Planejamento, Comprometimento e Coisa e Tal!

Estou com uma vontade louca de comer agora um belo sanduíche de bacon com ovos…

Hummmmm, hummmmm…

Rita Alonso
Rita Alonso

E logo me vem à mente uma questão sobre comprometimento, acompanhada de uma historinha, que costumo colocar em sala de aula para meus alunos e aí vai pra vocês:

-Em um sanduíche de bacon com ovos, quem se compromete mais? O porco ou a galinha?

Não sabe? Ora pense um pouco mais… 

Antes responda: Qual o seu grau de comprometimento nas várias áreas de sua vida? Área profissional, pessoal, estudantil…

Quanto à questão do comprometimento profissional tenho a dizer: Num processo seletivo procuro enxergar, nos candidatos, o grau de comprometimento de cada um. Enxergo o comprometimento, como uma virtude e tanto nas entrevistas e dinâmicas que aplico.

Trata-se de uma qualidade facilmente detectada quando se aplica um jogo competitivo na dinâmica de grupo.

O candidato que se compromete com a tarefa, que participa e se dedica à sua equipe logo se sobressai.

São profissionais comprometidos e agregadores que desejamos admitir em nossas empresas. Muito mais que o “super inteligente”, muito mais do que aquele que domina a área.

O profissional que auxilia seus pares, subordinados e líderes são os mais disputados no mercado. Porque a equipe se sente segura com sua atuação.

Diferente dos “vampiros” que encontramos por aí…  E vampiros, eu já falei aqui em outro artigo, são os sanguessugas sugadores de sangue, de energia e de entusiasmo. E dentre estes podemos encontrar até os mais inteligentes, os mais sabichões da empresa.

Sempre chamo atenção destes jovens alunos que estão adentrando o mercado: não permitam que vampirizem seu idealismo, sua força de vontade, seu comprometimento com o objetivo.

Os “Zeca Pimenteiras” estão espalhados por todos os cantos, prontos para dar o bote…

Reconhece-los é fácil. Bastamos nós, da área de RH, organizar um piquenique para o Zeca Pimenteira se manifestar logo dizendo: “-hiiii, vai chover!”; Se rebatemos dizendo que é verão ele retruca: “-É, mas tem uma nuvem atrás daquela montanha…”.

Já repararam que o lobo em pele de cordeiro é sempre amistoso e tem sempre um conselho a dar?

“-Olha meu amigo, não aceite este cargo de chefia naquele setor, pois todos que aceitam são demitidos, aquele setor é a porta da rua.”

Por essas e outras que eu aposto que você conhece algum Zeca, não? Na sua empresa, na faculdade, na sua família, nos seus amigos… Mas se conhece não se deixe contaminar. Continue com seu espírito agregador e comprometido e você terá muito êxito. Acredite no seu ideal, no seu sonho… e sonhe.  Sonhe e aja!

Ah, e o sanduíche de ovos com bacon?

Quem mais se compromete é o porco. Pois a galinha bota os ovos e cai fora. Mas o porco dá a vida pelo sanduíche.

Então, continue a dar a vida na conquista pelos seus objetivos, pense nisso e fique bem…

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos daRiotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

63 Respostas para "Planejamento, Comprometimento e Coisa e Tal!"

  1. Ilustrativo, objetivo e direto.. muito bom!!! Comprometimento é a palavra que deve estar no nosso dia a dia, independente de cargo, função, trabalho… Comprometimento em tudo que nos propusermos em fazer é o ingrediente principal para o sucesso!!!

