Festa de Final de Ano

Washington Sorio
Washington Sorio

Se você tem um comportamento estritamente profissional o ano todo, por que não mantê-lo na festa de fim de ano? Taí um evento que pode ser uma alegre reunião de companheiros que batalham lado a lado, dia após dia. Ou uma ocasião com o poder bombástico de derrubar, em apenas algumas horas, o que você levou o ano todo para construir. Falo de imagem. E imagem, como se sabe, é tudo.

A bebida deixa todo mundo meio descontraído. Quem bebe demais, seja qual for o combustível, transforma-se num chato, pois perde suas “travas” morais e éticas, e vem sempre com um papo inconveniente. É capaz de chegar na secretária do diretor geral e dizer para quem quiser ouvir: “Você é muito gostosa!”.

Outro problema é o video e as fotos, pois tem sempre alguém com um celular  com câmera (que filma e tira fotos) que sem dúvida está lúcido o bastante para captar os melhores momentos (leia-se micos, vexames e constrangimentos).

Para as pessoas inteligentes, capazes de desfrutar com bom senso os prazeres do copo, da mesa e da companhia, será hora de curtir a festa.

Para quem ultrapassou os limites tem a síndrome do dia seguinte, onde você implora a Deus pela chegada do fim do mundo.

Para fugir da síndrome do dia seguinte, basta seguir as dicas que faço a seguir:

1) Fique longe o máximo possível da bebida. Não teste sua resistência exatamente neste dia. Se bebida em excesso é um problema, beber e comer exageradamente é um convite ao mal-estar. É imprescindível equilibrar as doses e porções. Isso vai evitar muita dor de cabeça;

2) Se você é formal com a maioria das pessoas, não pense que, tirando o paletó e a gravata, essa formalidade será esquecida. Não seja na festa quem você não é no dia a dia;

3) Mulheres têm mil opções de roupa, inclusive aquelas capazes de deixá-las sedutoras, poderosas e reveladoras. Esse tipo de roupa deve ficar no guarda-roupa no dia da festa. Não se deixe convencer do contrário;

4) Mesmo que a festa seja um luau, é só o ambiente de trabalho que mudou, a hierarquia continua a mesma e as relações profissionais não devem ser esquecidas. Portanto, nada de intimidades com chefes e subordinados. Converse com todos. Não se concentre em apenas um ou dois colegas, ou terá que aguentar as indiretas no dia seguinte;

5) Se o marido/esposa é ciumento(a) não o(a) leve à festa. Explique que é uma reunião informal de trabalho, uma comemoração, mas que os cônjuges não são exatamente bem-vindos. Uma mentirinha branca é perdoável se houver a possibilidade de um pequeno escândalo familiar caso aquela colega extrovertida (ou o estagiário atrevido) resolver fazer uma gracinha imprópria diante de seu acompanhante;

6) Chefe é chefe, o tempo todo. Tem que se manter sóbrio e conservar o distanciamento profissional sempre. Não é no dia da festa que ele vai resolver dançar forró com as funcionárias só para mostrar que é um chefe “pé no chão” ou vai tomar todas e ficar “cantando” as funcionárias;

7) Em última análise, se algo sair errado, se você teve uma atitude não muito profissional, no dia seguinte escolha o momento adequado e peça desculpas. Afinal, errar é humano. E que fique a lição.

A festa na empresa é um momento de descontração, de descobertas surpreendentes e uma boa ocasião para transformar aquele companheiro de trabalho no seu mais novo amigo de infância. Boa festa!

Sobre o autor:

Washington Sorio é graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Recursos Humanos e diversos cursos de especialização, tanto no Brasil como no Exterior. Possui 14 anos de experiência na Gestão de RH, sendo responsável pela bem-sucedida implantação de três multinacionais no País. Pelo reconhecimento do seu trabalho recebeu o Prêmio de Gestão de Pessoas Luiz Carlos Campos como o Melhor Profissional de RH do Ano de 2005 concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ.

site: www.washingtonsorio.com.br

Assinatura

Compartilhar Este Post

3 Respostas para "Festa de Final de Ano"

  1. Rodolfo Martins · Editar

    Parabéns
    Momento oportuno gostei muito da síndrome do dia seguinte vou guardar essa é
    melhor aprender antes do que sofrer depois .
    abraços

  2. Oiii

    Parabens pela materia, varias pessoas que eu conheço deveriam ler isso. Pois com certeza iria ajudar-las a não perderem a classe nas festas de final de ano. É nessas festas que as mascaras caem, onde se revelam seus verdadeiros cisnes negros, acho que quem tem uma boa postura profissional pode entrar e sair em qualquer lugar.

    ABraços
    Maria

  3. Excelente matéria, ótimas dicas. Que todos possam aproveitar as festas de final de ano em um clima sadio, e com uma uma postura digna de um bom profissional que sabe se divertir.

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.