Como Motivar os seus Colaboradores

Helena Rollo
Helena Rollo

Para abordar este tema que é muito importante tanto para as empresas e gestores como para mim em particular, gostaria de vos contar algo que se passou comigo.

Em 2009 fui convidada para dirigir o departamento de engenharia e consultoria da sucursal em Portugal de uma empresa internacional de engenharia e consultoria.

Tinha sido informada pela administração que “as coisas não estavam bem, os funcionários estavam descontentes com as mudanças que tinham vindo a ser implementadas e que a produtividade estava nos níveis mais baixos de sempre.”

Era a terceira gestora em pouco mais de 2 anos.

Quando, no primeiro dia entrei na empresa, estava apreensiva mas confiante e esperançada que a situação não fosse tão má como me tinham dito. No entanto…

Antes de avançar com a história voltemos ao tema principal: Como motivar os seus colaboradores?

Antes de mais, o que é a Motivação? Motivação é contagiar o próximo com a nossa vontade de ter sucesso.

É o que faz o ser humano avançar, e se o ser humano avançar a organização que serve também avançará.

Pessoas motivadas apresentam energia e entusiasmo no desenvolvimento das suas tarefas. Preocupam-se mais com a realização pessoal do que com recompensas que resultem do sucesso, confiam nas suas capacidades aceitando responsabilidades com gosto e  encaram as mudanças como um desafio.

Pelo contrário, pessoas desmotivadas apresentam sinais contrários e que um gestor deverá saber identificar, como sejam:

  • Resistência a mudanças e elevada desconfiança.
  • Trabalhos mal executados e atrasos na sua execução.
  • Apatia, passividade e indiferença pelo trabalho.
  • Falta de cooperação no ultrapassar de problemas e dificuldades.
  • Pouca pontualidade e elevado absentismo.
  • Mau humor e falta de brio.

Bastaram uns dias na empresa para perceber que todos os colaboradores, com maior ou menor intensidade, denotavam os sinais referidos acima, ou seja, estavam Desmotivados!

Sendo a motivação um dos principais impulsionadores da produtividade e do sucesso de uma organização estava explicada, em parte, a falta de produtividade que se verificava.

Existem alguns procedimentos que um Gestor deve adotar se quiser motivar os seus colaboradores:

  1. O Gestor deve dar o exemplo com a sua própria motivação.
  2. A Motivação é um trabalho contínuo.
  3. Indique uma Meta clara e objetiva.
  4. Mostre reconhecimento – Elogie o trabalho dos seus colaboradores.
  5. Integre os seus colaboradores numa equipa.
  6. Envolva os colaboradores sempre que possível nos processos de decisão.
  7. Apresente desafios exequíveis – é uma técnica bastante eficaz.
  8. Promova a progressão.
  9. Dedique-se a conhecer os seus colaboradores, para perceber o que é que motiva cada um. Todas as pessoas são passíveis de serem motivadas.

Dia após dia fui implementando cada um destes procedimentos. Comecei pelo que considero mais importante: Tornar bem visível a motivação do Próprio Gestor.

Algumas semanas depois consegui a primeira de muitas vitórias. Um dos meus colaboradores  no final do dia disse-me: ”Á muito tempo que não me sentia tão satisfeito na empresa. Consegui finalizar uma grande quantidade de trabalho que tinha pendente! Não sei porque não o terminara antes!”.

Peter Druker afirmava: “Os gestores muitas vezes não sabem como motivar os colaboradores mas sabem como desencorajá-los”.

obs: este artigo, propositadamente, foi postado em sua formatação original, com o português normalmente utilizado em Portugal!

 

Sobre a Autora:

Helena Rollo, Licenciada em Engenharia Civil pelo IST – Instituto Superior Técnico – Lisboa. Project Management e Especialista em Infra-estruturas Hidráulicas. Formadora e Practitioner em PNL – Certificação Internacional pelo ITA – International Trainers Academy of NLP.

e-mail: mhrollo@sapo.pt 

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "Como Motivar os seus Colaboradores"

  1. Celso Gagliardo · Editar

    O como motivar pode ser colocado, também, como não desmotivar. Uma das maiores dificuldades que se encontra, é o baixo tempo despendido pelas lideranças para assuntos de pessoal. Há quase um subgerenciamento, especialmente porque tratar com gente requer paciência e empatia. Há líderes que simplesmente não conversam com as pessoas de seu time, ou se o fazem, é somente para tratar ou cobrar o trabalho. Desta forma, como conhecerão seus subordinados, e sem os conhecê-los não saberão em que estágio de motivação se encontram.  

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.