PASSADO x FUTURO

Rita Alonso
Rita Alonso

No meu último artigo chamado “POR QUE ABANDONAMOS AS COISAS PELA METADE?” conversamos sobre vários sentimentos como ego, ciúme, insegurança, ressentimento, inveja, raiva, mágoa, sentimento de inferioridade…

Falei que esses sentimentos são naturais dos seres humanos e que a primeira coisa a fazer é reconhecer e admitir determinado sentimento por mais incômodo seja. Reconhecer,analisar e depois, o mais importante, ponderar a respeito do destino quedaremos a ele. E esta é uma missão que devemos rever a cada dia.

Hoje, gostaria de lembrar que uma grande parte das angústias que sentimos tem origem no passado. Essas angústias se manifestam em nossa mente através de recordações ou culpas dotipo:

-Eu era feliz quando morava com a minha avó, ela me tratava tão bem…

-Eu era feliz quando morava na cidade X. Lá eu tinha amigos…

-Eu era feliz antes de dar o passo que dei…

-Eu era feliz antes de me casar e não me sentia tão deprimido…

-Eu era feliz quando desisti de casar e resolvi ficar solteiro…

-Eu era feliz quando trabalhava na Empresa Y. Lá eu tinha reconhecimento…

-Eu era feliz quando trabalhava em outro setor, chefiando um grupo melhor que esse.

Talvez eu precisasse de várias páginas deste artigo para listar os exemplos de mágoas, ressentimentos e arrependimentos do passado.

Mas quando não estamos focados no passado, estamos nos angustiando com dúvidas e ansiedades do futuro:

-Será que terei condições de pagar todas as prestações do apartamento novo que comprei? (Da casa de praia?do carro novo?)

-Será que estarei vivo para ajudar meus filhos a se formarem?

-Será que conseguirei uma empresa melhor? Ganhando mais?

-Será que conseguirei novo emprego?

-Será que conseguirei um emprego?

Agora pense comigo: O passado não existe mais e o futuro ainda não chegou, certo?

Tudo o que aconteceu com você até o momento que veio até este site e começou a ler meu artigo é… HISTÓRIA. História da sua vida! Faz parte do seu passado. Apenas memória. Não é mais concreto!!! É como água de rio. Você pode olhar aquela mansidão do rio,mas com certeza não é a mesma água, ela já passou, ela caminha… É nova água…Novo momento!

E o futuro é mistério.Você pode até ter agenda, planejar, organizar, mas aí vem o imprevisto e muda tudo. O futuro ainda não veio e sofrer por algo que ainda não aconteceu é no mínimo insanidade!

Então, se o passado não está mais aqui e o futuro ainda não lhe pertence. Então quando você existe?

Você existe num encontro muito tênue entre o passado e o futuro. Num ponto mínimo de intercessão. Você existe neste segundo, neste instante, neste milionésimo de segundo… O que for menor é quando você existe. Porque passado é história e futuro é o desconhecido. E é exatamente neste milionésimo de segundo que Deus lhe deu que você realmente existe. Por isso ele se chama PRESENTE. Porque é um presente de Deus. E por ser um presente de Deus, você não tem o direito de estragar seu momento.

Se você só existe neste segundo, não tem o direito de se sentir melhor do que ninguém. Você não tem o direito de humilhar ninguém. Você não tem o direito de se achar o “Rei da Cocada Preta”. Achar que é melhor só porque seu cabelo é mais liso do que o de fulano, só porque a sua pele é mais alva que a de outra pessoa, só porque, em determinado assunto, é mais inteligente que alguém. Que é melhor por ser mais alto, mais magro, mais rico, mais bonito…

Você não tem o direito de gastar este seu presente que Deus lhe deu com tanto carinho, para fazer fofoca em seu trabalho ou para humilhar um subordinado. Para se sentir superior ao candidato que vai a sua empresa pedir uma oportunidade de emprego.

E preste atenção, porque este momento tão fugaz daqui a alguns instantes também fará parte do passado e você perdeu uma grande oportunidade de aproveitá-lo ou agregar algo de bom para a sua vida. Não cometa erros como estes. Porque estes erros se transformarão em arrependimentos amanhã e você não terá a chance de retornar para modificá-los.

No próximo artigo gostaria de ensinar alguns exercícios muito eficazes para se livrar de culpas e ressentimentos que eu mesma já lancei mão algumas vezes. Além de outros tão igualmente eficazes em relação ao futuro. Tenho certeza que irão apreciá-los.
Desejo dias de paz e fiquem todos bem…

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos daRiotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

32 Respostas para "PASSADO x FUTURO"

  1. A questao eh de fato viver o presente e preparar o futuro.
    As vezes pensamos em desistir, nos sentimos cansados. Sabemos que temos limitações, mas temos sempre como buscar solucoes e outros caminhos. E’ ai que entra o passado, nossas experiencias e as de outros somadas para a

  2. boa noite Rita.
    seu texto fala exatamente um pouquinho de nos…
    Em tese nos ensinar valorizar o passado,assim o ser humano.

    abraços!

