O Super-Herói Disfarçado

Rita Alonso
Rita Alonso

Fui convidada a ministrar uma palestra em uma grande universidade aqui no Rio de Janeiro.

Descobri que falaria para cinco turmas de formandos. Fiquei um pouco apreensiva e insegura de início. Depois arquitetei aquele meu velho plano: chegar bem cedo, me misturar à platéia para sondar o terreno inimigo.

Qual não foi minha surpresa ao descobrir um super-herói disfarçado de professor.

Bem, mas deixa começar pelo começo para vocês entenderem bem este balaio de gato.

Logo que cheguei ao campus fiz amizade com alguns alunos de administração; pra falar a verdade foram eles que se aproximaram, pois já haviam lido meu nome no programa do evento e alguns me reconheceram de palestras e cursos anteriores.

Estávamos numa deliciosa rodinha, quando tudo aconteceu. De repente, o silêncio crucial. Uma das alunas gritou: – Gente, chegou o Antonio!

Numa avalanche frustrante me passaram de centro das atenções para mera expectadora.

Pensei comigo: Quem será o tal Antonio?

Será o menino mais bonito?

O mais charmoso?

O mais “cabeça” da “facul”?

Será o Antonio Fagundes?

Será um avião?

Quando me deparei com o “Antonio” não consegui assimilar direito o motivo de tanto entusiasmo.

Professor Antonio aparentava uns 50 ou 55 anos, embora eu pudesse jurar que por trás da roupa invisível de Super-Homem, o Antonio pudesse ter muito menos idade.

Vestia calça jeans surrada, blusão cáqui –talvez para esconder a grande barriga- e uns óculos que pedia, a muito, outro mais moderno.

Eu e minha aguçada curiosidade feminina não poderíamos perder o motivo pelo qual o misterioso Prof. Antonio era tão popular.

Fiquei pensando que talvez todo aquele alvoroço se devesse a alguma prova recente que ele havia aplicado àquela turma e embaixo da sua capa de super herói estivesse trazendo as notas da garotada.

Sorrateiramente me aproximei e para meu espanto ouvi um rapaz lhe perguntando:  “-Professor Antonio, e a sua esposa melhorou? Foi um resfriado forte? Estávamos sentindo sua falta!”

Ainda me pergunto o porquê do super-herói Antonio, professor de Química, ter tanto carisma com os alunos!

Descobri que aquela figura tão pitoresca é queridíssima pelos seus alunos.

Descobri que aquele super-homem, disfarçado em professor, ama a sua profissão e que faz valer a pena cada minuto do tempo de suas aulas.

Que leva a sério o dom de passar conhecimento.

Que tem anos de profissão, que respeita e é respeitadíssimo por todos.

Que acredita na amizade, no se doar, no persistir.

Que consegue ser camaleônico apesar do baixo salário de professor.

Que em sala de aula não se sente o senhor absoluto, dono da verdade.

Que fala de suas inseguranças e incertezas.

Descobri que o Clark Kent da universidade, com seus incríveis poderes só tem medo da kriptonita da gripe.

Parabéns Professor Antonio pelo exemplo de empatia que quero continuar a seguir e me espelhar!

Claro que abri a palestra dando parabéns ao grande e velho mestre que não me faz sentir única neste amor que sinto fazendo o que gosto: lecionar de verdade!

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

45 Respostas para "O Super-Herói Disfarçado"

  1. Professora Rita Alonso, para mim é a Ritinha, sempre dedicada ao que faz.  Gostei muito do texto, é a sua cara, aquela Rita que faz questão de externar sua admiração pelas pessoas. Ela observa, aprende, ensina. Eu não conheço o Professor Antônio e ele me foi apresentado divinamente por este texto. Parabéns Rita !!! Você continua a minha amiga Ritinha que eu tanto admiro. Bjusssssss

  2. Simone de Oliveira · Editar

    Hoje, está muito difícil relacionamento professor aluno, isso é muito difícil o respeito mútuo…Valores estão sendo perdido amor respeito.É muito lindo VALORIZAR UM SUPER -HOMEM..PARABÉNS…
    SIMONE /BRASÍLIA-DF

  3. elzenir mendonça · Editar

    Achei otimo o texto. O Prof. Antonio faz realmente o que gosta e por isso é tao querido pelos seus alunos, como voce tambem deve ser querida pelos seus alunos., por fazer tambem o que gosta bjs

  4. ELISABETH ROSALES · Editar

    Professora Rita,meus parabéns.
    Mostra a intuição da alma feminina juntamente como o maravilhoso dom do educador.
    Cada dia que se vive é especial, e a vida deve ser uma fonte de experiênciasa desfrutar a cada dia. 
    Que te ilumine sempre.

