Meu Pior Inimigo Mora Dentro de Mim

Rita Alonso
Rita Alonso

Olá amigos, depois de umas férias prolongadas fora do Brasil retorno para escrever para vocês e aproveito para comentar a respeito de uma comunicação da leitora “Natália” no meu artigo O Que Você Quer Ser Quando Crescer?”. Gostaria de deixar aqui uma resposta aproveitando para trazer como forma de reflexão para todos nós!

Natalia: Louvo a Deus por tudo que li, pois confesso estar precisando ter a vontade de vencer e lutar até o fim. Parecia estar lendo sobre a minha vida. Tenho desejo de muitas coisas mais devido as cobranças daqueles que me cercam e as palavras daqueles que dizem que eu não vou conseguir deixo me abater. Sou cristã e meu grande sonho é fazer missões por muitos países. Gostaria também de dar ao meu pai o tão esperado diploma que ele faz tanta questão que eu consiga. Confesso também que desejo tê-lo, pois gostaria de ter o prazer de dizer “eu consegui”; por mais que eu não sonhe em exercer uma função, gostaria de um conselho como estudar e servir a Deus ao mesmo tempo? Muitas vezes sinto que pensando em fazer faculdade tenho que abrir mão de buscar um pouco mais a Deus.

Prof.ª Rita Alonso:

Olá Natália,

Talvez eu não seja a pessoa mais correta para lhe aconselhar. Pois sempre achei que se conselho fosse bom não se dava. Vendia…

Eu poderia muito bem lhe aconselhar a conversar com o pastor de sua igreja, com seus pais, etc. Mas estou percebendo que neste momento você deseja uma opinião de alguém totalmente de fora da sua história.

Pois bem, vamos analisar em alguns pontos o seu comentário, começando por algo que mais me chamou a atenção.

1º) Em seu comentário você diz: ”… por mais que eu não sonhe em exercer uma função”. Surpreende-me muito ler isto, pois a reviravolta que você deseja dar em sua vida inicia-se exatamente por aí: uma função, em algum lugar, em algum momento. O que te aconselho é fazer uma auto-reflexão, deitar a cabeça no travesseiro e perguntar-se: “O que eu realmente gostaria de fazer profissionalmente?”, “Do que eu gosto?”, “O que eu sei fazer?”.

Sem falar que nossas opiniões não são estáticas. O que você não deseja hoje pode passar a desejar amanhã.

2º) Em outro ponto você diz: “meu grande sonho é fazer missões por muitos países…”. Saiba que isto apenas não é o suficiente, porque a pergunta principal é: “O que tenho que fazer para alcançar este meu sonho?”, “qual o caminho?”. Talvez você precise primeiro estudar, se formar em alguma área e conciliar este seu desejo com um lado profissional, por que não? Não é impossível! Mesmo para realizar as evangelizações por vários países você precisa estudar muito, principalmente teologia. E como fará para se sustentar, para custear seus estudos? A resposta talvez seja: “na sua profissão”. Tendo um bom trabalho e um bom salário para isso.

3º) E por fim você completa: “… confesso também que eu desejo tê-lo” (o diploma) e na posição de profissional de RH eu lhe garanto que sem estudar não chegamos a lugar nenhum e é uma pena que você não tenha citado qual o curso que você está fazendo, mas seja lá qual for é sem dúvida nenhuma, um atalho para seu sonho. Mesmo que não seja a estrada principal, mesmo que outras pessoas digam que você deve ter foco. Natália suba um degrau de cada vez… tenha calma, tenha equilíbrio, as coisas não são feitas de um dia para o outro.

A universidade não tem apenas o objetivo de formar pessoas, mas “desabrochá-las” para o mundo… seu leque se amplia. Você passa de um estágio de “proteção” para um universo mais realista.

