De Repente, Depois do Carnaval… Novo Ano

Rita Alonso
Rita Alonso

De repente, no céu, os fogos de artifício do carnaval anunciam que agora sim começa o novo ano e o velho fica muito mais velho. 

Ontem mesmo comemorávamos com o velhinho de vermelho e barbas brancas. Logo depois as taças de champanhe davam boas-vindas ao recém ano nascido e, hoje, fogos de artifício, a cada entrada de escola na Sapucaí, se juntam a grande alegria carnavalesca de homens e mulheres que cantam o samba-enredo do novo ano que começa amanhã.

Eu trabalho na Passarela do Samba há 25 anos e até hoje, para mim, é intrigante ver como, no Sambódromo, não passamos de uma grande massa humana de torcedores, querendo alegria e tentando esquecer as dificuldades do dia-a-dia. É a previsão de George Orwell no livro “1984” se concretizando…

Todos os anos o mesmo cenário: vejo as pessoas cedo chegando para marcar seus lugares na arquibancada… alguns vêm com a família em peso, trazem farnel, fantasia e união.

Nada pode atrapalhar… nem as dívidas e dificuldades que ficam lá fora. Nesse momento não existem ricos nem pobres, nem louros nem morenos, nem fantasiados nem realistas. O negócio é se divertir, cantar, dançar, pular e ver aquele luxo todo na imensidão dos carros alegóricos repletos de brilho.

A harmonia é clara naquele mar de gente. Harmonia clara na bateria que empolga e no folião sentado na arquibancada mais barata…

Ao lado do carro alegórico a passista aguarda a hora de entrar na avenida… Ela se sente a verdadeira rainha da bateria ou do carnaval inteiro, o sentimento transborda os poros… seminua é como se fosse a única e como se todos os olhares daquele imenso Sambódromo fossem só para ela. Não tem tempo para perceber a distopia.

Mal sabe que amanhã cedo é que começa 2012… Tanta coisa pela frente, tantas dívidas e dúvidas…

Mas, o que importa é hoje torcer para ser a campeã…

Um grande abraço ainda com confete e serpentina.

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos daRiotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

56 Respostas para "De Repente, Depois do Carnaval… Novo Ano"

  1. FÁTIMA FURTADO · Editar

    RITA!!! SEU TEXTO É EXATAMENTE A CARA DO BRASIL… OU DO BRASILEIRO (MELHOR ASSIM) . AQUI O ANO NÃO É COMPOSTO DE 365 DIAS, ELE SE INICIA NA QUARTA FEIRA DE CINZAS. ( AQUI PELOS LADOS DO PLANALTO CENTRAL É UM POUQUINHO DIFERENTE, MAS VAMOS PULAR ESTA PARTE) DURANTE A HIBERNAÇÃO PRÉ CARNAVALESCA, O HOMEM VIVE SEUS DIAS DE FANTASIAS, ONDE OS SONHOS SE MISTURAM COM OS SONS DE BANDEIRA BRANCA , PIERROT APAIXONADO…E MILHARES DE OUTRAS COMPOSIÇÕES IMORTAIS. E ELE TRANSFORMA SUA REALIDADE FAZENDO UMA RELEITURA DE SUA MISERAVEL VIDA EM PERSONAGENS IRREAIS E VIVE A DELICIOSA AVENTURA DESER FELIZ…..

  2. Sensacional, parabéns Rita pelo seu artigo.
    Como sempre todos os seus foram maravilhosos.
    beijos.

  3. Olá, grande artista das letras…das emoções somadas aos pensamentos!!!

    Seus Artigos…textos…são excelentes!

    Grande abraço e sinto-me enriquecida…quando leio …ouço meu computador ler suas obras de arte…das palavras…!!!

    Conte comigo…hoje e sempre!

    Abraço,

    Lilian Cury
    CADEVI – Centro de Apoio ao Defivisual
    Consultora Empresarial, desde 1991
    Pós-graduanda do curso de Pós em tecnologia Assistiva da Faculdade de Medicina do aBC e Fundação Sto. André

  4. Maria Aparecida Pimenta · Editar

    😛 Rita  gosto de tudo o que você escreve,sei que já se passou muito tempo mais quero te dizer! Será que vale apena tudo isso? Não gosto de Carnaval,acho perda de tempo,dinheiro mau usado que é do próprio povo que tem tantas prioridades,saúde  segurança! Que pena.Beijos Deus abençoe.

