Domínio e Força de Vontade!

Rita Alonso
Rita Alonso

No meu artigo anterior PASSADO X FUTURO falamos sobre o poder que tem as recordações/culpas do passado e as ansiedades/ dúvidas quanto ao futuro em nossas vidas.

Falei de feridas como ego, ciúme, ressentimento, culpa, medo…

Hoje gostaria de falar um pouco a respeito de ter o domínio sobre sentimentos como estes que, às vezes, afloram dentro da gente.

Mas dominar como? Refrear como estes impulsos?

E como prometido aí vão alguns exercícios que costumo fazer em algumas palestras ou salas de aula. São exercícios muito eficazes para se livrar de culpas e ressentimentos do passado

Neste primeiro exercício você irá precisar de vários pedacinhos de papel em branco, caneta e um isqueiro ou fósforo. Em cada pedaço de papel escreva, separadamente, coisas a respeito do seu passado que lhe incomodam verdadeiramente. Pode ser uma palavra dita a alguém a quem você ama muito, uma briga, um tapa num filho adolescente, uma atitude que tenha tomado que mudou muito sua vida, uma mudança de emprego ou setor que tenha se arrependido e não pode voltar atrás… Enfim, em cada papel desabafe. Se mostre. Ninguém irá ler… Será um momento com você mesmo.

Liste tudo aquilo que lhe incomoda realmente. Todas as suas mágoas, ressentimentos e arrependimentos do passado.  Não deixe nada de fora. É hora do acerto de contas entre você e você mesmo.

Terminado isto. Coloque um papel em cima do outro em ordem de importância, deixando por baixo os que considera mais graves e importantes.

Feito isso pegue o primeiro papel da pilha, leio-o e acenda o fósforo ou isqueiro e queime este papel e enquanto queima vá falando em voz alta as seguintes palavras:

– Eu me perdôo por ter cometido este erro. Já faz tanto tempo que cometi esta falta que não devo mais pagar por isso. A partir deste momento eu estou absolvido (a) deste erro. Da mesma forma que o fogo está consumindo este papel e apagando estas palavras, da minha mente será apagada esta lembrança.  E nada do que eu possa vir a fazer deverá ter relação com esta atitude do passado! Estou liberto (a) deste passado!

Vá repetindo a cena com todos os papéis até o último. E de coração aberto, vá queimando todas as angústias do seu passado.

Agora, de preferência, depois de ter queimado todos os papéis, leve as cinzas para o banheiro, jogue no vaso sanitário e dê descarga. Deixe ir embora todo este peso de problemas que você carregou na lembrança até hoje.

Mas, lembre-se, para que este exercício tenha qualquer efeito, ele precisa ser realizado de coração!

Agora o segundo exercício vai ter relação com o seu futuro. É uma técnica de meditação que vai requerer um pouco mais de esforço e persistência. Trata-se de uma técnica da visualização realizada antes de dormir, um dos maiores fenômenos do poder da mente.

Pois bem, primeiro você irá pensar no que deseja que aconteça e todos os dias, eu disse todos os dias mesmo, antes de dormir você irá visualizar a cena que envolve o que deseja que aconteça. Mas terá que ser a última coisa que irá pensar até adormecer. Crie uma cena muito bem elaborada com riqueza de detalhes. E verá que suas ações serão reflexos e expressões do real desejo de uma profunda consciência mental.

Por exemplo, se você deseja comprar seu apartamento. Visualize-se sentado (a)  na sua sala num domingo, procurando nos classificados de  jornal seu tão desejado apartamento e de repente parando num determinado anúncio de imóvel. Leia o anúncio. Pense em você saindo para ver o apartamento. Veja depois chegando numa rua bonita onde está este prédio, visualize-se entrando na portaria, pegando o elevador, depois abrindo a porta do apartamento, vendo todos os cômodos, monte toda uma história até o dia em que assina o contrato de compra, se muda e abre um vinho de comemoração com sua família e agradece a Deus pela vitória. Quanto mais rico de detalhes mais valorosa ficará sua determinação. Não desista.  Faça este exercício para tudo que deseja alcançar. Persista e realize o exercício TODOS os dias…