Este meu artigo “O Que Você Quer Ser Quando Crescer?” talvez tenha contribuído para o seu desabrochar, já que você resolveu me escrever, parar e pensar a respeito. Não deixe que “cobranças daqueles que a cercam lhe tirem de suas metas. Apenas aja em prol de suas próprias cobranças e faça ouvidos de mercador para outros quando disserem “você não vai conseguir”. Nosso pior inimigo não é aquele que nos atira palavras rudes, que nos tentam derrubar, que nos agride com “nãos”; mas o nosso pior inimigo mora dentro da gente quando dizemos: “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu não sou capaz”…

Nossos inimigos são “fichinhas” quando comparados a este grande inimigo que mora dentro da gente! Talvez, até, possamos nomeá-lo como “desmotivação”.

Natália, você tem a opção de após seu curso fazer uma especialização em Teologia, pense na possibilidade de enquanto estiver estudando, fazer cursos paralelos que lhe atribuam mais conhecimento para atingir sua meta.

Talvez você já pratique trabalhos voluntários neste segmento, se sim, continue, continue e continue. Isto só lhe fará crescer…

O mais, dobre seus joelhos e peça respostas… elas virão, com certeza, mais cedo do que você imagina, talvez até nas entrelinhas desta minha resposta para você.

Um grande abraço e fique bem…

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos daRiotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

58 Respostas para "Meu Pior Inimigo Mora Dentro de Mim"

  1. Elizabete Flôres · Editar

    Comentário:
    Quero compartilhar o meu sonho que já está em fase de realização.Quando estava na 5ªsérie (ginasial), disse que queria ser advogada, mas por morar no interior, não pude ir para a capital (os pais não deixaram) e tive que ingressar no Magistério em minha cidade. Não me arrependo, pois aprendi a importância da formação e desenvolvimento humano. Fiz Pedagogia e atuei na área da Educação com alegria, amor e entusiamo, acreditando que podemos melhorar o mundo. Agora, voltei a estudar. O quê? Estou fazendo Direito, o meu sonho, e já estou na metade do curso. Acredito que a Educação e o Direito me ajudarão a tornar o mundo melhor, por meio da minha participação. E não quero parar por aqui…Tenho sonhos e sonhos para transformá-los em realidade. Na graça de Deus, formarei em 2015, com 61 anos.Agradeço a Deus, por isso!

  2. Rita,
    como sempre seus textos são ótimos.
    Quando eu era mais nova,acreditava mais nisso.Tinha idéias arrojadas e enfrentava o que tivesse que enfrentar.Exemplo disso(as vezes acho que foi burrice mesmo), foi abandonar o curso de engenharia da UFF,pois queria trabalhar e ganhar dinheiro para comprar roupas!Acho também,que tive medo,pois reprovei algumas matérias e achei não ser capaz de conseguir terminar.Aff! A maioria dos meus colegas demoraram 10 anos para terminar o curso,mas hoje são Engenheiros formados com amplo mercado de trabalho.Depois eu fiz a faculdade de Adm,mas trabalho com secretária num hospital!!! Minha terapeuta resumiu isso em duas coisas, baixa autoestima e booling contra mim mesma!! Resumo! Estou realmente inclinada a voltar ao desafio da faculdade de engenharia! Quem mais aceita se desafiar a conquistar seu sonho? Bj Keila

  3. Querida Rita, li e gostei muito do seu conselho.para com a menina. As vesez também me sinto como o inimigo morasse dentro de mim .

  4. Olá, professora!! Acredito que a mensagem passada para Natália a fez refletir em tudo o que fez até agora em sua vida.  Talvez ouvindo a resposta de uma outra pessoa que não seja do meio onde convive vai fazer comparações.  Ela tem um objetivo e muito bonito essa escolha, pois, são poucas pessoas que tem esse tipo de decisão de evangelizar para o mundo.  E como a senhora disse tem que estudar muito porque encontrará pessoas de outras religiões  aprendendo lidar com as diferenças  se sentir confortável e não haver conflitos.  O medo sempre existiu dentro do ser humano.  Devemos ser perseverante para não desanimarmos.  A pressão da sociedade é muito grande, questionam, interferem, colocam  para baixo, infelizmente comentários negativos.  São pouquíssimos que se comportam de uma maneira diferente.  Então devemos ser confiantes, auto-estima e confiança são elementos fundamentais para uma conquista.  Os obstáculos sempre existirão se não for de um jeito será de outro.  Desejo boa sorte para Natália e continue sonhando e nunca perca fé ela é fundamental na nossa vida. Abraçoss

