Quer Visitar um Safári ou Apenas Ir a um Zoológico? A Escolha é Sua!

Rita Alonso
Rita Alonso

Na edição passada escrevi um artigo baseado no texto de Cecília Meireles cujo título é “Ou Isto ou Aquilo”. Em uma das estrofes do poema podemos ler:

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo”.

A todo instante precisamos tomar decisões; tudo é uma questão de escolha! E estamos fazendo escolhas a todo o momento.

Além de ter que estar sempre fazendo seleções, outra discussão é o leque de alternativas que temos pela frente…

Será que estas opções já existem ou somos nós que a fazemos? Será que as escolhas são fabricadas por nós ou elas já estão ali prontinhas para nós, nos aguardando?

Acredito que muitas vezes os caminhos alternativos já existem. Encontram-se a nossa frente. A questão está em saber se os enxergamos com a devida clareza!

Escolher entre gastar ou guardar o dinheiro…

Escolher entre “engolir o sapo” no trabalho ou correr atrás de outro melhor…

Escolher entre o bem e o mal…

Uma coisa é certa: sou eu que tenho que fazer as escolhas, tomar as decisões, mais ninguém!

E a pergunta que não quer calar é: – Será que tenho discernimento suficiente para isto?

Quantas vezes estamos tentando bater na mesma porta quando o que o destino está nos dando é uma janela. Às vezes essa fixação de abrir a mesma porta é tanta que acaba não enxergando que ao lado existe uma janela aberta te esperando.

Isto me fez lembrar que há algum tempo assisti um acidente de automóvel. O motorista bem tonto saiu logo do carro já a moça sentada ao lado no banco do carona tentava em vão abrir sua porta e sair. Várias pessoas, tentando ajudar, faziam força para abri-la. Quando alguém de repente alertou para que saísse pela porta do motorista que estava aberta. Vejam: naquele tumulto entre tantas pessoas nervosas ninguém conseguia enxergar que o motorista já havia saído pela porta dele, conseqüentemente aberta!

Então podemos concluir que calma e ponderação é fator importante no momento de nossas escolhas.

Pense bastante nisso! Às vezes temos que aprender a enxergar as opções que se mostram a nossa frente, com ajuizamento, bom senso e uma grande dose de cautela. Mas lembre-se, a escolha sempre será sua.

Você pode escolher galopar em um alazão ou em um pangaré. Fazer um safári ou apenas visitar o zoológico.

O que não pode é tratar a sua vida como um simples chiclete, que a gente masca, masca e quando perde o sabor cospe fora!

Tenha um bom dia e fique bem…

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos daRiotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

53 Respostas para "Quer Visitar um Safári ou Apenas Ir a um Zoológico? A Escolha é Sua!"

  1. Glória Ferreira · Editar

     Olá Rita , sua argumentação sobre as nossas escolhas me fez recordar Mário Quintana:
    ” Uma vida não basta ser vivida :também precisa ser sonhada “. ” Sonhar é acordar-se para dentro”, isto é ,despertar-se.E despertar-se ,significa fazer um mergulho dentro de si . Descobrir -se  como ser em processo de  construção e autoconhecimento  para que as nossas escolhas possam florescer de forma prazerosa  e rica de ideais .Sendo assim , se escolho apenas” visitar um zoológico”, estou apenas vivendo de maneira rotineira , de forma acomodada  e sem idealizar grandes vôos.Mas se escolho” fazer um Safári”, estou colocando em ação os meus projetos e sonhos , seja pessoal , afetivo  ou profissional aerodinamicamente , utilizando sustentação com segurança e discernimento ,firmeza de propósitos e objetivos com metas definidas.Perseverança no alcance das metas é imprescindível. E como resultado: Projeto Concluído e Sonho Realizado. E que por certo resultará em outras escolhas mais amadurecidas e gratificantes . Vale a pena meditar seus textos, extraindo diretrizes e colocando-as em prática ..Abrs. 

  2. Jacqueline Del Rio Fermor · Editar

    Muito bom seu artículo e muito certo Rita…..nós somos responsaveis de nossas propias escolhas e temos que ser courajosos sempre para saber enfrentar as consecuencias..sejam essa boas ou ruims…obrigada por compartilhar comigo…Beijos mil amiga!!..
    Jacqueline – Surco, Lima, Peru

  3. Querida amiga Rita, amei a sua matéria, o seu modo de ser e a sua simpatia.

    Cordial e Respeitosamente

  4. Avida é uma escolha é preciso saber fazer estas escolhas um erro pode mudar toda uma vida.
    Algumas pessoas acerta nas escolhas outras ja por sua vez erram muito!!!