  5. Imagino como deve ser emocionante estar lá e ver esse show ao vivo.. Desejo que este ano seja muito bom pra todos nós!!! 🙂

  6. Moema Anita Conceição · Editar

    “Rita Alonso…Quando vi sua foto aqui levei um susto, nesta foto você se parece comigo quando era mais nova. Nos meus 30 anos de idade…Nossa!!! O texto está lindo é isso mesmo, também é covardia, né? Tu é uma profissional na área e descreveu certinho. É isso aí sim, já sambei muito na Marquês que delícia e aí começamos o Ano. Pura realidade. Acredita, que além de ler me senti lá sambando e começando tudo novamente. Me esqueci, caraca é só no ano que vem! Que pena, acabou e o Brasileiro acordou… Beijos Ritinha linda, um beijão no seu coração e alma CARIOCA! Bom demais…Agora vi seus olhos, são ou eram parecidos com os meus… É isso ♥ Boa Noite!”

  7. Maria Lucia Simões · Editar

    Você escreve bem, tem uma ótima qualidade de narração que é muito interessante. Já pensou em escrever e publicar um livro?
    Se já não o fez, está na hora. Pense nisto
    Abraços afetuosos. Sucesso.
    Maria Lucia Simões

  8.    Já  percebe-se, quando ao chegar novembro, o clima muda, as pessoas se sentem mais alegres, solidárias e ansiosas para o seguimentos das festividades, uma fuga para uma viagem a tão esperada ferias coletiva, ou somente aquela pausa para as festas, é muito interessante este artigo, pois não há dividas que faça com que o brasileiro deixe de fazer aquilo que ele esperou e trabalhou o ano todo… o tão merecido descanso. Adorei… Parabéns 😉

  9. Interessante suas palavras, concordo com seu ponto de vista, alegria deve ser compartilha e deixar de lado, de fora no momento da alegria os problemas, as diferenças sociais e as dívidas, pois o carnaval é de ano em ano e para quem curte é  preciso aproveitar cada momento sem deixar os problemas atrapalhar! e viva a alegria!!

  10. Maria Aparecida Lemos Melo · Editar

    “Boa noite Rita! Achei sua matéria interessante e real. O carnaval em especial une todas as classes sociais e o que conta mesmo é a alegria e o prazer de estar no Sambódromo, ver tudo de perto e voltar a trabalhar na quarta feira de cinzas, aguardando o sábado para ver o desfile das campeãs. A felicidade é feita de momentos. Parabéns por sua matéria…grande abraço e sucesso!”

  11. Passada toda euforia do Carnaval, que já faz parte, de uma maneira ou de outra, da vida de todos nós.Voltamos à realidade, para alguns até mais fortalecidos por jogarem por terra todas mágoas, tristezas,etc ao extravasarem “tudo”,rs na Passarela do Samba.Hora de muita reflexão pois esse ano elegemos nossos representantes, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.BOM ANO-NOVOOOOOOOO,PESSOAL!!!!!

  12. Marcia Cristina Soares · Editar

    Adorei o artigo Rita! Realidade desse “início” de ano, onde a vida é uma escola de samba que depende da sua evolução para ser campeã. Parabéns Amiga querida!

  13. AMEI, RITA! EU LIA E PASSAVA UM FILME NA MINHA CABEÇA COMO SE ESTIVESSE VIVEN CIANDO O MOMENTO, A ALEGRIA DO NATAL, DO ANO NOVO E DO CARNAVAL NA AVENIDA. DEPOIS ACABOU A FANTASIA VOLTEI PARA A REALIDADE, VAMOS COMEÇAR REALMEN TE O ANO! BEIJOS QUERIDA E UM 2012 MARAVILHOSO PARA TODOS NÓS! 😛

  14. O povo só começa a viver a realidade após o carnaval, antes vivem um tempo de magia, momentos de falsa alegria e acaba num estalar de dedos.

  15. Amiga, completando, sobre o novo ano… ainda sinto a continuidade de 2011. Não sei o que está havendo comigo. Transformações? Claro, estamos em constante formação e ainda não sou um produto final rsss. Meu Natal e Ano Novo foram maravilhosos, o melhor das últimas décadas desde a minha infância. Sinto realmente que tudo continua, ainda não consegui encerrar o ano que passou na minha mente. Explique você, amiga. Enquanto isso, estou aqui contando as bênçãos, recomendação da minha terapeuta. Bjks.

