Aceitar os Desafios com Inteligência

Danillo Saes
Danillo Saes

Muitas vezes nos deparamos com situações em que não sabemos tomar a decisão em dizer “Sim” ou “Não”. Esse dilema acontece em nossa vida pessoal e profissional constantemente provocando angústia, preocupação e estresse emocional.

Acredito que os principais fatores que devemos levar em consideração no momento de aceitar uma proposta importante é o fato de acreditarmos em nossa capacidade e conhecer nossas limitações. Porém, ter essa consciência de nossos limites, pode ser um ponto que nos motive a aceitar os desafios que surgem em nossas vidas, de forma que consigamos superá-los e, ao final, sair mais sábios, mais inteligentes e com aquele delicioso gostinho de Vitória!

As oportunidades, quando surgem, devem ser encaradas de forma madura e muito racional, pois a responsabilidade assumida é sempre um fator de peso para as partes que estão envolvidas. Inúmeras vezes me deparo com situações assim, onde fico em dúvida em aceitar ou não um convite ou a participação em um projeto.

A primeira coisa que costumo fazer ao me sentir em dúvida diante de situações como essa é pedir que Deus seja o meu guia e me oriente para a melhor decisão. Depois, começo a ponderar os prós e contras, o que é viável e o que não há, para decidir, em paz, se vale ou não a pena aceitar aquele desafio que chegou até mim.

Na maioria das vezes, em situações assim, somos tentados a dizer sim ao comodismo e não à nova oportunidade e acabamos inventando algumas desculpas que anestesiam nossa consciência para “termos a certeza” que realmente não era possível realizar aquele trabalho.

Isso é muito perigoso no mundo empresarial e na vida profissional, independente do ramo de atividade. Sempre devemos lembrar que nenhuma vitória acontece sem passar por alguma luta. Em uma guerra, soldados morrem pelo trajeto para que outros vivam até o fim e vençam a batalha. Em um jogo de futebol, os jogadores chegam ao limite da sua dor e condição física para dar o melhor de si e comemorar a conquista de um campeonato. Jesus, para ressuscitar e celebrar a Vitória passou pelo calvário carregando uma cruz, na qual foi pregado sem ter culpa nenhuma.

Steve Jobs disse “Quero deixar uma marquinha no Universo!”. Então, caro leitor, lembre sempre que a vida é feita de inúmeros desafios. Tenha inteligência para aceita-los, sempre reconhecendo suas limitações, mas também, sempre pensando em superá-las para o seu crescimento e amadurecimento.

Conte comigo.

Forte abraço e que Deus abençoe… Sempre!

 

Sobre o autor:

Danillo Xavier Saes: Empresário, professor e palestrante. Especialista em Gestão Empresarial. Diretor da empresa ONLINE Treinamentos e Informática. Professor universitário. Atua em treinamentos na área de gestão e comportamental como Equipe, Liderança, Motivação dentre outros. De forma dinâmica e promovendo a interação com os participantes, proporciona momentos de reflexão e troca de informações, através de experiências vivenciadas no cotidiano profissional.

twitter: twitter.com/danillosaes

Newsletter

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.