  5. Claudete Milan · Editar

    Adorei! Deixei para ler um dia com calma e me surpreendi com verdades tão verdadeiras. Gostei bastante da discussão.

  6. Não entendemos o que DEUS tem guardado para cada um de nós. Muitas vezes ficamos tristes por acontecimentos que fogem ao que gostaríamos para nossa vida,mas Ele sabe de todas as coisas. Depois da tempestade, quando fazemos uma reflexão de tudo(pelo menos isso funciona comigo), vemos que tudo aconteceu para nosso bem posteriormente, tudo mesmo!Comigo funciona assim.

    Na parte afetiva, fico triste, choro e questiono o motivo dos relacionamentos não darem certo,vejo o quanto DEUS nos ama e quer o nosso bem.Tudo tem um propósito na vida.Não sei se alguém aqui acredita em DEUS ou não,mas quando passo por atribulações, penso sempre na história de Jó e em Eclesiastes 3,que fala que tudo na vida tem o seu tempo.

  7. Kelly Cordeiro · Editar

    Muito bom seu artigo! Grande reflexão acerca do que fazer da vida, de qual caminho tomar.
    Mais uma vez voltamos nas escolhas, nas decisões que temos que tomar, nas reflexões que temos que fazer.
    Tudo que você envia/posta tem grande ajuda a muitas pessoas que em certo momento precisam ler aquilo, serve de alento, de consolo, de reflexão, argumentação ou até mesmo questionamentos.
    Acompanho e continuarei acompanhando seus artigos e mensagens motivacionais. Além de escrever super bem, Deus te deu um dom, tocar a vidas das pessoas de uma maneira incrível através das palavras.
    Vou me preparar para esta área que tanto gosto consultoria, recrutamento e seleção e até mesmo professora. Você me inspira.

  8. carlos wellington · Editar

    É interessante ler tais coisas pois, somos seres humanos que sempre temos indagações e criamos coisas, só mesmo com o tempo que podemos ver as experiencias vividas e entender o que passamos…

  9. Adelaide Costa Albano Lopes · Editar

    Um estilo de vida tenso acarreta doenças e sintomas psicossomáticos como: Perda do sentido existencial, fadiga, irritabilidade, insônia, dificuldades para enfrentar os desafios do Mundo globalizado! Como você se coloca frente aos seus problemas ? Positivamente ou não? Emoçôes positivas funcionam como previsão de saúde e longevidade.
    Pessoas felizes têm melhor estilo de vida. O Equilíbrio das emoções propociona; Caminhos para o Bem Estar e uma Melhor Qualidade de Vida!
    Uma alimentação balanceada, atividades físicas,espiritualidade e bons relacionamentos interpessoais são ferramentas para essa conquista!!!!
    Um programa de Qualidade de Vida depende apenas de você, ou seja, sair da zona de conforto para enfrentar a Mudança, em busca de hábitos saudáveis!!!
    Invista em você!!!! Você nasceu para brilhar!! O processo de transformação começa com pequenos passos!!!
    Aprenda a ser resiliente…isso vai lhe dar grandes possibilidades de saber tirar as pedras do seu caminho!!! Recomeçar é saber viver!! Saber Evoluir!!!! Buscar novos sonhos!!!
    Encontrar a essência da Vida!!!!
    Adelaide Costa Albano Lopes – Especialista em Qualidade de Vida e Saúde no trabalho – Assistente social – Formação em Dinâmicas de Grupo

  10. Querida, prof Rita. Estou com muitas saudades, porém quero lhe dizer que adorei o texto, e na realidade vivenciamos muitos jovens todos os dias tendo esse tipo de dificuldades, pois o desablochar da juventude causa essas dúvidas e muito mais, porém sua orientação foi muito boa, na realidade eles tem que aprender a sonhar mais, e ir atrás dos seus sonhos, eu fui muito feliz porque quando os meus sonhos estavam começando tive o previlégio de conhecer você que muito me ajudou, bjos.