  2. Legal, como sempre, Profa. Rita! Na prática tenho tido péssimas experiências, mas continuo mantendo minha integridade ética e moral, apesar de tudo. 😥 😥

  3. Jorge Antonio Oliveira · Editar

    Parabens, prof. Rita. Gostei muito do texto. Achei-o bastante ilustrativo e rico na medida em que nos mostra os diversos perfis de pessoas que encontramos em uma organização, independente do cargo que ocupam. O texto também nos induz a refletir a respeito da equipe e dos fatores que devem ser considerados num planejamento estratégico empresarial quando se busca a excelência. Obrigado

  4. Antonio Santos · Editar

    Gostei muito. Costumo dizer que existem dois tipos de comprometimento: O comprometimento verdadeiro que chamo de “comprometimento com as tripas” e o falso comprometimento que chamo de “comprometimento com a lingua”. É a minha versão da historia do porco e a galinha. Sucesso Rita, e obrigado por dividir teu conhecimento.

  5. Bom dia! Rita, eu não conhecia esse texto e o achei muito interessante! Parabéns por compartilhá-lo com quem não o conhece ou rememorá-lo para aqueles que um dia o conheceram. Realmente, em nossa vida pessoal passamos por vários obstáculos não os devemos utilizá-los como impedimentos (se bem que muitas vezes ficamos “com o pé atrás” em situações similares) mas sim como aprendizado para um sucesso futuro. Obrigada!

  6. Glória Ferreira · Editar

    Olá Rita ,
    Parabéns ! Seus artigos são muito bem fundamentados do ponto de vista científico ,de forma criativa e muito práticos . Dentre os caminhos para efetivação da modernização e qualificação empresarial, diversos profissionais da área , citam a democratização da Gestão, isto é, são imprescindíveis  , motivação , criatividade e engajamento de todos os seguimentos , envolvendo todos os participantes .Esta não é uma meta fácil no decorrer de todo o processo .O sucesso de todo planejamento está estritamente ligado ao grau de comprometimento de todos profissionais.
    De que adiantaria criar inúmeras possibilidades de acontecimentos se não existir objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade .A competência interpessoal passa a ser assim ,o objetivo primeiro da organização empresarial.É através dela que se supera limitações e desenvolvimento interpessoal adquirindo unidade de pensamento e ação  conjunta . Abrs

  7. Muito bom o texto as informações ão bem claras com relação a nossa posturar diante das adversidades da vida parabéns mesmo e muito obrigado por nos presentear com sua palavras.

  8. Daniele Besseler · Editar

    Olá Rita! Gostei muito do seu artigo! Os “Zecas Pimenteiras” estam presentes em todos os aspectos das nossas vidas mesmo! Por isso, temos que ter sempre foco nos nossos objetivos e sonhos para que os Zecas da vida não nos desanimem e nos impeçam de buscar e atingir aquilo que buscamos.
    Abraços, Daniele

  9. Rita…Gosto dos seus artigos…Eu sou Diretor do SINDSPREVRJ, e faço palestras, participei de Debates, Seminários, e concluindo o Curso de Pós-graduação em Ciências Penais e Segurança Pública…Neste fim de semana , participei do seminário sobre o INSS, política mundial, conjuntura política mundial e nacional, sob a égide do neo-liberalismo, da globalização, e da criminalização dos sindicatos…eu gosto de fazer palestras sobre esses temas…..quando você quiser me convidar, estarei às ordens!

  10. Muito bem escrito. O poder de agregar é dotado de uma enorme empatia, humildade e companheirismo. Simples assim, simples e importante como você. Abraço! 😛

  11. Eliana da Silva Cruz · Editar

    De fato, o comprometimento e o trabalho em equipe é muito importante, com relação: “não permitam que vampirizem seu idealismo, sua força de vontade, seu comprometimento com o objetivo”, sei muito bem o que é isto, porque senti na pele, trabalhei urante muitos anos em uma empresa, em que a chefe e seu “grupinho” perseguiam até as pessoas que estudavam, enfim, é uma situação bem difícil, ainda bem que não trabalho mais nessa empresa e confesso que tenho pena daqueles que ainda precisam trabalhar lá …