  5. Cada artigo seu uma lição diferente, acredito que porque existem pessoas como vocês que amam o que fazem, que temos grandes profissionais.Continue assim, abraço.

  6. Paula Gonçalves · Editar

     🙂 Oi, adorei este artigo, como os demais que venho acompanhando…
    Como a maioria dos leitores mencionaram, quase sempre julgamos as pessoas e este artigo é a prova de que, ainda sim, existem muitos profissionais que atuam em áreas correspondentes pelo simples dom de amar o que fazem, um grande exemplo é o Profº Antônio. 
     Abraço, Paula

  7. Oi Rita, tudo bem?
    Muito legal o que você escreveu!! Parabéns!!!
    Como uma pessoa aqui postou: ” nós julgamos as pessoas sem nem ao menos conhecê-la direito”. Os alunos admiram muito o Prof. Antonio!!
    Abraços!!

  8. solange araujo de albuquerque · Editar

    Ola !!! Rita se te conhecesse hoje te perguntaria,como e ser tao conhecida,e se estivesse resfriada como a esposa do professor ANTONIO,te diria pegou a virose,e se os dois estivessem juntos agradeceria a DEUS por contar com pessoas tao especias,sou grata a você sua equipe por não terem patenteado uma marca e ela permanecer viva todas as manhas,mesmo que me vá para o outro lado ou você sua marca tem nome para o resto da vida  não SUPER HERÓIS,mais sim a EDUCADORA da internet ,me realizo  em contar todas as manhas com você,espero que existam sempre professores como ANTONIO,e pessoas que nao consigo homenagear,pois se enquadra dentro do corações de muita gente…  EMOÇÃO,eu me sinto como na loteria estivesse acertado,obrigada,uma super aprendiz..

  9. Cara Rita: Achei o presente texto ótimo e bem à altura das suas crônicas. Passar por essa experiência (de falar para uma multidão) não deve ser moleza, e conhecer pessoas como o Antonio (com o exemplo de vida q ele dá), melhor ainda !!!!!!!!!!!!! Abração e até a próxima matéria !!

  10. Parabéns ao professor ANTONIO E A VC PROFESSORA que demonstra ter amor pela profissao, continuem sempre assim parabéns!!!!1

  11. Boa tarde prof Rita!!!
    Ao aguçar sua curiosidade pelo Professor Antonio, descobriu que a melhor maneira de seguirmos uma profissão, a qual amamos, devemos agir com amor sempre, assim conquistaremos nosso espaço de forma simples e amiga…O Professor Antonio é um grande espelho da vida, acho que todos deveriam se espelhar, não importa a profissão, ou quanto ganha, o importante é como exerce, se for sempre com carinho, atenção, na base da amizade, colherá frutos para o resto da vida.
    Espero que este artigo rode por muitas pessoas, para que elas reflitam um pouco sobre este maravilhoso texto, onde prevalece o amor pelas pessoas, e assim, será sempre recompensada.
    Parabéns a você professora, por exercer da mesma forma a profissão.
    Beijos iluminados no coração!!!

  12. maria dos milagres caldas góis · Editar

    O segredo para todas as conquistas é o amor. A simplicidade nos leva a um lugar seguro,e essas são as ferramentas do professor Antonio.Meus parabéns pelo artigo,mim fez refletir,um abraço.

  13. É Rita, como é difícil encontrar esses super-heroís hoje em dia,eu me apaixonei pela educaçao, trabalho como estimuladora materna hj, pq me formei esse ano, estou cursando pedagogia, e procuro sempre me manter antenada na expectativa de me preparar cada vez melhor, para exercer essa profissão tão bonita, e para dar o melhor os meus pequenos.Mas é difícil encontra, pelo menos na minha realidade, pessoas que se dediquem como esse professor tão amado.Espero ser pelo menos parecida com ele um dia….bjs

  14. Ligia Gleice Barbosa Alves · Editar

    Fiz a leitura e achei maravilhoso, eu como aluna posso dizer, que realmente quando percebemos o empenho e o amor que o professor tem ao nos passar seu conhecimento, criamos com ele um forte laço de companheirismo e amizade, e nos promove uma sensação de eterno agradecimento pelo conhecimento cedido parabéns!!!