  16. Rita, querida, adorei seu artigo. Não porque sempre tem você em cada palavra, em cada linha, em cada impressão, mas porque é a própria Rita na avenida, sentada na arquibancada mais barata ou sendo a rainha da avenida. Só quem sentiu essa sensação de desfilar, coração pulsando, arritmia na hora da entrada, emoção de fogos pq a escola vai entrar e vc se sente a responsável por ela toda e cresce em tamanho, beleza, alegria e coração. Como eu falava, só quem sentiu essa sensação sabe descrevê-la tão bem como você o fez. É você, Rita, você é o carnaval nesse artigo. Parabéns. Bjs, amiga.

  17. Seus artigos são ótimos!!!
    Realmente o ano só começa depois do carnaval, até mesmo pra quem não curte o carnaval.Essa alegria está no sangue dos brasileiros.Então pensamos assim primeiro brincamos e depois recarregamos nossa energia para enfrentarmos o ano q se inicia.Depois desses feriados todos ai sim… estamos prontos pro q der e vier.

  18. Para o povão, eles só vivem a realidade após o carnaval, antes é só a magia de sonhos realizados: dançar na Sapucaí, assistir as escolas de samba naquele tumulto, misto de odores na maioria desagradáveis.

  19. Parabéns Rita! O seu texto traduz com muita sensibilidade o “tirar os pés da realidade” no Carnaval.. Vc discorre com muita sutileza e pertinência a dualidade e ambivalência que permeiam essa época. Enfim..vamos ao novo ano … e que você seja nesses 300 dias que restam uma competente porta bandeira dos seus sonhos e aspirações. Um grande abraço

  20. Oi Rita!  😀

    Bom, eu não comemoro e não curto carnaval Rita, contudo como o seu artigo está muito bem escrito e creio que quem entende de carnaval pode sentir o carinho e a sensibilidade com você escreve sobre o mesmo. Agora quanta a mim, eu fico pensando que depois de passados estes dias, como ficam as pessoas que passam todo esse tempo nessa festa? Se existe algum resultado positivo para o povo que com tanta alegria embarcam nessa festa? Eu penso também o porque de aparecer dinheiro público para esta comemoração, e para construir escolas e investir na educação não tem, fico pensando ainda por que não se investe com a mesma disposição para resolver os problemas sociais do nosso país, como habitação, além da educação que citei, também a educação profissional? No entanto respeito a opinião de todos e também o fato de gostarem tanto dessa festa.Ah e realmente parece que o ano só começa mesmo após o carnaval. E parabéns pelo seu trabalho e pela forma simpática e sensível com que escreve todos os seus textos. Boa semana pra você! Bjs.

  21. Adorei o texto. Só depois do Carnaval falaremos dos problemas. Depois do Carnaval marcarei o médico. Depois do Carnaval farei os exames. Depois do carnaval vou negociar aquela dívida. Depois do Carnaval conversarei com ele sobre aquele problema. Depois do Carnaval começarei a trabalhar com vontade… só depois … por enquanto, o que
    eu quero é botar o bloco na ruaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Vc é sempre demais!

  22. Olá Rita!
    Gostei muito do texto “De repente, Depois do Carnaval, Novo Ano…”
    É verdade, o ano mesmo, somente começa depois do carnaval, nesse país.
    O carnaval invade as almas que trabalham ou desfrutam de suas belezas e fantasias… Ninguém mais pensa em problemas, dificuldades da vida., há somente diversão, luz, brilho, dança, música e muita alegria… Durante o carnaval não existem diferenças, nem preconceitos… e isso é muito bom, um mundo criado e gerado de harmonia, em harmonia. Tudo é festa , é animação, e somente depois, de toda a festa, de toda a alegria e resultados, o ano começa e aí sentem a vida como ela é, muitas vezes, sem brilho, sem animação… é por esse motivo que as pessoas se encantam tanto com o carnaval… estão na mais pura ilusão , nos sonhos e sonhar faz muito bem!

  23. Ana Lúcia Reghin · Editar

    😉 Realmente tanto luxo, tanto risos, e nem mesmo as dividas e as duvidas deixam que se apaguem as luses, os fogos, as esperanças. Ano novo, que nada, já está velho! Mas porque não recomeçar, novas esperanças, novas alegrias, tudo novo. Nova escola campeão do carnaval, novo time de futebol levantando a taça, tudo novo de novo. Este artigo levou-me a refletir em varios aspectos, e é claro, com novas esperanças.

  24. Oi querida Rita Alonso, li o seu artigo e gostei muito… está muito bem escrito; vc conseguiu representar o carnaval como ninguém…Como vc mesmo disse, o ano começou a pouco, então um ótimo 2012 pra vc, bjos.

  25. Rita: adorei a sensibilidade que você demonstrou nesse artigo, com um quarto de século de experiência na passarela do samba. Parabens!!!