  12. Bom dia Rita,
    Eu sou um Zeca, mas não Pimenteira. Meu nome é José Carlos e apenas meus bons amigos me chamam de Zeca, por isso não me ofendo com sua brincadeira. Gostei do seu artigo, mas gostaria de perguntar como o gestor pode controlar os Pimenteiras. Eu tenha a minha empresa e com frequência vejo surgirem conflitos entre os meus funcionários por falta de comprometimento de uns e apatia de outros.
    Aqui estamos sempre criando formas de estímulo e gerando entusiasmo, mas os resultados não são diretamente proporcionais ao esforço.
    O que causa maior impacto é a eventuial demissão de alguém que está tumultuando a organização. Não gosto disso, preferiria mais harmonia e menos terrorismo. Se voçê puder comentar essa situação eu vou ficar muito agradecido.

  13. Muito interessante , a forma que vc aborda a importância de vestir a camisa da empresa nesse texto,
    pessoa comprometida, compartilha do mesmo ideal , o crescimento da empresa. Obrigado pelo texto vou compartilhar com meus amigos , claro que bons exemplos  se copia!!!!!

  14. Marcel Pereira · Editar

    Bom dia, 
    Sou engenheiro químico.
    Gostei muito do artigo.
    Eu hoje consigo identificar essas pessoas!

    Eu quero duas ajudas sua se possível!
    1° Devo fazer uma pós que ajude a empresa e a mim ou só a mim?

    2° Como mostrar a um grupo de colaborador que um “lider” na verdade é um fraco que não quer assumir responsabilidades e eles estão sendo enganados?

    Grato Marcel, comprometido com tudo!

  15. Não é Zeca Pimenteira e sim SECA PIMENTEIRA, aquele que SECA!!! A sua pimenteira! Ditado antigo, mas super atual! Seja comprometido quase como o porco! Porque quase? Para que não fique cego com o(s) objetivo(s) da empresa, a vida é muito maior que uma empresa. Seja comprometido com causas que te dizem respeito, que você abraçaria se tivesse os meios que a empresa possui. Portanto! Salário não é tudo, jamais faça concurso público se você não se identifica com a função a que esta se candidatando.
    Então COMPROMETIMENTO vem da coerência que temos com as nossas escolhas!

  16. Olá Rita Alonso, seus textos como sempre muito bons e bem incentivadores. E e como temos Zecas ao nosso redor, não é mesmo? Mas a boa notícia é que também existem pessoas que lhe mostram o outro lado, o lado bom e lhe incentivam a continuar independente do que aconteça…

  17. Olá Rita.
    Primeiramente parabéns pelo texto. E como existem Zecas ao nosso redor, em qualquer campo da sua vida, mas a boa notícia é que também existem pessoas que lhe mostram o lado bom das coisas, sejam elas profissionais ou pessoais, acho que o importante é você nunca desanimar e seguir em frente com seus objetivos.
    Gde bj.
    Andréa.

  18. Cristiane Tavares · Editar

    É isso, Prof.ª Rita. COMPROMETIMENTO é a palavra chave para o melhoramento do homem e do meio em que vive. Seja enquanto pessoa ou profissional; Seja em casa ou no trabalho; Em um cantinho bem pequenino ou no mundo como um todo… Tenhamos mais comprometimento com as nossas ações e até com as nossas inércias. Parabéns pelo texto e um forte abraço!!!
    Cristiane Tavares

  19. famoso comprometimento e emprenho! a galinha se compromete com os ovos e o porquinho, o couro!

  20. Rita, ótimo post… nunca havia pensando sobre o comprometimento neste ângulo.. tadinho do porco…
    Bom trabalho 😉

  21. 😉 Considero o “comprometimento” uma das 02 características principais em um profissional. O artigo concorda com essa colocação e faz alertas sobre “algumas outras características” que simplesmente NÃO HÁ VAGAS no mercado para profissionais assim…Deus que nos livre deles, pois são – por incrível que pareça- sedutores quando chegam e se vendem bem. Obrigada por me recomendar o seu artigo.

