Você Tem um Plano de Carreira ou uma Carreira de Empregos?

Van Marchetti
Van Marchetti

Estar em sintonia com a sua verdadeira vocação, adquirir equilíbrio emocional para lidar com as adversidades em seu ambiente de trabalho e ainda receber uma ótima remuneração. Isso lhe parece agradável? Sim! Eu diria que é o sonho de milhares de pessoas neste exato momento. Acredito que este seja o seu sonho também, não é mesmo?

Mas… isso é possível? Não! Claro que não! Deixe-me explicar…

Isso não é possível se você vive no triste círculo vicioso de entregar um bem tão precioso, que é a sua carreira, em outras mãos que não sejam as suas. Infelizmente tenho vivenciado constantemente essa situação com inúmeras pessoas, tanto as que se encontram atualmente no mercado de trabalho e, principalmente, as que estão em busca de seu lugar ao sol.

Se eu lhe perguntar agora se você tem objetivos em sua vida, evidentemente você me responderá que sim. Mas, se eu lhe questionar se seus objetivos estão bem definidos, planejados, datados, se você costuma verificar se está cumprindo as etapas, comprometendo-se com elas, aí a coisa complica, certo?

E quanto à sua carreira? Gosto de fazer sempre as seguintes perguntas: “Você tem um plano de carreira ou uma carreira de empregos?”, “Você sabe realmente para onde quer ir?” “Aonde quer chegar em sua vida profissional?”. Lembro muito do personagem do gato no clássico “Alice no país das maravilhas”. Quando Alice pede ajuda para encontrar o caminho, o astuto gato lhe questiona se ela sabe para onde quer. Ao responder que não, que está perdida, ele sabiamente lhe diz: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”.

Você sabe qual o seu valor de mercado? Quais as suas competências? O que você precisa desenvolver para competir pelas melhores vagas? Nossa! São tantas perguntas, não é mesmo? E eu posso lhe afirmar que existem muitas outras. Costumamos ligar o piloto automático e aceitar, sem questionar e analisar, todas as propostas que nos chegam. Mas, também, não temos o hábito de nos analisar. Dessa maneira, aceitamos propostas de trabalho muitas vezes sem ter a clara visão se essas propostas estão alinhadas ao que desejamos, às nossas aspirações, enfim, à nossa vocação.

Você é responsável por sua carreira, pelo seu desenvolvimento. Não espere mais que os investimentos venham de fora. Passe a investir em seu aprimoramento. Quando falo de investimento, não estou falando de valor monetário somente. Estou falando de tempo. Invista seu tempo em se aprofundar, em se interessar pela sua área de atuação. Invista seu tempo em ampliar suas capacidades e habilidades, conhecendo melhor sobre sua função e como você pode fazer mais e melhor seu trabalho. Invista seu tempo em desenvolver sua cultura, seu relacionamento interpessoal, sua comunicação.

Se você quer concorrer às melhores vagas, você tem que buscar a melhor performance: autoconhecimento, liderança, administração das adversidades, conhecimento, cultura. E, nunca se esqueça: você é responsável por sua carreira. E, se as coisas não estão acontecendo como você deseja, reflita sobre como você está administrando seus sonhos e suas atitudes.

 

Sobre a autora:

Van Marchetti: é consultora, palestrante, facilitadora e instrutora de treinamentos corporativos. Diretora da Attitude Plan – Consultoria e Treinamento Empresarial, ministra treinamentos nas áreas de oratória, liderança, administração de conflitos, integração de equipes, técnicas de apresentação e comunicação e relacionamento em vendas. Professora de pós-graduação, Van também ministra sessões individuais dos temas acima.

site: www.attitudeplan.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "Você Tem um Plano de Carreira ou uma Carreira de Empregos?"

  1. Van, bom dia!
    Parabéns pelo artigo. Acho essa reflexão extremamente válida. Busco em meu dia a dia esse momento de pensar, refletir e agir para que em meu futuro profissional eu possa colher os melhores frutos. Agradeço a leitura. Vou indicá-la em minha FanPage (Facebook) – Clube Jovens Executivos | http://www.facebook.com/cjerh. Depois, você pode também conhecer este projeto. Deixo o meu contato do Linkedin para “trocarmos figurinhas” | http://www.linkedin.com/pub/alisson-lopes/29/1ab/737

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.