  26. Rita, parabéns pelo seu artigo! Muito bom!! Essa união que temos no futebol, carnaval e Festas em família, também dwveriamos ter para lutar pelos nossos direitos e não ficarmos reclamando que tudo de ruim está acontecendo!!
    Adorei seu texto, parabéns! Um forte abraço!! 😉

  27. Carnaval são quatro dias. Só em Brasília é que são 365!!! …Gostei do seu artigo,curto e direto.Agora, vamos esperar para ver qual será a surpresinha do Kinder Ovo!!!! Brasilll…Mostra a sua cara!!!!!!! Bjuuuuuu

  28. É isto mesmo!! Assino embaixo seus escritos.
    O carioca é 10! Sou paulista mas passo o carnaval no Rio pq adoro essa energia!

  29. Lucia helena coelho pereira · Editar

    Obrigada por me convidar a ler o seu artigo.Gostei simples e direto.É uma realidade nossa no Brasil.Continua com este olhar.Um abraço

  30. joao honorio junior · Editar

    Parabéns pela materia linda. E obrigado pelo convite para ter o prazer em ler a sua matéria.

  31. Rita!!!!!
    Ah… o Carnaval… é o momento em que extravasamos, transbordamos de alegria. Tudo é muito intenso e não podemos perder um minuto da folia. Ficamos mais criativos, mais leves, mais ousados, mais descompromissados com as críticas alheias. E depois que tudo passa, bate a nostalgia, a saudade, bate até uma pontinha de tristeza por termos que retornar ao preto e branco, à velha rotina. Não que a vida deva ser um “oba oba”, mas por que não vivemos o resto do ano com a leveza e o frescor do carnaval, com a coragem de arriscar mais, com a possibilidade de rir dos nossos próprios problemas?

  32. Heloisa Furegatti · Editar

    Parabéns Rita!!! Vc conseguiu me transportar por alguns segundos para a SAPUCAIIIIII!!!!!! AMEIIIII!!!!! Incrível como você captou os pensamentso e as emoções dos sambista!!! Infelizmente, a única alegria que as pessoas de classes sociais mais baixas tem….é o futebol e o carnaval!!! Pena que depois das alegrias eles tenham que voltar para da dura realidade!!! E enfrentar os problemas, as divídas, e as preocupações com o dia-a-dia!!!

  33. ADRIANA REZENDE · Editar

    É flor…sempre a mesma coisa!!! Todo ano ficamos com aquela sensação que entre o natal e o carnaval tudo é só alegria e que vai prevalecer o ano todo, ai somos surpreendidos com a realidade, mais precisamente a nossa!!! Cada um com suas obrigações e também complicações, e pouco a pouco aquele momento de pura alegria vai sendo deixado para trás dando lugar ao resto do ano…pena que as pessoas não conseguem manter o otimismo e a fé por muito tempo, seria tão bom que a alegria e a esperança continuasse, mas claro responsabilidades sim, mas com um gostinho de “mais um dia feliz”…mas vamos caminhando a medida do possível, cada um no seu ritmo vai aprendendo que não adianta se apavorar ou se afobar demais, o momento é hoje, e tudo que fizer de bom agora trará bons frutos para o futuro ainda incerto!!! FÉ E LUZ para o ano todo…para todos e para vc flor, sucesso sempre!!!

  34. “Perfeita a sua colocação neste artigo, Rita! Eu também me credencio para a Marques de Sapucaí há mais de 20 anos e sempre observei o mesmo que você transcreveu. O ano começa agora e espero que seja produtivo para todos nós….”

  35. O ano novo é brindado com as tacinhas de champanhe na mesmíssima intensidade da espera pelos 4 (ou seriam 7 dias nos novos tempos?) dias em que realmente tiramos as nossas fantasias. Sim, aquelas fantasias com as quais atravessamos uma longa pista que se estende até o dia em que o velhinho de basbas brancas volta e nos encontra precisando trocá-las por outras mais novas, mais adereçadas com energia e esperanças renovadas. O carnaval é o momento das verdades, da grande realidade dos seres humanos.

  36. Lindo texto Rita!

    Já me perguntei, se não é por conta dessa paixão que o brasileiro tem
    pelo carnaval e tudo que engloba o mesmo, que o brasileiro é tão mais despachado pra tudo.

    Só mesmo com a criatividade e alegria que este povo carente de tanta coisa, consegue dar a volta por cima e sempre com o samba nos pés…
    Me orgulho muito de ser brasileira.
    Sempre ouvimos dizer que no Brasil o ano só começa após o carvanal. E daí?
    E daí se precisamos do carnaval pra sermos quem somos?