Um outro exemplo: se você deseja passar no vestibular visualize-se estudando no primeiro dia, no outro você entrando para fazer prova e num outro, ainda, se dirigindo à lista de aprovados, visualize você correndo o dedo sobre a relação de nomes. Veja, inclusive, nome por nome em ordem alfabética até chegar ao seu. Sinta a sensação de ver seu nome na lista de aprovados, sorria, sinta-se feliz e agradeça a Deus por ter conseguido passar depois de ter estudado tanto e principalmente ter conseguido ficar tranqüilo na hora do exame.

Você tem que compactuar com a natureza. Mostrar que você realmente merece.

Acreditar que você pode e tem merecimento para receber o que Deus quer lhe ofertar. Se você acha que não vai conseguir nunca. Então, nem tente, pois você já está derrotado! Mas, tenho certeza que se pensa ou pensou assim, depois de ler tudo o que escrevi, já mudou de idéia e se deu uma chance de transformar sua vida em algo melhor. E só tem alguém que pode fazer isto acontecer, e este alguém é você!

Não perca esta chance!

Fique tranqüilo! Fique bem…

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos daRiotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

66 Respostas para "Domínio e Força de Vontade!"

  1. Parabéns professora. Como sempre seus artigos tem um conteudo muito bom e de muita importancia. Isso que você escreveu em seu artigo acontece com a maioria do seres humanos, porém enquanto as pessoas não tiverem um alto dominio e uma força de vontade de reverter o que fez de errado que em concequencia trouxe o arrependimento irão levar isso para o resto da vida.

  2. Rejane Reigadas · Editar

    Professora Rita! Parabéns pelo artigo. 
    O tema perdão é muito constante na Igreja. Eu já tive oportunidade de praticar vários exercícios que você mencionou ,na Igreja que eu congrego, trabalhando também cura interior. Não sei se você já leu os livros do apóstolo Paulo, eu sou apaixonada pelos ensinamentos dele, aborda bem os conflitos da alma coração e mente. Seu artigo automaticamente me fez lembrar das Cartas do Apóstolo Paulo. Um forte Abraço.

  3. Glória Ferreira · Editar

      Professora Rita ,
      Excelente  texto . Prático e consistente em conteúdo científico .
    O domínio da vontade própria é fundamental no seguimento de nossa vida pessoal e profissional .É o princípio vital que move a nossa consciência . Dominar a vontade é dominar a si mesmo , O que impulsiona a vontade são os valores intra conscienciais  adquiridos ao longo de nossas experiências . Quanto maior o nível de experiências mais burilados serão os valores  e mais qualificada será a vontade .Ter força de vontade significa sermos capazes de fazer o que devemos de forma intencional, vencendo dificuldades ou estados de ânimos .A força de vontade estabelece uma relação muito forte com a motivação ou seja ter um motivo para agir , um objetivo a alcançar .Quanto mais disciplina for colocada em direção a este objetivo maior será o nível   de satisfação .Por isto,  pode ser considerada uma virtude preponderante em nossa vida .Destaca-se por que permiti-nos realizar aquilo que naturalmente não é fácil, que necessita de grande esforço , dedicação , trabalho . Quem na sua vida tem elevado grau de força de vontade destaca-se também dos outros . É apreciado , admirado pela capacidade de orientar e governar sua própria vida .  O auto domínio  da  nossa  vontade acontece quando a exercitamos em situações emocionais consideradas difíceis ou negativas ( raiva , medo , culpa , ódio etc.) .A utilização de técnicas como estas que você propõe são importantes  para melhor compreensão e harmonização  destas emoções .  Em situações prazerosas não é preciso grande esforço. Temos uma tendência natural para adaptação .ou ainda  superação de  influências externas. Parabéns ! Um grande abraço .. 🙄 🙄 🙄

  4. Nilson Seizo Kobayashi · Editar

    Cara Prof. Rita,
    As técnicas de neurolinguistica que vc expos em sua coluna são imprescindíveis na vida daqueles que querem vencer. Deletar nossos referenciais negativos e passar o filme em nossa mente daquilo que desejamos que se realize, requer o ritual tal qual vc sugeriu. Parabéns por divulgar técnicas que realmente dão resultados! Forte abraço!