  22. Querida amiga, Prof. Rita,! Gostei muito do seu texto. Acho que tudo na vida, resulta se houver envolvimento (como da galinha) e comprometimento (como do porco). Todos somos importantes naquilo que executamos. Trabalhar em equipa, dependemos uns dos outros. Não devemos querer ser iguais aos outros. Um grande abraço e uma Santa Páscoa!

  23. Reginaldo Rocha Vidal · Editar

    Conforme os diversos modelos de conceituação do comprometimento, o modelo de maior aceitação entre os pesquisadores é o modelo de três dimensões, estabelecido por Meyer e Allen (1993). Eles apresentam um modelo baseado nas proposições que comprometimento é uma força que liga um indivíduo ao curso de ações de relevância para um objetivo e pode ser acompanhado por diferentes opiniões que têm a função de dimensionar o comportamento. O modelo de Meyer e Allen é internacionalmente aceito, tendo sido validado em várias culturas. Os autores conceituam o comprometimento organizacional em três dimensões:
    a) Affective Commitment, ou Comprometimento Afetivo: comprometimento como um envolvimento, onde ocorre identificação com os objetivos e valores da organização. Representa algo além da simples lealdade passiva, envolvendo uma relação ativa, na qual o indivíduo deseja dar algo de si para contribuir com o bem-estar da organização. Segundo Meyer e Allen, “Empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem (…)”;
    b) Continuance Commitment e que a literatura trata como Instrumental: comprometimento percebido como altos custos associados a deixar a organização. Segundo Meyer e Allen, “Empregados com (…) comprometimento instrumental permanecem porque eles precisam (…)”;
    c) Normative Commitment, ou Comprometimento Normativo: comprometimento como uma obrigação em permanecer na organização. Segundo Meyer e Allen, “Empregados com (…) comprometimento normativo permanecem porque eles sentem que são obrigados”.

  24. Olá Rita!

    Gostei do texto! Milhares de pessoas desejam coisas melhores para as suas vidas, mas o fato é que elas apenas desejam. E desejar não é o bastante. Desejar é apenas uma etapa do processo de realização pessoal.

    Quando estudei a vida e a obra dos grandes realizadores identifiquei claramente que eles tinham muito mais do que simples desejos. Eles tinham fé em algo que não podiam ver e estavam dispostos a fazer de tudo para conseguir o que queriam.

    Enfim, estavam 100% COMPROMETIDOS. E isto faz toda a diferença!

    Forte abraço! 🙂

    Julio Panzariello
    Certified Professional Coach
    People & business developer

  25. Querida colega,
    Você como sempre agregando valor à Gestão de Pessoas! Parabéns por essa sábia reflexão!

    Abraços fortalezenses,

    Profa. Ms Rose Palmeira

  26. Dejanira Machado · Editar

    Ótimo texto Rita e, concordo plenamente contigo! Adorei! Muito obrigada pela lembrança, beijos!!!

  27. Margarete Fernandes · Editar

    Querida, excelente artigo, leve como a galinha e comprometido como o porco. Estou com a Deborah no  “vestir a camisa”. Foi a primeira expressão que me veio à cabeça, nem sei se ela continua sendo usada com o mesmo sentido de antigamente. E é tão fácil identificar. Parabéns. Com todos os desafios vale a pena ser o leitão. Diga-se de passagem, cheguei hoje de Serra Negra onde comi uma pururuca proibida que estava uma delícia. Foi um pequeno deslize…. de volta ao comprometimento. Beijocas.

