostos do que se gasta com a corrupção. Obrigado pela deixa.

  24. :mrgreen: O EQULÍBRIO È O MARCO NA VIDA DE QUALQUER SER HUMANO< INDEPENDENTEMENTE DO SEXO. NÓS HOMES CONSTUMAMOS SER MAIS PASSIONAIS, MAIS AFOITOS, MAIS "MACHÕES" DO QUE DEVER´pIAMOS

  25. Parabéns pelo artigo!  é de equilíbrio que o ser humano está precisando para cometer menos atrocidades.

    Abraços

  26. Joniel Alves Teixeira · Editar

    Entre OITO e OITENTA eu escolho a que for melhor porque sou equilibrado e é como se fiz; A vida é que nem andar de bicicleta, é preciso estar em constante equilíbrio para se seguir em frente e saber fazer as escolhas corretas.

    Há abraços!!!

  27. Oi! Rita, gostei do teu texto.
    Explanação clara onde você opina sobre as escolhas do ser humano, talvez seja isto o que chamamos de livre arbítrio, a descoberta do nosso melhor caminho. Quando você fala em equilíbrio, a meu ver, está se referindo a reflexão que devemos ter ao tomar atitudes, pois, nem sempre a melhor saída é navegar por desvios, pode ser mais rápido, mas, na chegada os frutos poderão não estar maduros. Penso que a forma como você escreve, reflete na verdade muito do teu próprio equilíbrio e ou busca de ser uma pessoa centrada. Adorei, acho que a responsabilidade ao escrever tem muita importancia, pois, sempre será uma mensagem que pode ou não ajudar o leitor a crescer interiormente, e ainda melhorar o seu comportamento no dia a dia. Parabéns, você conseguiu transmitir o seu recado muito bem, desejo muito sucesso em sua carreira de colunista, o mundo precisa de pessoas que lhes dê um pouco mais de luz.
    bjusssssssssssss
    Verafonseca

  28. O oito está contido no oitenta.Seu texto me fez pensar nisso.Magnífico,muito obrigado Mestra.A dicotomia em nosso mundo é fantástica.

  29. Prof… 
    gostei muito, muito mesmo, muitas pessoas se perdem pelo fato de não acharem o “equilibrio”, algo que realmente não é facil de se encontrar, convivemos com pessoas que as vezes não nos relacionamos tão bem ( mas temos que conviver da melhor maneira possivel), com pessoas que tem padrões eticos divergentes dos nossos, etc… e nós não somente como profissionais de RH, mas tbm como pessoas, temos q saber lidar com essas diferenças, e achar o EQUILIBRIO entre o “OITO E O OITENTA”! Amei seu artigo, e agradeço por compartilha-lo comigo! A cada vez q leio algum artigo, ou tomo conhecimento de algo sobre RH, me dou conta que essa profissaõ nos ensina muita coisa sobre a vida, a GESTÃO DE RH, nos ensina entre outras coisas, lidar com as diferenças, ser pro-ativo, ser emprendedor, ter “pulso firme”, etc.. e tudo isso podemos e devemos aplicar em nossas vidas!

  30. Que o artigo leve a todos a reflexão do quanto temos sido equilibrados em nossas decisões.
    Parabéns pela publicação!

  31. Vandil Oliveira · Editar

    Texto muito oportuno nesses tempos atibulados em que as pessoas vivem mais nos extremos e coerentemente isso não resulta em ações boas para seus proximos.Gostei muito da sua forma de escrever colocando o Tema claro e direto.Parabenss.

  32. PARABÉNS RITA, ACHEI O TEXTO EXCELENTE. DIARIAMENTE NOS EXERCITAMOS NA ESCOLHA DO QUE É MELHOR PARA NÓS E O QUE A NOSSA ESCOLHA IRÁ REFLETIR NO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E NAS PESSOAS QUE NOS RODEIAM. É UMA RESPONSABILIDADE DIÁRIA A SER EXERCIDA COM EQUILIBRIO PARA QUE NOSSAS ESCOLHAS SEJAM ACERTADAS.

  33. Lúcia Padilla Gatto · Editar

    As vezes a escolha é apertada entre oito e oito e meio, mas sempre havemos de fazer alguma escolha. É importante não perdermos esse foco. Bjinhos Rita!

