Ou Isto ou Aquilo

Rita Alonso
Rita Alonso

No poema “Ou Isto ou Aquilo” Cecília Meireles nos diz:

 

Ou se tem chuva ou não se tem sol,

ou se tem sol ou não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,

Quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa

estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo dinheiro e não compro doce,

ou compro doce e não guardo dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…

e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.

 

Convivi com estes versos muitos anos no colégio André Mauróis onde eu estudava. Este poema ficava logo na porta de entrada. Gigantesco em madeira eu ficava sempre lendo e analisando cada frase e pensava como alguém de uma forma tão simplista e ao mesmo tempo magnânima conseguiu expressar tão bem esta questão das escolhas.

E em muitos momentos meus, ao longo da minha vida, peguei-me lembrando do trecho: “se compro o doce não guardo o dinheiro…”, “se calço a luva, não ponho o anel…”

A todo instante precisamos tomar decisões! As escolhas se apresentam a cada momento da nossa vida: Ou tiro um cochilo ou escrevo este texto. Ou descanso ou vou dar aulas e ganho dinheiro. Ou compro o apartamento que meu dinheiro permite ou outro maior pedindo um empréstimo e comprometo meu orçamento.

…E cada vez o grau das minhas escolhas toma dimensões maiores. Maiores responsabilidades. E maiores são os meus medos…

Ou tenho medo ou não me arrisco e fico dentro da casca do ovo.

Ou sou feliz ou não me arrisco.

E se não me arrisco, nunca vou ter a certeza se poderia ter dado certo.

São estas opções diárias que nos trazem a alegria de poder transpor, conquistar, arriscar querendo acertar sempre.

A vida nos põe a prova toda hora e exige resposta.

A vida seria insuportável se não nos proporcionasse mudanças. Estaríamos enfadados a total monotonia.

Pense nisso, tenha uma boa semana e fique bem…

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos daRiotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

50 Respostas para "Ou Isto ou Aquilo"

  1. Marcia Vasques · Editar

    Descobri uma coisa ao longo dos meus 51 anos, que depois de uma certa idade quase nunca escolhemos, tudo em nossa vida vai acontecendo, de acordo com nossos movimentos internos. Quando somos generosos a genorosidade nos acompanha, quando temos medos de alguma coisa, essa alguma coisa te acontece. A vibração da tua anergia, movimenta os resultados de tua vida. Sendo assim não há escolha, há somente resultado. Não perder a consciência do ritmo da vida, ajuda a estarmos dentro da sincronicidade que vai nos revelando o tudo de bom que a vida nos oferece.
    É ter fé!!!!!

  2. Rita, querida, sempre que leio seus textos me questiono, o mundo é feito de escolhas, certas ou erradas, boas ou ruins, mas enfim são elas que fazem a nossa vida ter um colorido a mais…melhor correr o risco de ser feliz, do que viver a tristeza por omissão…enfim sempre digo que ser feliz é regra de vida e como ser feliz se não fizermos escolhas…fica na paz e beijo grande

  3. Kelly Cordeiro · Editar

    Maravilhosa escolha Rita do poema de Cecília Meireles para ilustrar a questão das escolhas, já que elas permeiam a nossa vida.
    Parabéns pelo artigo maravilhoso e gostoso de ler… 
    Deixo aqui uma reflexão também sobre as escolhas, que assisti numa série americana chamada “Revenge”, traduzindo “Vingança”, por sinal indico que a quem se interessar procure a série, é muito boa: 
    “Alguns dizem que nossas vidas são definidas pela soma das nossas escolhas. Mas não são nossas escolhas que distinguem quem somos, é o nosso compromisso com elas.
    Para alguns, o compromisso é como a fé… Uma devoção escolhida para com outra pessoa ou um ideal inatingível. Mas para mim, o compromisso tem um lado sombrio, algo constante que nos faz se perguntar… até onde estou disposta a ir?”

  4. Ricardo Tenreiro · Editar

    É isto ou é aquilo é como o dia e a noite. O pequeno momento de se ter a vista sol e lua é o momento de transição. Não cabe a nós essa essa escolha, mas cabe estarmos preparados e sabermos o que em cada uma destas fases.. Muito bom o artigo. Parabéns!