  5. Pedro Siqueira · Editar

    Parabéns pelo artigo Rita!Achei muito interessante e prático para fazermos uma reflexão do nosso comportamento diante da vida.

  6. Interessante a forma de apagar um acontecimento do passado que não nos traz belas recordações e mais interessante ainda a forma de visualizar e de se entregar a um desejo do futuro. Tenho testado o poder do pensamento positivo e tido comprovação de que relamente a energia do pensamento se materializa ,sim. Parabéns, Rita Alonso, pelo belo texto e pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos.

  7. Virginia Aliberti · Editar

    Minha querida amiga Rita Alonso.Parabéns pelo artigo e cada vez mais sucesso… Adorei!Bjs

  8. Joniel Alves Teixeira · Editar

    Nossa, professora!!! eu deveria ter sabido desses exercícios a muito tempo atrás porque assim é bom que a gente vai aliviando as mágoas e aprendendo a viver com os problemas e conflitos que teremos a vida toda!!! adorei esse artigo e vou indicar para as minha colegas aqui do RH….

    Há abraços!!!

  9. Muito bom esse artigo, Rita, imagino o conjunto de sabedoria que vc tem acumulado durante todo esse seu trabalho! Ainda bem que está publicando alguma coisa nesta revista mas acho que vc devria escrever seu livro e ter um blog para troc de experiências! Obrioogada querida!!!

  10. Muito bom! Nada sustenta mais a autoestima do que a melhoria de si próprio. É importante a captação e o desenvolvimento de possibilidades que há em todas as idéias construtivas. O uso destas idéias, desses exercícios disipnotiza-nos de sentimentos ruins e hipnotiza-nos de novas possibilidades. Bjs Cléo

  11. Prezada Rita

    Concordo consigo, se não arrancarmos forças de dentro , dificilmente conseguiremos algum objetivo.
    Tanto emocional ou física, Estou nesta fase, e acredite é necessáio muita determinação. Obrigado por esta boa e reflexiva opinião.
    Beijos querida

  12. Ana Maria Sodre · Editar

    😉 Querida Rita,
    Antes de mais nada agradeco imensamente sua sensibilidade em me apoiar num momento fragil e sensivel do qual estou vivenciando…
    O tema abordado eh exatamente o que estou trabalhando interiormente para harmonizar o meu “eu” que anda em desiquilibrio…
    Perdao eh sempre muito complicado, porem extremamente necessario. Sem o auto perdao, ficamos estagnados e pouco a pouco vamos minando o nosso proprio caminho, tornando tudo mais dificil. Como seres humanos, muitas vezes ate por estarmos fragilizados, acabamos sendo um pouco masoquistas e com isto as magoas, rancores “supostamente” perdoados vem a tona num efeito domino….
    Muito Obrigada mesmo!
    Amei sua forma de escrita… 
    Um grande abraco
    Ana

  13.                QUERIDA RITA  TEMOS SEMPRE, QUE REFLETIR. NEM SEMPRE O FAZEMOS E QUASE SOBRE TUDO; TEMOS QUE FAZER ISSO ,QUALQUER DECISÃO QUE ENVOLVA TUDO OU SEJA QUALQUER COISA ,FALANDO -SE DE SENTIMENTO ,AMOR ,IDEOLOGIA ,FINANCEIRO ,PLANEJAMENTO ,INICIATIVAS ,RESUMIDAMENTE OU NÃO ENVOLVE TOMADA DE DECISÕES ACERTADAS .DEVEMOS PERDOAR SIM NOSSOS ERROS E DOS OUTROS TAMBEM ,MAS JAMAIS ESQUECER O QUANTO DOEU E A LIÇÃO QUE APRENDEMOS EO MAIS IMPORTANTE NÃO ACEITAR E SOBRE QUALQUER PRETESTOS ,NOVAS DECEPÇÕES E DE QUALQUER NATUREZA MALÉFICA EM NOSSAS VIDAS .