  3. Sem palavras acei fantastico e tudo veridico!!!Deveriamos todos por em pratica!!…Gostei muito. Me fez refletir sobre a minha vida, minhas alegrias e tristezas em seu percurso. Penso que deveríamos lembrar somente dos bons momentos, mas faz parte da nossa história as decepções, os tropeços, enfim que devemos aproveitar como uma aprendizagem. Através do dia a dia procuro viver da melhor maneira possível, com consciência tranquila, tentando ser uma pessoa melhor. E toca a sorrir pra vida!!jinhos e muitas felicidades!!

    Beijos da amiga de sempre.

  4. em alguns textos ate concordo, mas pra mim  passado, presente e futuro não podem se separar. estão juntos , cada um no seu tempos… na sua historia  bjs amiga

  5. Perfeito texto,remete-nos ao aconchego do apenas presente,de ombros leves.Se conseguirmos aplicar este presente em nossas vidas,seremos mais completos e felizes!Adorei!

  6. Fernando Pereira · Editar

    Obrigado, Rita! Esse vértice chamado presente sempre tem que nos ser lembrado e vc está trazendo esse recado! A preocupação com o passado é um balde cheio de cinzas. Não serve prá nada! O futuro está esperando para ser formatado e a ferramenta, a “varinha de condão”, é esse foco muito bem destacado por vc que nos mostra: O “milionésimo de segundo do agora”, chamado PRESENTE DE DEUS!

  7. Denise Martins · Editar

    Rita Alonso,

    Como viver o presente sem pensar no passado ou sem almejar o futuro? O Presente pode ser muito ou muito ruim.

    Quando é bom, é bom e pronto!!! Mas quando é ruim…ah!!! É difícil não nos remetermos ao passado ou não vislumbrarmos um futuro melhor,. Acredito que no passado e no futuro encontramos energia para superarmos um presente não tão bom assim.

    O seu texto é lindo, mas existe o presente de Grego também.

    Bjs
    DM

  8. Daniela Figueiredo · Editar

    Viver em função do passado não deixa de ser uma acomodação saudosista, como se fosse uma desculpa que algumas pessoas usam para não mudar a rotina. Mudar é difícil, mas não há como voltar ao passado, então temos o presente, para construir uma nova história, um novo começo. Belo texto, Rita!

  9. ADRIANA REZENDE · Editar

    Acho que é bastante óbvio…sempre nos arrependemos do tempo que eramos felizes e não sabíamos ou de algo que devia ter sido feito e mudado radicalmente nossas vidas para melhor.No tempo em que eramos felizes estávamos preocupados exatamente com o futuro que não chegava que esquecíamos de viver o momento, do mesmo jeito que deixávamos de fazer algo que deveria ter sido feito por medo do fracasso, da incerteza dos resultados. Temos que ser organizados, economizar, in vestir mas , principalmente, temos que viver o agora, aprender a correr riscos…claro, cautela é importante mas usar como pretexto para ocultar o medo também não pode. Olhe o momento com outros olhos, não veja tudo como algo ruim ou negativo, veja as coisas com outros olhos…um dia de chuva forte só vai ser ruim se a gente quiser, então melhor aprender a se molhar logo de uma vez!!!!

  10. Rita, a minha luta é diária. Olho pra trás, sim, pra definir o que não quero mais pra minha vida, e trabalhar aqui e agora pra obter o máximo de satisfação aqui e agora. Isso foi a duaras penas. E põe duras nisso!… Duras e reais. E hoje lhe digo com toda clareza e certeza: sigo esgotando todas as possibilidades que os caminhos me apresentam, antes de desistir de algo, só assim posso partir pra outra história!
    Bjks

  11. Rita, gostei imenso, e me identifiquei em determinadas coisas. Quantas vezes perdemos tempo a pensar no que podíamos ter feito e não fizemos, em vez de nos focarmos nos nossos sonhos, construindo o nosso futuro. Devemos ter alvos, saber o que queremos e lutar por essas coisas, pois o que devemos fazer ninguém o vai fazer por nós, pois quando assim agimos, o impossível pode acontecer, pois nada é impossível para aquele que crê. Bjs.  

