Os 4 P´s da Carreira Profissional

Gladis Costa
Gladis Costa

Você: O Personagem Principal de uma Peça Particular!

Muitas pessoas gostam de tomar decisões no início do ano. É o momento de retomada de projetos, início de outros e muitos deles estão ligados ao nosso trabalho. Como passamos muito tempo em um escritório, é importante que este ambiente seja saudável, produtivo e acima de tudo, gratificante. Mas para que tudo isto aconteça, é imprescindível ter em mente que você é problema seu! Significa que você é o único responsável pelo rumo de sua carreira, o gestor de seu desenvolvimento profissional, simples assim.

Então se o seu trabalho não está sincronizado com os objetivos pessoais e profissionais estabelecidos por você ou com os skills apresentados em currículo, talvez seja hora de mudar, mas sejamos francos, mudar não significa esperar que o mundo se altere. Você é o protagonista da mudança. Você é o autor e personagem principal de sua peça (corporativa) particular. Então, faça alguma coisa.

Além do mais, empresas precisam não só de funcionários-padrão. O mercado exige colaboradores com perfil de empreendedores que têm uma visão e um jeito de trabalhar muito apreciado pelas empresas, são criativos, independentes, trazem inovação e geram uma mini-revolução saudável no ambiente onde atuam, fazem acontecer, por assim dizer. É claro que é preciso haver um clima favorável para que este profissional possa ter mobilidade. Há barreiras, é claro, algumas delas são conservadorismo, falta de apoio, controles em excesso, criatividade não incentivada. Acontece, infelizmente.

Eis o cenário ideal: empresas formais com mentes empreendedoras, que visualizam cada projeto como uma oportunidade para agregar vantagem estratégica – todos conhecem a história da 3M e de como muitos de seus produtos foram criados a partir de ideias inovadoras de seus próprios colaboradores – e de quanta receita foi gerada. De profissionais que gostavam do que faziam e queriam agregar mais valor. É preciso fomentar este espírito porque perfis assim precisam de espaço, oxigênio e liberdade para exercerem seu lado empreendedor, visionário e estratégico.

O lado “dark” deste cenário é quando o profissional chega à conclusão que sua carreira está estagnada, não há espaço para crescimento, porém, em sua visão, isto pode mudar – um dia. Enquanto isto, ele atua no piloto automático – não se atualiza, não cresce, faz (somente) o que lhe é pedido, tem uma postura reativa, não se antecipa aos acontecimentos, para ele o sucesso da empresa ou a satisfação dos clientes independem de seu trabalho. É irônico ao se referir aos colegas de trabalho, às políticas da empresa e às vezes subestima os concorrentes. É um cenário sem vencedores e isto é mais comum do que imaginamos. Ele não contagia, ele contamina.

Em suma, voltando aos “P´s” da carreira, a coisa funciona mais ou menos assim: a empresa te oferece poder e possibilidades infinitas – se você permitir e merecer – você entra com seu perfil e paixão. E todos saem ganhando. Pensamento positivo!

Que 2013 seja o ano da virada!

 

Sobre a autora:

Gladis Costa, Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina. A PTC é líder no segmento de soluções para o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Em março de 2009 criou o grupo “Mulheres de Negócios”, maior rede feminina de negócios do portal LinkedIn com mais de 4600 associadas. É colunista em vários sites onde publica artigos sobre marketing, serviços, comportamento, carreira e cultura. É formada em Letras pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Em 2005 lançou seu primeiro livro de crônicas, “O homem que entendia as Mulheres”.

Newsletter

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "Os 4 P´s da Carreira Profissional"

  1. Seu texto é muito bom e bem realista Gladis. Estou na busca pelo meu autodesenvolvimento e o teu texto me motivou bastante. Obrigada! 😉

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.