Vídeos Ajudam Profissionais que Não Encontram Vagas

São Paulo – Embora muitas empresas não encontrem pessoal qualificado para determinados cargos, há um considerável grupo de pessoas que demora muito para encontrar um novo emprego: trata-se dos profissionais como supervisores, gerentes e diretores. Para muitos destes executivos, a possibilidade de emprego imediata passaria pela aceitação de uma vaga com remuneração inferior, algo que tanto empregados quanto empresas evitam. Segundo Cezar Tegon. Presidente da Elancers, empresa especializada em recrutamento e seleção online, a solução para estas pessoas está surgindo com a tecnologia:

Cezar Tegon
Cezar Tegon

“Com o avanço da Internet e das redes sociais, especialmente de fenômenos como Youtube, percebemos que para um profissional se diferenciar em meio a muitos outros competidores é preciso investir em currículos no formato de vídeos. Por isso lançamos um serviço em parceria com a CV TV, empresa de recrutamento e seleção especializada em vídeo currículos, com o objetivo de criar as condições para que estes profissionais, que encontram mais dificuldades para se colocar, consigam se diferenciar no mercado”, explica Tegon.

De acordo com Patrícia Russo, Sócia Diretora da CV TV, muitos candidatos a vagas de nível gerencial evitam produzir vídeos currículos por uma razão muito simples: medo de prejudicar a imagem com uma produção de qualidade duvidosa:

“É aí que nós entramos, pois ajudamos as pessoas a produzir vídeos currículos de qualidade, dentro das especificações que atendem as necessidades dos recrutadores nas empresas”, explica.

Faça você mesmo – Embora a CV TV possa realizar gravações de vídeos currículos, no estúdio da CV TV ou na sede da Elancers, o candidato tem a opção adquirir o produto 8 Passos para um vídeo currículo eficaz, onde ensina as pessoas a produzirem vídeos currículos de qualidade, que as ajudem na busca de uma nova colocação:

“Fizemos um manual do vídeo currículo simples, direto e objetivo, que as pessoas podem acessar pela Internet ou pedir no formato de DVD. Com estas dicas, a pessoa pode produzir seu próprio vídeo currículo, hospedando-o na CV TV gratuitamente por 4 meses”, assinala Patrícia.

Segundo Alexandre Nunes, Diretor de Produtos da Elancers, a realização de entrevistas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou outras metrópoles tem sempre o complicador do tempo e do prazo. Muitos recrutadores não conseguem fazer mais do que duas ou três entrevistas por dia. Em um processo de seleção com 30 candidatos semi finalistas, por exemplo, esse processo poderia levar mais de duas semanas:

“Com o vídeo currículo, os recrutadores vão fazer uma pré-seleção muito mais eficiente, buscando falar com os dois ou três finalistas que realmente atendem suas expectativas. É importante que as pessoas percebam que o vídeo currículo, por si só, não garante a vaga, mas permite um contato inicial muito mais próximo e caloroso do que aquele que é feito quando o candidato apenas cadastra seu currículo em formato de texto”, explica Nunes.

Vídeo vagas – Mas os vídeos estão sendo usados também pelas empresas, que buscam se destacar em um cenário de mesmice. Segundo Tegon, muitas empresas buscam profissionais como analistas contábeis, analistas financeiros, mecânicos, engenheiros, sem sucesso há meses:

“Quando notamos as práticas de recrutamento dessas empresas percebemos que boa parte do fracasso na busca de profissionais se explica pela precariedade dos processos de recrutamento e seleção, que são muitos iguais e pouco atraentes”, alerta Tegon.

O primeiro erro, segundo Tegon, é buscar candidatos em bases de currículos que cobram dos profissionais para publicar currículos. Isso porque essas bases são relativamente pequenas quando comparadas com bases de currículos de empresas que cobram das empresas e não dos candidatos, como a Elancers, que reúne cerca de 5.5 milhões de currículos únicos cadastrados, contra menos de 330 mil de empresas que cobram dos candidatos:

“A outra ineficiência tem a ver justamente como o formato de publicação das vagas, todas no modo texto e muito iguais umas às outras, o que leva o candidato a fazer uma opção por salário ou por proximidade da empresa de sua casa, por exemplo. Mas quando a empresa divulga sua vaga no formato de vídeo, colocando ali sua cultura, seus valores  e seus diferenciais, a situação muda e ela passa a exercer um forte papel de atração”,  conta Tegon.

A Elancers criou e já lançou a oferta de vagas no formato de vídeos, o que ajuda a qualificar melhor a oferta de vagas, especialmente para aqueles profissionais onde a demanda está mais aquecida. É possível alcançar todo tipo de profissional por meio desta abordagem, especialmente em função do fato de que a maioria absoluta destas pessoas usa intensivamente a Internet e as redes sociais”, assinala Tegon.

Mais informações sobre o vídeo currículo e o vídeo vagas podem ser obtidas nos sites das empresas:

www.elancers.net

http://www.cv.tv.br/oqueevideocurriculo

Mais informações

Beatriz Bortoletto

11 2619 1720

e-Press Comunicação

Anunciar

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.