  12. Olá Rita!
    Feliz Ano Novo!

    Acho que não colocamos o passado onde ele deve estar.
    Na mémoria, como um arquivo semi-morto pra quê possamos consultá-lo quando passamos por alguma coisa na qual já ganhamos experiência. O passado é nossa história, quase que um rastro de nossas escolhas, mas, ficar olhando só pra ele, é atraso de vida. Mesmo pq as coisas que vão nos acontecer, podem acontecer por diversas razões como:
    um pouquinho de sorte, um pouco de visão, de distração até, de motivação e de escolhas..

    beijão

  13. Olá Rita, colocou em meu mural para eu vir ver. Pois bem, eu li e gostei imenso. Além de já ter visto vários comentários e concordar, como o facto de a maioria das vezes pensarmos no EU, Eu, etc. Pois bem não sou muito assim, mas como todas as pessoas tenho as minhas falhas. E este artigo entre o passado e o futuro é a mais pura das realidades. Não me acho melhor, mas também não me acho pior do que qualquer outra pessoa. E sim passamos a vida a pensar ou no passado, ou no futuro, nunca no momento presente e estragamos as nossas melhores hipóteses de sermos felizes com o que temos de momento. Obrigada por me ter feito vir ver. Espero ver mais artigos seus.
    🙂

  14. Kelly Cordeiro · Editar

    Obrigada Rita pela reflexão.
    Ao começar a ler esse artigo me vi nele.
    Confesso que foi difícil encarar as mudanças que aconteceram na minha vida tão rapidamente.
    Perdi muitas coisas, mas por outro lado ganhei outras maravilhosas e, como você mesmo disse, são presentes de Deus.
    Várias vezes já me peguei dizendo: Eu era feliz quando eu morava lá.
    Eu me vi no seu artigo.
    Sei que é preciso desapegar deste passado, que como você mesma colocou já passou, não existe mais e voltar-se para o presente, porque as incertezas sempre existirão e o futuro não pode ser previsível, as mudanças acontecem, nos pegam desprevenidos. Mas sem essas mudanças, quem seríamos então? Seríamos sempre os mesmos?
    Somos seres imperfeitos, sempre buscamos chegar quase lá.
    Você encerrou muito bem este artigo.
    Obrigada mais uma vez pela oportunidade de apreciar e refletir.
    Que seu ano seja abençoado e continue postando mais reflexões por aqui.
    Beijos e te desejo o melhor =D

  15. Eliseu Penkynha Brazil · Editar

    O que li me alimentou a alma, muito bom, grato por compartilhar conosco amigos (leitores), os seus conhecimentos, lições para um mundo justo e, melhor! Deus te abençõe!

  16. Mercia SANTOS DE freitas · Editar

    Parabéns, texto objetivo….claro….você me deu  uma grande esperança de viver este momento aqui e agora…Valeu….Feliz 2012…..

  17. Gloria Bonavita · Editar

    Ah! que bom começar o ano com bela leitura para reflexão. Quantas vezes nos perdemos lembrando o que foi bom no passado, tentando fazer com que o nosso agora fique de novo daquele jeito que sabemos já foi, não voltará nunca mais a ser igual. Mas, de vez em quando até vale mesmo essas lembranças, só para dar uma sacudida na gente e mostrar que ir em frente e valorizar o agora é fundamental. Belas palavras suas. Vou fazer assim, novos projetos, novo livro, td novo e cabeça com pensamentos nesse momento. Muito obrigada pela leitura maravilhosa.

  18. solange araujo de albuquerque · Editar

    Lembrei de uma coisa Rita…Amigos Bom dia: Aquele que não aprende a superar seus defeitos e vicios, com certeza não será capaz de vence_los, nem no plano espiritual e nem no material. Quem não tem defeitos ? Claro que todos nós temos, contudo o que importa é saber onde estão e não aceitar como regra de comportamento. Leia a Bíblia.

  19. Henrique Halluch · Editar

    Muito bem Rita, gostei. Você registrou no presente cerca de oito horas atrás o que é útil para mim no presente, pois estou no futuro, o que certamente será útil para muitos
    no presente do futuro. Obrigado!

  20. solange araujo de albuquerque · Editar

    Ola!!!  Belíssimo texto e um prazer enorme esta com você novamente,sim vou querer sua amizade para um todo,tem pessoas especiais e outras Mestra,um professor afeta ate na eternidade,o bom mesmo e saber ate onde eles nos influencia, aprendi com você que para ganhar conhecimentos,adicione coisas…Como comentar seu texto ,para ganha sabedoria, elimine coisas , não sou perfeita acredito que nasci com carate,palavra se solidificam,erro pois sangro mais dou  o melhor que a em me…Atitudes,o tempo não se apagam jamais. Parabéns e que 2012 a torne mais iluminada,e mesmo um prazer compartilhar com você,obrigada,gosto mais de escultar do que falar,aprendo mais e erro menos.