  5. Belo texto, Rita!
    Deus nos fez, nos deu a vida e tbm o livre arbitrio, portanto sempre sera nossa a escolha.
    Cabe a nos procurar escolher bem, dentro do nosso conhecimento de bem e mau.
    Sei q/ as vezes temos muitas duvidas mas a pessoas realizada, saudavel a boa conduta permanece sem surpresa porque ha uma interaçao da sua vivencia interior c/ a exterior, um amadurecimento psicologico o q/ faz c/ q/ saibamos determinar o melhor p/ nos.
    Viver de maneira certa e mais facil nos da um parametro p/ sabermos o melhor .
    Parabens Rita muito bom o seu artigo, nos faz pensar as varias opçoes q/ temos e nao enxerganos muitas das vezes.
    A paciencia e o segredo da boa escolha,
    Bjs Sonia

  6. Oi querida amiga. Temos algo em comum. Também fui instrutora dos cursos do SEBRE/ SESC! Escolhas são determinações pessoais. Algumas pessoas possuem com clareza a posição escolhida. ”as que não ficam encima do muro” Outras precisam de opinião, até para vestir um simples suéter. Sei que a escolha, na ora certa, sempre determina a ação. Até mesmo, o palavrão usado em defesa própria funciona. Então…. Caminho longo, portas fechadas, inseguranças, flexibilidades, fazem parte da essência humana. Importante é que o ser humano saiba da importância sábia em viver!
    BJS Eva Rosa

  7. Heloisa Guttmann · Editar

    Vivemos em permanente busca , disso ou daquilo… são as escolhas que temos que fazer a cada passo , nós autores de nossa história .
    muito bom o texto , para reflertimos nossa postura mental diante de tantas decisões que temos que tomar ! beijuss 😉

  8. Luciane Silva Soares · Editar

    Nossas escolhas nos pode ou não dar prumo em nossa vida…bjs linda matéria……

  9. Lucio Honor Bonato · Editar

    Muito bom o artigo, claro, sucinto. Coisas que normalmente nao pensamos e fazemos a todo momento. Parabéns.

  10. muito bom o texto e a mensagem sobre as escolhas diárias que se faz… a vida aponta sempre vários caminhos … o difícil é fazer a escolha correta…e quem escolhe corre riscos constantes e a vida põe-se como um grande desafio e serve aos audazes e corajosos… abraços Rita Alonso…

  11. Cara Rita, sempre que consigo ler um artigo seu é um momento prazeiroso.
    Este acima, cuja opinião você me pediu, eu já havia recebido e lido. Trata do nosso livre arbítrio, que na minha opinião é responsável por todas as situações pelas quais nós passamos. Algumas vezes acertamos e outras não, mas enfim, nossa vida é feita de escolhas. Tudo de bom pra você!
    🙂

  12. Lídia Barbosa de Castro · Editar

    Parabéns! Adorei essa reflexão: “Será que estas opções já existem ou somos nós que a fazemos? Será que as escolhas são fabricadas por nós ou elas já estão ali prontinhas para nós, nos aguardando?”.

  13. Olá minha querida xará!Muito bom esse texto.Dá pra refletir vários aspéctos da nossa conduta, diante das escolhas que temos que fazer em nossas vidas.Acredito que em primeiro lugar, temos que escutar nosso próprio coração, pra entender, o que realmente queremos da vida.Depois, qual objetivo queremos alcançar.;só assim, vamos ter condições de projetar nossas metas.Geralmente a gente se preocupa muito em ouvir a opinião dos outros, pois elas geralmente visão as vantagens externas, que na maioria das vezes, agrada nosso ego, mas não preenche o cantinho do coração.Acredito que por isso, é que nos vemos cheios de dúvidas sobre aquilo que queremos.Acredito que todos nós já nascemos com uma missão específica, seja ela na família, no trabalho, na sociedade de um modo geral, só que ela aparece no momento certo, pois nem sempre estamos amadurecidos para encarar determinadas escolhas..Levo muito a sério o escutar meu coração, e raciocinar em cima da realidade, fugindo das esclhas egoístas, mas, sem deixar de pensar em mim mesma.Fácil?Não é não……..Mas nada que um pouco de fé e perseverança não resolva. Cada pessoa em sí, passa por um processo de auto-afirmação.