  5. Oiii Rita, 
    Acho que todos vivem esse dilema, fazer as melhores escolhas. Uma vez conversava sobre isso, escolhas certas, escolhas erradas, e da certeza de seja ela qual for, teremos ganhos, teremos perdas. 
    Tem momentos que acho que só fiz escolhas erradas, mas quando olho por ângulos diferentes, vejo que foram as melhores, no momento em que foram tomadas. Bj

  6. Vera B.A.P. de Souza · Editar

    Prezada Rita, a
    vida é constantemente feita de escolhas feitas por nós, para nossa vida, e que bom que seja assim. Seria muito monótono, que tudo estivesse pronto e escolhido por outra pessoa. Devemos escolher e estarmos conscientes de que somos responsáveis por todas, sendo elas bem sucedidas ou não.

  7. Daniele Besseler · Editar

    Olá Prof. Rita!!
    É isso aí… a vida da gente será sempre feita de escolhas. E com elas sempre virão perdas e ganhos. Eu prefiro sempre arriscar… acho que a tentativa de fazer diferente, de querer algo diferente e de sempre evoluir, seja como pessoa ou como profissional, consiste em fazer escolhas, em arriscar, afinal nós somos responsáveis pela história de vida que construímos. Abraços!

  8. Joniel Alves Teixeira · Editar

    A vida é assim mesmo, sempre estaremos fazendo escolhas e para que se escolha uma coisa X deve-se abrir mão de Y e assim seguimos, não podemos parar e é claro que muitas das vezes nossas decisõs podem nos levar para bons ou maus caminhos ‘quem sabe?” mais enfim, eu só sei de uma coisa eu escolho me CASAR um dia e para isso tenho que abrir mão de ser solteiro, entretanto, está difícil concretizar essa escolha…kkkk

    adorei o artigo!

  9. Silvana Araújo · Editar

    Poema lindíssimo. Realmente a nossa vida é cheia de dilemas, as vezes sabemos que temos de nos abdicar de certas coisas para chegar a concluir outras, nossa vida é dúbia, cabe a nós fazermos a escolha certa, não importa se para os outros é certo ou errado, o importante no final das contas é termos a certeza de que tentamos se deu certo ou não foi apenas consequência!!!!!!!!

    Um grande beijo!

  10. Teresa Cristina Mafra · Editar

    Lindas palavras, como sempre. Fazer escolhas dá um medão, mas o simples fato de ter-se a coragem de fazê-las, independente de ser certo ou errado, já promove mudanças, já se lança um desafio, uma motivação, até porque, pelo conceito gramatical ISTO significa alguma coisa que está próximo à pessoa que fala e AQUILO é usado para indicar mais distante ou menos imediato. Cabe a cada um saber o momento certo de fazer ISTO ou AQUILO. Abraço.

  11.             A única certeza que tenho é que para se fazer uma escolha, tem-se que aceitar uma perda. Se escolho isto perco aquilo e se escolho aquilo, perco isto. Por isso a  escolha é sempre angustiante.

  12. Difícil saber o melhor, pois se eu escolho isto não vou saber como seria aquilo. E depois eu mudo, o mundo muda, e o que seria melhor para o futuro? Não tem como prever, só tem que escolher, para tentar ser protagonista da própria vida. A vida é curta e a escolha sempre ensina, então o que importa? Importa sim, pois para quem sofre o tempo passa devagar, e não sofro somente eu com as minhas escolhas, sofrem os outros também. E não escolher já é uma escolha. Viver não é fácil, mas é bom. Obrigada pelo seu texto.

  13. A angustia da escolha é diaria. Na incerteza do certo, do ponderado, do esperado. É na busca inconstante da felicidade que muitas vezes para evitar a dor nos isolamos, para que no isolamento as escolhas fiquem apenas no nosso universo, nao afete mais ninguem e consequentemente nenhum alguem nos afete. Insana tentativa de burlar a vida, pois é na “loucura” da decisão que estão as nossas maiores alegrias, vivendo a adrenalina de estar neste maravilhoso universo que é VIVER e interagir com o mundo…. Bjs. Marcia Matias.

  14. Ou isto ou aquilo…nem sempre isto nem sempre aquilo para continuar aprendendo e crescendo com os resultados de todas e cada uma das escolhas feitas.

  15. Muito bonito o poema e interessante o seu texto..os caminhos da nossa jornada são infinitos..graças a Deus..muito embora na nossa ânsia de seguir, estes por vezes nos parecem um castigo e não uma benção..por isso nos sentimos em muito casos pressionados ou injustiçados na hora da escolha..tudo bem…o importante é saber que estes caminhos sempre nos levaram à diante..sempre..mesmo quando a escolha é não seguir..