    Neilda – Magé/RJ

  11. Olá , adorei o texto, principalmente o título. Foi exatamente isso que eu falei para minha fono na última sessão, meu pior inimigo está dentro de mim mesmo, tenho uma luta constante todos os dias para dominar meus medos e inseguranças e não deixa-lo vencer.   😆

  12. Maria Rita Sales · Editar

    Rita parceira de caminhada,
    tenho certeza que suas férias foram providenciais, no entanto sua presença nos fez falta.
    A matéria a partir das palavras da leitora foi mais que pertinente, notável e profunda. Existem muitas pessoas confusas com o qeu fazer nas suas e para suas vidas, existem outras que ouvem aqueles que não tem condição, por não ter vivido mesmo, as situações.
    E aí surgem anjos, consultores, professores ou os três juntos, assim como você que fazem a leitura da situação, pontuando carinhosamente nas partes que complementam o todo. Super beijo da sua parceira que te admira muito.
    Maria Rita desde Vitória/ES

  13. oi amiga gostei muito,amei me senti como esta menina .,sabe amiga eu tenho 40 anos,.beijjos e parabens amei o seu conselho.

  14.  Realmente, a dúvida desta menina nos faz pensar  se estamos no mesmo caminho que ela, me identifiquei muito com ela, sempre peço ajuda ao Senhor para me ajudar a ser uma pessoa mais confiante em mim mesma,preciso fazer uma mudança total em mim,quando deixamos de acreditar em si mesmo, de achar que não somos capazes,deixamos muitas oportunidades escaparem de nossas mãos.Belo artigo. Parabéns.

  15. minha cara amiga Rita, seu texto e maravilhoso. 

    Identifiquei muito com as questões que a Natalia, abordou no texto, e me encontrei nela, quando fazia faculdade.  E hoje tenho comigo que tudo o que desejo, só depende de mim,.

    Parabéns !!!!!!!!!!

  16. Cleonice Cleusa · Editar

    Olá Professora Rita,
    Que bom que você retornou para brindar-nos com seus maravilhosos textos. Seja bem vinda!
    Realmente este texto é uma obra prima e a leitora “Carla Nunes” descreveu bem sobre  sua atitude perante a Natália, você foi um instrumento da espiritualidade maior com respostas sábias, belas, responsáveis e  objetivas. Observei que o fato de Natália te buscar, já constituiu uma procura de alternativa para a solução de seus conflitos internos e externos  em que sua resposta poderá contribuir em muito no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima, da autodeterminação. O autoconceito segundo os teóricos é construído ao longo do tempo, ele se desenvolve e evolui em cada fase de nossa vida tanto familiar, como social ou escolar e também diante das experiências que temos determinadas por fracassos ou sucessos. Devemos acreditar em nosso próprio potencial, nas nossas capacidades – autoconfiança  que influencia nossa vida e a relação com os outros, assim, se consegue sucesso. Parabéns pela profissional que você é e parabéns aos alunos que tiveram ou tem o privilégio de ter-te como professora! Beijos.

  17. Agenor S. Silva · Editar

    Rita, quando você se expressa através de seus textos é com se você fosse o ouvinte escutandom ]aquilo que gostaria de ouvir, você tem a essencia dos conselhos e esta talvez seja à melhor forma de servir a Deus, através da ajuda ao proximo, parabéns.