  14. Gostei imenso Rita! Parabéns amiga, pois embora conhecendo estes ensinos, eles edificam e fazem avivar a nossa memória, porque a fé vem por ouvir repetidamente as mesmas coisas! Esquecendo o que para traz ficou,prossigamos para o alvo. Ou seja queimar as pontes, o passado não volta mais, o futuro tem que ser construído por nós. Deus tem o melhor para todos aqueles que lhe obedecem; Um coração  contrito, não desprezarás oh! Deus. Bjs. Deus te abençoe tremendamente, assim como a tua descendência! e sejas usada para ajudar todos os que precisam. Helena Costa

  15. Camila Alves Bovi · Editar

    Com certeza, farei os dois exercícios! O que mais me agrada é a visualização dos sonhos se realizando! Não vejo a hora de me deitar para dormir!  😉

  16. ADRIANA REZENDE · Editar

    Acredito que tudo que desejamos o Universo responde a altura, mas não a altura do sonho mas sim da intensidade com o qual a alma deseja de todo coração. Da mesma forma temos que ter cuidado com o que pedimos, pois a resposta pode vir da maneira que “não gostaríamos”. O verdadeiro poder está dentro de cada um de nós, acreditar não significa que amanhã estará morando em um lindo castelo na Europa, mas poderá alcançar o que desejar dentro daquilo que o destino reservou…eu explico, as vezes acreditamos que seremos felizes se finalmente conquistarmos o que mais desejamos na vida, e quando finalmente conseguimos percebemos que aquilo já não preenchia mais nossas expectativas, nos iludimos com um falso objetivo mas enquanto parecia ser verdadeiro para nós, nos dava força para alcança-lo.
    Assim ganhamos mais um aprendizado e seguimos em frente, partindo para um novo desafio, novas experiências de vida, basta deixar a ansiedade de lado e deixar a vida seguir seu curso natural, esquecer antigas mágoas e não criar expectativas demais para que tudo possa ser resolvido no futuro, mas sim viver e tomar atitudes hoje acreditando que o futuro virá ..se os resultados forem bons, maravilha, senão tudo bem a gente converte a decepção em experiência. A auto meditação ou simplesmente, dar um  tempo para si mesmo pode ser uma ótima maneira de se avaliar e descobrir coisas sobre si mesmo que jamais pensaria ser capaz de fazer, as vezes é necessário um tempo de tudo e todos para essa auto análise de vida e se surpreender com o que se pode descobrir sobre si mesmo, mas principalmente lembrar: fé e atitude pode mover montanhas. Então, depois de se conhecer melhor, mude o que for preciso…arrumar gavetas e se livrar de antigas cartas, fotos pode ser um começo para o desapego material; perdoar antigos desafetos e corrigir erros do passado é uma forma de desapego espiritual…depois de tudo isso, volte a sorrir e comece de novo, sempre de alma e coração aberto.

  17. Profª Rita,  parabéns mais uma vez! suas mensagens complementam a minha  oração diária. sempre sábia na escolha dos temas e sempre com a grandeza espiritual. Desde que fiz o curso com vc. vejo sua página todos os dias(fiquei com saudades quando vc. saiu de férias).  E  mais uma vez vc. tem razão.”Força de  Vontade e fé no nosso Pai  Criador” nos eleva cada vez mais.devemos nos perdoar sempre, para ter o discernimento de perdoar o próximo e visualizar nossos sonhos e objetivos  concretizados.  bj. grde.   

  18. Muito bom!!! Sou uma pessoa muito otimista e o primeiro passo é ler sempre esses artigos, acreditar na força que temos , agradecer sempre, conviver com pessoas inteligentes, leitura edificante garante uma grande vitória para cada ser . Bjs Rita e muito obrigada.