  21. Prof. Gildo Faria Ex-UNESA · Editar

    Caros leitores, bom dia !!!! e Meu Orgulho Eterno Rita, um bom dia especial !!!

    Vocês não podem imaginar a emoção que sinto, quando leio trabalhos e obras deste tipo como: PASSADO x FUTURO, ainda mais escrito por uma ex-aluna que é meu eterno orgulho. É Rita, farei agora um pequeno comentário, sobre esta matéria.

    – Todas as pessoas, sem diferença nenhuma de uma para outra, sofrem hoje de algumas doenças que são: RECLAMAR, CRITICAR, JULGAR, MAU HUMOR e outras que a cada dia vão destruindo a sua auto-estima, determinação e até mesmo o meio ambiente onde vivem, pois cada um de nós temos alguns condicionamentos, que vem de geração para geração e eu agora pergunto: Quem foi culpado por isto acontecer e vindo acontecendo no nosso dia a dia ? É muito dificil de responder, pois a maioria das pessoas hoje só usam a primeira pessoa do singular, que é: EU… EU… EU… e se prendendo no passado, não vivendo o presente e muito preocupado com o futuro, que pena, são pessoas que passam a ser anciosas e sofrem antes, durantes e depois o que significa sofrimente eterno.

    É minha querida Rita, este foi o meu pequeno comentário sobre a sua matéria nota 1.000, beijos eternos no seu coração e mais uma vez PARABÉNS……………………..

  22. Maurício da Silva · Editar

    Bom dia, Profª Rita.
    Na maioria das vezes as pessoas ficam focadas em problemas, ou melhor, criam situações problemáticas que causam transtornos no seu dia-a-dia, se esquecem de viver o presente, ficam remoendo o passado e às vezes com pensamentos longínquos, além de suas próprias possibilidades.
    Pensamentos negativos atrapalham a convivência com as pessoas próximas, com relacionamento e em virtude disso se faz necessário que os indivíduos se reciclem, façam um exame de consciência, principalmente, neste início de ano (2012) e se programem, se encham de energia positivas para prosseguir na caminhada.
    Abraços. Feliz 2012.
    Maurício

  23. Vera B.A.P. de Souza · Editar

    Gostei muito. Me fez refletir sobre a minha vida, minhas alegrias e tristezas em seu percurso. Penso que deveríamos lembrar somente dos bons momentos, mas faz parte da nossa história as decepções, os tropeços, enfim que devemos aproveitar como aprendizado. Através do dia a dia procuro viver da melhor maneira possível, com consciência tranquila, tentando ser uma pessoa melhor. Agradeço amiga, a tua amizade.
    Um ótimo Ano Novo.
    Beijos da amiga de sempre.

  24. Feliz colocação Rita!
    E serei sincera.
    Passado, Presente e Futuro são conjugados.
    Que me perdoem os mais novos aos quais igualmente desejo um feliz 2012!!!
    Uma reflexão também para teu blog:
    Aos que nasceram e cresceram depois do pós-guerra, aos que presenciaram o
    aparecimento da televisão, do transistor e rádio de pilha, da mini-saia, do primeiro
    computador pessoal da Apple, das revoltas estudantis do mundo ocidental, das
    campanhas pelos direitos civis, de Elvis, Trini Lopez, Bob Dylan, Beatles, Pink Floyd,
    Rollingstones, etc.
    Quem se lembra do disco de vinil, o antigo LP ?
    Quem se lembra da fita Kassete?
    Quem se lembra dos disquetes de PC, video-cassetes ou dos CDs antigos antes dos DVDs?
    Quem já usou a “polaroid”, as câmeras de vídeo profissionais em HVS ou tirou fotos?
    Lembram disso?
    O primeiro PC portátil foi idealizado por minha geração de criadores tecnológicos!
    Pois é…foi demais, não é?
    Foram de uma geração muito especial, que, além de criar e inventar tudo que temos agora
    em tecnologia, transformaram a nossa civilização por sua vontade de tentar, criar, expressar
    (pela arte, pela rebeldia e criatividade)”ainda presentes neste”.
    Estou viva e agradeço o viver tudo isso.
    Sempre lembro desta frase:
    “Não dêem nozes aos que não têm dentes.”
    Feliz Ano Novo querida!!

  25. Torna-se repetitivo dizer que o que você escreve : faz sentido, é verdadeiro, obriga-nos a uma reflexão, ajuda-nos, em alguns casos, procurar ver a vida através de um outro prisma, enfim. Quando venho por aqui, saciar minha sede de saber, sinto-me como se estivesse, não simplesmente num  site de RH, pois há um toque psicológico , um sofá mental onde deito-me e absorvo suas orientações. Parabéns, uma vez mais! E que em 2012 você seja bem feliz, assim como possa continuar a brindar as pessoas com suas palavras.  

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.