A Arte de Lidar com Conflitos

Marco A. Lampoglia
Marco A Lampoglia

A maior competência dentre os profissionais de sucesso ainda está na forma em como enfrentam os impasses do dia-a-dia

A maioria dos cientistas que estudam o comportamento humano é unânime em seus estudos afirmando que saber lidar com conflitos é a competência mais importante entre várias competências necessárias para qualquer profissional ter êxito em sua carreira ou em sua vida.

Se percebermos como se relacionam diretores, gerentes, profissionais de vendas, de atendimento, consultores internos, técnicos, assessores, enfim, como essas pessoas se relacionam em todas as situações práticas da vida eu diria que devo concordar com a opinião da maioria dos estudiosos do comportamento humano. Será que o leitor concorda comigo?

Na nossa infância, fomos orientados a lidar com os conflitos de duas maneiras: com passividade e com agressividade, dependendo da situação, da pessoa com quem está a minha frente, ou seja, do grau de risco que corro entre perder e ganhar. Infelizmente, muitos mantêm esse tipo de comportamento ao lidar com os conflitos.

Por que existe conflito?

O conflito existe porque queremos afirmar o nosso Eu diante do outro. É simples, não? Alimentamos ainda mais o conflito se ceder e o outro sair ganhando ou se, ao excedermos na individualidade, impomos nossas necessidades, isto é, precisamos ganhar, mesmo que para isso seja necessário invadir o espaço do outro.

Diante disso, em todas as situações que vivemos, atestamos que os conflitos estão presentes no nosso dia-a-dia e o que nos resta é saber lidar com eles para termos relacionamentos saudáveis em todos os papéis que desempenhamos na vida. Admiramos e respeitamos a pessoa que lida com os conflitos de forma competente.

Por que algumas pessoas conseguem administrar melhor um conflito, enquanto que outras só complicam mais a situação?

Simplesmente porque algumas pessoas são preparadas sócio emocionalmente para enfrentar um conflito e muitas não. Ao longo da vida, e isso vem desde cedo, as pessoas vão adquirindo certos valores que vão se sedimentando no “fundo da alma”. Por exemplo: amar ao próximo, demonstrar compaixão, solidariedade. A situação é que alguns têm dificuldades para se comportar e demonstrar esses valores, por que a sociedade nos atribui “mecanismos de defesa” para lidar com o conflito. Ou somos agressivos, ou somos passivos diante das várias situações que vivemos com as pessoas que nos cercam.  Se na sua casa você viveu  em um ambiente de passividade ou agressividade, isso poderá refletir no modo como você age. Agora, nós temos a oportunidade de mudar, à medida que desenvolvemos nossa maturidade, e isso não tem nada haver com a idade, e sim com a consciência de si mesmo, ouvindo nossa voz interior com a contribuição das vozes que nos cercam. Esse exercício constante, alicerçado com o nosso sistema de valores nos torna capazes de mudar, e assim as pessoas que nos cercam perceberão mudanças saudáveis e seremos mais respeitados pela nossa capacidade de desenvolver a nossa inteligência intra e interpessoal.

Comportamentos inteligentes

Que sistema de valores e comportamentos inteligentes as pessoas demonstram quando resolvem um conflito? Vou citar alguns comportamentos considerados essenciais, para que você leitor, possa refletir e analisar:

  • Ser um exímio negociador com atitudes e comportamentos orientados para o resultado ganha-ganha, em que todos tiram vantagens, principalmente quando há um alto interesse em ter um relacionamento duradouro com o outro. Você pode analisar que em muitas relações aparentemente de subordinação temos interesses em mantê-las e melhorá-las, pois, hoje as relações, em todos os papéis que vivemos, são horizontalizadas, isto é, interdependentes: um precisa do outro e vice-versa.
  • Uma comunicação direta com expressões claras, objetivas. Sendo flexível, adotando estilos inteligentes de comunicação de afirmação, argumentação, empatia e envolvimento.
  • Credibilidade pela sua postura em convencer e argumentar, sendo mais respeitado pela forma como expressa seus sentimentos e opiniões de concordância e discordância com muita tranqüilidade.
  • Ter intimidade com sua voz interior para aperfeiçoar continuamente o sentimento de aprovação do EU Real comparado ao EU Ideal. Isto é o que chamamos de autoestima equilibrada.
  • Saber escutar ativamente ajudando a transformar um mau ouvinte em alguém comprometido, por meio de um diálogo franco e saudável. “A escuta ativa é a essência do diálogo, da comunicação de duas vias”.

Caro leitor, você percebeu que eu citei cinco comportamentos considerados essenciais para saber lidar com conflitos. Nem falei aqui sobre um comportamento, também considerado essencial por muitos, que é dar e receber feedback.

Por que será que algumas pessoas conseguem e muitas não conseguem ser competentes na ação de lidar com conflitos? Exercitar a mudança de hábitos, ouvindo a sua voz interior, superar o desafio de mudar a si mesmo é um dos caminhos para a grandeza, que nada mais é um crescimento seqüencial de dentro para fora. E assim todos perceberão que você tem a sabedoria de mudar a si para ter credibilidade e respeito pelo exercício inteligente de influência mútua.

Em todas as situações que vivemos, os conflitos estão presentes no nosso dia-a-dia e o que nos resta é saber lidar com eles para termos relacionamentos saudáveis em todos os papéis que vivemos na vida. Admiramos e respeitamos a pessoa que lida com os conflitos de forma competente.

 

Sobre o autor:

Marco Antonio Lampoglia: Psicólogo, consultor, conferencista, palestrante. Diretor da Active Educação e Desenvolvimento Humano.

site: www.activetreinamnto.com.br

e-mail: marcoactive@terra.com.br

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