  19. Júlia Maria Hassen Santos de Oliveira · Editar

    Profª Rita…  recebo suas mensagens,utilizo da riqueza de material que encontramos em seu site e algumas vezes já deixei comentários e registrei meu “muito obrigada”…
    Na última reunião de planejamento aqui na escola sugeri o uso de seu material em nossos trabalhos e vários professores tem encontrado respostas para seus questionamentos em seus textos.
    No entanto,este artigo me tocou de forma especial …Sou uma pessoa que já foi bastante experimentada pela vida e graças a Deus nunca perdi a minha capacidade de me indignar,de construir soluções,ter bom humor e principalmente de viver em PAZ.Aprendi que a gente não muda o passado(nem Deus em seu infinito poder “muda” aquilo que já vivemos).Mas a misericórdia de Deus nos alcança de modo ímpar quando nós permitimos que ELE nos reconcilie com nossas lembranças.
    Posso assegurar que esta “técnica dos pedacinhos de papel” é bastante eficaz para  focarmos de maneira simples e de fácil compreensão as nossas lembranças/sentimentos dolorosos.E o ato de “queimar” estas lembranças, quando acompanhado de oração e entrega nas mãos misericordiosas do Senhor faz com que possamos nos reconciliar com o passado de uma forma muito eficaz..
    PAZ e BENÇÃOS
    Júlia

  20. Parabéns adorei o texto.Mim ajudo muito  a pensar no meu presente e construir um futuro brilhante na minha vida,mim dedicar mais ter um foco uma direção.Obrigada por essa linda mensagem nessa manhã a qual mim acalmou. Bjs.                                                                   

  21. Marluce Queiroz · Editar

    Querida Rita, a medida que foi lendo o texto, já me vi fazendo o exercício e comecei a cortar os papeis…vou fazer isto o mais depressa porque queremos superar o passado para crescer internamente e nos tornar uma pessoa feliz e sem amargura. Bj

  22. Bethel Aguilar · Editar

    Começar o dia com uma mensagem positiva é sempre muito bom! 
    Parabéns, Rita! Vamos tentar “executar” o sugerido! rss
    Beijos, Bethel

  23. Gloria Bonavita · Editar

    Querida Rita nem sei como começar… Exatamente quinta-feira passada as 17:00 horas recebi como intuição auxiliar uma pessoa que precisa muito de ajuda, liguei para casa dela em Floripa e pasme, passei exatamente esses exercícios que acabei de ler hoje aqui. Incrível isso, nem acredito. Coincidências não existem e vc Rita entrou em minha vida somente para acrescentar, gostaria de conhecê-la pessoalmente pq vc faz parte de um grupo de pessoas muito raras hoje em dia. Seus artigos são maravilhosos, e gostaria muito de quem sabe em algum momento escrever tão bem como vc. Tenho algumas coisas escritas, na realidade um livro com quase 180 páginas de reflexões. São pequenos textos onde procuro sempre tocar o ser humano para o melhor que ele pode dar. Amo escrever, e aprecio pessoas que tem esse dom como vc. Bjs.

  24. Prof. já conhecia seu trabalho e fico super feliz em ver a dedicação com que o faz, sempre buscando o melhor para o próximo, com matérias motivacionais que com certeza fará a diferença na vida de muita gente. Você é um exemplo a ser seguido.Parabéns

  25. Excelente Rita! Não sei se você já leu o livro :O SEGREDO?? A idéia é muito parecida com a sua. Temos que pensar e meditar muito o que queremos e FOCAR.E é fato que acontece mesmo! Claro que se não fizermos nada , esse desejo não vai se concretizar. Mas se você acreditar e fizer por onde….SEU DESEJO ACONTECE MESMO! Simplesmente fantástico o seu texto!!Beijo grande!

  26. Vera B.A.P. de Souza · Editar

    Achei bem interessante. Toda técnica que nos faz pensar em nossas agruras e no que temos de melhor para lembrar, com certeza é sempre válido. É um exercício diário porque não é fácil crescer. Crescer com as dificuldades, com erros e acertos. Não somos perfeitos, mas desejamos e muitas vezes pensamos que somos. Prefiro sempre ver o lado positivo de tudo, tentando ser uma pessoa melhor.Beijos

  27. Prof. Rita,

    Ótimo artigo, parabéns e muito obrigado!
    Vai ser muito útil na minha vida.
    Grande Abraço.