  18. Luiz Carlos Orlovas · Editar

    “Parabéns Rita Alonso, pelo conselho dado à nossa irmã. Sábias palavras e certamente sementes de estímulo para a Natalia que ajudará em muito, ela evoluir em seus propósitos. Também dizer que concordo que nosso pior inimigo está dentro de nós mesmo, a tal desmotivação. Muitas vezes ajuda a palavras amigas como a sua e o dobrar de joelhos e conversar com Nosso Santo Provedor, Deus faz toda a diferença para uma vitória pessoal.”

  19. Adelaide Albano · Editar

    O pior inimigo é aquele que nos deixa inertes face á vida!!!
    Aquele que nos tira a alegria de viver!!!!O sentimento de baixa estima…sentimento do medo de sonhar…!!!!!Sobretudo a procrastinação!!!!O caminho passa pelo auto conhecimento(o que verdadeiramente desejo e almejo?)
    O que mais alimento a alegria ou tristeza?
    A nossa Qualidade de Vida depende das nossas escolhas e do lobo que mais alimentamos(Alegria/Tristeza)
    Na verdade devemos alimentar nossa essencia..,Assim seremos mais felizes!!!!!”

  20. Rita,

    tenho em mim a convicção de ser a espiritualidade um conceito mais amplo que a religiosidade, e é uma prática cotidiana necessária e dependente de um conjunto de fatores (dentre os quais reside a ética e uma boa formação educacional). Espiritualidade é um grande código de boa convivência, na medida em que se tem a consciência de nossas responsabilidades como seres sociais, acima de tudo. Descobrir e reconhecer o seu devido valor leva tempo, como brilhante e carinhosamente você expõe em suas palavras orientadoras àquela que lhe pede auxílio. Com bastante responsabilidade você deixa claro que o caminho, em essência deverá ser desbravado pela Natália tão somente, exemplo prático do aspecto educacional e autônomo que a espiritualidade verdadeira propõe, em detrimento dos conceitos dogmáticos das religiões. Ser missionária pode ser o dom da menina, e, contando com boas orientações ao seu vôo solo certamente a probabilidade dela encontrar a devida função social (bem como o seu propósito maior) tornam-se maiores e mais consistentes, in-de-pen-den-te da profissão que ela abraçar. Acredito e aposto em Natália, que soube fazer com que o universo conspirasse a seu favor, chegando até suas palavras carinhosas, maternais, até. Afinal, maternas criam e formam seres humanos para a vida!

  21. “Esta é a certeza mais incerta que deveríamos ter, não é??? Pois bem, às vezes pensamos q passamos ou ñ alcançamos algo por causa daquela pessoa, mas é mentira. Pq td q conseguimos, conquistamos, passamos é simplesmente, pq nos possibilitamos a passar, a fazer com q aquela pessoa nos faça coisa de bom ou de ruim, não permita ser assim. Pelo contrário, lute pelo q VC deseja, pelo q VC quer, seja sempre VC msm. Parabéns Rita Alonso, artigo maravilhoso, q Deus te ilumine. Gi Borges”

  22. 😉
    Por mais que muitas vezes a gente não admita, somos os maiores boicotadores dos nossos sonhos.As vezes por medo ou insegurança até inconscientes, colocamos desculpas  numa situação ou em pessoas, por conta dos nossos sonhos não realizados.O medo é um péssimo companheiro   pra qualquer pessoa ou situação.Ele só age de forma positiva na hora da nossa própria preservação, fora isso, é obstáculo a ser vencido.Todos nós passamos por fases que nos trazem inseguranças, mas é preciso ter força de vontade pra vencer nossos medos e sairmos da casca.Fácil?Não é não, mas é só dar o primeiro passo e o resto é consequências para os seguintes.
    Obrigada Xará .É assim que vejo…..Foi assim que a vida  me ensinou e me ensina até hoje…
    Grande abraço!