  34. Parabéns, excelente o texto. O difícil caminho da escolha certa é nos leva a errar, mas afinal o que é o certo e o que é o errado? A decisão esta em nossas mãos. O Senhor te abençoe.

  35. Canalizo muito da minha energia, principalmente na primavera e no verão é canalizada pra andar de bike na orla, faz bem ao corpo, alma e mente !!!

  36. Eliseu F.C Penkynha · Editar

    Sensacional! Um artigo muito bem explorado. É a resposta que a maioria dos seres humanos precisavam no momento. Para mim foi ótimo, como um puchão de orelha, para refletir e repassar para os amigos, que tomem ciência e consciência, que o equilíbrio é de fundamental importância na vida de todos. Parabéns nobre amiga Rita Alonso, pelo dom da escrita e na arte educação!

  37. Dioneia Mendes · Editar

    Perfeito! Sem equilibrio não conseguimos refletir e muitas vezes damos passos errados e que trazem as consequencias desta decisão. Adorei!!!

  38. Sem dúvida o equilíbrio, na vida, é o nosso maior aliado! Difícil é decidir pelo “melhor” … Adorei o seu texto! Vale refletir!

  39. Maria Saavedra · Editar

    Oi Rita,
    Muito bom seu texto. Apenas acrescentaria que, pelo bem ou pelo mal, este equilíbrio só vem com a maturidade, enquanto jovens nossos anseios são angustiantes, tentamos sempre acertar dentro do que a sociedade “normal” nos oferece, e até em certos momentos contestamos. Com o passar do tempo vem a serenidade de que o que é importante é a nossa paz interior, sermos sinceros com a gente mesmo. Esta atitude será transparente para o outro de forma a ajudá-lo no seu crescimento. Vivenciei e vivencio isto com meus filhos e agora com meu neto. A calma e a tranquilidade internos são os sustentáculos de uma vida melhor.
    Parabéns pelo seu texto. Quero ler mais !!!

  40. Márcia Cislânia · Editar

    Olá! Rita,
    maravilhoso seu artigo. Muito bem escrito com essas comprações dos elementos naturais e vitais a vida. Acredito que o equilibrio se conquista com a sabedoria.
    E concordo que nossos valores são fortalecidos nas tomadas de decisões, que para isso requer equlíbrio. Mais uma vez adorei sua escrita e me faz orgulhosa de ter o privilégio de recebê-la. Sucesso!

  41. seu ponto de vista é interessante e verídico, no entanto, atento-me para o fato de que vivemos no mundo onde as mudanças não respeitam limites e a verdade torna-se mentira em decorrência de uma mentira veiculada com verdade. será possível encontrar e manter este equilibrio?

  42. Victoria Gonçalves · Editar

    Rita, completando o seu artigo, eu diria que a ignorância do bem é que proporciona a falta do equilíbrio. Parabéns, se publicar outros, me avise. Beijocas mil 😆

  43. Dear Rita, The
    Complexity on equilibrium behavior is the main challenge in today’s world. Let’s develop a strategic solution. You have the power to do that, my friend. 🙂

    💡 that Equilibrium’s functions with ….happiness and joy!

    Thank you, for all your time into this issue.

    With best regards,

    Bene’

  44. Encontramos o equilíbrio a medida que amadurecemos. Nem sempre estamos aptos a sermos sensatos, embora muitas vezes sentimos vontade de sair do equilíbrio, devemos respirar fundo e manter a calma, só assim faremos escolhas adequadas àquele momento. O certo e o errado mudam de sentido em cada etapa da vida, contudo, como disseste, com equilíbrio temos chances de acertar.

  45. Rita,

    gostei do seu jeito, claro, metafórico de levantar as questões…
    até agora estou refletindo…” o equilíbrio é a escolha entre o bem e o mal.”
    Mais uma vez, o livre arbítrio e cabe a nós, baseado nas nossas crenças, valores, preceitos, e tudo mais a escolha.
    Esta escolha, errada ou certa, é que nos conduzirá ao equilíbrio, a medida exata entre o “seu oito e oitenta”.
    Parabéns!! Adorei!! beijo,