  28. Gostei muito Rita Alonso, agradeço a indicação. Vou experimentar o exercício para o futuro, porque as mágoas do passado pertencem ao passado, não ao presente, então é melhor que as deixemos lá… Bjs

  29. Prezada Rita:
    Primeiramente devo expressar meus parabéns pelo seu texto, pois ele é muito bem escrito, com um conteúdo esclarecedor e digno dessa importante revista (a qual eu também me orgulho de escrever – mensalmente).
    Em seguida devo dizer à amiga que já há algumas décadas venho praticando a “meditação” descrita por você de forma tão eficaz e, certamente, ela vem surtindo efeitos positivos, tanto na minha vida pessoal quanto profissional.
    Sobre a “dinâmica” dos exercícios eficazes para livrar-se das nossas “culpas devo admitir à colega que, realmente, eu AINDA não tentei.
    Mas, certamente irei tentar.
    Obrigado pelas dicas…..vou pô-las em prática……Grande abraço e SUCESSO
    Julio Cesar S. Santos

  30. O meu maior exercício (se é que posso chamar uma característica minha de exercício) é não ter o menor pudor em sentir e assumir o que sinto, ainda que seja algo sem “nobreza”, como sentir inveja em algum momento, ou raiva de algo ou de alguém. Trabalhar com eles, depois fica muito mais fácil, porque não os maquiei com racionalizações morais ou politicamente corretas. A esta altura da vida, já sou mais objetiva para saber o que será mais lucrativo em minha vida, no sentido de me levar pra frente sem com isto pasar por cima de direitos alheios (e aí moraa a nossa tranquilidade consequente!). Preguiça, dúvida, sempre passarão por qualquer um, e não acredito naquele que finje não os sentir também. A gente somente consegue vencer os incômodos, monstros e medosquanto temos a dimensão e-xa-ta de cada um. A vitória, sob quaisquer aspectos chega mais consistente, não há castelo de areia depois. Bjks

  31. Deolinda Batalim · Editar

    “Gostei de ler o seu artigo sim e julgo que vc tem ajudado muitas pessoas, porém falta alguma coisa aí. Seguindo esse método a pessoa consegue ultrapassar seus traumas. Mas nós que seguimos a Cristo não ultrapassamos traumas. Reconhecemos os nossos pecados, arrependemos-nos deles, pedimos perdão a Deus e a quem magoamos ou ofendemos, decidimos perdoar e receber perdão. Confiamos em Jesus e no poder do Espírito Santo para nos curar as feridas. Seguir essa metodologia é um bom indicador pois nos ajuda a não deixar nada para trás. Mas o perdão tem a vantagem de trazer consigo a reconciliação conosco mesmo, com Deus e com o nosso próximo, muitas vezes um parente ou amigo chegado. Mas sem duvida que vc identifica os problemas e aponta um caminho como princípio o que é muito positivo.
    Desejo-lhe um excelente dia.
    Obrigado.
    Bjs”

  32. PROF.. RITA ALONSO .PARABENS,,,PELO SEU TRABALHO COMO SEMPRE…MARAVILHOSO, ME DEU MT FORÇA AO LER ,ESTAVA PRECISANDO DE MOTIVAÇAO..OBRIGADO..BJS

  33. obrigada por indicar este artigo. Gostei demais e  estou fazendo a limpeza interna . ate ja marquei um dia so para isto na semana. rsrsrrsrs
    beijos boa sorte sempre

  34. Prof. Rita,
    Seu texto caiu como uma luva para mim.
    Estou passando por um momento dificil e o texto está maravilhoso!!!!!!!
    Me lembrou do livro o Segredo. Nós podemos sim dominar nossas emocões. Pensamentos ruins vem mais os pensamentos positivos tem que sobresair!!
    Somos mais fortes que isso.
    Obrigada

  35. Marcia Cristina Soares · Editar

    😆 Adorei o seu artigo Rita. O primeiro exercício já havia feito há alguns anos, e deu resultado. O segundo vou começar a fazer pq tenho certeza do poder da mente.
    Parabéns!