  23. Taí, gostei bastante do conselho… acho que eu precisava também ouvir coisas assim. Obrigada

  24. Rita muito obrigada pela indicação, me emocionei com a leitura, nos ultimos dias o que mais tenho ouvido das pessoas são palavras desmotivadororas, como: desista, você não vai conseguir etc…. mas sou uma pessoa muito otimista e não desisto nunca, as vezes até fico pra baixo mais logo passa, tenho fé que vou chegar no meu objetivo apesar das difilculdades, ha e outra coisa, o seu site me ajuda muito na minha caminhada!

    Bjs. fique com Deus!

  25. Ionice Caetano · Editar

    Rita, adorei seu texto que foi elaborado como resposta as questões e anseios da Natalia.
    Acredito que você alcançou direto o coração dela!!!
    Gratidão por compartilhar .
    Beijinhos carinhosos da Nice

  26. Sergio Carvalho Pereira · Editar

    De fato Meu Maior Inimigo Mora Dentro de Mim, isto é verdade! A liberdade dá ao homem o poder de escolha, mas está sujeita às limitações do próprio homem (Jean Paul Sartre). No processo de investigação do Eu entendi que qualquer objeto que existente no mundo não é nada além daquilo que é. O resto é obra da mente criativa.

    Em minha opinião todos devem enfrentar as situações que o mundo vai apresentando dia a dia, a nossa evolução esta no aprendizado e na auto reflexão para amadurecer uma Tomada de Decisão e encontrar o nosso caminho.

    Parabéns Rita Alonso você foi assertiva em sua orientação.

  27. Denise Figueiredo · Editar

    Olá Rita,   gostei da  pergunta e  da resposta. Muitas pessoas   com suas dúvidas nao chegam  a fazer a pergunta e perdem  o conselho de sabedoria..Hoje quem estiver   com projeto de missóes deve fazer no mínimo um curso profissinalizante e se possível uma faculdade , Recordo do testemunho de um médico  evangelista na China , isso  há uns 25 anos. eu era jivem na fé e o testemunho dele   na China e eu no Brasil ajudou-me sobre maneira.a crescer na fé. a capa de meu perfil no facebook fala tudo, ” nao ternha medo tenha fé”,um abrtaço querida e bem vinda  ao mundo real.

  28. PARABÉNS RITA! TUDO O QUE PODERIA LHE DIZER JÁ FOI DITO NOS COMENTÁRIOS ACIMA.
    A NATÁLIA CERTAMENTE DEVE TER DADO NOVO RUMO A SUA VIDA OU DANDO OS PRIMEIROS PASSOS PARA REALIZAR SEUS SONHOS.BEIJOS, QUERIDA E SUCESSO SEMPRE! 😛

  29. Oi Prof.(a) Rita,
    Adorei o texto pois aborda questões que acontecem com a maioria dos jovens que estão pensando numa profissão a seguir e também até de pessoas que já estejam no mercado de trabalho ou até desempregadas e realmente essa questão do nosso pior inimigo é pra refletirmos bastante a respeito e pensar que muitas vezes achamos que não somos capazes mas já, que não podemos ou que não sabemos. Na maioria das vezes as cobranças e imposições externas afetam por demais esse modo de pensar e agir.  O que posso relatar é que já aconteceu comigo de eu pensar assim e ter enfrentado a situação e tudo dado certo, ou se encaixado de uma forma melhor até do que eu esperava e com isso eu tirei a conclusão que na maioria das vezes nós podemos e somos capazes sim, é apenas uma questão de persistência, confiança em si mesmo, sabedoria dos nossos limites para que tudo possa ser encaminhado da melhor forma. Bjssssss