  16. Nattallya Ribeiro · Editar

    Eu me torno suspeita pra falar dos textos da Rita. A primeira coisa que faço ao abrir meus email todos os dias é verificar os textos dela que recebo diariamente. Sou apaixonada pela forma como ela escreve, e sempre compartilho os textos. Parabéns por mais uma obra de arte…

  17. Andréa Rabelo · Editar

    Parabéns, Rita, como sempre seus textos sempre nos faz refletir sobre a vida que levamos…e as oportunidades que perdemos devido a correria do dia a dia. Bjsssssss…
    😉

  18. Glória Ferreira · Editar

    Olá Rita ,
    É muito bom ler seus textos e comentários . Muito nos enriquecem em todos os aspectos . 
    Acabei  de  dar boas risadas  diante da sua  incrível criatividade  .  Comento ou não comento ?
    Texto de cecília Meireles ? Reflexão comentada Professora Rita Alonso e o que eu poderia acrescentar depois de tantos comentários sábios ?  Resolvi então focar a questão das perdas e ganhos de nossas escolhas .
    ISTO OU AQUILO ? A escolha do cotidiano que toda pessoa está sujeita .
    Somos todos destinados a fazer escolhas  .No momento que escolhemos uma opção estamos ignorando outra .Esta é uma tarefa crucial em muitos momentos de nossas vidas .Muitas vezes influenciados por razões inconscientes julgamos ter feito escolhas erradas .Mas não existe certo ou errado quando se trata de escolhas . As nossas escolhas são motivadas pelos nossos interesses  naquele estágio da vida em que nos encontramos , pelo nosso grau de amadurecimento  emocional e psicológico e pela capacidade lógica do nosso pensar .(Todo pensamento gera uma ação e toda ação consequências positivas ou negativas . )Supondo que entender quem sou eu , por que escolhi e para que  escolhi não é uma questão meramente de inteligência e sim do sentir . E o que é possível sentir é essencialmente uma inquietação perante as situações com que a vida nos confronta . Pensamos no que perdemos ou deixamos de ganhar .Mas não podemos esquecer desta sábia frase: ” Na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma “.Assim acontece no mais íntimo do nosso ser .E como diz o filósofo francês Michel Serres ” Perder isto ou aquilo implica ganhar coisas extraordinárias. ”   … ? ??  !!!   .Abrs.   

  19. Rejane Reigadas · Editar

    :wink:Boa Tarde Rita! Beijo no seu coração
    A sensação que tenho é de que acertei em algumas escolhas e errei em outras.E naquilo que eu acho que errei fico arrependida de não ter feito diferente.
    Beijos.
    .

  20. Com certeza. A vida é feita de escolhas e cada escolha uma renúncia ou uma sentença. 😉 Esse comentário veio em ótima hora. de escolhas. Beijos

  21. Nilson Kobayashi · Editar

    Teu comentário sobre o poema de Cecília Meireles nos induz, cara Rita, a uma reflexão sobre as constantes escolhas que temos de fazer no dia-a-dia, selando, dessa forma, o nosso próprio destino… Parabéns!

  22. B eatriz Maximo · Editar

    Professora Rita!!! Com essa competência de sempre… nós os leitores somos privilegiados!!…E é muito bom essa essência , a informação que nos interessa, o poema que nos fala o coração… se o que o autor disse realmente é verídico ou não, enfim compreender toda carga de significado que o texto é capaz de fornecer com o seu toque…é sempre um grande presente!!!

  23. lucia da silva freire · Editar

    OLÁ AMIGA QUE PRIVILEGIO ESTA LENDO UM ARTIGO SEU !MUITO BOM QUEREMOS MAS .BJS LUCIA….♥

  24. Professor Gildo Faria ( O único eterno ) · Editar

    Boa tarde, minha querida e estimada Rita Alonso.
    Já não consigo mais me surpreender com você, o que eu escrever aqui não é suficiente para eu comentar e te elogiar, uma frase que me chamou mais atenção foi esta: E se não me arrisco, nunca vou ter a certeza se poderia ter dado certo. Na vida Rita nós temos sempre que arriscar é uma maneira de termos certeza de tudo e de todos é assim que se vive. É sempre melhor errar por excesso do que por medo, pois o excesso nos realiza como ser humano, enquanto o medo nos derrota e nos faz sentir inferiores de tudo e de todos. Meu lema é coragem e vontade para alcançarmos sempre o sucesso. Lembra Rita o que eu falava em sala de aula: A inteligência é uma luz que ilumina o nosso caminho, mais não nos faz caminhar, só a vontade é que nos ensina a caminhar e decidir o que realmente queremos da vida, eu sei lembra o que eu sempre falei ?… EU SOU A VITÓRIA EM AÇÃO…  Sucesso eterno e vários beijos no seu coração, você sempre será um sucesso e meu orgulho…   Nota 10……………………….