  36. Rita, bom dia! Adorei o artigo, objetivo e interessante. Já utilizei muitas técnicas em alguns cursos que ministrei. Faz a diferença.
    Parabéns!! Abraço

  37. 😉 Muito bom!!! E olha que já queimei muitos 😆
    Agora estou focada numa das minhas metas p/ 2012. Tudo fluindo.
    Rita, minha nora é psicóloga e aplica alguns destas dinâmicas na empresa que trabalha.
    Parabéns querida!

  38. Eliseu Penkynha Brazil · Editar

    :lol:Sensacional! Dica espetacular. Parabéns prfoª Rita, por esse carinho para com os amigos, instruindo para uma vida melhor! Grato, pela gentileza dos dois exercícios! Abraços.

  39. Fatima Trinchão · Editar

    A vida é muito cheia de atribulações. O nosso contexto não nos dá chances de aproveitar a simplicidade da vida. A hipocrisia nos força a fingir quem não somos por conta do “socialmente” correto. Fazemos e dizemos coisas, muitas vezes, que não condizem com os nossos princípios e valores e isso faz com que sintamos culpa por não termos coragem de mostrar o que realmente somos ou por não conseguirmos fazer o que realmente nos faz felizes, e essa proposta da professora Rita Alonso além de aliviar o peso que carregamos por não conseguirmos sermos nós mesmos, nos leva a refletir sobre as cobranças que a sociedade nos faz, e o pior, as cobranças que nós mesmos nos fazemos. Parabéns professora! Bela abordagem!

  40. Bom, o autocontrole, depende muito de pessoa para pessoa, já as mágoas do passado há pessoas que não conseguem se libertar jamais outras não interferem nem um pouco, mas eu acho que tudo o que vem para ajudar seja visto com bons olhos, mas lembrando que , o que serve para um pode não servir para o outro, por isso quem esta orientando tem que estar atento para isso. abraço.

  41. Cristiane Alves · Editar

    Boa noite, prof Rita…Gostei muito do artigo, e você tem razão, concordo que devemos sempre mentalizar coisas boas, e acreditar que vai dar certo. É uma forma de incentivar nós mesmos a lutar pelo que queremos.
    Vou tentar fazer essa dinâmica comigo…
    Abraços*

  42. Maria Augusta Enne · Editar

    Parabéns gostei! A palavra de Deus diz que devemos não olhar para o passado que Deus está fazendo coisas novas que estão saindo á luz.! Então… as suas técnicas são bem vindas para esqucermos o passado! Abraços, vou compartilhar com amigos!

  43. O que toca no seu site
    é o toque do seu coração
    bate perto e muito longe
    toque de motivação
    meche com cada estrutura
    realinhando a emoção
    modificando sutilmente
    como a promissora semente
    com um toque de motivação
    transformando dia a dia
    pensamento ou intenção
    em atitudes  e ação…
    caridade que nos ensina
    a ter por nós a auto estima
    e reconhecer que lá em cima
    alguém que muito nos ama
    olha e torce por nós
    pois DEUS está sempre conosco…
    Nunca  estamos  ou estaremos sós!
                              (Rita Maria) 😉

  44. Maria Elisabeth Machado Alonso · Editar

    Boa noite, Rita! Gostei muito do artigo, vou tentar fazer da melhor maneira possível….os exercícios..pois realmente caiu direitinho para minha pessoa, vou seguir á rigor seus conselhos e depois lhe digo os resultados. Acredito que vai dar certo. Obrigada pelo carinho que vc tem com as pessoas. Você é maravilhosa.Abraços e beijos!

    Elisabeth Alonso.