  30. Lutar contra os inimigos declarados não é a tarefa mais dificil da vida, mas a luta contra os inimigos internos são os nossos maiores desafios da vida, gostei demais do trecho “Nosso pior inimigo não é aquele que nos atira palavras rudes, que nos tentam derrubar, que nos agride com “nãos”; ma o nosso pior inimigo mora dentro da gente quando dizemos: “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu não sou capaz”…Nossos inimigos são “fichinhas” quando comparados a este grande inimigo que mora dentro da gente! “, crescemos, amadurecemos quando aprendemos a encarar e a buscar soluções para vencer ao inimigo que mora dentro da gente…Parabéns Rita por mais um texto de excelencia…beijo grande

  31. Hildegardo Gentil Icó (Hill Gentil Icó) · Editar

    :wink:Hill Gentil Icó Achei muito interessante seus conselhos para a garota e que naturalmente servirár para outras pessoas com as mesmas duvidas existencialistas a meu ver.Parabéns !!!Gostei muito.
    há 3 minutos · Editado · Curtir

  32. Seu conselho c/ certeza ajudou Natália refleti e tomar a decisão certa e tb está ajudando muitas pessoas q estão c/ a mesma dúvida.
    Particularmente tb me ajudou.
    Um forte abs

  33. Deolinda Batalim · Editar

    Fico realmente feliz que tenha tido uma férias excelentes. Sobre o exposto devo dizer que tem toda a razão sobre o titulo escolhido. Sem dúvida que o nosso maior inimigo está dentro de nós tentando sempre travar-nos, fazer-nos retroceder, nos amedrontando. Tantas vezes precisamos de uma palavra de incentivo. Foi isso que você fez, e muito bem, de forma clara e concisa. Parabéns amiga. Continue sempre assim. As suas palavras não ajudaram apenas a Natália. Elas permanecem no tempo e ajudarão outras pessoas também. Um grande abracinho desde Portugal.

  34. Rita, parabéns pelas palavras e mais… pelo cuidado e carinho ao responder Natália. Nós que trabalhamos com gente temos sempre que estar atentos a nossas palavras. Freud já dizia “a cura pela palavra”.  Continue em sua jornada fantástica, como um pequeno beija-flor, porém por muitas vezes, tendo a capacidade de combater grandes incêndios. Bjusss voadores, Pina

  35. Èdila Goncalves Alonso · Editar

    :roll:Boa tarde queridinha ,como é maravilhoso saber que existe vc’ para dar as palavras certas na hora que o coracao precisa mais 😛 😈 :lol:Bom saber que existe tamben esta pagina para poder comunicar pois que sejan poucas as palavras vc sempre esta na Hora exata de tudo eu tenho ORGULHO de ser aAlonsa tamben beijos vc semre sera esta Estrela para todos que precisan de ti beijos te love

  36. Primeiramente quero dizer que está certíssimo o conselho que você deu a Natália, parabéns Rita Alonso!
    Eu suponho que a Natália seja muito jovem ainda e por isso é natural se sentir em conflito com o que esperam dela e com os seus próprios desejos, mas como cristã que sou e faço parte de uma denominação que mais envia missionários para o Brasil e para o mundo,  posso dizer a Natália que é bom que ela termine o curso que está fazendo e depois ou paralelamente busque uma agencia séria de missões para ir se preparando para viver em outras culturas. Te digo que os missionários brasileiros são muito bem aceitos em muitos países do mundo, mas mesmo assim existem vários países em que o missionário só é aceito que tem e exerce uma profissão, certo? Por isso te digo que realize o sonho de seus pais, Deus sabe todas as coisas e  de repente você ter uma profissão ou formação faz parte do projeto de Deus para que você possa ir, certo? Espero ter ajudado de alguma forma. Rita Alonso mais uma vez, você foi muito sábia em tudo que escreveu para Natália, Deus te abençoe sempre! Bjsss

  37. Olá, Natália e Rita! Conheço agencias missionarias evangélicas que enviam e sustentam missionários e temos informações de que, em alguns países fechado para o cristianismo, náo e possível entrar como missionário e sim, como um profissional que vai atuar numa determinada área, e atuam na realidade, e paralelo a isso  pregam o evangelho. Então, uma profissão seria muito útil! Peça a Deus, direção! E lembre-se de Eclesiastes 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu! Abraços! E Salmos 37:5 Deus te abençoe!