  25. LUCICLEIDE LIMA PACHECO · Editar

    A verdade é que convivemos em situações onde o real ainda não é a maior parte em nossas vidas, desejos e compreensões faltam muito, para se realizar. Portanto seu poema mostra um pouco sobre o que realmente é ficar sem saber se fica ou se vai, essa é uma pura realidade que encontramo-nos em muitas situações do dia-a-dia, na sociedade e no Pais que vivemos.

  26. Marta Diniz Junqueira · Editar

    Disse tudo Rita….gostei muito do seu artigo, precisamos sempre estar refletindo sobre isso……pois colhemos o que escolhemos,não é mesmo!! Parabéns e cotinue escrevendo!!! bjos

  27. Caso ou compro uma bicicleta ? As escolhas que fazemos são expressões de quem somos, são elas que contarão sobre nossos percursos mundanos… Bom tema, a poesia é sempre aporte criador, propõe e se multiplica, acredito que tens material para um livro! Boa proposta nos apresenta o seu texto, através de sua experiência, por ser tb decisões de vida de todos nós!

  28. “Apesar de tudo ainda supõe existir livre arbítrio para escolher.Pior ainda o enfoque determinista onde nossas escolhas estão pré determionadas.”

  29. Quiz a minha opinião e eu vou dá-la… talvez não seja o que espera… Para mim é um pensamento com lógica… e brincar com as palavras… Trocadilhos… Mas EU GOSTEI…. Jinhos para si
    Lucilia Codea de Lisboa

  30. Querida amiga
    Maravilhoooooooooooso…………..texto, artigo, as nossas escolhas na vida……………..
    Seus comentários, são excelentes, vc é muito sábia.
    Parodiando…………… não sei se fico triste porque acabaram seus comentários ou fico alegre porque virão outros tão bem elaborados…………é só esperar.
    Beijos da amiga
    Lucia

  31. ADRIANA REZENDE · Editar

    É…a vida é cheia de escolhas, ou somos nós que escolhemos demais??? Acho que boa parte dos empecilhos da vida poderiam ser evitados, mas como saber??? Algumas coisas acontecem para o nosso amadurecimento, seja pessoal ou espiritual.  De um jeito ou de outro qualquer ação que tivermos em nossas vidas trarão algum tipo de consequência, não importa qual será a escolha. Outra questão: será que se agirmos sempre bem, fizermos as escolhas certas , tudo e todo resultado será positivo??? Pode ser que sim , pode ser que não…comprar um apartamento hoje ou um maior e comprometer o meu orçamento???Prefiro obviamente comprar a vista e usar meu crédito para questões emergências, mas para outras pessoas comprometer o orçamento é um mal necessário para se ter as coisas, mas que no final será para algo bom do mesmo jeito…agora muita coisa pode acontecer no caminho até a ultima parcela: desemprego, doença, separação e outros…ai o sonho de quitar o tão sonhado apartamento pode estar em risco, certo???Ou talvez não, é o risco do negócio.
    A realidade é que precisamos nos preocupar com o agora , se tiver que ariscar, arisque. Desde que se sinta seguro para o próximo passo, mas não ficar em cima do muro  também, de um jeito ou de outro vc tem que pender para um lado, ou pode cair no cimento e se machucar muito ou cair na grama macia e fofa, mas vai sofrer com o impacto do mesmo jeito…só que menos…talvez. Afinal, não existe certo, nem errado…cada um decide se aquilo é certo ou errado para sua necessidade de momento, desde que não interfira na vida de terceiros…o risco é válido só pelo simples ato de se arriscar.

  32. Eliseu Penkynha Brazil · Editar

    Em primeiro lugar, sábio, o texto. Bela sua reflexão em cima do texto. As decisões teem que ser tomadas uma hora ou outra em nossas vidas. A solução acertada, a tomar, será sempre aquela que cada qual escolher no seu momento decisivo, e, optando por X ou Y, ir em frente, sem olhar para trás. Daquele momento em diante, ousar, acreditar, confiar, ter fé, que a sua decisão, foi uma grande conquista, com responsabilidade, porque você acreditou, confiou na sua decisão, porque você é responsável por você. Todo problema tem uma única solução, sendo seu o problema, a solução mais viável, a certa, será sempre a sua. Certo ou errado, não importa, você escolheu. Acredito, que seja assim, foi que me veio em mente, neste momento. Mais uma vez, parabéns, por tão bela reflexão!