  28. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento. Parabéns Rita pelo excelente texto! bjs 😐

  29. Olá Professora Rita, parabéns é um ótimo texto, realmente em nossas vidas temos todo tipo de pessoas. Infelizmente tem pessoas que sentem prazer em prejudicar o seu próximo e acabam com isso contaminando e estragado o projeto de vida de muita gente, por isso é muito importante uma boa formação nos primeiros anos de vida de um ser humano, incluindo também formação espiritual, só assim mais adiante esse indivíduo ganha confiança e força para enfrentar os obstáculos da vida, tendo maiores possibilidades de conquista os seus objetivos filtrando assim as informações e as experiências adquiridas durante a vida, como o próprio texto já diz às pessoas que agregam valores são bem vindas e terão o seu espaço garantido em nossa sociedade, quanto às pessoas que espalham o negativismo e a discórdia, acabam sendo excluídas das vidas das pessoas com o passar dos anos.
    Abraços!
    Gerci Moreira.

  30. Professor Gildo Faria ( O único eterno ) · Editar

    Rita, bom dia mais uma vez !!!
    Você não imagina como este mestre Gildo Faria fica, quando tenho o prazer de ler uma de suas matérias publicadas é impressionante e emocionante, pois sei que esta é a minha Rita Alonso, uma pessoa aplicada, que eu sempre estarei de pé aplaudindo. Adorei sua matéria e logo pensei, continuarei a ser sempre um enorme ” PORCÃO”. O que você acha ? Beijos enormes no seu coração, te gosto muito..  Beijos….   Nota 10.  Ainda, só para você….

  31. Hildegardo Eduardo Icó Gentil · Editar

    Maravilhoso o texto querida amiga Rita Alonso, Parabéns!!!Muito obrigado pela eficiente lembrança. Abs.

  32. Maria Lúcia Simões · Editar

    😀 Adorei ,como sempre ,seu artigo e parabéns pelos cursos e work-shops que continua mantendo.Vc é uma excelente profissional e escreve muito be,Beijos e sucesso!

  33. Heloisa Guttmann · Editar

    XÔ… Zécas pimenteiras…realmente existem muitos por aí em todos os meios…
    jamais perder o entusiasmo, e fazer valer nossos sonhos e desejos com foco, determinação e amor !!

    Adorei , beijos Rita ! 😀

  34. Olá, amiga!!!! Adorei seu texto! Realmente faltam muitos profissionais para “vestir a camisa” ! E outros que passam 24 horas do seu tempo criando condições para tirar o lugar do colega de trabalho… Concordo com você… Adoro o que faço e no final das contas também me sinto o porco em um sanduíche! Beijos

  35. Muito bom, esse artigo me acrescentou bastante! Obrigada e continue me mandando link dos novos que vem por aí.
    Abraço!

  36. Adoreiiiiii !!!!!!!!!!!
    Me animou a não deixar meu propósito de lado, pois a barreira ta grande, mas irei conseguir.
    Obrigada

  37. Olá  Prof. Rita…    
    Adorei  sua matéria.   E  venho por  meio deste confirma que realmente é verdade, existe sim muitos…  Zeca Pimenteira em nossas vidas, tanto no meio família ,vizinhos e quanto no trabalho.  Basta falar em nossos sonhos  que logo se escuta uma frase interrogativa, pra que isso ?  E  porque isso agora?  Por uns minutos bate logo um desanimo  e é ai que temos que respira fundo e buscar realmente nossos ideais lá no fundo, e não deixar nos abater  pelos vampiros, existentes em nossos caminhos.
             Abraços ….

        Flávia

  38. Olá querida Professora Rita, vc como sempre inovando nos seus artigos muito bem escritos e aplicaveis no cotidiano das pessoas, quer seja em casa ,quer seja na empresa .Parabéns e que Deus te ilumine muito nesta jornada .

    Abraços

    Jorge Alves

  39. Joniel Alves Teixeira · Editar

    Nossa! Que história bacana e agregadora. É desse jeito mesmo, na vida em geral faculdade, trabalho e em casa mesmo tem sempre umas ‘onças” que estão sempre prontas para nos dar o BOTE e nunca estão preparadas e motivadas para no ajudar em algum objetivo de vida ou projeto.
    Mais mesmo assim eu não em abalo com esse tipo de gente que vive nas nossas costas e sempre saio por cima mostrando o meu potencial e que posso vencer sim!

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.