  46. Rita, sempre nos dá de presente excelentes textos…Concordo plenamente, o equilibrio é o que nos mantém vivos, é necessario para que sejamos felizes, afinal quando, há alguma ruptura desse equilibrio em qualquer area de nossas vidas, ele absorvido e sai contaminando todas as demais areas, por isso é tão comum “escutarmos um mal nunca vem sozinho”…Porque quando perdemos o equilibrio somos contaminadas por todo o mal que ele pode nos causar….Mais uma vez parabéns sou sua fã, beijo grande

  47. Parabéns,,pelo texto,,a colocação do equilibrio hoje em dia é fundamental,,pois as pessoas estao perdendo o senso dele!!!!
    Fazem coisas absurdas,,,estrapolam ficam sem equilibrio algum,,,e depois querem consertar tudo so com um pedido de desculpa,,,enfim,,só quero dizer que se formos mais equilibrados com as coisas que o mundo nos oferece com certeza seremos equilibrados em nossas emoções tambem,,,
    Admiro seu trabalho sempre amiga,,,bjs mil rosanna Knopf

  48. 😛 Acontece a falta de equilibrio em varias situacoes de nossas vidas , por experiencia propria eu sei que se vc tomar o caminho errado, será muito difícil a volta , o equilibrio é fundamental pra todos nós. bjs e continuo admirando muito seu trabalho.

  49. Carlos Eduardo · Editar

    Olá PROFESSORA.
    Primeiramente parabéns pelos seus artigos … Fantástico. Sempre traz a mim um pouco de paz.
    Quanto ao que escreveu, fico muito feliz em ler que para termos EQUILÍBRIO, os Valores e a Ética são os principais fundamentos … Diante este escrito acredito cada vez mais que a fase principal de nossa vida para que estes Fundamentos passem a se manifestar … é a infância com muito afeto e carinho. Muitas de nossas mazelas e outras coisas ruins que se manfestam na vida adulta é devido a falta desse Carinho e Afeto que não tivemos nesta fase … tudo começa por aí …

  50. maria lucinéia alves dos santos · Editar

    olá Rita,estou aqui novamente…
    Quando falamos de equilíbrio logo vem uma auto reflexão:será que estamos agindo com equilíbrio, em tudo na minha vida?
    Essa afirmação surge Instantaneamente lembrando que precisamos dosar todos os dias a balança para que fique realmente equilibrada ,nos conceitos,nas atitudes e nas escolhas.

    grande abraços!

  51. Márcia Palmer · Editar

    Equilíbrio, é o meio ideal de estar de bem com a vida, com o mundo . São quatro elementos essenciais: água, terra, fogo e o ar. 
    Vivemos em meio deles, somos construídos por eles, e tudo é movimentado em nosso planeta está ligado neles, em perfeita harmonia, em equilíbrio.
    Valores e consciência sobre tudo é preciso.
    Viver é possível…. Equilibrando-se em seus passos, onde calculamos o melhor para o TODO.
    Acredito ser o “Equilíbrio” a grande solução!
    Parabéns sempre Rita!
    beijos
    Márcia Palmer

  52. Excelente artigo! O equilíbrio é a escolha entre o bem e o mal. E é exatamente isso que o ser humano desconhece. Nem todos são equilibrados, por isso está dificil o bem vencer o mal…

  53. Ao ser solicitado a opinar sobre determinado tema, fica-se medindo as palavras a fim de enaltecer ou não seu interlocutor. Não vou fazer uma coisa nem outra. Quero te dizer que só o fato de você ser colunista de uma Rhevista já é um notícia maravilhosa para quem preza sua amizade. Não estou fugindo da responsabilidade de criticar positivamente ou o inverso, fico é muito feliz por você escrever nesse veículo de comunicação. Só tenho que parabenizá-la e desejar que tenha uma carreira meteórica e de muito secesso. Quem sou eu para avaliar seu texto. Mas não resta dúvida que essa questão filosófica é bastante interessante, haja vista a quantidade de pessoas hoje em dia que são completamente radicais e que não conseguem realizar seus sonhos. Cara amiga, estarei torcendo por sua vitória e tenho certeza de que você vai arrebentar. Perseverança, humildade e muito paixão te conduzirão certamente ao êxito.

    Um grande abraço

  54. maria aparecida de freitas · Editar

    O equilíbrio é a escolha entre o bem e o mal. É não escolher a opção de menos nem a demais, porque ambos são possuem a justa medida.

    Precisamos ter equilivrio em tudo….Parabéns, gosto de seus escritos amiga…bjs;

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.