  15. Dagoberth van Lammeren · Editar

    Adorei. Com muita simplicidade, você conseguiu nos transportar para um ambiente onde aprendemos muita coisa. Somos frágeis e super homens, ao mesmo tempo. Nossas fraquezas não nos impedem de, com nossas atitudes, nos transformarmos em pessoas especiais para quem nos cerca. Antônio é super homem e humano, ao mesmo tempo, frágil a um simples resfriado. Você é uma palestrante consagrada mas se sentiu aprendiz, também. Nós, que não vivemos tudo isto, rimos e admiramos esses dois personagens, reais, que nos deram mais uma grande lição de vida, graças a forma suave e envolvente como você descreveu. Sorte a nossa poder partilhar deste grande momento.

  16. Éderson gaúcho · Editar

    Querida Rita,
    Ás vezes estranho quando não há um recado em minha pasta de emails com um convite á leitura de um de teus textos,rsrs. Por que eles me tiram do cotidiano ao esfacelar a realidade aparentemente banal com algum detalhe que sempre me passa despercebodo ou que, visto do teu ângulo, ressurge com toda vivacidade de um discurso realmente motivado e empenhado em revelar palavras semeadoras de sonhos e de críticas sagazes… Obrigado pelo texto em questão e pelo convite à leitura. Super-heróis são os professores, mas o uniforme realmente só serve àqueles que assumirem a responsabilidade de o vestir com seriedade e comprometimento… Bom feriado. (e até o próximo texto…)

  17. Eliseu Penkynha · Editar

    Errata: consertando, a última palavra de meu comentário acima: Em vez de: “prabéns!” leia-se: parabéns! Grato!

  18. Eliseu Penkynha · Editar

    Toda expectativa vale a pena ser apreciada, nós do lado de cá, entendendo a lisura do fato, o amor ao trabalho, o prof. Antonio é a prova concreta do faça oque faça faça bem feito, o salário aí é apenas uma consequência do serviço prestado. E o saber retribuir da posição ocupada com os beneficiados (seus alunos) que o admiram, que teem por ele grande carinho, com certeza também bons alunos, porque nesse elo de ligação, a educação, o respeito se faz presente. Esse é o exemplo do bom educador. Parabéns profª Rita pela sensacional observação e passada no papel para ficar na história, mostrando à todos o quanto vale a pena ser professor, com uma dinâmica amiga, como o resultado do seu feito. Gostei, mais uma vez prabéns!

  19. Parabens Rita…lindo trabalho…que Pena que nao existem mais Antonios…Esses Herois anonimos deveriam estar tabem na Politica

  20. Carlos Roberto BONINA · Editar

    Parabéns Prof. Rita, por mostrar-nos em um singelo artigo que super-heróis existem e talvez anônimos e sem super-poderes, mas, com uma força poderosa que chama-se CONHECIMENTO e AMOR PELA PROFISSÃO… Parabéns Prof. Rita…
    Abraços …C.R. Bonina

  21. 🙂 Professora Você com certeza eh especial assim como o Prof. Antonio , ele estava no seu próprio meio com seus alunos, e o reconhecimento que foi observado realmente eh digno de alguém muito especial , dificilmente a gente gostar  de um professor de química ..rsrssr

    Parabéns pelo excelente texto. 

  22. MARTA REGINA MACEDO · Editar

    Olá profª Rita, ao ler sua publicação, pude vislumbrar os maravilhosos mestres que passaram por minha vida educacional, e hoje como professora, aqueles que passam por minha vida profissional e o quanto aprendi e aprendo com todos, além lógico de ter como “escola/aprendizagem” os alunos e os profissionais com os quais trabalho que não deixam de ser educadores, mesmo estando na cozinha e/ou limpeza.Parabéns a você, ao querido profº Antonio e todos aqueles que valorizam nossa profissão e amam o que fazem, pois é esta paixão no olhar e na fala  do professor que o torna um mestre no que faz.Adorei seu texto.
    Grande abraço!
    Marta

  23. Joniel Alves Teixeira · Editar

    A gente tem que fazer o que gosta mesmo que não ganhe muito por isso que é o caso de vários professores nesse país. E se sente isso quando dizemos aquela famosa frase: “Aqui a gente não ganha muito mais se diverte” como no caso desse professor que ama o que faz e é querido por seus alunos.
    Muito bom esse texto!!! abraços!!!

  24. Etelvina Côrtes · Editar

    O artigo está ótimo e mostra o carinho dos alunos e a vocação dos professores pela profissão.