  33. RITA CARDOSO DELBONI · Editar

    Olá minha Amiga Rita Alonso, é sempre um prazer renovado poder ler e interagir com suas importantes reflexões do cotidiano da vida. Sim, o Poema nos leva a repensar sobre vários ângulos de nosso dia a dia. É um Poema de Reflexão mesmo. E você minha Amiga, o traduz através de suas indagações, nos levando ao nosso mundinho fechado e amedrontado das mudanças, que sabemos necessárias, mais ainda muito acanhada pelo temor da derrota, que na realidade não acontece, pois o ficar parado, inerte, engessados sim, pode ser caracterizado como o conforto negativo. …E cada vez o grau das minhas escolhas toma dimensões maiores. Maiores responsabilidades. E maiores são os meus medos…

    “Ou tenho medo ou não me arrisco e fico dentro da casca do ovo.
    Ou sou feliz ou não me arrisco.
    E se não me arrisco, nunca vou ter a certeza se poderia ter dado certo.
    São estas opções diárias que nos trazem a alegria de poder transpor, conquistar, arriscar querendo acertar sempre”. Sim, concordo. As opções de uma Vida diferente, nos oferta a capacidade de uma vida melhor. Então vamos sim escolher as mudanças que nos são ofertadas ou, vamos buscá-las. Grande abraço e Parabéns.

  34. Nesse exato momento estava me recriminando pela escolha de determinada situação, por causa do tempo…da perda ou ganho de tempo.E realmente, somos chamados a todo momento
    a fazer nossas escolhas.Dentro delas vem a vontade de mudar e ao mesmo tempo a expectativa do conseguir e ao mesmo tempo o medo ….oh bichinho que aterroziza nossas decisões!.mas pelo menos também tem seu lado positivo…nos faz refletir sobre as consequencias e incitando nosso lado maduro…evitando inconsequencias.Não quer dizer que vamos deixar de agir, mas refletir melhor sobre o que queremos.E isso é constante, desde pequenos acontecimentos, que geram as tomadas de decisões até situações mais complicadas, aquelas que envolvem outras pessoas de nosso meio.Não tem como fugir.é enfrentar e ser feliz…..

  35.  Muito interessante: (Se faço isto não faço aquilo).Ninguém faz tudo certo.  Todos já falhamos! Já fizemos escolhas certas e outras erradas, no entanto, mesmo as escolhas erradas, servem para nosso crescimento. E crescer faz doer, deixa marcas. Não podemos ficar agarrados ao passado. O passado, já não volta, as marcas que ficam do passado, só serve para nos lembrar, que resistimos e não foi o final da história, pois derrotado não é o que cai,mas o que se recusa a levantar-se. As nossas emoções podem-nos trair, há que ter equilíbrio emocional , pois as nossas emoções nos querem amarrar a um passado. Temos  que viver, cada dia, como se fosse o último  e aproveitar o melhor possível,  fazendo o que o nosso espírito (coração)  nos falar. Um grande abraço.! E que em tudo seja sempre guiada pelo seu espírito!
     

  36. Adorei o teu artigo!!!! Acordei hoje cheia de dúvidas em relação a uma das escolhas que tenho que fazer e me deparo com este texto maravilhoso. Profe também convivo com este conflito desde sempre… no exato momento mais ainda… que dilema ter que responder de pronto as provas que a vida nos apresenta tendo que escolher isso ou aquilo sem a certeza do que vai dar certo. Embora ainda com dúvidas, depois de ler este texto consegui tomar uma decisão. Obrigada

  37. :wink:Querida, copiando, compartilhando, levando adiante!
    E agora que já escolhi ler o seu artigo vou pra cozinha. Tenho a certeza que fiz a escolha certa. Cá entre nós, percebi uma certa nostalgia em você traduzida no tema. Apaixonada ou é a chuva? rssss. Lindo. Bjks

  38. Excelente texto e comentário Rita. Bom dia! Beijos querida
    Cecília Meireles sempre nos traz escritas atualíssimas.
    O Humano e suas decisões, seus conflitos, suas respostas cotidianas num tempo mais questionador quanto aos atos-fatos-escolhas.
    Inseparáveis as situações, pois a todo instante a vida nos transporta em váriáveis caminhos.
    As mudanças(sejam agradáveis ou não)nos ensinam simplesmente a confeccionarmos nossa depuração interna.

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.