Duas Faces de um Mesmo Profissional

Renata Rissato
Renata Rissato

Quando pergunto para meus clientes o que é realização profissional, me preparo para as mais diversas respostas. Ser realizado, para algumas pessoas, é ter poder e sucesso profissional. Para outras, a realização é trabalhar para ganhar seu dinheiro e, mais importante que isso, ter um casamento feliz e ser um bom marido (ou esposa), pai (ou mãe) ou filho (ou filha). Dois lados de uma mesma pessoa, que sempre enfrentará o dilema entre a carreira e a vida pessoal.

Hoje, tanto homens quanto mulheres passam cada vez mais tempo dentro de seus trabalhos,  resolvendo problemas da empresa, da equipe e ainda tendo que dar satisfação a um ou vários chefes. Esses profissionais tem uma grande responsabilidade dentro das companhias, e direcionam sua vida totalmente para essa rotina. Mas e o lado pessoal? Como chegar em casa e ainda ter humor, paciência e tempo para dar atenção à sua família?

A maioria das empresas infelizmente não é flexível, sobrecarregando principalmente a mulher, mãe e dona de casa que, além de exercer todos esses papeis, trabalha fora, e paga um preço alto por interpretar tantos papéis. No entanto, a vida moderna também coloca muitos homens nessa situação. Isso acaba gerando uma sensação de culpa por passarem longas horas longe de casa, dos filhos, dos amigos, do lazer…

Então o que fazer? Abandonar seus sonhos? Desistir de fazer o que gosta e trabalhar em qualquer emprego, com hora para entrar e sair, mas que não te realiza ou satisfaz?  É claro que não, é possível alcançar um meio termo! Sempre há um jeito! Algumas empresas já perceberam a necessidade de serem mais flexíveis e estão implantando o tão desejado home office, possibilitando aos profissionais terem maior controle do seu tempo, executando suas funções com mais calma, sem tanta culpa e pressão por estarem muito tempo fora de casa,  equilibrando assim carreira e família.

Porém, temos que perceber que não podemos ter tudo. Este sonho de equalizar trabalho e vida pessoal ainda esta distante dos padrões de nossa sociedade, e precisamos esquecer estereótipos de Super Heróis que tem uma vida pessoal e profissional invejável e totalmente equilibrada. Existem sim, profissionais que conduzem muito bem estes dois lados, mas acredito que eles se baseiam em seu próprio conceito de sucesso.

Quando entendermos que sempre haverá perdas e que aceitá-las nos trará a sensação de paz interior para podermos viver naquele momento a nossa escolha, conseguiremos compreender que somos duas faces de uma mesma pessoa e que cada face terá sua hora para brilhar. As prioridades mudam, porém se formos verdadeiros com nós mesmos, conseguiremos buscar um caminho possível entre o sucesso e a vida pessoal, sem abrirmos mão de nenhum deles.

 

Sobre a autora:

Renata Rissato é Consultora Comportamental, Palestrante, Terapeuta Holística e Diretora da Attitude Plan Consultoria e Treinamento Empresarial. Especialista em equilíbrio de energias, neurolinguística e ressignificação de paradigmas, desenvolve treinamentos e palestras nas áreas de bem estar e equilíbrio, tendo a inovação pessoal – na transformação de atitudes e comportamento -, como um dos temas principais de seu trabalho.

site: www.attitudeplan.com.br / www.iluminiterapia.com.br

Newsletter

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.