    Beijo Rita.

  37. Bem abordado Rita, a vida como ela é na passarela o folião, na arquibancada outro folião torcendo, vibrando e sendo bem observado por você. Que tal escrever sobre outras datas falando como as pessoas as aproveitam ou simplesmente respeitam?
    abraços

  38. Maravilhosa!!!!
     amo ler que vc escreve , sinto sua vibração é uma delicia………parabéns e muitas vitorias e conquistas, vc merece tudo de bom beijocas She.

  39. Parabéns Rita! Gostei muito da forma como expõe seus textos. É mesmo assim o povo Brasileiro,  extrovertido, alegre, aproveita o que de bom tem.  É pena, que o povo Português, seja introvertido e pouco alegre; há que aproveitar a vida, que é curta, e  afinal, Carnaval são só três dias. Abraços 

  40. Perfeitamente formulado!Esta é a vida de um folião,de um ser q se entrega ao desfrute do carnaval!”Pra tudo se acabar na quarta-feira…” Q comece 2012!

  41. Querida Rita Alonso,
    Parabéns,pela clareza e facilidade de seus textos,pude imaginar cada cena e personagens narrados,sentir o entusiasmo,alegria e entrega ao divertimento.Feliz ano novo,2012 estamos aí,beijos<3

  42. Eliseu Penkynha Brazil · Editar

    Parabéns, profª Rita! Sábia reflexão. Com categoria e sabedoria, sensacional, todos alegres num único objetivo: diversão. Acreditam, vivendo no momento presente, depois tudo se supera, supimpa, será?

  43. Realmente, naquele momento nada pode atrapalhar, a harmonia é clara naquele mar de gente…
    Parabéns…

  44. Conceição Torres · Editar

    Rita, parabéns pelo texto e como você sempre escreve dá até para se sentir na Sapucai. A sociedade do espetáculo me chama a atenção, mas sempre houve e haverá o show não é mesmo? então você retratou um espetáculo com clareza, originalidade e creio que você seja carioca, porque é notório sua descrição. Parabéns mais uma vez

  45. Fantástico o seu texto. Vc consegue retratar com muita sensibilidade as festas tradicionais que festejamos desde sempre durante toda nossa curta existência. É muito forte a emoção contida nessas datas, embora sejam de características distintas. O Natal transmite uma sensação fraternal, de família, de nostalgia. O Ano Novo simboliza a esperança, o otimismo e a certeza de que as coisas vão melhorar muito. E o Carnaval é maior festa do mundo (chavão), não existe nada igual. É uma época que remete a um passado recente, tal a clareza das lembranças que temos dessas velhas curtições. Emocionante tema porque descreve coisas muito nossas. Imagino a espetacular mulata seminua ao lado do seu carro alegórico, louca para desfilar. Parabéns. Você é dez, NOTA DEZ. Beijão.

  46. Carlos Carvalho · Editar

    Realmente tem fundamento este arquivo, não é a toa que o Brasil é conhecimento mundialmente com o país do futebol e do carnaval… Em ano de copa o país para e todo ano só começa depois do carnaval!!!
    Ótima narrativa.

    Abs.

    Carlos Carvalho

  47. Gostei muito do seu artigo e concordo c/ as palavras do Profº Gildo.
    Carnaval é um momento q tdos sem unem, sem distinção, p/ brincar, se diverti, se alegrar etc, os problemas? Depois resolvemos.
    Um forte abraço

  48. Professor Gildo Faria ( O único eterno ) · Editar

    O que falar desta pessoa maravilhosa chamada RITA ALONSO, é muito difícil, pois são características que não se encontram mais no nosso dia a dia, mais vamos relembrar algum ditado do Prof. Gildo Faria. Ex.: A fuga é um espaço pequeno de uma solidão sem fim, então porque fugir ?   Se nós analisarmos o que acontece no carnaval ou em outras datas, é o seguinte: As pessoas encontram a tal coragem e começam a viver o HOJE e com isto não lembram das doenças, das dívidas e de outros assuntos que destroem a AUTO-ESTIMA e causam doenças mortais. Depois da festa, ia sim é dia de lembrar e começar tudo de novo, mais com um maravilhoso detalhe, o corpo relaxado e a cabeça renovada. Isto é alegria de viver, com isto criaram um ditado: BRASILEIRO QUE É BRASILEIRO NÃO DESISTE !!!!!!!!!  Parabéns você sempre será nota 10……. 
    Beijos eternos no seu coração…       Conte sempre comigo !!!!!!!!    Seu eterno Professor: Gildo Faria……

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.