  38. Rita, boa noite. Seja bem vinda no seu retorno ao Brasil, amiga querida. Não consegui levar em consideração o tema do seu artigo “Meu pior inimigo mora dentro de mim”. Não tanto pela seriedade do assunto quanto pela sua agilidade e perspicácia em dar orientações para uma menina em conflito natural da idade. O que você não identificou como conselho foi realmente muito mais que isso. Fica realmente muito difícil não perceber no texto inteiro sua desenvoltura, sua inteligência, seu cuidado e até seu carinho em indicar a essa moça as melhores palavras que ela poderia ouvir, principalmente de uma mentora (digo do sexo feminino). Você nos mostrou uma parte de você que poucas vezes temos a oportunidade de conhecer.
    Certamente, foi uma das melhores Publicações suas porque nela nós encontramos você em sua essência. E veja bem: Não estou me referindo à religiosidade embora entenda perfeitamente o sonho da nossa futura missionária, até teria exemplos para dar a ela sobre o seu sonho, a sua missão. Tanto não se trata disso que cito outro artigo em que você estava mais que presente, aquele do desfile de Carnaval, lembra-se?
    Parabéns. Existem momentos em nossa profissão em que superamos nossas expectativas, a dos leitores que nos acompanham e dos outros. Este foi um momento. Não deixe de escrever. Grande beijo da amiga Meg.

  39. Jociléa Paiva · Editar

    Gostei muito de seu texto, Rita Alonso. Mostrou-se bem crítica e reflexiva. Resposta bem pontual e didática. Após leitura, com certeza não só a Natália como também muitas outras pessoas passarão a dar mais sentido ao cotidiano de sua vida, sobretudo, no que tange à espiritualidade.

    O primeiro aspecto desenvolvido em seu texto é um ponto prioritário para que se possa desenvolver qualquer meta na vida. Você mostrou ser uma pessoa repleta de conhecimento intelectual e teológico. Excelente a sua proposta de motivar um objetivo e uma AÇÃO nas pessoas. Parabéns. 😀

  40. 😉
    GOSTEI MUITO!
    ESTA PARTE”. Nosso pior inimigo não é aquele que nos atira palavras rudes, que nos tentam derrubar, que nos agride com “nãos”; ma o nosso pior inimigo mora dentro da gente quando dizemos: “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu não sou capaz”…

    Nossos inimigos são “fichinhas” quando comparados a este grande inimigo que mora dentro da gente! Talvez, até, possamos nomeá-lo como “desmotivação”.
    PARABÉNS! BEM OBJETIVA E PRUDENTE,RITA!!

  41. Maria Lúcia Simões · Editar

    Parabéns á escritora Rita Alonso por seu novo texto sempre buscando prender a atenção do leitor, e a escolha do título-interessante e original. O desenvolvimento do tema que aborda auto-conhecimento e consequente melhor adaptação social do ser humano . Votos de muito sucesso e continuas publicações para o crescimento psicológico e espiritual do leitor. Saudações.
    Maria Lúcia Simões

  42. Olá amiga!!

    Perfeitas palavras
    Como sempre você fala para quem está lendo e lê aquela pessoa que precisa
    Parabéns!
    Bjs

  43. Nossa, o texto está excelente e acredito que vai ajudar bastante a Natália, de verdade! Você sempre encontrando as palavras certas para ajudar e tenho certeza que após ler isso, a Natália vai refletir bastante e vai encontrar todas as respostas que deseja.

  44. Prof. Gildo Faria · Editar

    Bom dia, Rita minha eterna amiga e aluna, mais uma vez me faltam palavras para elogiar esta matéria, realmente é uma de suas maravilhas escritas com muito amor e competência. Que DEUS te abençoe hoje e sempre. Te amo também muito, minha eterna aluna nota 10 !!!

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.