  25. Fernando Magalhães · Editar

    Realmente, amiga Rita, se a Educação no Brasil ainda consegue caminhar é, fundamentalmente, pela postura de professores como esses: Você e o colega abnegado em tela. Se fosse apenas pelas inciativas governamentais, estariamos todos em um imenso caos social, muito maior do que as precárias condições urbanas em que nos encontramos. Estudos sérios indicam que é pela Solidariedade e Responsabilidade Social consciente e elevada do cidadão comum que o caldeirão nacional das imensas desigualdades sociais ainda não estourou por aqui.
    Perseveremos então, amiga, em nossa luta!
    Abraços Cordiais! Fernando Magalhães.

  26. Mauricio da Silva · Editar

    Ótimo artigo. Pessoas humanas que tem em seu trabalho o reconhecimento através do carisma, neste caso, dos acadêmicos. Parabéns.

  27. Margarete Fernandes · Editar

    temos mais é que acreditar. Como o Antonio, amamos nossa profissão. Temos prazer em cumprí-la levando junto nosso caráter, nossa alegria, nosso entusiasmo em fazer valer a educação e cidadania, as relações humanas em cada movimento nosso, na colaboração, na amizade, no reconhecimento, nos sentimentos e valores mais simples que na verdade movem o mundo. É claro que estou compartilhando. Sei que muitos amigos e amigas irão se identificar com “O super-herói disfarçado” e renovar suas crenças de que as palavras podem até passar, mas os exemplos, as nossas atitudes não serão esquecidas. Essas é que realmente ficam, como ficará na lembrança de todos os envolvidos o prof. Antonio e sua passagem por lá. Me refiro aqui à sua passagem, Rita, claro. Levando o texto também para a turma da UNIP (pedagogia) aqui em Santos através da profa. Maria do Carmo que “faz piruetas” pra entusiasmar sua turma. Bom mesmo saber que existem muitos de nós aqui, alí, acolá. Te amo, professora, companheira e amiga.

  28. Maurício da Silva · Editar

    Bom dia, Profª Rita.
    Fico feliz, quando tenho conhecimento de profissionais que se prezam, que respeitam e dão valores as pessoas, independentes da posição que ocupe. E o professor mencionado merece todo o meu respeito e eu o aplaudo. Assim como, a professora por nos compartilhar seus artigos que são enriquecedores e nos levam a reflexão.
    Parabéns.
    Maurício

  29. Oi Rita, muito bom! me lembra o Léo Buscaglia, deve conhecer, né?
    Pena que são tão poucos… bjs

  30. O texto é ótimo! E como o super-homem Antonio a muitos outros professores que apesar de ganharem um salário que só mesmo para mágicos…. fazem um bom e respeitado trabalho.

  31. Kelly Cordeiro · Editar

    Rita…Que artigo delicioso de apreciar, de ler. É uma baita motivação essa hein… Parabéns e esse tal professor Antonio além de super heroi, defende a profissão… Muito bom!!! Obrigada por me proporcionar mais esse momento de leitura, reflexão!!!

  32. Viviane Taufick · Editar

    😛 Rita, muito bom o seu texto! Percebo através dele que você é uma pessoa que percebe as outras. E eu considero isso maravilhoso! Penso que aprendemos muito percebendo o outro, que nos tornamos melhores quando admiramos ao invés de invejarmos.
    Obrigada por compartilhar conosco!
    Abraços.

  33. Rita, querida. Tenho duas palestras confirmadas para a terceira semana deste mês. Também venho sondando o terreno, rssss. Sabe, amiga, temos mais é que acreditar. Como o Antonio, amamos nossa profissão. Temos prazer em cumprí-la levando junto nosso caráter, nossa alegria, nosso entusiasmo em fazer valer a educação e cidadania, as relações humanas em cada movimento nosso, na colaboração, na amizade, no reconhecimento, nos sentimentos e valores mais simples que na verdade movem o mundo. É claro que estou compartilhando. Sei que muitos amigos e amigas irão se identificar com “O super-herói disfarçado” e renovar suas crenças de que as palavras podem até passar, mas os exemplos, as nossas atitudes não serão esquecidas. Essas é que realmente ficam, como ficará na lembrança de todos os envolvidos o prof. Antonio e sua passagem por lá. Me refiro aqui à sua passagem, Rita, claro. Levando o texto também para a turma da UNIP (pedagogia) aqui em Santos através da profa. Maria do Carmo que “faz piruetas” pra entusiasmar sua turma. Por falar nisso, você assistiu “Minhas tardes com Margueritte”? Bom, querida, está na hora de voltar para a Liga da Justiça, Bat alguma coisa, me encontrar com outros Incríveis, na Secretaria da Educação. Bom mesmo saber que existem muitos de nós aqui, alí, acolá. Te amo, professora, companheira e amiga.