    Resumindo, ecolher pra sí mesma, é primeiramente escutar a sí mesma, dentro da realidade que se vive.Deixar de sonha?Mas nunca!Pois sonhar o que se quere, é o primeiro passo para se realizar.É isso……Grande beijo!!
    😉

  14. Maria Lúcia Simões · Editar

    Carissima Rita,
    não é a primeira vez que leio um artigo seu.E posso lhe dizer que gosto muito do seu estilo contemporaneo,casual, que nos leva com prazer à leitura do texto.
    Muito interessante sua abordagem sobre “escolhas!”
    Muitas vezes, sem que possamos escolher, acontecem as co-incidencias que mudam completamente nosso caminho .E ai? A opção foi nossa?
    Fica a pergunta onde cabe todas a respostas .
    Parabens por seu blog e seu texto ,sempre instigante.
    Abraços .
    Maria Lúcia Simões

    Belo Horizonte

  15. Nilze Monteiro · Editar

    Oi Rita Alonso, obrigada por compartilhar. O artigo foi pontual e claro sobre a importância do equilíbrio em nossas vidas. O equilíbrio está diretamente relacionado com escolhas assertivas. Bjkas

  16. Laryssa Guedes · Editar

    Realmente, só nós mesmos podemos fazer nossas escolhas. E para isso respirar fundo e manter a calma é fundamental!

  17. PARABÉNS, AMIGA! ADOREI O TEXTO. GOSTO MUITO DO QUE ESCREVES.TEXTO LIMPO, FÁCIL COMPREENSÃO, ASSUNTO DEVERAS INTERESSANTE E SEMPRE ATUAL, PQ ESCOLHAS FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA. AS VEZES ACERTAMOS, AS VEZES ERRAMOS PARA ACERTARMOS MAS A FRENTE. ENFIM ” SE LA VIE”.!

  18. 🙂 :)Muito bom texto, claro e de excelente compreensão, quando convidada a vir prestigiar o texto fiz a melhor escolha. Parabéns!

  19. Um ótimo texto Rita e concordo inteiramente, nós fazemos escolhas a cada segundo da nossa vida, e toda ela gera uma consequência, portanto, precisamos pensar bem antes de tomar qualquer decisão, somos os únicos responsáveis pelas atitudes que tomamos, delas vem o bem ou o mal, portanto não podemos culpar algo ou alguém pelo que nos acontece, tudo resulta de nossas escolhas.

  20. Solangeferracin · Editar

    Parabéns, sou de soluções logo, vamos ao safári, pois nas dificuldades é que me supero e atingido os objetivos. Aprendo com a melhor professora e doutora, A Vida. Parabéns… Nada de zôo, lá eu vou para passear e sentir pena , quero safári não para caçar para aprender, pesquisar. Sol

  21. Oi Rita, muito legal essa abordagem sobre escolhas!
    Essa prática inevitável nos dá mesmo muito o que pensar a todo instante. Como colega coach escolho fazer uma pequena ressalva. É que há casos onde tranquilidade e segurança são objetivos da pessoa no coaching, não é mesmo?! Por isso, seria simpático evitar o uso de “apenas” em relação ao Zoo. [ ]s Dani

  22. Temos realmente que aprender a ter calma e observar para tomarmos decisões corretas!!! Parabéns pelo texto. Thati

  23. olá amiga
    Como sempre seus textos são “SHOW”.
    As escolhas são nossas e quando escolhemos erroneamente, estas mesmas escolhas serão exemplos e lições para a nossa vida. Mas………..quase sempre pensamos que erramos e que nada, sem saber, estamos dando um “tiro” certeiro em nosso destino.
    Ah!!!!!!!!!!!! A vida é linda…………..hoje apreciei um céu maravilhoso, azul com nuances em rosa, uma beleza da nossa natureza.
    Minha querida, parabéns pelo seu texto e aguardo outros em breve.
    Beijos da amiga
    Lucia

  24. José Paulo Grasso · Editar

    Gostei, nesta conjuntura um convite à leitura que estimula a reflexão é sempre bem vindo. Ainda mais ao perceber os comentários interessados dos seus alunos. Parabéns!!!

  25. graciette gomes · Editar

    Rita boa noite…Hora aqui está um tema deveras interessante…Uma coisa é certa “nunca” deveríamos decidir em cima da precipitação…” respirar…profundamente…contar até 10 e ir dar a volta…depois sim… com a cabeça fria, procurar resolver as situações…tudo o que for feito a quente nunca deu… nem dará… bom resultado…beijitos e parabéns.

  26. Belíssima matéria Rita Alonso, parabéns pelo tema oportuno e bastante complexo!! Dizem que a nossa primeira escolha é o nosso NOME; então devemos rever nossas escolhas com o objetivo de encontrarmos a nós mesmos… É um ato de liberdade, pois somos aquilo que nossas escolhas determinarem. Devemos valorizar o que temos, fruto de nossas escolhas, aprendendo a viver e a caminhar… Pois todos os dias são propícios para a renovação do nosso destino, destino este que não escolhemos a forma qual; mas podemos dar-lhe conteúdo. Forte abraço.