  45. Olá querida Xará!Não tem ideia do quanto é bom a gente ter esses toques de motivação para liberar,
    nossa as vezes, esquecida auto estima. Muitas vezes carregamos culpas inconscientes e da mesma forma nos condenamos por achar que não merecemos determinada coisa ou algo que desejamos.
    Aí vem a importante e tão necessária meditação sobre nós mesmos…o que somos , a nossa importância no mundo, a importância que temos para tantas pessoas…A atitude positiva para mim é tudo…é certo que as vezes temos os nossos dias difíceis, mas é só pensar: no amor que temos que ter por nós, afinal pensar em nosso bem estar não é egoismo, é acreditar no amor que DEUS tem por nós e que merecemos isso.Merecemos ser felizes .A auto análise
    e meditação foi o melhor remédio que encontrei para lidar com os sentimentos de culpa…se todos acreditassem no poder que esses hábitos tem em nossas vidas…nossa… muitos não precisariam de remédio para depressão……a  auto análise e a meditação diária abrem o nosso campo espiritual, desabrocha nossos melhores sentimentos, alarga  nosso campo mental, falo por experiência própria.Eu costumo adotar a tática de escrever tudo o que estou sentindo …..
    isso realmente libera a adrenalina da raiva que sentimos no momento…Eu acredito muito no poder da oração, mas tem que ser aliada com a ação…..e isso não é coisa tão simples assim não, mas temos que ser persistentes e conscientes daquilo que queremos e acreditamos que merecemos de verdade….é isso…obrigada  minha amiga pela oportunidade Suas dicas são extremamente valiosas.Você muito contribui
    com suas mensagens, não só para mim, mas para todos que participam desse site
    .Grande beijo!

  46. Gostei imenso de ler seu artigo ! Motiva bastante !, Pois o Amor e o perdão são importantes para a cura fisica e espíritual ! Pois como diz , tem de ser de coração !, Na Bíblia há muitos vesciculos sobre Amor e Perdão ! DEUS a abênçõe grandemente, e fico a aguardar o próximo artigo com entusiasmo.OBRIGADO. 🙂

  47. Rita, ainda não tive tempo para fazer tal,mais preciso fazer, eu tenho problema de tudo que é novo,tenho taquicardia,mais eu estou superando e preciso superar pr pretendo fazer muita coisa.
    bjs
    Obrigada por vc se importar com as pessoas, isso é uma contribuição muito boa que vc dá de graça, sem ninguém pedir amiga. 😆 😆

  48. Heloisa Guttmann · Editar

    Estamos sempre aprendendo a reciclar nossos valores, e nos aprimorando ! faz parte de nossa evolução, gostei !!

  49. Adorei o texto, realmente tudo é o nosso pensamento, eu tenho que praticar,pra Deusnada é impossivel.bjs

  50. 😆
    Sim,gostei muito,deu muita vontade de fazer logo,vou tentar sim,pensei em muitas coisas…
    Maravilhoso,obrigada…bjusss

  51.  Olá Rita,

    Gostei muito do artigo, pois ajuda muito em exames de auto consciência. Eu costumo dizer para mim que não adianta chorar pelo leite derramado, mas acredito que às vezes temos dúvidas sobre nossas ações e omissões, se deveriam ser feitas…enfim, quero dizer que já guardei em meus favoritos e parabéns. Beijos da sua amiga e facebook friend, Eneida Moura.
         Beijosssssssssssss

  52. Olá, Professora . Sempre leio seus artigos e o Toque de Motivação. Utilizarei a Técnica com os meus assistidos e darei retorno do trabalho.

    Magda Azevedo

  53. Sergio Marques · Editar

    Muito bom, seu método, realmente pode vir a fazer efeito, espero que mais pessoas leiam seu artrigo, forte abraço.

  54. Rafael Barbosa · Editar

    Muito bom professora.Parace que foi feito para mim este brilhante artigo e exercício pois estou me praparando para concurso público e tudo o que está escrito serviu para me motivar.
    Parabéns mais uma vez.
    Abraços.

  55. Excelente artigo. Gostei da dica dos exercícios, realmente se forem feitos como descreveu, darão resultados positivos.
    Um forte abraço

  56. alessandra aquino · Editar

    adorei, muito bom!!! aliás como todos os outros textos que vc escreveu, sempre interessantes e atualizados.

  57. Prof. Rita, vou seguir seu conselho pois estou precisando ter mais domínio da minha força de vontade.

    Lucia

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.