Afinal, o que é Sucesso?

Prof. Luiz Marins - Foto: Gil Macedo
Prof. Luiz Marins - Foto: Gil Macedo

“Sucesso é a habilidade de passar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”

(Winston Churchill)

Com certeza, sucesso não é possuir uma abundância de bens materiais, nem uma conta bancária recheada. Se isso fosse verdade, pessoas ricas nunca se sentiriam infelizes e todas teriam um enorme sucesso.

Sucesso é estar bem consigo mesmo e ter o reconhecimento das pessoas que nos importam.

Para estar bem consigo mesma uma pessoa tem que ter valores morais e éticos elevados. Pessoas pouco éticas e imorais não vivem bem consigo mesmas. Por mais que finjam estar bem, vivem a fugir de si mesmas pois bem se conhecem e sabem de seu desvalor. É por isso que muitas pessoas das quais se diz ter sucesso caem no vício da bebida ou da droga. Fazem isso para fugir de suas próprias consciências.

Sucesso é também ter o reconhecimento das outras pessoas que nos importam, pois que “homem algum é uma ilha”. O ser humano é um ser social, gregário e precisa sentir-se reconhecido pelos seus pares. Conheço pessoas que dizem não se importar com o que os outros pensam delas. Isso não é verdade. Não há quem não se importe pela imagem que passa à sociedade e suas consequências.

Sucesso não é só chegar ao topo da escada, mas é ter a coragem de tentar a subida, de empreender, de dar o melhor de si por uma causa que leve as outras pessoas a serem mais felizes e a sociedade a ser melhor. Estudos contemporâneos provam que quanto mais uma pessoa faz as outras felizes, mais feliz se sente e mais sucesso tem.

A verdade, portanto, é que não tem sucesso quem corre atrás dele, mas sim quem dirige a sua vida por princípios e valores elevados. Aí, então, encontrará o sucesso. Devemos tomar cuidado com as aparências de pessoas que julgamos ter sucesso, pois só Deus sabe o que se passa dentro da cabeça daquela pessoa. Sucesso aparente não é sucesso. Debaixo da “capa de sucesso” de muitas pessoas há um profundo fracasso pessoal inconfessado.

Assim, não se iluda com as aparências de sucesso e aprenda a valorizar as coisas que tem e a agradecer os dons que recebeu.

Pense nisso. Sucesso!

 

Sobre o autor:

Prof. Luiz Marins: Antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, o Prof. Marins tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.

site: www.marins.com.br

e-mail: diretoria@marins.com.br

 

Newsletter

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.