  34. Cleonice Cleusa · Editar

    Parabéns Professora, parabéns também ao Profº Antonio! O mundo, as pessoas podem não nos aplaudir, mas o importante é que nós “EDUCADORES” nos sentimos os profissionais mais importantes do mundo, da sociedade e que AMAMOS o que fazemos… O Sistema não nos valoriza, mas o AMOR – nesses pequenos gestos traz a nossa recompensa. Parabéns. Continue sua linda tarefa e este compartilhar de conhecimentos. Sucesso Professora Rita! Bjs.

  35. NMAZILDA MEDINA · Editar

    Querida amiga Rita,
    você é mesmo uma pessoa espetacular e uma exemplar profissional. Seu artigo me impressionou! Este deve ser lido por todos os educadores,pois infelismente são raros os ¨SUPER-HOMENS DiSFARÇADOS DE PROFESSOR¨¨assim como o professor Antonio que lhe despertou tamanha curiosidade até descobrir que mistério ele escondia. Seu artigo teve um inicio bastante engraçado,de modo a atrair a atenção dos leitores,cujo desenvolvimento foi bastante profundo que causa uma importante reflexão. amei! parabéns Rita, pelo seu lindo e tão importante trabalho.Que DEUS continue a iluminar sempre…sempre..Omundo precisa de pessoas maravilhosas e profissionais brilhantes,assim como você. Esse amor do professor Antonio precisa estar no coração de todos os educadores.Infelismente muitos são mesmo disfarçado. parabéns! Que DEUS te abençoe!

  36. Marciana Cavalcante · Editar

    Parabéns.. Adorei esse artigo, o Prof. Antonio e a prova que quando agente ama o que faz nao importa o salario ou condiçoes de trabalho, pois o amor e a dedicação esta acima de tudo.

  37. Parabens! vc é um grande exemplo em sabedoria…….[Ao…mestre com carinho..]..continue sempre assim ,pois sera um grande espelho para a nossa juventude de hoje!….bjs….. em seu coração!

  38. Amanda escreveu: “Ah Professora, como sempre eu estou aqui, aprendendo mais e mais com voce!
    Esse artigo, ao começar a ler, até achei um pouco engraçado, a sua “curiosidade” em saber ” o por quê” do Antonio ser tão querido, e olha que à primeira impressão voce nem achava que ele era querido, rsrs
    Mas aí que está, as vezes nós “julgamos” as pessoas ( às vezes não, quase sempre!) por simplesmente ver a pessoa e não “olhar” realmente!
    E o Antonio, é uma prova disso, como você mesmo disse: UM SUPER- HOMEM DISFARÇADO DE PROFESSOR, mas porque? O que o tinha o “tal” Antonio?
    Ele tem AMOR, ele ensina com zelo, com carinho, não é simplesmente receber o salário no fim do mês, não não, é muito mais que isso,vai além, o Antonio é um profissional que devemos tomar como exemplo, pois assim nosso “sucesso” chegará.
    Profe agradeço imensamente por dividir comigo suas experiencias, são enriquecedoras!
    PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO!”

  39. Ah Profe, como sempre eu estou aqui, aprendendo mais e mais com voce!
    Esse artigo, ao começar a ler, até achei um pouco engraçado, a sua “curiosidade” em saber ” o por que” do Antonio ser tão querido, e olha que a primeira impressão voce nem achava que ele era querido rsrs
    Mas ai que esta, as vezes nós “julgamos” as pessoas ( as vezes não, quase sempre!) por simplesmente ver a pessoa e não “olhar” realmente!
    E o Antonio, é um aprova disso, como você mesmo disse: UM SUPER- HOMEM DISFARÇADO DE PROFESSOR, mas porque? O que o tinha o “tal” Antonio?
     Ele tem AMOR, ele ensina com zelo, com carinho, não é simplesmente receber o salário no fim do mês, não não,  é muito mais que isso,vai além, o Antonio é um profissional que devemos tomar como exemplo, pois assim nosso “sucesso” chegará.
    Profe agradeço imensamente por dividir comigo suas experiencias, são enriquecedoras!
    PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO!

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.