  27. Rita, sempre pensei assim, que fazemos escolhas á todos momentos e instantes. Porém a melhor de todas elas é, quero ser feliz ou infeliz. A partir do momento que escolhemos ser feliz, acredito que nada que façamos contra ou mesmo algo que deu errado será infeliz, pois eu escolhi ser feliz. A 30 dias estava em uma crucial descisão do isto ou aquilo, ao perceber que estava infeliz resolvi ser feliz e fazer o que realmente me realiza e me tornava uma pessoa boa, inteligente e feliz. Então tomei as providências e hoje acredite não estou melhor, mas acredito no melhor, porém estou leve como vento e feliz como o céu….bjs.

  28. Berenice Araujo · Editar

    Parabéns querida. Texto mto bem elaborado, e o assunto abordado, faz parte do nosso dia a dia…Bjosssss

  29. Muito interessante o tema!  Concordo que seja qual for a escolha é sempre nossa, mas temos que saber esperar, nada se  deve decidir precipitadamente, pois não devemos ser guiados pelas nossas emoções, mas sim pelo nosso espírito. Todos nós já fizemos decisões, das quais nos arrependemos. Errar é humano, permanecer no erro, só nos traz desilusões das quais só nós somos os culpados. Nunca devemos tomar posições quando estamos inquietos, nem quando estamos a ser pressionados por outras pessoas! Saber esperar é uma grande virtude, e tudo aquilo que nos pertence, mais cedo ou mais tarde vamos alcançar!  Aquele que crê não se aprece! Bjs.

  30. Encarar de frente todas as alternativas visíveis, bem como criar outras (mais importante, ainda, para mim), por sí só já significa que sempre escolho o safári. Não há como ser diferente para se fazer a escolha certa, e nem tampouco considero errado escolher mais de um destino. Viver é muito além do que possamos imaginar. Viver com moderação me deixa um gosto de comida sem graça. Apenas mantenho determinados procedimentos práticos (o termo já traduz) para me garantir a base, e bases servem para dar sustentação à ousadia. Até mesmo a ousadia de cacifar escolher a velocidade oferecida pelo pangaré, ou a coragem de assumir o conforto de um passeio pelo zoo.
    Bjks!

  31. Ana Rosa Alonso · Editar

    Rita!….com certeza ir ao Safári.Mas foi muito tempo para chegar a essa conclusão,anos e anos tentando que as coisas mudassem,mas na realidade quem teria que mudar seria eu.Passei a cuidar mais de mim e deixar de lado o problema dos outros,por varias vezes tentei mostrar a todos que eu existia,que estava alí,mas de nada adiantava,foi então que depois de muito sofrimento dei um basta em tudo.Faço o que gosto,sei que ainda tem muita coisa para mudar mas vou conseguir.É bem assim(eu quero,eu posso,eu consigo)…..um bjooo….fique com Deus.

  32. Rita, muitas vezes nos deparamos com situações que queremos uma saída, uma luz, corremos atrás de tudo, de todos, nos questionamos, mas no fundo todos nós sabemos que se não partir de nós a decisão para mudar algo, buscarmos um novo caminho, um novo amor, nada acontecerá. Temos que mudar a rota, sermos capitã de nossa vida. Bjs, adoros seus textos.

  33. Os textos dela me encantam… Sempre fico ansiosa pra receber suas postagens diárias no meu email!! E esse texto não isso, ou aquilo, é simplesmente perfeito!!

  34. Camila Alves Bovi · Editar

    Este livre arbítrio as vezes é uma benção, outras, um fardo! Cabe escolher qual a melhor visão sobre o assunto!
    Beijos  🙄

  35. Muito bom esse texto,
    nos dá muita coisa pra pensar e ver como estamos tomando nossas decisões.
    Parabéns mais uma vez Rita

  36. Rita, o Rio+20 vem aí no próximo mês e seu artigo vem ao encontro das escolhas que fazemos, também, visando a Sustentabilidade em todos os sentidos. Gostaria MUITO que você assistisse Mindwalk Ponto de Mutação (disponível no youtube, legendado) e escrevesse sobre o assunto. Os personagens se encontram e graças a esse enxergar-se com a devida clareza, acontece o Ponto de Mutação: a escolha. Pode ser até temporária, mas o importante é fazê-la. Afinal, “O que é a Vida?

    Fico aguardando, amiga. Abraços.

  37. Heloisa Guttmann · Editar

    Verdade, vivemos nos perguntando … vou ou não vou ?, faço ou não faço ? e vamos mascando esse ‘ CHICLETE SEM AÇÚCAR ” , precisamos acordar e deixarmos de nos robotizarmos , e vivermos experiências saudáveis e nutritivas !! 😉

  38. Mateus Oliveira · Editar

    Muito 10 o texto, parabéns professora!!!
    Aliás gosto muito de suas aulas, viu?
    Mateus Oliveira

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.